05 - A Teologia do Reino do Norte (Am 3.1-2)

05 - A Teologia do Reino do Norte (Am 3.1-2) Os saudamos em nome do Senhor Jesus aqueles que também nos acompanham pela internet que a graça e a paz do Senhor seja com todos quero convidá-los a abrir a escritura no livro do profeta Amós Capítulo 3 e nós vamos ler os versos 1 e 2 dando continuidade a essa série de mensagens no livro do profeta Amós e também nos preparando para a celebração da Ceia do Senhor após Capítulo 3 versos de 1 a 2.

05 - A Teologia do Reino do Norte (Am 3.1-2)

Ouvir a palavra do senhor ouvia a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel contra toda a família que ele fez subir da terra do Egito dizendo de todas as famílias da terra somente a vós outros vos escolhi portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades até aqui a leitura da palavra de Deus irmãos Oremos mais uma vez pai nós pedimos que o Senhor nos dê compreensão na tua palavra particularmente nos fazendo ver o.

Significado delas para nós hoje te damos graças pelo privilégio de nos reunirmos como o teu povo escolhido eleito e Celebrar o sinal da Aliança que o Senhor tem conosco a ceia do senhor onde comemoramos celebramos A Morte e a ressurreição do Senhor Jesus em nosso lugar nós pedimos ao pai que use esses momentos de palavra e ceia para edificar a tua igreja para.

Confortar os nossos corações renovar a nossa fé Oramos também que sirva para despertar os adormecidos e converter aqueles que ainda não te conhecem é o que nós Te pedimos em nome do Senhor Jesus amém queridos aqui nessas duas palavras desses dois versículos que nós acabamos de ler encontramos o profeta Amós profetizando contra Israel contra o reino do norte cuja capital era Samaria.

E a época o rei Era Jeroboão segundo essas palavras de Amós provavelmente foram proferidas em Betel uma das cidades mais importantes do reino do norte e onde havia um santuário onde estavam os dois Bezerros de ouro que Jeroboão segundo havia feito a mensagem anterior nós vimos que Amós havia declarado o juízo de Deus contra eles ele seriam tratados como todas as nações pagões ao seu redor Na verdade essa.

Profecia de Amós contra Israel é a última de uma série de profecias que começa no capítulo começam no capítulo primeiro contra Damasco capital da Síria depois Amós profetia profetiza contra os filisteus depois contra os fenícios os edomitas os amonitas os moabitas contra a casa de Judá e finalmente ele se volta contra a nação de Israel o reino do.

Norte que foram a missão que Deus lidera Deus o tirou dos seus negócios Amós não eram Profeta de carreira mas Deus o vocacionou e mandou que fosse até o reino do norte trazer essa palavra de juízo e a mensagem Era exatamente essa ele seriam tratados como os demais povos apesar de serem o povo de Deus porque a paciência de Deus havia chegado No Limite contra o seu próprio povo por conta da quarta transgressão a nós usa.

No início da sua profecia contra Israel a mesma introdução que ele tinha usado contra aquelas Nações pagantes por três ou quatro transgressões não perdoarei a sua iniquidade ou seja Deus estava dizendo que ele ia agir em juízo porque o limite da iniquidade daqueles povos havia sido preenchido eles tinham pecado até onde Deus podia suportar dali para frente não haveria mais misericórdia mas.

Somente o juízo de Deus e assim o próprio povo de Deus estaria de baixo daquele castigo ele seriam devidamente apenados por terem pecado a semelhança daquelas outras Nações Deus Aqui não está fazendo diferença entre o seu povo e aqueles que não eram do seu povo todos estão debaixo do seu juízo Israel seria punido pela corrupção do seu juízes pela ganância dos seus magistrados pela opressão para com os pobres a.

Insensibilidade para com os desfavorecidos o enriquecimento ilícito Prazeres proibidos imoralidade idolatria tudo isso a nós lista no Capítulo 2 de 6 a 8 que são os pecados ou a quarta transgressão da Nação de Israel e Diferentemente das outras Nações Israel tinha feito tudo isso apesar dos favores de Deus para com eles que Amós lista Aí no Capítulo 2 de 9 a.

11 Deus havia destruído já morreus que eram os povos os amorreus eram um dos povos que habitava na terra de Canaã a terra prometida era o povo mais forte mais poderoso alto como Carvalho forte como Cedro ou contrário e Deus nos destruiu por cima e por baixo para dar a terra deles a nação de Israel Deus tirou da escravidão da terra do Egito deu a terra do amor Morreu deu-lhes profetas e nazireus para preservar a sua lei e a sua santidade.

Mas o que é que Israel fez apesar de todos esses privilégios que a nação tinha experimentado Eles mandaram os profetas calar a boca e corromperam os nazireus que eram jovens consagrados a uma vida de santidade diante de Deus Amós então anuncia que Deus vai castigá-los duramente está aí do verso 13 ao verso 16 Deus mandaria uma nação poderosa contra eles que haveria de invadir a terra e traria a derrota.

    Completa de Israel a nós retrata isso aqui como soldados correndo em toda

    Direção naquela hora não vale ninguém solta a mão de ninguém todo mundo soltou a mão de todo mundo e salve-se quem puder como ele descreve aí do verso 14 até o verso 16 por isso e essa mensagem de Amós essa mensagem de Amós de que Deus haveria de castigar a nação de Israel seu próprio povo teria suado muito estranho aos israelitas.

    Alguma coisa estranha ao israelitas em geral e particularmente aos moradores de Betel porque os israelitas sabiam que eles eram um povo especial para Deus Afinal Deus os tirou lá do Egito mediante promessas que havia feito aos seus antepassados Abraão e Isaque e Jacó ele sabiam que Deus lhes havia dado aquela terra onde eles estavam agora conforme promessas ele sabiam que Deus.

    Os havia escolhido de Entre todos os povos da Terra para ser o seu povo especial eles tinham consciência de que Deus tinha uma aliança com eles Apesar deles adorarem Bezerros de ouro apesar de adorar em outros Deuses eles continuavam adorando a Deus naquilo que a gente chama de sincretismo eles haviam misturado adoração de Deus com outros Deuses mas eles não tinham esquecido do senhor não tinham parado de adorar a Deus embora nesse culto estranho e que.

    Deus rejeitava completamente Ou seja a nação de Israel estava plenamente consciente dos seus privilégios e do seu status como um povo especial de Deus e entre todos os povos portanto reação deles diante da mensagem de Amós de que Deus haveria de tirá-los da terra de que Deus haveria de castigá-los e tratá-los como as outras Nações suou a reação deles foi foi mais ou menos essa o que.

    Que esse profeta tá dizendo Deus está conosco veja aí Capítulo 5 verso 14 quando a voz diz assim Buscai o bem e não o mal para que vivais e assim e só assim o senhor o Deus dos exércitos estará convosco como dizeis eles diziam os seus desejos tá conosco quem poderá nos tirar dessa terra quem poderá nos fazer mal nós somos um povo de Deus mas adiante enquanto o Amós está profetizando nós vamos ver essa parte O.

    Sacerdote amazias amazias que eram o principal sacerdote do culto do bezerro de ouro ele chega para nós e diz tô no Capítulo 7 verso 13 verso 12 disse amazias a nós vai te ovidente foge pra terra de Judá ali come teu pão e ali profetiza mas em Betel daqui por diante já não profetizarás porque é o santuário do rei é o templo do reino você tá dizendo que essas coisas serão.

    Destruídas tá vendo esse tempo aqui ele é o templo do reino ele é o santuário onde o rei Jeroboão adora então como assim você tá dizendo que Deus vai nos destruir Como assim você tá dizendo que Deus vai nos castigar ou então como a morte diz no capítulo 9 verso todos os pecadores do meu povo morreram a espada os quais dizem o mal não nos alcançará nem nos encontrará eu chamo isso de a teologia do reino do norte.

    A teologia do reino do norte era essa nós somos eleitos nós somos escolhidos Nós somos o povo especial de Deus portanto nada nos acontecerá nenhum castigo chegará a nós Nós não seremos destruídos Nós não seremos penalizados nós não sofreremos o juízo de Deus porque Ele nos escolheu ele tem uma aliança conosco Ele nos amou e ele nos predestinou por isso nada de mal vai nos acontecer essa é a teologia do reino do norte vejamos com a resposta.

    De Amós com a teologia bíblica contra a teologia do reino do norte que são exatamente os dois Versículos iniciais que nós lemos depois há uma série de oráculos que Amós vai proferir contra a nação de Israel até o final do livro como nós veremos a morte dirige a eles reconhecendo sim os seus privilégios veja como ele chama o povo de Israel no verso primeiro do texto que nós lemos no capítulo 3 ouvir a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel.

    Essa expressão indica um grande privilégio eles eram descendentes de

    Israel Israel e Jacó e aqui Jacó representa todos os patriarcas Abraão Isaque e Jacó eles eram descendentes dos patriarcas a quem Deus havia feito promessas Quando Deus chamou Abraão da sua terra tá lá em Gênesis Capítulo 12 prometeu abençoá-lo abençoar a descendência dele dar-lhes uma terra e.

    Na descendência de Abraão seriam benditas todas as nações da terra e aquele povo a quem amou esse dirige eles eram filhos dos patriarcas eles eram os herdeiros dessas promessas a morte estava bem consciente desse privilégio segundo privilégio que Amós reconhece é que Deus de fato cumpriu essas promessas que haviam sido feitas veja como ele diz aí no final do verso primeiro ele chama ele ele chama o José litas.

    Como a família que Deus fez subida a terra do Egito a família que Deus fez subir da terra do Egito ou seja eles tinham sido escravos durante 430 anos eles viveram debaixo do domínio de Faraó mas Deus os fez subir de lá a palavra subir indica essa mudança de status eles eram escravos mas Deus os faz subir para serem Livres eles estavam lá no Egito mas Deus nos faz subir para.

    Canaã tudo isso indica a intervenção de Deus em favor do seu povo a quem ele havia feito promessas na pessoa dos patriarcas a nós estava perfeitamente Consciente e que Deus havia feito aquele povo subir da terra do Egito que Deus mandou Moisés que Moisés fez sinais e prodígios que Deus mandou pragas que dobrou o coração endurecido de Faraó que derrotou os Deuses do Egito humilhou toda aquela nação poderosa e fez para.

    Sim o nome entre todas as nações Amós não nega isso a nós está consciente de que Deus depois de ter tirado aquele povo do Egito levou levou ao Monte Sinai e ali entrou em aliança com aquele povo deu a sua lei deu o seu culto revelou o seu nome lhe fez promessas passou a sua legislação e ensinou de que maneira ele deveria ser adorado estabelecendo depois na Terra Prometida como um reino.

    Conforme ele já havia dito Deus cumpriu tudo o que prometeu aos filhos de Israel é o segundo privilégio e é um terceiro privilégio que é mencionado aqui e que a voz está perfeitamente consciente está no verso 2 de todas as famílias da terra somente a vós outros Os Escolhidos Deus não faz acepção de pessoas portanto a sua escolha é soberana e Graciosa ele não escolheu nenhum povo na verdade quando ele resolveu escolher Ele.

    Escolheu somente um ele poderia ter escolhido dois ou três mas ele escolheu somente um e esse povo Era exatamente os filhos de Israel foram estes que Deus escolheu para serem seus amores trata aqui Israel como família a família de todas as famílias da terra somente a vós outros os conheci talvez usando a linguagem de Gênesis Capítulo 12 verso 1 Quando Deus disse Abraão na tua descendência serão benditas todas as.

    Famílias da terra é quando estas palavras Abraão Deus diz aqui através de Amós a nação de Israel de todas as famílias da terra somente a vocês eu escolhi somente a vocês eu escolhi que que isso significa meus irmãos escolher na língua hebraica o verbo que é usado aqui é o verbo que significa conhecer intimamente uma tradução correta seria de todas as famílias da terra somente a.

    Vocês eu conheci é conhecer no sentido de ter um relacionamento íntimo de ter uma relação especial de manter uma aliança fazer uma aliança fazer um pacto É nesse sentido que o verbo conhecer é usado que é já na língua grega a mesma coisa que Paulo faz naquela passagem bem conhecida de Romanos Capítulo 8 quando ele diz assim os que diante não conheceu também os predestinou os que diante mão conheceu também.

    Predestinou às vezes as pessoas acham que esse conhecer assim é Deus olhar no túnel do tempo e ver lá na frente quem vai se converter ele predestina com base no conhecimento que ele tem de que aquela pessoa um dia verá de tomar uma decisão é ignorar o significado do verbo tanto no grego como no hebraico conhecer aqui não significa olhar o futuro e ver o futuro mas ter uma relação íntima significa amar significa trazer para.

    Junto de si consequentemente escolher ou predestinar é nesse sentido que o verbo é usado quando Amós diz tanto é que a nossa tradução traduziu corretamente o verbo conhecer Como escolher de todas as famílias da Terra Deus disse a Israel somente a vocês eu conheci conheci como filhos meus conheci como povo meu como povo eleito povo com quem eu tenho aliança e um pacto e foi com vocês somente mais nenhum povo seis povos.

    Foram mencionados aqui antes de amostrasirem esse essa esse oráculo mas Deus não conheceu nenhum deles Deus não escolheu nenhum deles Deus não tinha feito aliança com nenhum deles não fez com os moabitas com os filisteus com os filhos com os egípcios mesopotâmicos os assírios com nenhum daqueles grandes povos que havia Deus escolheu a nação de Israel e somente a nação de Israel e fez isso de maneira Soberana 600 Anos Antes de Amós Moisés.

    Na entrada da terra prometida no livro de Deuteronômio disse o seguinte a nação de Israel Deuteronômio 77 Não vos teve o senhor afeição nem vos escolheu porque fosseis mais numerosos do que qualquer povo pois eras o menor de todos os povos Mas por que o senhor vos amava e para guardar o juramento que fizeram a vossos pais o senhor vos tirou com mão poderosa e vos resgatou da casa da servidão do.

    Poder de faraó rei do Egito já Moisés havia declarado que Deus tinha escolhido Israel não pelo mérito de Israel porque ele era uma nação grande e poderosa uma nação de gente obediente porque na verdade eles eram menor de todos os povos mas porque Deus nos amou por isso Deus os escolheu a eleição é baseada no amor soberano e livre de Deus e não em qualquer critério ou condição que haja na criatura em seres humanos.

    Mas somente na vontade Soberana e Graciosa de Deus então a nossa começa reconhecendo esses privilégios Sim vocês são filhos de Israel filhos dos patriarcas sim Deus tirou vocês da terra do Egito e colocou vocês nesta terra sim de Deus escolheu vocês de Entre todos os povos da terra e mais nenhum outro povo para ser povo dele e para ser povo da sua aliança os israelitas até aqui teriam concordado perfeitamente só que agora a morte tira uma conclusão.

    Completamente inesperada ele tira a conclusão totalmente Inesperada porque na cabeça dos israelitas esses privilégios significavam tratamento diferenciado de outros povos favores especiais que outros povos não teriam fórum privilegiado no caso de pecado e proteção e vitória sobre os outros povos para os israelitas esses privilégios indicavam isso contudo para nós a nação de Israel havia esquecido a.

    Consequência principal da eleição ou seja como povo eleito de Deus Israel teria que se comportar e viver de acordo com a vontade desse Deus que os havia escolhido e os havia chamado Ou seja a eleição de Israel determinava conduta deles é isso que a morte está dizendo aqui eu escolhi vocês portanto eu vou castigar vocês os isólitos não faz sentido amor isso é.

    Contraditório se Deus nos escolheu ele devia nos privilegiar não diz a morte eu escolhi vocês por isso eu tenho de castigar vocês por isso eu tenho de castigar vocês Exatamente porque vocês são eleitos porque vocês são predestinados porque vocês foram escolhidos para ser o meu povo a eleição determina a ética a conduta do Povo de Deus exatamente como Moisés tinha dito no mesmo discurso 600 Anos.

    Antes um pouco mas adiante Moisés volta a dizer e veja tão somente o senhor se afeiçoou a teus pais para os amar a vós outros descendentes deles escolheu de Entre todos os povos como hoje se vê circuncidar Portanto o vosso coração e não endureçais a vossa service Moisés já tinha dito isso Deus escolheu somente vocês portanto se considerem o coração de vocês não endureça o coração de vocês.

    A eleição traz ou determina a conduta do Povo de Deus e os Termos Nos quais Deus vai lidar com ele é assim que a voz introduz essa consequência aí no verso 2 de todas as famílias da terra somente a vós outros os escolhi portanto e aqui que os israelitas são até aqui os israelitas estavam concordando a partir daqui não teologia do reino do norte quebrou na emenda né que não é isso que vocês estão pensando eleição não.

    Significa isso a predestinação e a eleição e a escolha Soberana de Deus não era uma permissão para a nação de Israel pecar sem castigo não garantia automaticamente favores fora o privilegiado e proteção na verdade a graça da eleição da escolha e da predestinação Ela traz a responsabilidade pelos nossos atos cometidos Deus então haveria de punir Israel por todas as suas iniquidades.

    Porque eles eram o povo eleito iniquidades significa na verdade não hebraico significa maldade é esse o termo que é traduzido como iniquidade maldade maldade contra o próximo e maldade contra o próprio Deus a relação das maldades iniquidades de Israel tão aí no Capítulo 2 de 6 a 8 que eu já mencionei na verdade Deus não está castigando por causa dessas iniquidades mas porque essas iniquidades representavam desvio do Propósito da eleição Deus os havia escolhido para.

    Serem o seu povo o povo que carregava o nome de Deus o povo que conhecia o culto a Deus o povo que tinha a legislação a santa lei de Deus portanto esse povo por ter sido escolhido para isso deveria viver de acordo com isso os pecados eram decorrência deles terem se desviado desse propósito de terem mal compreendido mal interpretado distorcido propósito pelo qual Deus sempre destinou.

    Deus os escolheu não para tratá-los diferenciadamente dos outros povos mas para que eles carregassem o nome de Deus a santidade de Deus Diante de todo o mundo por isso Deus haveria de punir Eu vos punirei por todas as vossas iniquidades punir literalmente no hebraico é visitar mas não é visitar para tomar um cafezinho é quando a justiça Vem visitar o bandido para punir e para castigar o.

    Termo que é usado é esse aí a chegada dos oficiais da Justiça dos representantes da Lei armados e preparados para julgar e punir o mal é isso que Deus está dizendo eu visitarei vocês por causa das suas iniquidades só que ninguém quer essa visita quando a gente quer que Deus nos visite com as mãos cheias de bençãos né mas com cacetete na mão ninguém quer mas é o que ele tá dizendo aqui eu vos visitarei em.

    Juízo por conta de todas as suas iniquidades queridos quironia o castigo que Deus haveria de trazer sobre a nação de Israel era seria tirá-los da terra na qual ele mesmo já havia introduzido Deus expulsou Nações daquela terra para que Israel ocupasse mas agora Deus vai expulsar Israel da terra e outras Nações haveriam de ocupar aquele lugar Exatamente porque Israel não cumpriu o.

    Propósito da sua eleição eu queria tirar algumas lições para nós aqui queridos irmãos inclusive nos preparando para a ceia do senhor o que que esse texto nos ensina primeiro a eleição da Nação de Israel não significa ou não foi para que cada membro individual daquela nação fosse salvo e recebesse a vida eterna é importante nesse ponto lembrar isso que a eleição de Israel Não significava que todo judeu era eleito para a salvação na.

    Verdade Israel Como eu disse foi escolhido como nação para cumprir um propósito aqui no mundo que foi preparar a chegada do Messias o salvador do mundo e para isso Deus lhes deu o culto verdadeiro revelou o seu nome deu Todas aquelas leis justas boas e Santas e a promessa da descendência o salvador que viria deles e que salvaria e que nele seriam benditas todas as nações da terra.

    Contudo de entre a nação de Israel e de entre não juDeus Deus elegeu e predestinou o que Paulo vai chamar de o remanescente pessoas que foram escolhidas e eleitas por Deus para salvação mediante Jesus Cristo e da mesma forma que a eleição da Nação de Israel foi um ato soberano de Deus não foi baseado em algum mérito que é nação.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BEaoId-0HJ4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem