04 - Jesus e os Lideres Religiosos - 0 Aumento da Tensão (Mc 11.1-13.37)

04 - Jesus e os Lideres Religiosos - 0 Aumento da Tensão (Mc 11.1-13.37) Vamos abrir nossas bíblias no evangelho de Marcos Capítulo 11 nós devemos ir até o capítulo 13 hoje espero que você tenha tido oportunidade de ler de maneira que se prepara melhor para esse estudo Marcos Capítulo 11 nós vamos do verso primeiro até o final do capítulo 13 é uma jornada e tanto hoje aliás todos os dias né tem sido.

04 - Jesus e os Lideres Religiosos - 0 Aumento da Tensão (Mc 11.1-13.37)

Orar mais uma vez pedindo a iluminação do Espírito de Deus sobre nós para que nós possamos compreender a sua palavra te damos graças por tudo que já fizemos até agora cantamos entoamos louvores ao senhor que oferecemos orações e agora nos debruçamos em torno da tua palavra e pedimos a iluminação do Espírito Santo para compreendê-la e para aplicar o seu.

Significado as nossas vidas mais entendimento a respeito da pessoa do teu filho para que possamos amá-lo mais servi-lo mais e anunciar a sua pessoa e a sua obra aqui nesse mundo pedimos em nome dele em nome de Jesus amém tudo bem queridos Marcos Capítulo 11 de um em diante o que nós vamos ver aqui é que o conflito entre Jesus e os líderes.

Religiosos começa a escalar e Chega Ao Seu Clímax durante a semana em Jerusalém Jesus tem diversos embates com os escribas os fariseus saduceus anciãos e sacerdotes do Povo toda liderança política civil e religiosa da Nação de Israel e esses conflitos aderiram de redundar na condenação e morte de Jesus entregue pelo seu próprio povo nas mãos.

Dos Romanos tudo isso entretanto fazia parte dos planos que Deus havia estabelecido antes da fundação do mundo a história da Redenção e foi para isso que o Messias tinha vindo ao mundo e era isso que os seus discípulos ainda não haviam entendido o que nós vamos ver hoje é Jesus chegando em Jerusalém nas mensagens anteriores nós vimos que ele depois do ministério na região da Galileia e outras outras regiões habitadas pelos.

Gentios ele fixa sua mente o seu coração em Jerusalém e ele começa a caminhar para Jerusalém E Agora Nós temos o momento em que ele chega na cidade chega na cidade não era a primeira vez que ele ia Jerusalém durante seu Ministério mas dessa feita é diferente Jesus sabe que o que o aguarda lá dentro da cidade é traição e morte mas ele como Cordeiro levado a um matadouro ele está disposto a fazer isso para cumprir a vontade do seu pai que está nos céus Marcos nos.

Relata aqui do verso primeiro até o verso 11 a entrada de Jesus em Jerusalém Ele atravessou toda a Judeia veio da Galileia se aproxima de Jerusalém e ele primeiro se hospeda na cidade de Betânia que é uma vila próxima de Jerusalém e onde estava a casa do seu amigo Lázaro Marcos não disse não conta o episódio mas o evangelho de João nos diz que Cristo havia ressuscitado a Lázaro e.

Entre os mortos o relato está em João Capítulo 11 e que Jesus estava ali com Lázaro e suas irmãs lá em Betânia era o local onde Jesus estava hospedado então o que que ele fazia ele saía cedinho de Betânia e ia para o templo em Jerusalém final da tarde ele saía saía de Jerusalém fazia o percurso passando pelo Monte das Oliveiras e ia ter Betânia onde ele estava hospedado agora ele.

Chegou em Betânia e se dirige para Jerusalém a sua intenção é cumprir a vontade de Deus lá de Betânia ele manda buscar um jumentinho numa aldeia próxima para cumprir o que disse Zacarias Capítulo 9 verso 9 de que o rei de Israel haveria de entrar na cidade humilde e montado num jumentinho os discípulos então fazem o que Jesus diz e eles acham jumentinho trazem Jesus.

Monta nele e então ele começa o caminho para Jerusalém a multidão que sempre seguia Jesus ao vê-lo montar no jumento e entrando em Jerusalém joga capas sobre o jumento e também Ramos no caminho e começa a gritar hosana hosana bendito que vem em nome do senhor parece que é um momento climático um momento de glória quando a multidão está reconhecendo finalmente quem é Jesus Mas isso é só aparente daria poucos dias eles fritar crucifica o crucificam era.

Uma religiosidade ou uma empolgação com Jesus sem que houvesse um entendimento correto de quem ele era e o que ele tinha vindo fazer Jesus então entra em Jerusalém e ele vai no templo Como diz Marcos ele observa Tudo e Volta para Betânia esse momento da entrada de Jesus em Jerusalém é chamada a sua chegada Triunfal na cidade para cumprir a profecia de Zacarias ele entra como filho de Davi como o rei de Israel na.

Capital religiosa do mundo na época no dia seguinte Marcos nos diz aí do verso 12 a 14 quando Jesus de manhã sai de Betânia para Jerusalém outra vez ele passa por uma figueira e ele procura frutos e não encontra e ele então amaldiçoa a Figueira e os seus discípulos ouviram quando ele fez isso.

    Quando ele traz essa maldição para a figueira a gente vai ver o que que Jesus

    Queria com isso mas adiante o terceiro episódio que é narrado aqui por Marcos é a purificação do templo depois de ter Jesus entre em Jerusalém ele vai no tempo ele expulsa os Mercadores evangelho que ele faz ele pega um chicote e ele sai expulsando.

    Expulsando todos eles lá citando Isaías 6 verso 7 onde profeta Deus falando através do profeta diz que a casa dele será chamada casa de oração para todos os povos e não casa de comércio Esse foi o argumento de Jesus mas ao fazer isso ele se identifica como o filho de Deus aquele que tem autoridade para cumprir a palavra de Deus E purificar o templo daquilo que.

    Estava acontecendo é preciso lembrar o contexto em que Jesus fez isso porque muitas interpretações erradas dessa passagem tem levado a práticas erradas na igreja também num certo sentido era preciso que houvesse cambistas e vendedores de animais ali no templo além de Moisés mandava que os juDeus todo judeu pelo menos uma vez por ano ele fosse até Jerusalém durante uma das três principais festas dos juDeus Tabernáculo.

    Páscoa e Pentecostes e uma das razões pelas quais os judeu ia Jerusalém nessas festas era para oferecer sacrifícios como a lei de Moisés mandava ele trazia o dízimo do seu rebanho ele trazia o dízimo das suas colheitas e ele trazia animais para serem sacrificados Conforme a lei de Moisés agora imagina Alguém vindo lá do norte extremo da Galileia vários dias de viagem a pé com sua família levando animais Não era mais fácil simplesmente pegar dinheiro trazer.

    E comprar os animais em Jerusalém Então muitos juDeus viram aqui Uma demanda do mercado e uma oportunidade de ganhar dinheiro era o pessoal e além do mais o seguinte tinha juDeus que moravam fora da região da Judeia em algumas das províncias romanas onde a moeda era outra era outro tipo de moeda então ele chegava em Jerusalém trazendo real Mas o comércio era em dólar Então o que é que precisava também cambista então havia.

    Uma necessidade real de cambistas e também de gente que vendesse Pombas vendesse animais para esses peregrinos que vinham de longe e que tinham trazido dinheiro para comprar os animais e oferecer em sacrifício então no certo sentido era preciso ter isso o problema é que isso virou uma fonte lucrativa para os sacerdotes para os que ministravam no templo e tudo girava em torno disso havia lucro ali aquilo que deveria ser apenas alguma coisa para satisfazer a.

    Necessidade dos peregrinos Comércio e o que Jesus então está proibindo aqui é exatamente quando essa coisa se tornou um fim em si mesmo e o propósito maior havia sido esquecido que era ajudar o povo a fazer e trazer o sacrifícios diante de Deus então é por isso que Jesus Tomou essa atitude radical de expulsá-los expulsá-los eu tô dizendo isso porque algumas igrejas pegam essa passagem para dizer que no ambiente da.

    Igreja na igreja local não pode ter comércio você não pode ter livraria você não pode ter lanchonete não é isso que a passagem está ensinando essas coisas eram necessárias Ali era preciso fazer isso podemos ter esse tipo de ministério O problema é quando fazemos isso pelo dinheiro usamos o evangelho e as coisas de Deus para auferirmos lucro para termos alguma vantagem financeira é isso que não pode E é isso que Jesus está combatendo aqui afinal o tempo era a casa de oração no.

    Final da tarde Aliás quando Jesus fez isso expulsou os cambistas e expulsou os vendedores os principais sacerdotes e os escribas ficaram Furiosos diz Marcos aqui por que que eles ficaram Furiosos porque perderam né pelo menos naquele dia eles não ia lucrar mais porque Jesus arrebentou com tudo ali virou mesa outros Evangelhos Dizem que ele virou as mesas né é da onde vem a expressão chutar o balde ou virar mesa qualquer outra coisa ou que Jesus fez assim toma atitude muito radical eles ficaram com.

    Muita raiva e começam a planejar como eles vão matar Jesus é a primeira vez

    Que aparece declarada a intenção no evangelho de Marcos dos líderes de matar Jesus aquele dizendo que não adiantava contestar não adiantava fazer pegadinha com ele ele sempre se saía bem então eles passaram agora para a violência né eles começam a pensar como matar Jesus Mas eles têm medo da multidão porque a multidão viu que Jesus estava fazendo e a multidão admira Jesus e achava que ele.

    Estava fazendo tudo corretamente tudo corretamente depois de ter feito tudo o que fez então Jesus sai para de tarde não é diz aí o verso 19 em vindo à tarde saíram da cidade foram para Betânia onde dormiram no dia seguinte de caminho para Jerusalém eles passaram pela Figueira os discípulos viram que ela estava seca desde as folhas até a raiz e Pedro se.

    Lembrou que Jesus tinha amaldiçoado a Figueira e ele disse mestre a figueira secou desde a raiz a figueira que você amaldiçoou o senhor amaldiçoou então Jesus aproveita aquilo para trazer uma lição para eles a respeito da oração da Fé ele disse se vocês se vocês não duvidarem e no seu coração disserem a esse monte de lança o mar vai ser como vocês dizem quando vocês orarem orem sem duvidar e creio que.

    Vocês receberão e quando vocês estiverem orando perdoem alguém que ofendeu vocês porque se vocês não perdoarem também Deus não perdoará Jesus Aproveita que ele incidente para mostrar que ele o poder que ele exerceu para secar a figueira era o poder da fé a confiança que Jesus como homem ele tinha no pai não podemos esquecer que Jesus como homem ele cria também ele tinha Fé e essa fé era no seu pai uma fé inabalável.

    Que nunca questionava nada e aceitava plenamente a vontade do pai e foi por isso que a palavra de Jesus a figueira se cumpriu e ele diz para os discípulos vocês quando orarem também não duvidem creiam e será dado para vocês e inclusive o perdão dos seus pecados se vocês perdoarem aquelas pessoas que estão ao seu redor alguns acham que essa que essa Figueira seca representava a nação de Israel era como se Jesus.

    Tivesse vindo para Israel procurando um Bom Fruto procurando a fé e a confiança de que o Messias tinha chegado mas os juDeus não tinham fruto nenhum então Jesus amaldiçoa no sentido de que não vai mais dar fruto a figueira seca Então representaria na ação de Israel segundo alguns estudiosos Essa é a lição da Figueira Jesus então entra no templo Estamos aqui no quinto episódio né do Capítulo 11 ele entra no templo e a.

    Partir daqui Marcos relata vários embates que ele teve com os escribas e fariseus com os líderes com os saduceus ali no templo em público diante de todo mundo e isso é bem diferente daqueles conflitos que ele tinha tido lá na Galiléia quando vinha um ou outro Escriba fariseu um punhadinho acompanhando Jesus para ver o que que ele tava fazendo agora Jesus está no território deles Jesus está lá no centro.

    Do Judaísmo enfrentando a aquela liderança e Marcos narra aqui vários embates que Jesus teve com essa liderança durante aquela semana que ele passa em Jerusalém nessa semana lembra bem o movimento geográfico Ele tá em Betânia dorme em Betânia de manhã vai para Jerusalém entra no templo começa a ensinar e ensina até o final do dia não é que a tarde para os JuDeus aí ele volta para Betânia para dormir então ele tava fazendo esse movimento então.

    Durante aquela semana olha os embates que aconteceu o primeiro houve o questionamento da autoridade de Jesus tá indo verso 27 A 33 ele tava no templo ensinando os principais sacerdotes os escribas e os anciãos do Povo perguntam a Jesus com que autoridade ele estava fazendo aquilo Quem deu autoridade para ele ensinar Quem deu autoridade para eles fuçar os cambistas e vendedores do templo Quem deu autoridade a ele para fazer aqueles.

    Milagres e aqueles prodígios Jesus responde com uma pergunta ele diz assim eu respondo vocês mas antes vocês me respondam o seguinte o batismo que era do céu ou era dos homens todo mundo ali sabia quem era João Batista João Batista cerca de 3 anos antes tinha aparecido lá no rio Jordão pregando o evangelho que nós já estamos no terceiro ano do ministério de Jesus né três anos atrás João Batista tinha.

    Aparecido aquele fenômeno e muitos juDeus fariseus muitos dos líderes religiosos foram para ver o batismo de João e João disse raça de Víboras Por que que vocês estão vindo se batizar vocês tem que se arrepender então ele sabiam Quem era João Batista Jesus pergunta o batismo de João era dos homens ou de Deus aí ele se reúnem e eles Espera só um minutinho mesmo só aqui só um minutinho nós vamos conversar aqui aí ele se reúneis rapaz essa.

    Pergunta é Tá difícil porque se a gente disser que o batismo de João era dos céus era de Deus com certeza ele vai perguntar por que que vocês não acreditaram que eles não acreditaram que João de fato era de Deus não é não acreditaram tanto é que eles não se batizaram por João Batista Então se a gente disser que é de Deus ele a próxima pergunta dele vai ser por que que vocês não acreditaram se a gente disser que era dos homens aí a multidão vai pegar a gente porque a multidão toda acredita que João Batista era de Deus o.

    Que que a gente responde né então algum esperto lá deve ter até melhor a gente dizer que a gente não sabe voltaram para Jesus lembra isso era no templo diante de todo mundo então eles voltaram para Jesus dizendo mestre a gente não sabe e Jesus disse então eu também não vou dizer a você com que autoridade eu faço isso porque se eles não reconheceram que João era de Deus eles também não reconheceriam que Jesus era de Deus vocês não foram capazes de saber o menor.

    Como é que vocês vão saber o maior se vocês negam João Batista vocês vão me negar também vocês não creem que ele é dos céus nem também vocês não crerão que eu sou aqui Jesus liga o seu ministério sua vida sua pessoa e sua obra A o ministério de João Batista é por isso que João Batista é considerado precursor de Jesus aquele que deu aval aquele que abriu as portas veio na frente para o ministério de Jesus o povo estava assistindo esse.

    Duelo né Essa disputa que estava acontecendo e Jesus 1 a 0 Né tava ganhando aqui em seguida Jesus conta uma parábola que realmente provoca a ira dos escribas dos fariseus e dos anciãos essa parábola é conhecida como a parábola dos lavradores maus vocês lembram que parábola é uma analogia uma ilustração que é tirada da vida real ou uma história inventada para ilustrar.

    Alguma realidade espiritual Jesus então ele conta uma história essa história que foi inventada por Jesus mas era perfeitamente possível dentro dos padrões daquela época ele disse que havia um homem muito rico que tinha uma propriedade ele cercou aquela propriedade ele rossou tudinho preparou e arrendou para uns lavradores ele ia viajar passar um tempo fora fora do país e ele não queria deixar a terra improdutiva então ele arrendou para uns.

    Lavradores e acertou com os lavradores que a cada ano ele mandaria alguém para receber o aluguel né o arrendamento o valor do arrendamento que eles tinham combinado o fruto da Terra passou um ano então ele mandou alguém ir lá para receber o o que era devido e os lavradores simplesmente mataram ou enviado aí o dono da propriedade não é mandou outro que foi igualmente morto e mandou um terceiro que foi igualmente morto também aí o dono da propriedade que era um homem muito rico e poderoso.

    Ele disse eu vou mandar meu filho amado quem sabe eles vão escutar meu filho quando os lavradores vem o filho dizem Esse é o herdeiro Esse é que vai dar isso aqui tudo vamos matá-lo e nós ficaremos com a propriedade agarra um filho do dono da terra matam e jogam fora e jogam fora da Vinha Quando o homem sobe Jesus pergunta então Jesus pergunta então Jesus estava contando essa história na frente de todo mundo dos escribas dos fariseus da.

    Multidão lá no tempo e Jesus Então pergunta para todo mundo o que vocês acham que o dono da Vinha vai fazer o dono dessa propriedade vai fazer e ele mesmo Responde ele virá com seus exércitos vai exterminar vai matar esses lavradores e vai passar a vinha para outras pessoas o sentido da parábola era Evidente o lavrador é Deus a vinha é Israel é o Reino de Deus os lavradores eram os juDeus Deus Te entregue o reino.

    Aos juDeus no antigo testamento para que descem frutos Deus mandou os profetas que são os enviados e cada profeta que Deus mandou ele foi morto ou foi rejeitado ou foi de alguma forma torturado pelos juDeus finalmente Deus manda o seu filho Jesus Cristo que vai acontecer a mesma coisa os lavradores vão pegá-lo e vão dizer Esse aqui é o herdeiro e vão matar vejam os detalhes aqui da analogia vão matar Jesus disse.

    Que o homem mandou o seu filho amado e diz que os lavradores o jogaram fora da Vinha Jesus é o filho amado de Deus e ele vai morrer no Monte Calvário que é fora de Jerusalém então analogia é muito Clara tá se referindo ao fato de que Deus agora ia tirar o reino dos juDeus e ia entregar outro povo ao gentios Jesus aqui está profetizando que o evangelho vai sair que o reino de Deus vai sair da.

    Nação de Israel e vai ser entregue agora outros lavradores aos gentios essa talvez a parábola mais importante contada por Jesus aqui nesse momento em Jerusalém e ele cita no final os salmos 118 22 a 23 vocês nunca leram que aquela pedra que os construtores rejeitaram era pedra principal angular e isso procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos.

    Jesus cita esse Salmo que falava que os construtores rejeitaram aquela pedra que se via de fundamento para toda é difícil a pedra é Cristo Ele diz eu sou é difícil do Reino de Deus só a base do edifício do Reino de Deus e vocês estão rejeitando essa pedra e Mateus acrescenta mais uma passagem dizendo que Jesus também disse que ele era pedra de tropeço e de escândalo para os juDeus e eles tropeçaram e rejeitaram diz o.

    Verso 12 do capítulo 12 que procuravam prender Jesus agora é demais eles procuraram prender Jesus porque eles entenderam o que que Jesus estava dizendo né que Israel ia ser destruído e que o reino de Deus ia passar para outro queriam prender Jesus porque compreenderam que Contra Eles proferir essa parábola então desistindo se retiraram porque porque Jesus estava cercado de gente o povo gostava do que Jesus estava ensinando 2 a 0 para Jesus.

    Aqui não é dois a zero aqui nesse conflito aí era preciso desgastar Jesus Diante da multidão E eles vem agora com uma pegadinha Capítulo 12 de 13 a 17 eles enviaram fariseus e herodianos para pegar Jesus em uma armadilha os herodianos eram um partido dos juDeus que apoiavam.

    Politicamente o rei Herodes então era chamado de herodianos eles se juntaram com os fariseus eles eram inimigos dos fariseus porque os fariseus não aceitavam o governo de Roma sobre Israel mas os herodianos aceitavam mas aí se juntaram contra o inimigo comum que era Jesus e vieram com uma pegadinha e eles começam lisonjeando Jesus nós sabemos que tu és mestre vindo de Deus que tu ensinas a verdade o senhor não tem ninguém a gente só tem uma dúvida aqui se o senhor puder.

    Responder uma dúvida a gente agradeceria a gente é lícito pagar imposto a César ou não então não tem a menor sinceridade nessa pergunta é uma pergunta capciosa ela foi feita com o objetivo de colocar Jesus Em Maus Lençóis porque se Jesus dissesse que não é lícito pagar o tributo a Roma eles tinham agora a oportunidade de pegar Jesus e acusá-lo de ser revoltoso de ser um rebelde contra Roma e levar.

    Jesus as autoridades romanas e se Jesus dissesse que tem que pagar sim então o povo judeu que odiava ou império romano e então se colocar contra Jesus a resposta de Jesus é bem conhecida diz Marcos aqui que ele percebeu Jesus percebeu a hipocrisia daquelas pessoas então pediu para trazer uma moeda um cenário e ele pegou a moeda e perguntou de quem é essa efigiê efigger é o símbolo ou a marca ou a.

    Imagem que tinha na moeda a moeda do Denário ela tinha a imagem de César de um lado e do outro estava dizendo que César era o filho de Deus era o filho de Deus os lembra que os imperadores eles eram considerados divinos a essa altura e o primeiro imperador que trouxe para si esse esse título de ser filho dos Deuses e portanto Divino foi o Imperador Augusto infelizmente Augustus quer dizer Divino então Augusto.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=XnU1OFIhceg

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem