A ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS - Hernandes Dias Lopes

A ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes abra a sua Bíblia comigo na primeira carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses primeira carta do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses no capítulo 4 versos 13 a 18 eu convido você para começarmos a leitura lendo inicialmente o verso 18.

A ESPERANÇA NA VOLTA DE JESUS - Hernandes Dias Lopes

Todos a uma só voz toda a igreja vamos juntos verso 18 consolai-vos pois uns aos outros com estas palavras que palavras atentem pra leitura do verso 13 em diante não queremos porém irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem para não vos entristecer como os demais que não t.

Esperança pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia Os que dormem ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem porquanto o senhor mesmo dada a sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo e ressoada a trombeta de Deus.

Descerá dos céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os vivos os que ficarmos seremos Arrebatados juntamente com eles entre nuvens para o encontro do Senhor nos ares e Assim estaremos para sempre com o senhor toda a igreja de novo verso 18 consolai-vos pois uns aos outros com esta pal.

Amé amados irmãos o apóstolo Paulo está escrevendo esta carta à igreja de tessalônica e Vocês bem sabem que tessalônica era a capital da província da Macedônia era um território grego e tessalônica era uma cidade muito importante da Grécia ainda hoje tessalônica é uma cidade muito conhecida na Grécia e vocês também sabem que desde.

Que Alexandre o Grande Alexandre Magno dominou o mundo é que a cultura helênica a cultura grega se espalhou e a cultura helênica a cultura grega ensinava em seus princípios e preceitos a questão do dualismo e eles entendiam que a matéria que era eterna era essencialmente Má e eles acreditavam que o espírito era essencialmente.

Bom desta maneira os gregos negavam as doutrinas essenciais do cristianismo negavam a criação negavam a Encarnação negavam a ressurreição eles até acreditavam na imortalidade da alma mas eles não aceitavam a ressurreição do corpo esta influência do pensamento grego entrou na igreja e se vocês lerem atentamente a carta aos Coríntios e Corinto também era.

Uma cidade grega a capital da província da caia E essas duas a a colônias eram eram essas duas regiões eram gregas tanto a a Macedônia quanto a caia eram região regiões gregas circulava na igreja a seguinte ideia Jesus ressuscitou mas os mortos não vão ressuscitar isso levava alguns crentes a ficarem muito tristes quando alguém da.

Família alguém da igreja morria porque não havia esperança para eles então para corrigir essa deficiência doutrinária porque nada traz mais tristeza e desesperança pro ser humano que a falta da boa doutrina que a falta do ensinamento bíblico correto Paulo escreve para corrigir esse problema e para injetar no coração daqueles irmãos.

O verdadeiro consolo que emana da Verdade que emana das escrituras e desta forma o apóstolo Paulo está nos ensinando Quais são as fontes desse consolo Divino pro nosso coração vejam vocês a desesperança daqueles que não conhecem a Deus verso 13 não queremos porém irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem com respeito aos que morrem para não vos entristecer como os demais que não tem.

Esperança este mundo está sem esperança irmãos sem esperança nós estamos sem esperança paraas coisas desta vida estamos sem esperança para as coisas do Futuro o mundo está sem esperança o mundo não tem nenhuma esperança as pessoas que morrem sem Cristo não t Esperança podem ter dinheiro podem ter fama podem ter sucesso mas sem Cristo.

Não há esperança pro amanhã um dos filósofos mais conhecidos do mundo ah da França chamava-se volta esse não era propriamente o nome dele mas ele era conhecido desta forma e esse homem era um Mateu e diz os seus biógrafos que o seu desespero na hora da morte foi tamanho que a enfermeira que dele cuidava nos últimos momentos da sua vida chegou a dizer ainda que me dessem toda a riqueza todo.

    O ouro da Europa para ficar com o paciente como este na hora da morte eu

    Recusaria quem não tem Cristo não tem esperança quem não tem garantia da vida eterna não tem esperança a morte para essas pessoas é um terror é um desespero porque não é apenas um salto no escuro é um salto certamente no nada ou na condenação eterna agora notem vocês que no verso 13 Paulo.

    Vai dizer que essas pessoas não só não tinha esperança como estavam carimbadas e tatuadas pela tristeza tristeza é a tristeza que você lê no semblante das pessoas é a tristeza que você vê transbordando em catadupas da alma é a tristeza que você nota atrás de um riso forçado é a tristeza que você nota atrás das das diversões e das músicas que tantas vezes inspiram.

    Desesperança e desespero nas pessoas e Paulo Então escreve esta mensagem para trazer para nós um consolo verdadeiro esse culto trata de consolo como é que nós podemos encontrar esse consolo então Paulo vai nos mostrar cinco Pilares da Consolação Cristã vejamos então primeiro consolo primeiro Pilar dessa Consolação está aí no Versículo 15.

    Confira comigo ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até a segunda vinda de Jesus ou a vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem eu chamo você atenção para esse ponto ora ainda vos declaramos por palavra do senhor ISO primeiro Pilar da Consolação é a revelação de Deus Acerca das coisas futuras Há muitas cogitações como é que vai ser que que é a morte que que vai.

    Ter depois da morte o que que tá do outro lado da Sepultura como é que vai ser eternidade será que vai ter eternidade será que não vai ter eternidade se vai ter como é que é vai ter luz vai ter treva vai ser sofrimento vai ser alegria como é que fica as pessoas que morrem como é que elas estão você começa a perceber que na época do apóstolo Paulo Existiam os quem eram os epicureus eram aqueles que acreditavam que a vida era apenas o percurso da Sepultura da do berço à.

    Sepultura não tem amanhã não tem eternidade não tem céu não tem esperança não tem bem-aventurança e as pessoas estavam reduzidas à sua vida no aqui no agora por isso eles reduziram a vida apenas ao prazer comamos e bebamos porque amanhã morreremos mas aí vem os espiritualistas diz não eh eu acho acho que tem outras vidas você morre desencarna reencarna morre desencarna reencarna morre desencarna reencarna e assim vai e assim vai sucessivas vidas Mas onde está a.

    Esperança onde está a segurança onde está a certeza outros diz não morre vai para um purgatório lá é um fogo igual o fogo do inferno e lá você vai ser depurado lá você vai ser purificado quando você já estiver depurado e purgado de todos os seus erros de Tod os seus pecados Então você estará habilitado para entrar na bem-aventurança eterna mas onde está o consolo disso onde está a Consolação onde está a segurança onde está a certeza o apóstolo Paulo começa a dizer o seguinte eu não vou tratar das.

    Questões futuras por uma cogitação humana por uma revelação de algum profeta heterodoxo que porventura aí meditando nas coisas começa a ensinar as coisas sem saber não é o que eu vou falar eu não vou falar de mim mesmo eu vou falar por revelação de de Deus essa verdade não é uma verdade que eu concebi no meu coração essa é uma verdade que eu recebi do próprio Deus eu estou falando aquilo que Deus revelou ele que está lá no céu ele que criou os céus e a terra ele que é o pai da eternidade ele que conhece todas as coisas foi ele quem.

    Trouxe para nós a revelação acerca do futuro eu estou falando de algo que é seguro e absolutamente certo Ô amados irmãos Esta é a coisa mais importante para nós Deus revelou para nós como vai ser você não precisa ter medo eu já Participei de alguns cultos fúnebres onde as pessoas não morreu a gente não sabe como é que vai ser Sabe sim sabe sim a eu não sei como é que vai ser Sabe sim porque tá revelado se Deus.

    Não tivesse revelado nós cogitar mas Deus revelou Deus nos fez saber está na

    Sua palavra é é por isso que nós temos consolo porque temos essa segurança da revelação do próprio Deus a segunda coisa o segundo Pilar dessa Consolação confiram comigo estão nos versos 14 e 15 Você pode ler comigo os versos 14 e 15 vamos juntos pois se.

    Cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia Os que dormem ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem então o segundo Pilar da Consolação irmãos é a verdade gloriosa da segunda vinda do Senhor Jesus Cristo Ele voltará é promessa.

    Dele de que maneira ele voltará primeiro ele voltará pessoalmente ele não mandará um emissário um representante ele pessoalmente voltará tá escrito em Atos 1 Versículo 11 varões Galileus Por que estais olhando para as alturas esse Jesus que viste subir deste mesmo modo descerá nas nuvens Ele voltará segundo ele voltará visivelmente Todo o Olho Verá até aqueles que o traz passaram não.

    Vai ser um evento secreto escondido não vai ser algo absolutamente Claro às vistas notório Todo o Olho Verá terceiro como é que ele voltará ele voltará audivelmente ao Ressoar da trombeta de Deus vai ser algo tão estrondoso que até mesmo surdos poderão ouvir certamente vai ser o fato mais estrondoso apoteótico da história da humanidade a gloriosa segunda vinda do.

    Senhor Jesus como ele voltará quarto lugar ele voltará repentinamente vai ser como um relâmpago que risca os céus do oriente ao ocidente vai ser desta maneira que ele voltará repentinamente o apóstolo Paulo disse que será assim num instante num abrir e fechar dohos ele voltará Ele voltará os mortos restarão e os que estiverem vivos serão transformados e Arrebatados para encontrar o Senhor Jesus nos ares como ele voltará quinto lugar ele voltará.

    Inesperadamente vai ser como ladrão não manda aviso chega de súbito chega de surpresa chega quando não se está esperando é por isso que a palavra de Deus diz vigiai porque não sabeis nem o dia nem a hora então é hora de você parar e se preparar para a gloriosa volta do Senhor Jesus como ele voltará sexto lugar ele voltará Ines capava mente será com a mulher com a mulher que está para dar a luz quando uma mulher está para dar a luz não dá para contornar a situação tem que dar a.

    Luz ela não tem como fugir assim também vai ser a gloriosa volta do senhor Jesus inescapavelmente e se você ler o relato de Apocalipse Capítulo 6 versos 12 a 17 aquele dia vai ser um dia de luz para uns e de trevas para outros de alegria para uns e de tormento para outros e os homens que não tiveram um encontro com Cristo eles vão tentar se esconder nas cavernas Eles vão pedir que os rochedos caiam sobre eles eles vão pedir para si a morte porque.

    Eles terão que enfrentar a ira do cordeiro de Deus porque aquele que virá vai se assentar no trono e vai julgar as nações como ele voltará finalmente ele voltar em sétimo lugar de forma Vitoriosa gloriosa e poderosa a sua vinda será Irresistível e ele matará o anticristo com o sopro da sua boca e ele colocará todos os seus inimigos debaixo dos seus pés e ele se assentará no trono da sua glória e ele vai julgar as nações.

    E ele será Portanto o rei dos reis o senhor dos Senhores e todos os reinos da terra serão sujeitos ao seu reino e só o seu reino é eterno para sempre eternamente Ele voltará mas notem vocês que quando ele voltar vai acontecer algo maravilhoso Versículo 14 somos informados assim preste atenção pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim Deus também mediante Jesus trará em sua companhia Os que dormem notem que o propósito de Paulo a.

    Escrever esse texto Era exatamente para corrigir o problema doutrinário de alguém morrer crente morrer e está sem esperança Então vamos entender isso vamos entender isso primeiro o que significa essa expressão Os que dormem Os que dormem porque essa é uma figura de linguagem e é claro que o apóstolo Paulo não está falando aqui que é a alma que dorme porque a alma não.

    Dorme a alma não morre absolutamente não ele está usando uma figura de linguagem pro corpo quando um crente morre e ele sepultado na linguagem bíblica ele está dormindo dormindo e essa ideia de dormir sugere noos três coisas primeiro quem dorme está descansando segundo quem dorme está renovando as suas forças terceiro quem.

    Dorme vai acordar então o sono não é permanente o sono é periódo se o corpo está dormindo significa que ele não vai ficar ali para sempre que a morte não é o fim que a morte não tem a última palavra que a morte já foi vencida quando um crente morre ele não morreu para você dizer a Deus quando um crente é sepultado você.

    Diz até logo porque esse mesmo corpo que foi semeado ele vai ressuscitar ele vai se levantar e por isso que a bíblia USA essa linguagem de dormir notem vocês comigo que tanto pra condenação eterna quanto paraa bem-aventurança eterna a morte não tem o último a última palavra vou dar dois exemplos primeiro Lucas 16 Jesus conta a história do rico e do Lázaro quando o rico morreu ele era um homem que só pensava nele nos seus banquetes nas suas.

    Festas e ele não se preocupava com as pessoas à sua volta diz a bíblia que ele morreu foi sepultado no Inferno no inferno Quem estava no inferno o que que tava no inferno a alma dele ou o corpo dele é claro que é a alma porque o corpo foi sepultado a Sepultura não é o inferno nenhum corpo é atormentado na Sepultura Veio do pó volta ao Pó não tem sofrimento na Sepultura mas a alma que sobrevive sem o corpo vai ou pro céu ou pro inferno no caso daquele homem foi.

    Pro inferno estando em tormentos Mas pense comigo agora a um outro exemplo que tá lá em Lucas 23 que é a história do ladrão da cruz que se arrepende na última hora e Jesus disse para ele em verdade em verdade te digo que hoje mesmo estarás comigo no paraíso Como assim hoje mesmo o corpo daquele moço nem diz AB que foi sepultado talvez ficou lá na cruz apodrecendo lá mas no momento em que ele fez fechou os olhos aqui já ele foi entrou no.

    Paraíso com Cristo por quê Porque Jesus Cristo disse pai nas tuas mãos eu entrego o meu espírito de tal forma queridos irmãos que quando um crente morre o corpo dele Desce a Sepultura mas imediatamente diz Hebreus 12 que o seu espírito é aperfeiçoado para entrar na glória é por isso que a a Bíblia diz que quando Estevão está sendo apedrejado Eu disz Senhor Jesus recebe o meu espírito agora notem outra coisa irmãos.

    Os mortos em Cristo estão na glória com Jesus olha o verso 14 de novo pois se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia Os que dormem Se Jesus está no céu I tá no céu e quando ele voltar ele vem trazendo consigo Os que dormem a pergunta é onde estavam aqueles que dormem lá no céu porque senão não faria sentido o verbo trazendo consigo se ele tá no céu e traz consigo significa aqueles que.

    Dormem estão com ele lá e vem com ele de lá olha que coisa maravilhosa desde Abel os nossos irmãos patriarcas os nossos irmãos profetas os nossos irmãos apóstolos os nossos irmãos pais da igreja os nossos irmãos Mártires do cristianismo os nossos irmãos reformadores os nossos irmãos avivalistas os nossos irmãos que nos cederam os nossos irmãos da nossa família de sangue que já partiram e nos precederam eles que já estão com Jesus lá no céu naquele glorioso dia eles.

    Virão com Cristo entre nuvens entre nuvens neste glorioso cortejo acompanhar de anjos ao suar da trombeta de Deus nesse glorioso cortejo irmãos eles descerão por quê Porque eles já estão lá porque a Bíblia diz que morrer é deixar o corpo e habitar com o senhor morrer é e estar com Cristo que é incomparavelmente melhor não há mensagem de desespero aqui.

    Há uma mensagem de Total Consolação mas vejam vocês que estes que estão lá no céu não estão lá dormindo se você ler Apocalipse eles estão lá clamando eles estão lá descansando eles estão lá vendo a face de Cristo eles estão lá servindo eles estão lá reinando mas vejam vocês em terceiro lugar que os mortos em Cristo virão com Cristo em Glória Nesse cortejo e os mortos em Cristo.

    Ressuscitarão primeiro é curioso que formularam uma doutrina em cima disso colocando primeiro aqui fora do lugar então diz o seguinte que quando Jesus voltar os mortos em Cristo restarão primeiro depois os ímpios que morreram vão ressuscitar 1000 anos depois não é isso que a o texto tá dizendo o texto não está dizendo que vai ter uma ressurreição de crentes e depois.

    Mais tarde uma uma ressurreição de não crentes na verdade vai ser uma única vinda não tem vinda secreta e vinda visível é uma única vinda não tem duas ou mais é uma única ressurreição tá escrito em João 528 29 que os mortos ouvirão a sua voz e sairão do túmulo uns pra ressurreição da vida outros pra ressurreição do juízo mas o que Paulo está nos ensinando aqui é que quando Jesus voltar haverá.

    Dois tipos de pessoas primeiro aquelas que já morreram cujo corpo está na Sepultura cuja alma o Espírito está no céu que vem com Jesus na sua segunda vinda Então o que ele está dizendo é o seguinte quando Jesus voltar a primeira coisa que vai acontecer é a ressurreição dos que estiverem mortos só depois em seguida virá a transformação dos que estiem vivos em outras palavras não há prejuízo para aquele que morre em Cristo Jesus.

    Por dois motivos primeiro porque se ele morre ele já começa a desfrutar o céu já começa a desfrutar das bem-aventuranças eternas E já começa a desfrutar daquilo que nemhum olho viu nenhum ouvido Ouviu Nem jamais subiu oo coração do homem daquilo que conforme o hno diz nem metade da Glória Celeste Jamais foi contada ao mortal daquilo que Paulo viu no terceiro céu diz não é lícito ao homem referir a grandeza dessa Revelação mas em segundo lugar não é.

    Prejuízo para quem morre em Cristo porque quando houver O Glorioso dia da segunda vinda de Cristo os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro e só depois os que estiverem vivos serão transformados para serem Arrebatados e encontrar o senhor Jesus nos ares Então meus amados irmãos nós choramos num funeral choramos claro que choramos mas não choramos de desespero não choramos de falta de consolo choramos de saudade mas temos a plena segurança de.

    Que aqueles que morr emo já estão na glória e nos preceder na glorificação isso é consolo isso é consolo agora notem vocês notem vocês por favor algo glorioso e o terceiro Pilar desse consolo Versículos 15 e 16 podemos ler juntos vamos lá ora ainda.

    Vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até a vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem porquanto o senhor mesmo dada a sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo e ressoada a trombeta de Deus descerá dos céus e os mortos em Cristo restarão primeiro então o terceiro Pilar da Consolação é a ressurreição dos Mortos ressurreição dos Mortos doutrina essa rejeitada pelos.

    Gregos da cidade de tessalônica doutrina essa que estava sendo questionada para alguns membros da igreja de tessalônica agora vejam vocês por favor o que é que texto tá querendo nos ensinar como é que vai ser esse corpo o que que a Bíblia diz sobre isso uma pessoa Pergunta assim nós vamos nos conhecer lá no.

    Céu e a resposta certa segura categórica é É claro é óbvio Você já pensou morar com alguém por toda a eternidade sem saber quem ela é faz sentido isso o hoje nós nos conhecemos em parte nós nem nos conhecemos você pode estar casado com uma pessoa 50 anos você ainda não conhece essa pessoa.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OCxk7uq77yU

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem