Quem é o Espírito Santo - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Quem é o Espírito Santo - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras Pessoal sejam bem-vindos a mais uma aula ao vivo da nossa comunidade Vivendas escrituras você que nos acompanha pelo Instagram e aqueles que estão nos acompanhando já de dentro da comunidade meu abraço minha minha saudação e a minha alegria né de poder participar desse momento durante a semana que sempre alegra o meu coração a nossa aula de hoje vai ser a respeito da pessoa do Espírito Santo naturalmente não vai ser.

Quem é o Espírito Santo - Augustus Nicodemus #VivendoAsEscrituras

Possível esgotar o assunto numa única aula uma vez que é tanta coisa que a Bíblia fala sobre a terceira pessoa da Trindade que não tem como em 30 minutos de aula aqui com vocês no Instagram em mais 30 minutos com o pessoal da comunidade esgotar esse tema maravilhoso que é a pessoa do Espírito Santo quem é o espírito santo Então nós vamos eh falar a respeito disso e tentar nos 30 minutos algumas orientações ou o entendimento da igreja reformada a.

Respeito desse desse tema que é um tema tão importante e um tema que mexe conosco e também muito em muita discussão né Tem muita discussão ah eh quando na verdade nem nem deveria haver discussão a respeito desse assunto uma vez que ah o Espírito Santo é o espírito da Verdade ele é o espírito é o consolador e mas a gente acaba brigando até por coisas que deveriam nos unir mais não é mas é isso aí gente sejam todos bem-vindos recebemos vocês com muita alegria e quero aproveitar para.

Dizer que o pessoal da comunidade vivendo as escrituras ele já hoje hoje é o lançamento de um e-book meu o título é o papel do Espírito Santo na hermenêutica dos autores do novo testamento nós dizemos que os autores do novo testamento foram inspirados por Deus até que ponto o espírito Santo agiu no coração deles na mente deles o que é que é do espírito santo o que é que é do apóstolo Paulo o que é que é Divino O que é que humano na.

Inspiração então isso aí é um tema é o tema desse ebook que os membros da nossa comunidade vivendo as escrituras já tem acesso agora imediato é só já está disponível lá é um texto teologicamente denso é um texto e que foi escrito com eu sei com muita com muita qualidade com eh dedicação e eu tenho certeza que você vai gostar você vai eh ser abençoado com a leitura desse e-book o papel do.

Espírito Santo na hermenêutica dos autores do novo testamento a pergunta é quando os autores do novo testamento interpretavam o antigo testamento Qual o papel do Espírito Santo em fazê-lo chegar ao sentido verdade das escrituras do Antigo Testamento Então essa vai ser a parte que nós teremos ah junto com o pessoal da nossa comunidade e daqui para lá antes disso nós vamos falar um pouquinho a respeito.

Do Espírito Santo de Deus a terceira pessoa da Trindade o nosso Consolador vamos começar então eh falando a respeito do entendimento da Igreja Cristã a respeito da pessoa do Espírito Santo Ah o entendimento eh foi a princípio sobrepujado por discussões a respeito da pessoa de Cristo e da Trindade depois da morte dos apóstolos vieram os pais apostólicos e aí começaram a discutir sobre a pessoa de.

Cristo como é que ele podia ser Deus e ser homem e como isso se encaixava com a doutrina da trindade Qual o lugar Ah mas aí o que aconteceu apareceu um cidadão chamado Montano e que no século io que inaugurou o movimento carismático e Profético dizendo que o Espírito Santo estava sobre ele e sobre suas profetisas dando inspiração igual a dos Apóstolos não é veio então essa questão Como reconhecer realmente que alguém tá falando da parte do Espírito Santo e qual o lugar das escrituras e dos.

Profetas na igreja então isso é uma coisa que começou a ser discutida já no século i o o primeiro passo decisivo pro entendimento do papel do Espírito Santo na vida da igreja foi dado no Concílio de Constantinopla em 381 no Século IV porque do século io até o século IV a briga a discussão era sobre a trindade e a pessoa de Cristo resolvido esse assunto então se Voltaram para a questão do Espírito Santo e lá.

Nesse Concílio de 381 foi boado chamado Credo de Constantinopla que diz que o espírito eu vou citar literalmente é o Senhor e doador da vida que procede do pai e com o pai e o filho é adorado e glorificado no ano seguinte esse mesmo Concílio detalhou essa declaração falando do Espírito Santo como sendo de uma mesma substância eh da trindade e que não era criado mas.

Era com substancial e eterno juntamente com o pai e com o filho e então desde cedo né são termos técnicos teológicos meio pesados Mas eles querem dizer que desde cedo a igreja reconheceu a natureza divinamente pessoal do Espírito Santo como sendo a terceira pessoa da trindade e eh nessa aula nós vamos abordar de H maneira geral alguns dos principais.

Pontos relacionados com isso aí então meu iniciei né dizendo que a igreja pós Apostólica lá por volta do Século IV Ela fechou essa esse entendimento fechou esse entendimento de que o Espírito Santo era da mesma substância do pai e do filho era igual ao pai e o filho e que merecia adoração louvor e como qualquer uma das duas qualquer das duas outras pessoas da Trindade então com.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Base nisso e com base nas escrituras que foram usadas para chegar esse ponto eu

    Quero falar primeiro sobre a pessoalidade do Espírito Santo o Espírito Santo é uma pessoa e quando eu digo isso eu não quero dizer que ele tenha um corpo humano Como Nós seres humanos temos eu quero dizer que ele não é uma força ou uma influência que procede do pai como alguns imaginam até de maneira inconsciente o Espírito Santo é um ser pessoal que pensa age decide sente.

    Entende e se comunica a pessoalidade do Espírito Santo é declarada na Bíblia primeiramente pelo fato de que ele é referido e com pronomes pessoais e não neutros nas línguas originais aqui no português a gente tem eh masculino feminino mas não tem o neutro tudo é o ou a mas não tem o ET o que o inglês tem que é o pronome neutro neutro e mas tem na na no latim tem no grego então.

    Especialmente no grego ah a a pessoa do Espírito Santo é referida não no neutro mas no masculino sempre que se fala do embora a palavra espírito no grego seja neutro top Neuma mas quando se refere ao Espírito Santo ele pega um artigo masculino Ah o que já mostra a ideia do autor bíblico de que estamos lidando com uma pessoa Ah ele é alguém e não uma coisa Jesus se.

    Referiu a ele como sendo um outro Consolador João 14:16 o que não faria sentido Se o Espírito Santo fosse apenas um poder emanado de Deus Além do mais Olha a Bíblia quando fala do espírito santo diz que ele pensa romanos 8:27 que ele sente Efésios 4:30 que ele fala atos 8:29 que ele quer as coisas Atos 2 4 e 12 11 que ele convence as pessoas.

    João 16:8 que ele intercede romanos 8:26 e um uma série de outras atividades que somente uma pessoa na verdade pode fazer então a Bíblia trata o espírito santo como uma pessoa não é uma coisa não é um vento não é uma não é uma eletricidade não é um gás Celeste não é um líquido Divino mas ele é uma pessoa é importante a gente aprender esse ponto para não cair no erro de pensar que a gente pode dominar controlar usar o espírito como.

    Se fosse uma energia divina ao nosso dispor na verdade é ele quem nos guia quem nos consola quem nos controla soberanamente isso aqui é é Pensa bem né Isso aqui é extremamente importante porque tem eh tem gente que acha que tem domínio sobre o Espírito Santo né Tem vocês sabem que tem pregadores que jogam o Espírito Santo em cima do povo que roda o palitó e joga o palitó e com ele vai o Espírito Santo eles tratam o espírito.

    Santo como se fosse uma força que estivesse a a a à disposição deles né a hora que eles querem no momento que eles querem e assim por e assim e assim por diante então Eh mas isso é um equívoco isso aqui é um equívoco porque o espírito santo não é uma força um gás um líquido que tá à disposição eh de alguém mas é a terceira pessoa da Trindade que realmente nos controla e nos dirige em.

    Todas as coisas agora eu quero falar da divindade já falei da personalidade do Espírito Santo agora quero falar da sua divindade que é um outro ponto crucial paraa Nossa compreensão a respeito do Espírito Santo quando a gente diz que fala da divindade do Espírito Santo eu tô dizendo que ele é Divino Ou seja que ele é Deus juntamente com o pai e com o filho espírito santo é a terceira pessoa da trindade e como tal ele participa da.

    Mesma substância eterna e não criada das demais pessoas quando eu uso a palavra substância eu sei que na sua cabeça você tá pensando em alguma coisa concreta mas é o termo que a gente usa para dizer que do que é que seja que Deus é feito o Espírito Santo é feito também do que é que seja que o pai e o filho são feitos o espírito santo participa disso para dizer que são da mesma essência da mesma natureza não tem distinção nesse ponto a.

    Ah ele essa essa essa divindade do espírito santo é

    Declarada de diversas maneiras na Bíblia ele é nomeado ao lado do pai e do filho por exemplo na forma batismal Jesus disse e de fazer discípulos batizando-os Em Nome do Pai Em Nome do Filho e em nome do Espírito Santo ele colocou aqui a o Espírito Santo em pé de igualdade com a o pai e o filho não é os três.

    Estão no mesmo nível por assim dizer também ah o espírito santo aparece junto com o pai e com o filho quando o apóstolo Paulo em Efésios Capítulo primeiro desenvolve para nós o plano da Redenção ele fala a respeito da da da dos atos salvadores de Deus na história ele começa falando de como o pai planejou o filho executou e em seguida com como o espírito santo aplica a a a redenção que o pai planejou e que o.

    Filho conquistou para nós então Eh mais uma evidência que nós temos na Bíblia de que o Espírito Santo é entendido como sendo Divino e também quando se fala da distribuição dos dons espirituais lá em primeiro Coríntios Capítulo 12 de 4 a 6 você vai ver que o apóstolo Paulo diz assim eh que o senhor é o mesmo que Deus é o mesmo e que o Espírito é o mesmo é o mesmo Deus que através das três pessoas distribui os dons espirituais paraa vida.

    Da igreja Além disso tem algumas ações que são atribuídas a ele que são próprias somente de Deus como a realização de Atos miraculosos é atribuído ao Espírito Santo e até a própria criação do homem lá em Jó 33 verso 4 Êxodo 31 junto com 35 31 se refere ao Espírito Santo como se fosse Deus de forma que mentira a Espírito Santo é a mesma coisa que mentir a Deus conforme declaração do apóstolo Pedro em Atos Capítulo 5 de 3 A.

    4 E além disso você tem que lembrar que ele é chamado de o espírito de Deus ele é o espírito de Deus é o espírito do senhor lá em juízes 3:10 e assim por diante então A Bíblia nos dá muita as evidências de que o Espírito Santo ele é Divino juntamente com o pai e juntamente com o filho ele não é uma força Ele não é impessoal mas ele é pessoal é a terceira pessoa da Bendita Trindade é.

    Claro mais uma vez eu preciso dizer nós estamos sempre diante do Mistério da Trindade A Bíblia nos ensina que nós temos somente um Deus só existe um Deus criador dos céus e da terra é um único Senhor mas no ser de Deus subsistem três pessoas distintas o pai o filho e o Espírito Santo e não é que são três Deuses e não é que são três manifestações do mesmo Deus e não é um Deus de três cabeças trit teísmo mas é um mistério do Deus Trino único e que se.

    Manifesta em três pessoas é o Deus que subsiste é melhor palavra perdão subsistem três pessoas o pai o filho e o Espírito Santo bom Ah eu queria ver agora com vocês os atributos né os atributos de quando a gente fala de atributos você deve ter ouvido a gente falar muita vez muitas vezes aqui dos atributos de Deus né quando a gente fala dos atributos de Deus a gente tá se referindo às qualidades de Deus as virtudes de Deus a características.

    Qualidades propriedades que a pessoa Divina tem bom entre os muitos atributos de Deus a a Bíblia destaca os seguintes pontos os seguintes primeiro santidade ele é o espírito santo Sem Pecado sem contaminação sem desvios e sem qualquer maldade ele é chamado do Espírito Santo em contraste com os espíritos imundos que são os anjos.

    Caídos e o Espírito corrompido do homem que está manchado pelo pecado então ele é santo em contraste aos espíritos imundos que Jesus continuamente estava expelindo né que são anjos caídos né que dominam e entram possuem as pessoas são chamados espíritos imundos em contraste o espírito de Deus é o Espírito Santo e também ele é chamado de Santo por contraposição ao Espírito humano.

    Corrompido pelo pecado então Santo com relação aos espíritos imundos e com relação ao Espírito caído do homem tá certo Então nesse sentido ele é Sant já começa com o nome dele aqui eu queria aproveitar para dar um abraço a Aliete rosa que está aqui nas aulas ao vivo ela é membro a 8 meses e participante ativa do fórum tudo bem Aliete bem-vinda alegria ter você aqui também pro Washington Rodrigues que é membro há 8 meses da nossa.

    Comunidade participando sempre aqui das nossas lives um grande abraço para você Washington Deus continu abençoando você aqui eh na nossa comunidade muito bem gente atributos do Espírito Santo primeiro ele é santo em contraposição aos espíritos imundos e ao Espírito humano e segundo ele é onipresente Deus pai é onipresente Deus filho é onipresente Deus Espírito Santo também é onipresente ou seja o espírito santo está em todo lugar conforme.

    Reconheceu Davi no Salmo 139 verso 7 onde David diz assim para onde fugirei do teu espírito e aí ele continua dizendo se for pro céu se for para a terra se for pro Norte e pro sul aonde ele for o espírito de Deus estará ali também porque o espírito de Deus é onipresente ele está em todo lugar como Deus que ele é não há uma única parte de toda a criação onde o espírito santo não.

    Esteja presente portanto não tem nenhuma possibilidade de você ou de de eu nos escondermos de mim nos escondermos da presença da pessoa do Espírito Santo né então lembra disso toda vez que for tentado a pecar fazer alguma coisa pode parecer que ninguém esteja vendo mas o espírito santo de Deus está presente em todo lugar não há possibilidade dos seres humanos Ah e seus anjos Satanás e seus anjos se ocultarem e se.

    Esconderem deles Às vezes as pessoas pensam que Satanás é onipresente é é onipresente nãoé eles acham que o diabo está em todo lugar ao mesmo tempo não onipresença é um atributo incomunicável de Deus ele não passou essa sua característica nem para os homens e nem para os anjos quando a gente fala de atributo incomunicável são aquelas qualidades de Deus características e propriedades de Deus que ele Manteve para si na criação ele transmitiu.

    Algumas outras amor bondade fidelidade retidão Justiça não é ele ele nos comunicou esse tipo de coisa tanto é que a gente pode sentir isso e querer isso mas tem coisas que só Deus faz a onipresença é uma delas Satanás não é onipresente ele não tá em todo lugar ao mesmo tempo e também não é onisciente enquanto que o o espírito santo conhece todas as coisas tá lá em Isaías Capítulo 40 verso 13 e o apóstolo Paulo em primeiro Coríntios Capítulo 2 de 10 a 11.

    Diz que o Espírito Santo conhece todas as coisas inclusive as profundezas de Deus e os pensamentos das pessoas tá lá em romanos 8:26 quando diz que o Espírito Santo intercede por nós ele conhece o que é que nós queremos o que que tá no nosso coração Às vezes a gente não sabe pedir mas é aqui que entra o espírito santo fazendo esse papel porque ele conhece o nosso coração ele então pode se aproximar do pai e mediar as nossas orações em gemidos inexprimíveis.

    Palavras do próprio apóstolo Paulo e também é mais é também importante lembrar aqui que Satanás mesmo sendo um Anjo um anjo caído ele não é onisciente como o Espírito Santo e portanto não pode ler os os nossos pensamentos tá aqui uma coisa que muita gente acha né que o o satanás lê os nossos pensamentos de vez em quando eu recebo uma pergunta a respeito disso aí Satanás não lê os nossos pensamentos porque ele teria que ser onisciente ele e que é uma qualidade.

    Uma característica uma propriedade de Deus Somente Deus Pai Filho e Espírito Santo é onisciente onipresente e onipotente Satanás não consegue ler o que tá na sua mente o que se passa no seu coração embora por conta da astúcia e do conhecimento que ele tem da raça humana ele pode mais ou menos imaginar o que é que tá passando na nossa cabeça porque ele nos conhece ele conhece as nossas fraquezas e assim por diante.

    E não a única pessoa que realmente conhece o meu coração é Deus o diabo não conhece ele pode eu disse né ele pode tentar adivinhar porque ele tem experiência com os seres humanos mas ele não conhece porque isso é uma é um atributo da divindade que o Espírito Santo tem também e por último eu queria falar aqui um pouquinho de da eternidade o Espírito Santo é chamado de espírito Eterno em Hebreus capítulo 9 verso 14.

    Que é mais um atributo que identifica ele como sendo Deus isso quer dizer que ele nunca foi criado mas que sempre coexistiu com as demais pessoas da trindade e Sempre existirá e talvez aqu seja o melhor lugar talvez aqui seja o melhor lugar na aula paraa gente citar aqueles chamados pecados contra o espírito santo que são mencionados na Bíblia e que reforçam a pessoalidade do Espírito Santo Existem muitos pecados na Bíblia mas tem alguns.

    Que são bem específicos eles são contra o Espírito Santo e eu queria ver com vocês esses pecados aqui tá certo até porque a gente vai falar de um que é o mais conhecido de todos que é a blasfêmia contra o Espírito Santo mas a blasfêmia contra o espírito santo não é o único pecado que se pode cometer contra o espírito santo senão presta atenção aqui presta atenção no que é que nós vamos dizer a respeito disso a Bíblia menciona pelo menos em duas ocasiões que é possível entristecer o Espírito Santo Se o Espírito Santo a.

    Primeira é lá no profeta Isaías Capítulo 63 verso 10 quando o profeta diz que o povo de Israel entristeceu o espírito de Deus durante o tempo em que estava lá no deserto uma referência a idolatria imoralidade incredulidade dos israelitas para com Deus durante aqueles 40 anos que eles passaram ali peregrinando no deserto então eles entristeceram o espírito santo de Deus e a segunda vez é quando o apóstolo Paulo escreve e a.

    Carta aos Efésios e ele adverte os crentes para que não entristeçam o espírito santo de Deus capítulo 4 verso 30 se você der uma olhadinha no contexto em que o apóstolo Paulo disse essas palavras você vai ver que no contexto entristecer o espírito santo significa palavras sujas amargura indignação Ira gritaria e qualquer maldade o Espírito Santo se entristece com os pecados do dos do Povo de Deus.

    Pois ele é um ser pessoal e Divino uma força não ficaria triste não é isso se ele fosse só uma força uma influência como as Testemunhas de Jeová dizem como as Seitas dizem algumas seitas né mas a Bíblia diz Ele se entristece se entristece só uma pessoa pode se entristecer não é só assim só uma pessoa poderia se entristecer então Eh pecado contra o espírito santo primeiro deles não é entristecer o espírito santo bom o.

    Segundo pecado que a bíblia menciona sobre que a gente pode pecar contra o Espírito Santo é resistir ao Espírito Santo esse pecado parece mais grave do que o anterior pois se refere a uma oposição consciente à Obra do Espírito Santo uma oposição consciente foi isso que Estevão acusou os juDeus da sua época que haviam rejeitado Cristo né examente como seus antepassados tinham rejeitado os profetas tá lá em Atos 751.

    Estevão diz assim povo incrédulo vocês sempre rejeitaram o o espírito santo como também como também os seus antepassados você me desculpe de vez em quando o telefone aqui parece que quer participar da aula né vou desligando aqui desculpem aí disse vocês resistem ao Espírito Santo como os seus pais então os juDeus foram Rebeldes não quiseram aceitar a mensagem dos Profetas e por isso Deus os entregou aos.

    Seus próprios pecados eles resistiram ao Espírito Santo como resistiram a Cristo e aí então Estevão diz que a resistência deles a Cristo não aceitarem Cristo se voltarem contra Cristo era a mesma coisa de rejeitar o Espírito Santo nãoé a mesma coisa de se opor ao espírito santo de Deus resistir a sua influência o terceiro pecado mencionado só aparece uma vez na Bíblia que é apagar o espírito santo tá lá em primeiro.

    Primeiro os Tessalonicenses Capítulo 5 verso 19 que no contexto significa atrapalhar a obra do Espírito Ah quer negligência por negligência falta de Oração despreso pela palavra de Deus o apóstolo Paulo diz assim não extingais não apaguei o Espírito Santo ou seja não resista ao Espírito Santo não entristeça o espírito santo a ponto de apagar a sua influência no nosso meio você diz o espírito santo não é soberano.

    Ele é soberano mas ele age junto com a decisão humana com a vontade humana se nós resolvemos endurecer o nosso coração e negligenciar a leitura da palavra permanecer nos nossos pecados isso vai entristecer o espírito santo isso é resistir ao Espírito Espírito Santo e não podemos tomar a soberania do Espírito Santo como uma desculpa para esse tipo de atitude um outro pecado que a bíblia menciona com relação ao Espírito Santo é rebelar-se contra o espírito santo lá no Salmo 106 verso 33.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=tTNuoI4zavY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem