Nosso meio sem nenhuma autorização perturbaram vocês com palavras transtornando a mente de vocês pareceu-nos Bem chegados a pleno acordo eleger alguns homens e enviá-los a vocês com os nossos amados Barnabé e Paulo homens que têm arriscado a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo portanto estamos enviando Judas e Silas os quais pessoalmente eles dirão as mesmas coisas pois pareceu bem ao.
Espírito Santo e a nós não impor a vocês maior encargo além destas coisas essenciais que vocês se abstenham das coisas sacrificadas a Ídolos bem como do sangue da carne de animais sufocados e da imoralidade sexual se evitar essas coisas farão os que foram enviados partiram para Antioquia e tendo reunido a comunidade e entregaram a carta quando a leram.
Ficaram muito alegres pelo consolo recebido Judas e Silas que eram também profetas consolaram os irmãos com muitos conselhos e os fortaleceram tendo-se demorado a ler por algum tempo os irmãos deixaram que voltassem em paz aos que vos enviaram Mas pareceu bem as Silas permanecer ali Paulo e Barnabé demoraram-se em Antioquia ensinando e pregando com muitos outros a palavra do.
Senhor até que irmãos a palavra de Deus Oremos mais uma vez pedimos ao senhor que tudo nos Oriente E nos guie e nos des iluminação para compreensão da tua palavra é o que nós pedimos em nome de Jesus amém queridos Na mensagem anterior nós vimos aquela discussão dos presbíteros e dos Apóstolos em Jerusalém Acerca das bases em que eu não juDeus deveriam ser.
Aceitos na comunhão da igreja lembrem que aquela altura a igreja cristã era constituída na sua maior parte de juDeus que haviam crido em Jesus e que esse juDeus ainda mantinham alguns dos costumes de Moisés como a circuncisão a dieta que era o mais importante para eles e a guarda de determinados dias do calendário particularmente aquelas três festas mais importantes a questão é se.
Os gentios antes de se tornarem cristãos não teriam que se tornar juDeus primeiro ou seja aceitar a lei de Moisés a circuncisão se submeter as demandas da lei para que então eles pudessem ser recebidos na igreja de Cristo depois de muito debate Pedro falou sobre como Deus usou primeiramente para abrir a porta aos gentios ele estava se referindo àquele episódio em que ele foi pregar lá na casa de Cornélio e esses não juDeus.
Cornede sua família receberam Espírito Santo há Semelhança do que tinha acontecido em Pentecostes o que Pedro entende que é um sinal da parte de Deus de que ele está aceitando Deus O próprio Deus está recebendo os gentios na igreja e Pedro também afirmou que impor os costumes de Moisés aos Gentil seria tentar a Deus já que nós somos salvos pela graça pela fé e não por obras da.
Lei depois da palavra de Pedro toda Assembleia ficou silenciosa e Paulo de Barnabé aproveitaram para dar testemunho do que aconteceu com eles durante a primeira viagem missionária entre os gentios e certamente falaram dos sinais dos prodígios que Deus operou através deles entre os não os juDeus e também da quantidade de gente que se converteu e das igrejas que foram estabelecidas inclusive organizadas com liderança lembrem que no capítulo 14 Paulo e.
Barnabé passaram por essas igrejas promovendo a eleição de presbíteros depois do testemunho de Paulo de Barnabé é a vez de Tiago que era Presbítero irmão de Jesus que apontando para uma profecia de Amós diz que aquilo que estava acontecendo a chegada dos não juDeus na igreja eram cumprimento do que amostra havia falado de que Deus um dia haveria de restabelecer o tabernáculo caído de Davi ou seja Deus faria com que a dinastia de Davi outra vez se erguesse.
E Tiago perdão a nós entende que a chegada dos gentios para orar Jesus O Filho de Davi é o cumprimento dessa promessa e veremos agora a decisão da igreja com base nessa argumentação e como a decisão foi enviada para as igrejas de não juDeus e como essa decisão foi recebida decisão era óbvia né Depois de toda essa argumentação a decisão era que não se devia impor aos.
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Não juDeus a lei de Moisés como condição para que eles fizessem parte da igreja Vamos então ver essas partes aqui no
Texto que nós temos diante de nós em primeiro lugar como a igreja de Jerusalém aceitou a palavra de Pedro Paulo e Tiago Lemos aí no verso 22 que pareceu bem aos Apóstolos e aos presbíteros com toda a igreja eleger alguns homens dentre eles envia-los Antioquia juntamente com Paulo e Barnabé.fala da eleição ajudas baixa abaixo e Silas que eram líderes entre os irmãos os apóstolos e presbíteros então tendo resolvido o assunto lá na Assembleia resolveram mandar uma carta para Antioquia Contendo a decisão que eles tomaram junto com Barnabé e Paulo Eles resolveram também enviar mais dois irmãos que eram líderes ali em Jerusalém chamados Judas bassabás.
E Silas diz o texto aí que eles foram eleitos né pareceu bem a eles com toda a igreja eleger alguns daqueles homens então eles foram eleitos pela Assembleia Sob orientação dos presbíteros e Apóstolos para acompanhar Paulo e Barnabé até Antioquia eles eram homens qualificados eram líderes diz o texto aí final do verso 22 e eram também profetas como nós veremos mais adiante no verso.
32 eles a igreja de Jerusalém sentiu essa necessidade para dar um caráter Mais oficial a decisão que eles tinham tomado e também para que Silas e Silas e o outro Judas eles pudessem dizer com as palavras deles O que é que tinha acontecido lá em Jerusalém porque eles participaram de tudo que aconteceu bom e aí vem o conteúdo da carta no verso 23 até o verso 29 a carta continha.
A decisão da igreja refletir a posição dos Apóstolos e presbíteros e essa decisão deixava claro que para gentios serem cristãos eles não precisavam primeiramente se converter ao judaísmo não precisavam das obras da Lei não precisar de circuncisão guardar aquela dieta parar de comer sangue parar de comer porco parar de não não se empunha nada aos gentios que não fosse a fé em Cristo Jesus como nós.
Vamos ver aqui mais adiante essa era a decisão ela tinha caráter oficial e era para ser acatada pela igreja dia Antioquia e as igrejas da região de Síria E silícia lembrando que é Síria era a província maior silício a sua província e Antioquia a capital da província para a gente lembrar da nossa geografia muito bem em resumo então a carta dizia o seguinte a carta começa com saudações onde ele se apresentam os apóstolos e é Presbítero.
Se apresentam como irmãos aqui o destaque é para o fato de que Pedro esteve presente na Assembleia Pedro participou de toda a discussão mas a decisão final não foi de Pedro A decisão foi do colegiado dos Apóstolos e dos presbíteros o que mostra que se Pedro era para ser o Papa ninguém ainda desconfiava disso pelo menos não nesse período aqui a decisão é tomada pelo colegiado de pastores e presbíteros em.
Seguida eles indicam os destinatários ainda no verso 23 que são os crentes de Antioquia Síria e silícia e no verso 24 eles desautorizam aqueles mestres que tinham saído de Jerusalém e ido até Antioquia cerca de 400 km para causar a perturbação lá e querer que os não os juDeus se sujeitassem a lei de Moisés eles dizem que esses homens verso 24 saíram de nosso meio sem nenhuma.
Autorização o que mostra que é importante não é para deixar claro que a igreja de Jerusalém pensava juntamente com Paulo a respeito da salvação dos gentios era pela graça aqueles que vieram de Jerusalém para Antioquia ensinando a lei de Moisés eles fizeram sem autorização e também aqui a gente aproveita para apontar para o fato de que os apóstolos e os presbíteros eles se.
Sentiam responsáveis pelo ensino das igrejas tanto é que eles disseram esses homens precisavam ter autorização Nossa
Para poder sair e ensinar então aí a Igreja Apostólica a Igreja Primitiva ela não era como Às vezes as pessoas pensam igrejas nas casas desconectadas cada uma tinha liberdade de cultuar como queria não você percebe que existe uma organização existe uma estrutura se formando aqui tendo como liderança os apóstolos e os presbíteros que foram.Eleitos lá em Jerusalém e que disseram para eles terem ensinado isso eles precisavam ter autorização Nossa eles não têm autorização nossa vejam então como é errado aquele conceito de pessoas que dizem assim eu eu quero ser crente mas eu não quero pertencer a igreja porque esse negócio de igreja organizada a igreja ser uma instituição isso aí não é de Deus isso é coisa dos homens ao contrário nós estamos fazendo o que nós vemos no Novo Testamento a igreja organizada com liderança precisa de autorização para fazer isso tem uma discussão Não.
Consegue resolver recorre A Entidade superior para resolver seja desde o início a igreja cristã foi se organizando se estruturando porque é assim que funcionam as sociedades humanas é assim que Deus nos fez nós funcionamos com base em hierarquia em regras em comportamentos em leis é assim que nós funcionamos e a igreja no mundo ela não é exceção você não pode pensar na igreja simplesmente como um vamos.
Imaginar três quatro cinco Irmãos vamos começar a igreja lá em casa você não fazer com essas igrejas vamos começar bora aí quatro cinco irmãos todo dia é a igreja aí um de repente chega um de fora e diz assim olha eu quero ser parte da igreja aí alguém vai ter que decidir se essa pessoa pode ser parte ou não e em que condições ela vai ser você crê em Jesus mas outro pode dizer assim mas não basta crer em Jesus né ele ele continua aí é em drogas ele não teria que deixar as drogas não acho que não basta ele crer em Jesus não mas aí o cara dizer eu.
Quero ser batizado aí um diz vai ser por imersão outro diz não vai ser por aspecção né Daqui a pouco virou uma denominação com estatuto com lei porque vai ter decisões que a comunidade vai ter que tomar alguém vai ter que tomar determinadas decisões para que o agrupamento funcione minimamente isso a gente vê já aqui no Novo Testamento isso de que igreja é uma organização humana é claro tem um lado.
Humano e às vezes nós botamos coisas na igreja que não tá na Bíblia mas você não pode negar que desde o começo a igreja cristã ela se organizou ela tinha uma organização ela tinha uma maneira de funcionar correta não era simplesmente sociedades ou Comunidades a parte que cada um fazia o que queria e sem que tivesse qualquer ligação entre si muito bem isso aqui é importante a gente a gente lembrar não é então Primeiro eles saudaram os irmãos.
Indicaram os destinatários desautorizaram os mestres fariseus não tinham autorização e autorizaram Paulo Barnabé Judas e Silas versos 25 e 26 pareceu-nos bem chegados a pleno acordo enviar vocês com os nossos amados Barnabé e Paulo esses dois homens aqui que são nomeados como sendo Silas e Judas eles dão reconhecimento do trabalho de.
Barnabé e Saulo não é homens que têm arriscado a vida pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo apresentam Judas passavais e Silas que tinham sido verso 27 eles dizem que estão enviando Judas e Silas porque eles pessoalmente vão dizer as mesmas coisas é uma espécie de confirmação Só curiosidade é a primeira e última vez que esse Judas passa mais é mencionado a gente não sabe mais nada sobre ele e Silas esses Silas vai se tornar o companheiro da segunda de Paulo na segunda e na terceira viagem missionária ele é provavelmente aquele.
Mesmo Silvano que é citado por Paulo no início da primeira e segunda carta aos céus muito bem aqui no verso 28 eles dizem que a decisão que eles tomaram foi sob a direção do Espírito Santo pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês maior encargo além dessas coisas essenciais eles tinham consciência de que a decisão tinha sido.
Tomada pelo Espírito Santo isso eu creio que eles chegaram a essa consciência depois que Pedro deu testemunho de como o espírito santo criou ele até a Casa de Cornélio depois que Paulo e Barnabé disseram como o espírito santo realizou sinais e prodígios através deles na primeira viagem missionária e também como Tiago inspirado pelo Espírito Santo interpretou a profecia de Amós falando do seu cumprimento a única coisa que se.
Exigia dos gentios é que eles deveriam se abster dessas coisas essenciais que estão aí no verso 29 coisas sacrificada Ídolos sangue carne de animais sufocados e imoralidade sexual essas quatro coisas eram particularmente detestáveis aos juDeus os juDeus detestavam isso entre eles criticavam os gentios em tudo mas especialmente nessas coisas pela idolatria comer carne com sangue comer.
Animais que haviam sido sacrificado aos Ídolos a imoralidade sexual mencionada aqui provavelmente é associada a prostituição cultural nos cultos pagãos daquela época havia a prática da prostituição as sacerdotisas eram geralmente prostitutas eram chamadas de prostitutas culturais elas ensinavam o ciclo de fertilização da terra tendo relações sexuais com os adoradores E.
Especialmente a cidade de Corinto era famosa pelo tempo da Deusa Afrodite cujo culto era marcado pela prostituição cultural Então os juDeus aborreciam esse tipo de coisa de todos os pecados dos gentios eles não gostavam de gentios mas particularmente detestavam esse tipo de coisa então aqui a decisão é só pedia os gentios olha vocês têm o direito de comer carne do jeito que vocês quiserem vocês podem comer carne que foi sacrificada lá no templo Pagão.
Paulo diz isso em primeiro Coríntios de 8 a 10 Leia lá e você vai ver Paulo dizendo Olha se você quiser comprar carne no mercado não pergunta de onde vem se foi sacrificada lá no tem ou não se o amigo se eu quiser lhe convidar para comer um churrasquinho Não pergunte se ele sacrificou antes aquele aquele animal lá no templo Pagão então não pergunte como porque do senhor é a Terra e a sua Plenitude então não não pergunte o único pecado é quando você está comendo no ambiente de culto Pagão.
Porque aí é idolatria né da mesma forma que quando você vem para a igreja participa da ceia você tá aquele é um momento religioso que você tá comendo e bebendo os a carne e o sangue do Senhor se você for um templo Pagão e lá durante o culto você comer diante daquele Deus aquele animal que foi sacrificado Você tá participando você como se tivesse adorando aquele Deus é o que vejo que Paulo diz em primeiro o Corinthians Capítulo 10 ele fala Exatamente isso então o que se pede aqui é que os.
Gentios ele se abstivesse num ambiente onde tivesse judeu o Gentil não devia comer cabidela é buchada de bode sarapatel devia ser abster completamente se não tivesse quem se escandalizasse não tinha problema né a exceção da questão da imoralidade sexual porque aí é um princípio moral que vale em toda em.
Toda época não é eles não somente tinham que se abster da imoralidade sexual que era um pecado muito comum entre os gentios e Paulo teve que lutar muito Contra isso na igreja de Corinto por exemplo Capítulo 6 é sobre isso Capítulo 5 é sobre cinco seis é sobre moralidade sexual mas Eles teriam que renunciar ao direito deles de comer porco de comer sangue de comer animais do jeito que eles matavam num ambiente onde tivesse juDeus os gentios deveriam abrir mão da sua liberdade em termos de comida para poder sentar à mesa com os juDeus Esse É.
O encargo Essa é a decisão da igreja de Jerusalém aqui no verso 29 28 e 29 né pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não para vocês maior encargo além dessas coisas que vocês se abstenham das coisas sacrificadas a Ídolos ou seja dos animais que foram mortos em homenagem aos Ídolos e que depois eram oferecidos eram comidos consumidos eles não deveriam fazer isso especialmente diante.
De juDeus bem como do sangue o antigo testamento proibia o consumo e sangue então onde tivesse judeu eles não deveriam comer carne com sangue a carne de animais sufocados porque o animal quando morre por sufocação o sangue ele morre com sangue dentro dele os juDeus só comiam animais que eram degolados porque eles degolavam animal sangue corria todo depois que o sangue.
Todo havia corrido é que eles tratavam animal e comia um animal porque eles não queriam comer sangue de maneira nenhuma então os gentios também viviam evitar a carne sufocada e a imoralidade sexual particularmente aquela relacionada com o templo e a prostituição cultural eram estes os encargos que a igreja julgou necessário para que os gentios observassem primeiro notem aqui não são requerimentos para salvação ele não tá dizendo para os gentios se vocês para serem salvos vocês têm que se.
Abster dessas coisas é claro que quem é salvo ele vai seguir essas orientações aqui mas se isso aqui não é colocado como condição para salvação lá no Concílio de Jerusalém já tinha sido dito nós somos salvos pela graça mediante a fé em Cristo juDeus e gentios Nós não somos salvos por observar essas coisas Apesar de que até no dia de hoje em algumas igrejas evangélicas as pessoas colocam regras costumes e exigências.
Alimentares e etc como condição para salvação isso aqui já foi superado a salvação não é por uso de costumes a salvação é pela graça de Deus mediante a fé em Cristo Jesus primeiro não são requerimentos para salvação segundo não são requerimentos para que eles se tornassem membros das igrejas cristãs não são renúncias necessárias para que eles.
Tivessem comunhão a mesa com os irmãos juDeus convertidos lembra a estratégia de Paulo Paulo chegava numa cidade qual lugar primeiro que ele ia sinagoga correto e primeiro nós sinagoga tinha uma ponte ali Porque lá ele tinha oportunidade de pregar ele pregava quem se convertia judeu judeu judeu o tenente o proselito que era um Gentil que tinha virado judeu se circuncidado o temente a Deus que era.
Um Gentil que gostava do Judaísmo mas que não tinha feito a circuncisão e os pagãos então primeiro que eles convertia era os juDeus ou gente associado ao judaísmo geralmente acontecia que esse pessoal que não criam os juDeus que não criam expulsava Paulo da Sinagoga Paulo saía Ia para a praça ou para outro lugar pregava o evangelho quem é que se converte agora os gentios Que tipo de igreja nascia.
Naquela cidade uma igreja que era metade de judeu e metade de gentil felizes da vida Porque tantos juDeus Como gentios creram em Jesus Cristo Eles marcam o primeiro churrasco da igreja e no dia que chega lá Pera aí isso aí a Galinha cabidela né Sim eu sou o problema não eu sou judeu sou crente em Jesus Mas eu continuo guardando as coisas eu não eu não vou me sentar mesmo com você para.
Comer galinha ao molho pardo não mas não tem nada não é para mim o Gentil vai ser mas eu eu nunca mais eu nunca seguia a lei de Moisés a lei de Moisés não é para mim é para vocês aí não mas com vocês assim eu não sei tudo não aqui não vou comer não acabou a festa não é verdade então no primeiro século isso era um problema grande o conselho de Jerusalém ele resolveu o problema primeiro dizendo para os gentios Vocês não precisam dessas coisas para serem salvos e fazer parte da igreja mas segundo lugar nós pedimos que vocês se.
Abstenham dessas coisas no ambiente onde há irmãos juDeus para que possa manter a comunhão da igreja e a regra para nós hoje é a mesma eu me sinto livre para comer todo tipo de comida menos o pequi Goiano que é a pior coisa que eu já comi na minha vida então eu me sinto livre para comer qualquer coisa mas se eu souber por exemplo que você se ofende com uma comida que tem sangue eu não vou.
Comer na sua frente eu não vou deixar a minha liberdade não é perturbar os seus escrulos com relação a Que tipo de comida você deve comer ou não Tá certo então Essa é a lei que vale para nós e nós vamos eu quero ver isso daqui a pouco com vocês era isso então que se pedia era razoável com o objetivo de manter a unidade da igreja e a comunhão a mesa de todos aqueles que tinham crido bom a leitura da carta Nós.
Lemos aí no verso 32 foi recebida com muita perdão do verso 30 em diante a carta foi lida e foi recebida com alegria veja versos 30 se for enviados partir para Antioquia e tendo reunida comunidade entregaram a carta deve ter sido um culto né reuniu todo mundo e não somente os crentes de Antioquia mas da Síria e da silícia aquelas igrejas nas imediações quando a ler ou ficaram muito alegres pelo consolo recebido Olha que humildade.