14. Noé entra na Arca - (Gn 7.1-16)

14. Noé entra na Arca - (Gn 7.1-16) Tudo bem Irmãos vamos abrir a palavra de Deus em Gênesis Capítulo 7 e nós vamos do verso primeiro até o verso 16 Gênesis Capítulo 7 de 1 a 16 diz assim a palavra de Deus o senhor disse a Noé entre na arca você e toda sua família porque reconheço que você tem sido justo Diante de Mim no meio dessa geração.

14. Noé entra na Arca - (Gn 7.1-16)

De todo animal puro leve com você sete pares o macho e sua fêmea mas os animais impuros levem um par o macho e sua fêmea também das aves dos céus leve sete pares macho e fêmea para se conservar a semente sobre a face da terra porque daqui a sete dias farei chover sobre a terra durante 40 dias e 40 noites e farei desaparecer da superfície da terra todos os seres que fiz não é fez tudo como o senhor e havia.

Ordenado não é tinha 600 anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra por causa das águas do dilúvio não é entrou na arca ele com seus filhos a sua mulher e as mulheres dos seus filhos dos animais puros dos animais impuros das aves e de todo animal que rasteja sobre a terra entraram para junto de Noé na arca de dois em dois macho e fêmea como Deus havia ordenado a Noé e.

Aconteceu que depois de sete dias vieram sobre a terra as águas do dilúvio no ano 600 da vida de Noé aos 17 dias do segundo mês nesse dia romperam-se todas as fontes do Grande Abismo e as comportas dos céus se abriram e caiu chuva sobre a terra durante 40 dias e 40 noites nesse mesmo dia entraram na arca Noé os seus filhos sem cães Jafé mulher dele e as mulheres.

Dos seus filhos entraram eles e todos os animais segundo as suas espécies todo gado segundo as suas espécies todos os animais que rastejam sobre a terra segundo as suas espécies todas as aves segundo as suas espécies todos os pássaros e tudo que tem asa de todos os seres em que havia Fôlego de vida entraram na arca de dois em dois para junto de Noé eram macho e fêmea os que entraram de todos os seres vivos como Deus havia ordenado a Noé e o senhor fechou a porta.

Da arca até aqui a leitura da palavra de Deus queridos vamos orar mais uma vez para que Ele nos ilumine na compreensão da passagem ó Deus Nós lemos essa passagem com temor e tremor no nosso coração lembrando desse cataclismo que assolou o mundo antigo como parte do teu juízo sobre a humanidade que já havia se desviado de ti e nós sabemos que é um símbolo uma.

Figura do juízo vindouro que virá ainda sobre nós não dilúvio de águas mas um dilúvio de fogo e nós pedimos misericórdia misericórdia sobre o teu povo misericórdia sobre a nossa nação misericórdia sobre os nossos filhos dar-nos a graça de sermos encontrados de recebermos favor diante de ti como não é recebeu nós pedimos que teu espírito santo nos ilumine na exposição da tua palavra trazendo conforto orientação e.

Direção a todos que nos ouvem pedimos em nome de Jesus amém amém queridos 10 10 gerações após a queda de Adão no jardim e a humanidade havia corrompido completamente o seu caminho sobre a face da terra a linhagem dos filhos de Deus a linhagem Santa Os descendentes de sete havia se misturado com a descendência de Caim através do casamento e o culto a Deus havia se.

Corrompido o casamento distorcido a violência e a opressão estavam em todos os lugares e as pessoas só pensavam em fazer o mal haviam se esquecido de Deus e da Promessa de que ele haveria de mandar alguém nascido da mulher que haveria de triunfar sobre a serpente vencer o mal e parecia que a serpente havia triunfado ela vinha vencido porque o homem feito a imagem e semelhança de Deus havia corrompido os seus caminhos e se afastaram do seu Criador Deus chegou ao.

Ponto de arrepender-se de ter feito o homem sobre a terra e decidiu exterminá-lo e com ele toda a sua criação mas havia uma esperança havia um único descendente de sete que permanecia fiel a Deus e o seu nome era Noé Deus ordenou que ele construísse uma arca uma barca de madeira impermeabilizada com betume conforme nós vimos Na mensagem anterior porque ele haveria de destruir o mundo com Grande.

Dilúvio de águas e nós e sua família deveriam se salvar através daquele barco não é obedeceu e fez exatamente como Deus havia dito é interessante que a profissão dele era agricultor mas ele teve que fazer o trabalho de carpinteiro arquiteto mestre de obras batedor de prego serrador de madeira e em obediência a Deus ele faz aquilo que ele não sabia fazer mas teve que aprender para fazer durante todo esse tempo em que ele.

Obedeceu a Deus preparando a arca ele anunciava o juízo de Deus a sua geração ele falava do Grande Dilúvio que haveria de vir falava do juízo de Deus sobre aquele povo nós vimos na última mensagem que Pedro nos diz na sua segunda carta que o próprio Cristo pelo Espírito perdão na primeira carta O próprio Cristo pelo seu espírito falava aquela geração aqueles espíritos aprisionados.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Pelo pecado através da pregação de Noé mas agora o tempo havia acabado

    A hora do juízo tinha chegado a mensagem de hoje nós veremos a ordem que Deus deu para Noé para embarcar ele e sua família e todas as espécies de animais e aves que havia naquela época vamos ver então em primeiro lugar a ordem que Deus dá Noé que está aí no verso 1 o senhor disse a Noé entre na arca você e toda sua família porque.

    Reconheço que você tem sido justo Diante de Mim no meio dessa geração quero fazer três observações aqui nesse primeiro Versículo A primeira é que essa ordem veio cerca de Um século depois de construção e pregação e sete dias antes do dilúvio Quando Deus Primeiro falou a Noé para preparar a arca ele tinha 500 anos e agora ele tinha 600 quando a ordem chegou você tem que embarcar você e sua família e todos os animais durante.

    Aqueles anos 100 anos em que não é trabalhou pregou a palavra ninguém daquela geração se arrependeu ninguém se converteu dos seus maus caminhos ninguém ouviu a voz de Cristo falando pelo Espírito através de nós Noé era o único homem justo na face da terra naquela época segundo a observação é que essa ordem para entrar na arca para salvar se foi dada a Noé mas incluía a.

    Sua família porque Deus sempre tratou com os crentes e seus filhos ele fez a nossa raça solidária nós somos descendentes da mesma raiz Todos nós somos filhos de Adão e Eva há uma solidariedade Somos parentes ainda que distantes por assim dizer fazemos parte da mesma raça e Deus sempre nos tratou coletivamente não anula individualidade Mas o que eu faço afeta meus filhos.

    Afeta meus vizinhos afeta meus amigos afeta a igreja quando Deus me abençoou as pessoas ao meu redor são abençoadas quando eu pego o meu Pecado afeta quem está ao meu redor Deus sempre nos trata como raça como família como grupo embora O Fiel fosse Noé e nós vamos ver que nem todos os filhos de Noé andavam nos mesmos caminhos de Noé queremos isso mais mais à frente entretanto Eles foram abençoados porque eram filhos desse homem temente a Deus porque a aliança de.

    Deus era com Noé e com seus filhos a ordem então foi para que ele e sua família entrasse na arca e o meu terceira observação aqui no verso primeiro é a razão que é apresentada aqui pela qual Deus mandou Noé e sua família entrar na arca porque reconheço que você tem sido justo de mim no meio dessa geração a razão pela qual Deus mandou Noé entrar na arca é que Deus observava e via cada pessoa de toda.

    Aquela geração ele viu que somente Noé era justo como ele diz aqui a palavra justo ela expressa toda a piedade de Noé toda a sua devoção a Deus significa que não é fazia o que era certo diante de Deus enquanto os demais não faziam significa que ele era um homem cheio de fé e de esperança Na promessa que foi feita a Adão e a sua mulher de que viria um descendente deles que esmagaria a cabeça da serpente não é cria nisso não é adorava Deus conforme o.

    Modelo de Abel oferecendo sacrifícios do melhor que ele possuía ele guardava o dia de descanso conforme Deus havia mandado foi a primeira ordenança de Deus depois da criação observar o dia de descanso depois de 6 dias de trabalho não é era casado com uma única mulher enquanto que naquela época poligamia já havia se espalhado o adultério é imoralidade e a prostituição não é era casado com uma mulher e seus filhos cada.

    Um deles tinha uma mulher também preservava o casamento monogâmico que é o padrão que Foi estabelecido por Deus na criação ele era pregador da Justiça conforme Pedro nos informa ele anunciava aquela geração o juízo de Deus ele era cheio do Espírito Santo e Cristo falava com ele e em resumo nós já vimos Na mensagem anterior Noé andava com Deus por isso Deus diz aqui entre na arca porque reconheço que você é justo.

    Reconheço que de toda essa geração você é o único justo que eu percebo e que eu

    Encontro e aqui é importante a gente fazer uma observação teológica o texto diz que Noé foi preservado porque ele era justo com tudo o contexto geral nos ensina que ele era justo somente pela graça de Deus ele era Noé era um pecador como todos os demais da sua geração ele tinha uma natureza corrompida porque ele.

    Era descendente de Adão ele tinha herdado uma natureza corrompida igualmente a gente vai ver essa natureza de Noé essa natureza corrompida se expressar depois do dilúvio quando ele retoma sua atividade como agricultor planta uma vinha faz vinho caseiro se embriaga e fica nu na sua tenda Eis o homem Eis o justo ele era um pecador corrompido inclinado a todo mal Deus o escolheu soberanamente para através dele.

    Preservar a raça humana preservar a sua igreja e preservar a verdadeira religião A Bíblia nos ensina que Deus opera em nós aquilo que ele deseja recompensar por exemplo se Deus quer me abençoar com bens materiais ele me dá graça de ser trabalhador honesto e me dá as oportunidades para isso e depois ele me recompensa por isso ele faz em nós aquilo que ele quer recompensar de forma.

    Que está certo dizer as duas coisas eu prosperei Porque trabalhei e merecia e o que ganho e também está certo dizer foi Deus que me abençoou para que eu prosperasse as duas coisas andam juntas não era justo diante de Deus por isso Deus disse você vai entrar na arca mas ele era justo porque antes disso a graça de Deus já havia operado em seu coração e distinguido não é de toda aquela geração corruta senão ele estaria no caminho dos cainitas como todos os outros.

    E o mesmo é verdade hoje a meu respeito e ao seu se alguma coisa somos Deus se Deus nos ele nos abençoe da seguinte maneira eu tenho visto que você tenha andado dos meus caminhos você tem sido fiel eu vou lhe abençoar financeiramente olhar na sua família vou lhe abençoar nos seus relacionamentos vou lhe dar paz e tranquilidade porque você tem sido fiel e a gente no coração de sim senhor mas eu sei que se eu sou fiel é só pela tua graça é só pela tua misericórdia Deus.

    Salvou Noé porque não era Justo mas não era justo porque antes disso Deus já tinha salvado pelo seu espírito trabalhando no coração de Noé portanto está certo dizer as duas coisas como texto nos diz vamos para o segundo ponto dessa foi a ordem verso Primeiro vamos ver agora a determinação que Deus faz quanto aos animais puros impuros a serem embarcados Pode parecer uma questão.

    Técnica mas tem questões teológicas envolvidas aqui do verso 2 até o verso 4 deixa eu me fazer algumas observações a primeira delas é que quando Deus diz a Noé que ele deveria encaminhar para a arca animais e aves de dois em dois com exceção de animais puros e aves puras que iriam de sete sete pares ele diz que o alvo era veja aí o verso 3 para se conservar as.

    Semente sobre a face da terra para se conservar as semente sobre a face da terra essa expressão para se conservar a semente da terra ela é Ampla o suficiente para incluir três coisas primeiro que Deus quer dar continuidade aos seres vivos que ele tinha feito para se preservar a semente sobre a terra Então vamos levar os espécimes para dentro da arca a prova disso é que mais adiante nós vamos chegar lá no Capítulo 8 quando termina o dilúvio que sai todo.

    Mundo da arca que Deus diz no verso 17 não é faça sair os animais que estão com você tanto aves como gado todo animal que rasteja sobre a terra para que povoam a terra sejam fecundas e nelas se multipliquem o que que você lembra quando ler essa passagem lá de gêne Sis quando Deus criou os seres vivos e disse se povoam e multipliquem e enchem a terra agora ele repete o mandamento para Noé dizendo Solta esse essa bicharada toda aí no meio do mato deixa eles crescerem e se multiplicar para que a terra seja povoada outra vez Então.

    Quando ele diz não é deixa esses bichos entrar na arca é porque ele quer recomeçar a sua criação na verdade ele quer dar continuidade a criação que ele havia feito a expressão também preservar se conservar a semente sobre a face da terra significa que Deus desejava ter animais para sacrifício nos cultos ao seu louvor Deus.

    Precisa Noé adorava Deus oferecendo animais em sacrifício que era o que a linhagem dos seteitas fazia que vem desde a Bel contraste o culto de Abel com o culto de Caim e que Deus te ensinado Adão quando cobriu Adão com uma vestimenta de couro de pele certamente de um animal que o próprio Deus havia sacrificado então desde Adão estava certo que o culto verdadeiro a Deus era através do sacrifício de animais mas não de todo tipo de animal de qualquer forma.

    Deus queria preservar o culto a ele depois do dilúvio O Dilúvio não terminaria a verdadeira religião Ou nem daria início a uma nova mas representaria continuidade daquilo que Deus revelou desde o início a gente vê isso aqui se você quiser abrir comigo no capítulo 9 verso 3 a gente vai chegar lá quando Deus diz a Noé tudo que se move e vive servirá de alimento para vocês assim como lhes dê a erva Verde agora lhes dou todas as coisas e também você.

    Pode ver comigo no Capítulo 8 verso 20 Noé levantou um altar ao Senhor e tomando de animais puros e de aves puras ofereceu o holocaustos sobre o altar então se você seguir o meu raciocínio você percebe que Deus tinha três objetivos em preservar os animais primeiro preservar a criação tanto é que na saída da arca ele diz vocês agora ele repete a ordem que ele deu na criação segundo ter animais para o seu.

    Sacrifício que foi exatamente o que Noé fez quando saiu da arca sacrificou a Deus Esses animais e terceiro para que o homem para que nós sua família tivesse o que comer dilúvio acabasse Não era agricultor daqui que o dilúvio passasse a terra secasse ele lançasse a semente a terra e Esperasse o trigo brotar e é tudo morrer de fome então ele levou os animais que entraram na arca não todos a gente vai ver eles.

    Serviriam de comida para o homem alguém então deduz que antes do dilúvio não se comia carne a gente não tem como dizer o que a gente pode dizer é que oficialmente a partir do dilúvio é que Deus entregou ao homem os animais para serem devorados se eles comiam antes carne de animal por permissão ou qualquer outro motivo a gente não sabe mas o que a gente sabe com certeza é que isso foi autorizado a partir de dilúvio.

    Quando então o homem pode começar a comer os animais antes disso eles eram usados para sacrifícios a Deus então essas são as três razões que estão implícitas aqui na ordem no que Deus diz para se conservar a semente sobre a face da terra e dentro desses dois últimos propósitos animais para sacrifício e animais para alimentação do homem é que pela uma vez na Bíblia aparece a distinção entre animal puro e animal impuro que você só vai ver de novo no.

    Livro de Levítico que Moisés Então vai estabelecer as leis de etárias ele vai dizer que tipo de animal o Israelita pode comer e vai fazer a distinção entre animais puros impuros e é bem mais sofisticado essa distinção do que encontramos aqui e ele vai dizer que tipo de animais podem ser oferecidos a Deus mas pelo texto está Evidente de que já havia essa consciência essa categorização entre os animais essa distinção pode ter existido desde o.

    Princípio quando Deus instruiu o Adão sobre como adorá-lo não era todo animal que Deus aceitava para ser sacrificado mas isso que agora nós vemos pela primeira vez que Moisés chama de animais puros Esses animais eram os animais que deveriam ser sacrificados e provavelmente eram os animais que seriam de alimentação para o homem o objetivo era separar animais e aves.

    Dizendo o que é que pode ser comido e ser sacrificado e o que não pode e aqui a gente pode imaginar pelo que vemos depois como seria essa categorização animais limpos ovelhas cabras e gado em geral aves limpas pombos e Rolinhas animais e aves impuros todos os demais todos os demais então essa categoria ela é antes da lei de Moisés ela já é inclusive antes do dilúvio e essa é a.

    Razão pela quais pela qual os animais limpos teriam que ser introduzidos na arca em Quantidade maior enquanto que todos os animais eram um casal de cada os animais limpos e as aves limpas entrariam em sete casais Exatamente porque eles seriam consumidos pelo homem e porque seriam oferecidos em sacrifício até que ele se multiplicassem o suficiente por isso que Deus ordena que entra em sete pares de cada animal e Ave limpos mas dos imundos somente um casal macho e fêmea e a necessidade.

    Agora permita fazer outra observação ainda nessa passagem de dois a quatro a necessidade para que eles começassem entrar na arca é essa lembra que nós estamos vendo a ordem né Entra na arca e Deus diz porque no verso 4 porque daqui a sete dias farei chover sobre a terra durante 40 dias e 40 noites e farei desaparecer da superfície da terra todos os seres que fiz por isso não é que você tem que entrar e você tem que lembrar todos.

    Esses animais conforme eu disse porque daqui a sete dias tudo isso vai ser destruído quem não estiver na arca vai perecer nas águas do dilúvio O Dilúvio começaria em sete dias por que sete dias tempo necessário para carregar arca e encher com todos aqueles animais um tempo de Lu sobre o mundo que haveria de perecer última chance para aquela Geração 7 dias e não é começa a embarcar O Dilúvio Deus.

    Diz aqui deveria durar 40 dias e 40 noites Deus faria desaparecer da terra tudo que ele tinha feito e não haveria possibilidade de escape fora da arca terceira parte da nossa mensagem é o relato da Obediência Fiel de Noé como é que não é reagiu a isso tudo a ordem que foi dada a ordem para que ele embarcasse com sua família a ordem para aquele embarcasse os animais conforme Discriminados como é que ele reagiu o.

    Texto destaca a obediência Fiel de Noé várias vezes sem dúvida Moisés ao repetir a obediência de Noé queria impressionar os israelitas a quem ele está lendo esse esse relato para quem ele está escrevendo esse relato que são a primeira audiência o que Moisés Nos Diz aqui a respeito da Obediência de Noé Observe três coisas porque ele diz aqui no verso 5 Noé fez tudo como o senhor lhe havia ordenado também ver vocês não.

    É tinha 600 anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram a terra por causa das águas do dilúvio não é entrou branca ele com seus filhos a mulher do sua mulher e as mulheres dos seus filhos dos animais puros dos animais impuros das aves de todo animal que rasteja sobre a terra entraram para junto de Noé na arca de dois em dois macho e fêmea como Deus havia ordenado a Noé e aconteceu que depois de sete dias vieram sobre a terra as águas do dilúvio se.

    Texto todo nos fala da Obediência de Noé e eu quero destacar três coisas aqui que Moisés fala sobre a obediência de Noé primeiro que ela foi exatamente e precisa Moisés diz o tempo todo Noé fez exatamente como o senhor havia ordenado ele não aumentou ele não diminuiu ele não foi como Eva que acrescentou o mandamento de Deus e nem como Adão que quebrou o mandamento de Deus mas não é obedece a Deus precisamente e esse é o.

    Ponto aqui esse é o ponto a obediência Fiel exata de Noé lembre que Moisés está falando essas coisas para os israelitas que receberam a lei de Deus e que iam entrar na terra e que a condição para eles permanecerem na terra é que eles obedecessem a palavra de Deus e Noé é colocado aqui como exemplo de obediência da aliança e do pacto ele fez tudo como Deus mandou inclusive levando os animais como diz aí os versos 8 e 9 segundo que a obediência.

    De Noé não esmoreceu com os anos não é sem razão que aqui tá dizendo Noé tinha 600 anos de idade quando as águas do dilúvio inundaram ele quando recebeu a ordem tinha 500 Você já pensou 600 600 anos fazia 100 anos que ele tinha recebido aquela ordem e durante esse tempo a velhice não enfraquecer o seu propósito a idade avançada não trouxe desânimo nem fraqueza mas ele perseverou 100 anos em obedecer a Deus.

    E nós não conseguimos perseverar um dia dos nossos propósitos no desejo de servir a Deus em fazer aquilo que a gente sabe que é certo a gente estabelece propósitos geralmente isso no início do ano né quando chegam no último culto do ano o culto de ano novo a gente faz propósitos faz regras faz objetivo estabelecimento só para quebrar tudinho em fevereiro tinha 600 anos de idade quando as águas.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=IFq9QD29mrk

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem