A DIFERENÇA ENTRE O CRENTE E O ÍMPIO - Hernandes Dias Lopes

A DIFERENÇA ENTRE O CRENTE E O ÍMPIO - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes Salmo 73 Abra sua Bíblia comigo nesse Salmo de Asafe Salmo 73 lindo texto mantém a Bíblia aberta para juntos considerarmos esta passagem está escrito o seguinte com efeito Deus é bom para com Israel.

A DIFERENÇA ENTRE O CRENTE E O ÍMPIO - Hernandes Dias Lopes

Para com os de coração Limpo quanto a mim porém quase me resvalaram os pés pouco faltou para que se desviasse os meus passos pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos para eles não há preocupações o seu corpo é sadio e nédio não partilham das canseiras dos mortais nem são afligidos como outros homens daí eu soberba que o.

Síndico como um colar e a violência que os envolve como manto os olhos saltam-lhes da gordura do coração brotamis fantasias motejam e falam maliciosamente da opressão falam com altivez contra os céus desandam a boca e a sua língua percorre a terra por isso o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe a larga o sorovos e diz Como sabe Deus.

Acaso a conhecimento no altíssimo Eis que são estes os ímpios e sempre tranquilos aumentam suas riquezas com efeito inutilmente conservei puro o coração e lavei as mãos na inocência hoje continua sua afligido e cada manhã castigado se eu pensar em falar Tais palavras já aí teria traído a geração de Deus Filhos em só refletir para compreender isso achei muito pesado a tarefa para mim até.

Que entrei no santuário de Deus e atinei com o fim deles tu certamente os pães em lugares escorregadios e os fases cair na destruição como ficam de súbito assolados totalmente aniquilados de terror como ao sonho quando se acorda assim ó senhor ao despertar desprezarais a imagem deles quando o coração se me amargou e as entranhas se me comoveram eu estava.

Embrutecido ignorante era como um irracional a tua presença todavia estou sempre contigo tu me seguras pela minha mão direita Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória Quem mais tem eu no céu não há outra em quem eu me comprava na terra ainda que a minha carne o meu coração desfaleçam Deus é a Fortaleza do meu coração e a minha herança para sempre os que se afastam de ti Eis que perecem tu.

Destrói todos os que são infiéis para contigo Quando a mim bom estar junto a Deus o Senhor Deus foi o meu refúgio para proclamar todos os seus feitos amém meus irmãos eu quero então tratar com vocês hoje sobre a diferença entre o Crente e o ímpio a diferença entre o Crente e o ímpio e vocês perceberam aí na leitura do texto que lago no cabeçalho do texto está escrito.

O livro 3 e essa é a divisão do saltério né saltério 150 poemas escritos num período de mil anos aproximadamente foram reunidos organizados depois do cativeiro babilônico e agrupados em cinco livros um ao 41 42 ou 72 73 ou 89.

90 ou 106 e 107 ou 150 este Salmo 73 abre o terceiro livro nesse terceiro livro A maioria dos Salmos é de autoria de Asafe e este é um Salmo de Asafe tratando de um dos assuntos mais recorrentes mas intrigantes da Bíblia que é o problema da.

Prosperidade do ímpio daquele que não conhece a Deus daquele que zomba de Deus naquele que não tem compromisso com os valores de Deus e parece que a vida dele aqui na breve jornada do berço Sepultura é melhor é mais tranquila é mais leve é mais próspera.

Do que a vida daquele que é piedoso que anda com Deus o ímpio parece na descrição dele que tudo que põe a mão vira dinheiro os bens dele prosperam na terra ele tem saúde aliás parece que o seu corpo é sadio inédito aí que já vem bronzeada de fábrica ele tem amigos.

Que ficam lá bebendo a Lágrimas do que eles falam embora só falam bobagens blasfêmias insultos seus filhos parece que são mais bem sucedidos na vida E então Asafe vai dizer para nós que de repente ele está na janela da Tentação olhando para os ímpios e olhando para si.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Puxa vida a vida dele é melhor que a minha Olha lá eu não tenho os meus problemas

    Ele não fica desesperado para pagar uma conta no final do mês e paga plano de saúde mas nem o médico precisa ir porque a saúde dele é perfeita olha lá tá cercado de amigos ou pelo menos bajuladores as pessoas recorrem a eles como sabichões do tempo eu não tenho preocupação como eu tenho e diz o texto não dá do momento Asafe.

    Começa a sentir inveja da vida que ele olha para si e eu só leva bordo na cabeça todo dia afligido todo dia castigado e a pergunta Será que vale a pena ser crente Será que tem vantagem ser crente será que tem algum benefício temporal em servir a Deus porque para mim parece que só tem os rigores da lei para outro só.

    Os favores da lei e esse Salmo então é uma espécie de radiografia dessa crise de Diagnóstico dessa desse conflito interior mas esse Salmo também vai mostrar como Asafe diante desse drama da prosperidade do ímpio vai receber luz discernimento quando ele vai entrar na casa de Deus e as coisas vão clarear para ele.

    Porque ele vai atinar com o fim do ímpio porque o ímpio só tem dinheiro só tem saúde só tem bajuladores e nada mais mas o justo apesar de provar na fornalha da provação ele tem Deus é tem uma herança Imaculada e tem uma glória eterna de repente com a clareza do.

    Entendimento ele começa a perceber que quem é rico é ele quem é privilegiado é ele quem tem motivo de cantar ainda que nas noites escuras do sofrimento é ele e essa é a atenção que eu quero hoje tratar com vocês a luz do Salmo 73 se você percebeu comigo o Salmo começa com a conclusão.

    Antes de mostrar atenção ele faz uma afirmação porque é um poema e pedagógicamente ele vai reafirmar o que ele crê apesar das circunstâncias difíceis que está vivendo entendemos isso a nossa fé não é abalada nós passamos para poder passar por problemas seríssimos gravíssimos mas isso não mexe com a nossa estrutura de fé lembra do Jó que perdeu seus bens.

    Enterrou seus filhos viram a carcaça humana a chaga viva perdeu o apoio da esposa foi acusado pelos amigos mas ele diz ele que o senhor me mate Eu Confiarei nele uma coisa eu sei é que o meu redentor vive agora eu sei que tudo podes Ou seja a nossa fé não balança porque a nossa vida circunstancialmente oscila entre a saúde.

    E a doença entre a riqueza e a pobreza entre períodos de paz e dias de tempestade quem vai afirmar no verso primeiro com efeito Deus é bom para com Israel para com os de coração limpo isso aqui é cláusula pétrea isso aqui nas palavras de um ex-ministro de estado é imexível não dá para mudar Deus é bom.

    Tá chovendo tá fazendo sol Deus é bom tá com saúde ou tá doente Deus é bom vem prosperidade o Adversidade de Deus é bom meus irmãos as colunas da fé a nossa verdade não pode ser abalada pelas circunstâncias que porventura sobrevivem sobre a nossa vida bom dito isto Então vamos agora a exposição do Salmo eu quero dividir isso sabe em dois pontos apenas em primeiro lugar o crente.

    Na janela da Tentação e em segundo lugar o crente na casa de

    Deus onde você vai ficar na janela da Tentação ou na casa de Deus o que que vai acontecer quando o crente está na janela da Tentação primeiro veja comigo ele invejou as pessoas pelo que elas possuíam sem olhar a princípio para o que elas.

    Eram na presença ou diante de Deus veja o verso 2 e 3 comigo vamos juntos ler quanto a mim porém quase me resolaram os pés pouco voltou para que se desviasse os meus passos pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos E por que que ele estava pisando num terreno escorregadio uma casca de banana.

    Ele responde pois eu invejava os arrogantes ao ver a prosperidade dos perversos de vez em quando você pergunta isso ô Deus eu não tô entendendo sou crente sou dizimista sou fiel eu ando com o senhor eu tenho o teu nome os meus negócios como que me amarrados meu vizinho aqui ó não é crente Aliás ele é teu você fala cada bobagem cada.

    Maluquice ele acerta todas e bota a mão o negócio vira dinheiro deslancha Por que senhor porque eu tenho que gemer para pagar as contas no final do mês para pagar a escola dos filhos para pagar plano de saúde para entrar num apartamento com 30 anos para pagar com 20 anos para pagar.

    E eu fico ali contando centavos para fechar a conta no final do mês e o meu vizinho aqui numa canetada ele acerta a vida no atacada só resolve a vida dele ele tá olhando esse cenário eles quase me revelaram os pés porque o invejei esse cara não é possível esse cara tá vindo é melhor que a minha eu tô andando de onde metrô de lotação e o cara vai de carro importado aliás também.

    E eu tô exposto aí os riscos mas o que é que ele não percebeu a princípio o que é que é simples diante de Deus Olha o verso 13 o que que ele chegou a pensar você parou 13 comigo com efeito e inutilmente quando você vê por o coração lavei as Runas Aqui tá o perigo para Deus não está valendo a pena eu acho que vou começar a transigir também que esse cara aí não tem esse problema.

    De consciência não vou fazer esse negócio não porque isso aqui contra meu princípio eu sou crente se eu trazer rico isso aqui vai ficar feio o nome de Cristo vai ficar aí maculado por causa do meu mal testemunho o ímpio não tem essa preocupação ele não tá perguntando isso ele é regido pelo pragmatismo não quer saber se é certo quer saber se dá certo eu não quero saber se é verdade quero saber se funciona eu não quero saber se isso aí vai trazer algum transtorno para fé eu quero saber.

    Se eu vou ter proveito eu não preciso ser um político honesto eu preciso eu vendo eu vendo meu voto lá Para apoiar uma proposta lá e levo e leva uma grana eu não sei se o empresário honesto eu faço um negócio aqui nos Bastidores e vou ter lucro eu não preciso ser íntegro nas minhas decisões Ah foi inútil eu te aconselhado meu coração puro de ter lavado as minhas.

    Mãos na inocência eu só tô levando bordoada eu tô passando é aperto essa era a crise dele ele invejou as pessoas pelo que elas possuíam se olhar para o que elas eram diante de Deus mas segundo segundo problema dele Ele olhou para a saúde física e emocional dos ímpios em contraste com as aflições do justo olha os versos quatro e cinco comigo vamos ler juntos para.

    Eles não há preocupações o seu corpo é sadio inédito não partilho das canseiras dos mortais nem são afligidos como os outros homens vejam vocês que têm saúde física o corpo é sadio tem beleza física o seu corpo seu corpo é médio no sentido de parece estar bronzeado cara vai para o cara ele contrata um personal trainer para ele ele vai para um nutrólogo e vai tomar só.

    Tinha na hora certinha e tudo para ele um negócio assim bem arranjadinho bem controladinha não tem problema mas marca isso ele tem saúde emocional não tem preocupação ele não tá preocupado se vai vencer a prestação Aliás nem prestação tem eu tenho é dinheiro entrando na conta dele não partilha das canseiras dos Mortais o cara pode acordar o que ele quiser É para dormir à tarde eu não tenho que cumprir horário.

    E mais não são afligidos como os outros homens e aperto não então ele tá olhando essa cena toda e comparando com ele olha o Versículo 14 ao contraste aí pois de continuar atingido e a cada manhã castigado cada manhã parece que ele acorda com o pé esquerdo ele bota o pé é problema Oi tem problema amanhã tem mais problema amanhã aí a tempestade aumenta um pouco mais lá não dá.

    Nós igual o ímpar tá ganhando de goleada de mim eu acho que essa crise era só duas crise é Nossa também Vocês não tem essa crise né bom terceiro lugar terceiro lugar Ele olhou para a carnalidade dos ímpios em contraste com a pureza dos justos Olha aí o Versículo 6 a 10 vamos lá.

    Vamos ler juntos 6 a 10 daí a soberba que os atinge como um colar e a violência que os envolvem como humano os olhos salta a luz da gordura do coração brotam-se fantasias motejo e falam maliciosamente dá opressão falam com outra vez contra os céus desandou a boca a sua língua percorre a terra por isso seu povo se volta para eles e os tempo Fonte de que.

    Bebe é larga o som quanto mais bobagem o cara fala mais seguidor tem uma loucura o cara fizer mais Admirador tem vejam vocês soberba soberba é o pecado que mais Deus odeia o pecado causou a queda dos anjos e a queda dos homens Deus resiste o seu verbo mas o cara souber acha que ele é o tal.

    Aí diz o texto nota em vocês a violência se envolve como um manto porque a violência é fruta soberba ou seja se eu souber tudo tem que girar o meu redor tudo tem que fazer a minha vontade quem se colocar no meu caminho vai ter que sair porque a minha vontade prevalece Olha o verso 7 os olhos soltam luz da gordura do coração Brota um lixo.

    Fantasias Então veja bem que do coração Brota a fantasia os olhos vêem os olhos querem os olhos cobiçam e os olhos desejam tudo vem do coração e o cara como diz lá Salomão não nega nada que os olhos olham não nega nada que o coração deseja Olha a língua deles Versículo 8 protejam falam bobagem fala maliciosamente e mais da opressão falam com as vezes.

    Eles oprimem e sentem orgulho disso Eles tomam que é do outro e ainda acham que eles são os heróis mas mais do que isso olha a blasfêmia no verso 9 contra os céus desandam a boca e agora olha os fake News ou a maledicência e a sua língua percorre a terra fala mal de todo mundo qual o resultado disso são rejeitados Ah não são pichados como gente sem valor.

    Não o contrário Olha o verso 10 por isso o seu povo se volta para eles e os tem por fonte de que bebe alargo soros são os conselheiros são consultados são os que dão é mentoria de como se vive como se enriquece como se bem sucedida vejam vocês Qual é a postura dele como é que ele tá Versículo 13 de novo com efeito inutilmente conservei puro coração ele.

    Vê as mãos olha Deus eu tô aqui o crente piedoso levando uma vida santa e tal Eu evito erro evito pecado mas eu levanto na cabeça tô sendo afligido que inveja que que aconteceu com ele quase resolveu os pés mas em quarto lugar quarto lugar Ele olhou para as blasfêmias dos ímpios encontraste com a língua Santa dos justos é isso que nós já estamos.

    Tratando aqui nos versos 8 e 9 de como ele usa a língua para falar mal dos outros e de Deus e como é que ele tá Versículo 15 você leu 15 comigo vamos lá se eu pensar em falar Tais palavras Jair teria traído a geração dos teus filhos olha olha uma coisa interessante tudo isso que é Registro aqui ele não chegou a falar ele fez o que ele pensou.

    Porque às vezes as batalhas da nossa alma irmãos estão lá dentro do nosso coração não fala a gente sente a gente ri Nesse Trem e aqui vai fazer uma confissão se eu expusesse se eu abrisse o meu coração se eu falasse para as pessoas o que eu tô sentindo a minha fala seria um laço para as outras pessoas porque de repente elas estão sentindo a mesma coisa nós vamos nos.

    Fortalecer para fazer a coisa errada você tá sentindo isso rapaz Você acredita que eu tô sentindo a mesma coisa Olha eu acho que a gente deve fazer alguma coisa então né quem sabe a gente transginia aí um vira Conselheiro do outro para o mal então você tá pensando coisa ruim fica para você tá Abra o coração não se é para coisa boa Abre o coração mas é para sugerir o erro guarda isso no seu coração até Deus esclarecer você.

    Ele tá dizendo Exatamente isso se eu pensar em falar Tais palavras já teria traído a geração dos seus filhos Palavra Falada irmãos é como flecha lançada não recolhe mais então cuidado com a sua língua porque a Bíblia diz que a morte e a vida estão no Poder da língua você pode dar vida você pode matar dependendo da maneira como você se comunica quinto lugar.

    Ele olhou para a prosperidade dos ímpios em contraste com as provações do justo verso 12 olha comigo Leia comigo 12 Eis que são estes os ímpios e sempre tranquilos aumenta suas riquezas é bem verdade irmão que quando a pessoa tá vivendo uma tribulação uma angústia na alma ele maximiza o problema não é verdade essa afirmação não é totalmente.

    Verdadeira não é verdade é verdade todos os ímpios vivem tranquilos é verdade isso não é verdade que todos os ímpios aumentam suas riquezas é verdade isso não não é verdade Você conhece sim porque tá vivendo um inferno existencial Você conhece sim porque está vivendo.

    Atormentado debaixo do chicote da culpa Você conhece ímpio que está se enche de drogas de álcool porque não aguenta mais o desespero da vida o vazio da vida Você conhece inho que tá pulando nos braços do Abismo do suicídio que não aguenta mais a vida Você conhece sim porque tá vivendo uma.

    Magrela porque eu nunca teve nada ou perdeu tudo que tinha então quando a pessoa tá vivendo uma tentação ela corre o risco de maximizar o problema e de achar assim todo mundo prosperando só eu que não tô todo mundo não tem problema só eu que tenho e vocês você acha que você é a vítima do universo você acha que só você tem problema só você tá passando Dificuldade só você tá passando provação só você tá.

    Com dificuldade para pagar as contas ele faz uma leitura do problema Olha o verso 14 bom ler juntos pois de contínuo sua fingido cada manhã castidade Será que é verdade também bom tô falando para um grupo de irmãos e irmãs de gente crente você tem luta na sua vida tem mas você tem benção na sua vida tem tem dia que você tá feliz tá.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=7ocdM1E8vv8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem