PERSEGUIÇÃO E ÓDIO AO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes

PERSEGUIÇÃO E ÓDIO AO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes Eu quero convidar você para abrir comigo a sua Bíblia no livro de Atos dos Apóstolos no capítulo 17 atos 17 a partir do verso 16 até o verso 34 atos 17 a partir do verso 16.

PERSEGUIÇÃO E ÓDIO AO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes

Eu peço que você não só abra sua Bíblia mas acompanhe comigo a exposição dessa passagem está escrito enquanto Paulo esperava Silas e Timóteo em Atenas o seu espírito se revoltava em Face da idolatria dominante na cidade por isso dissera na sinagoga entre os juDeus e os gentios piedosos também na praça todos os dias entre os que se encontravam ali e alguns.

Dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele havendo quem perguntasse que quer dizer esse tagarela e outros parece pregador de estranhos Deuses pois pregava Jesus e a ressurreição então tomando consigo levaram ao areópago dizendo poderemos saber que nova doutrina é essa que Poo que nos trazes aos ouvidos estranhas.

Queremos saber o vem a ser ISO pois todosos de Atenas eiros residentes de outra cuid sen di ouvir Tim novidades então Paulo lse meio do areópago disse senhores atenienses em tudo vos vejo acentuadamente religiosos porque passando e observando os objetos de vosso culto encontrei também Um Altar no qual está inscrito.

Deusci pois queis sem concis que eu Anunci o Deus que fez o mundo Eo que nele existe sendo Senor do céu e da terra não habita em santuários feitos por mãos humanasem é servido por mãos humanas como se de alguma cois precisasse pois ele mesmo é quem a todos da vida respiração e tudo mais de um só fez toda a raça humana Para habitar sobre toda a.

Face da terra havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação para buscarem a Deus se porventura tateando possam achar bem que não está longe de cada um de nós pois nele vivemos e nos movemos e existimos como alguns vossos poetas têm dito porque dele também somos geração Sendo pois geração de Deus não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro à prata ou à pedra trabalhados pela arte e.

Imaginação do homem ora não levou Deus em conta os tempos da ignorância agora porém notifica os homens que todos em toda parte se arrependam porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça por meio de um que destinou e acreditou diante de todos ressuscitando dentre os mortos quando ouviram falar de ressurreição de mortos Uns escarneceram e Outros disseram a.

Respeito disso Te ouviremos noutra ocasião a essa altura Paulo se retirou do meio deles houve porém alguns homens que se agregaram a ele e creram entre eles estava Dionísio o areopagita e uma mulher chamada Damaris e com eles outros mais eu gostaria de pensar um pouco com você hoje sobre Deus no banco dos réus o apóstolo Paulo o grande Bandeirante do.

Cristianismo estava na sua segunda viagem missionária depois de ter passado por filipos por tessalônica por Bereia agora ele chega em Atenas a capital intelectual do mundo a terra dos grandes corifeus da filosofia dos grandes luminares do Saber humano a terra de Sócrates de Platão de Aristóteles dos homens que encheram bibliotecas com a sua erudição e diz a bíblia que Paulo chega.

Ali não como um turista que fica olhando a beleza da arquitetura a magnificência dos seus templos dos seus Palácios mas quando Paulo chega naquela cidade diz o verso 16 que o seu espírito se revoltava em Face da idolatria dominante na cidade na cidade mais iluminada pelo saber humano naquela mesma cidade havia uma.

Cegueira espiritual profunda aquela cidade estava olhada num caudal de trevas da mais tosca idolatria plo dizia que na época que Paulo visitou Atenas havia nada menos do que 30.000 estátuas dedicadas aos Deuses suetônio disse que toda a cidade era um altar aos Deuses era mais fácil talvez encontrar um Deus em Atenas do que um.

Homem isso levou Diógenes a satirizar com a cidade saindo com a lanterna acesa s aino e quando alguém lhe perguntou que procuras Ele respondeu procura um homem porque só tem Deuses nessa cidade e a Bíblia diz que Paulo então fica revoltado com o seu espírito agitado em Face da grande idolatria da grande cegueira espiritual que dominava aquela cidade iluminada pelo saber.

    Humano mas o que fez Paulo diante dessa revolta do seu espírito Versículo 17 diz

    Que ele começou a agir e ele então dissera na sinagoga entre os juDeus e os gentios piedosos e isso acontecia aos sábados e ele ia para lá e ele ia para lá para expor a palavra de Deus para dissertar sobre a palavra de Deus para ensinar a palavra de Deus mas diz o verso 17 que também ele ia pra.

    Praça para Ágora onde as pessoas se reuniam para discutir suas ideias para expor sua cosmovisão para ouvir os oradores prediletos e para formarem então um raciocínio e Paulo vai para lá para exatamente para essa Praça onde as ideias Estão fervilhando onde as pessoas estão discutindo a sua cosmovisão para mostrar para aquela gente o verdadeiro evangelho o evangelho de Jesus Cristo diz o verso 18 que alguns dos filósofos epicure.

    Estóicos contendiam com ele quem er esses filósofos B os epicureus eram aqueles que entendiam que sentido da vida é o prazer eles entendi que não tem amanhã não tem futuro não tem eternidade moru Acabou então aproveite a vida comamos e bebamos porque amanhã morreremos era o grande lema de vida deles assim como hoje as pessoas vivem pro prazer Elas não querem pensar que elas têm uma alma elas não querem pensar que.

    Quando morrerem vão ter que prestar contas a Deus Elas não querem pensar assim são os epicureus contemporâneos mas havia também lá entre os filósofos os estóicos Quem eram eles eram os fatalistas eram aqueles que apostavam que a vida está debaixo de um Destino Implacável e pessal e Cego e você não pode mudar o curso da sua vida como a filosofia Gabriela crava e canela eu nasci assim eu cresci assim eu vou morrer assim.

    Pessoas que tinham a esperança morta e Paulo está exatamente no meio dessa gente discutindo com eles eles provocam a discussão e diz o texto que então havia quem perguntasse mas que quer dizer esse tagarela a palavra tagarela traz a ideia de Tico Tico no Fubá é um passarinho que fica às vezes comendo sementes no meio dos esgotos é a ideia aqui é de que é alguém que não tem ideia própria alguém que fala aquilo que não procede dele do.

    Seu raciocínio do seu entendimento da sua lógica Que expõe coisas que ele nem mesmo entende direito porque na opinião deles diz o texto aqui e outros parece pregador de estranhos Deuses pois pregava Jesus e a ressurreição na concepção dos atenienses com tantos Deuses eles não tinham escutado ainda dentro do Panteão de divindade deles sobre essas duas divindades que achava que Paulo estava pregando Jesus e a ressurreição pensando que Paulo estivesse falando de uma divindade masculina de uma divinidade.

    Feminina Paulo pregava Jesus Paulo falava da esperança e aquele povo tão culto mas tão cego espiritualmente não compreendem nada acerca da pessoa de Jesus nem acerca da Ressurreição dos Mortos então diz o verso 19 que tomaram Paulo consigo e o levaram ao areópago o areópago era uma espécie de tribunal onde as pessoas tinham suas.

    Causas eh tratadas enfrentadas resolvidas era ali o local onde os grandes responsáveis pela cidade definiam os rumos que a cidade deveria tomar e É nesse sentido que entendo que se Paulo estava pregando sobre Deus se Paulo estava pregando sobre Jesus se Paulo estava pregando sobre as verdades principais do cristianismo é o próprio Deus que estava lá na cidade intelectual.

    Do mundo a cidade Atenas no banco dos réus o que estava se questionando não era a pessoa de Paulo Era exatamente o que Paulo estava pregando é o cristianismo no banco dos réus é são as doutrinas cristãs que estavam ali sendo colocadas em cheques no Supremo Tribunal dos atenienses Chama sua atenção por gentileza para o que eles vão dizer no verso 19 poderemos saber que nova doutrina é essa que.

    Ensinas parece-nos que quando você prega sobre Jesus sobre a ressurreição sobre o

    Cristianismo sobre a pessoa de Deus sobre os atributos de Deus o os grandes intelectuais do nosso tempo ainda não entendem isso e para os ouvidos deles isso soa como estranhas doutrinas ou novas doutrinas e o que eu acho interessante que o verso 20 diz pois que nos traz aos ouvidos coisas estranhas o.

    Evangelho é uma coisa estranha mesmo para este mundo completamente estranha eles não podem discernir porque as coisas de Deus se disser espiritualmente eles querem saber o que vem a ser isso e para mim é magnífico olhar o Versículo 21 porque notem comigo que Atenas era uma grande cidade era uma cidade famosa.

    Culta onde os grandes intelectuais da época os grandes enciclopedistas da época os grandes luminares do Saber humano da época estav naquela cidade ou tinham passado por aquela cidade e o Versículo 21 diz Pois todos os de Atenas Talvez uma linguagem hiperbólica todos os de Atenas e os estrangeiros residentes portanto era uma cidade de fluxo de pessoas que iam e voltavam chegavam e.

    Saíam de outra coisa não cuidavam senão dizer ouvir as últimas novidades Paulo não tinha tinha televisão Paulo não tinha rádio Paulo não tinha Bíblia impressa Paulo não tinha jornal Paulo não tinha meio de comunicação que nós temos hoje e Paulo passa alguns dias naquela cidade com o seu coração apertado porque timóte e Silas tinham ficado para trás ele estava ali no meio de uma cidade completamente cega espiritualmente mas ele vai pra sinagoga ele vai pra praça e de repente Paulo e o que ele prega se torna o grande assunto.

    Do dia de toda aquela cidade inclusive dos estrangeiros residentes na cidade isso nos choca e talvez até nos envergonha porque nós às vezes tendo tantos recursos das mãos não conseguimos impactar uma cidade como Paulo impactou no pouco tempo que ali passou mas notem comigo Versículo 22 então Paulo levantando-se no meio do Areiópolis.

    Já que o que ele está pregando está no banco dos réus agora Paulo se levanta como o defensor da Verdade e Paulo embora Seja firme ele é sensível e sábio você pode ganhar um auditório ou perder um auditório nas suas primeiras palavras Imagine você se Paulo tivesse começado o seu discurso pela sua conclusão talvez.

    A porta da comunicação seria fechada o fato de você ter a verdade não significa que você não deva ter estratégias sábias para levar esta verdade na hora certa da forma certa na dosagem certa notem comigo como Paulo começa o seu discurso verso 22 então Paulo levantando-se no meio da areópago disse senhores atenienses em tudo vos vejo acentuadamente religiosos.

    Paulo como um grande orador e como um Fiel expositor das escrituras abre o seu discurso para um grupo de gente que tinha muito saber mas completamente analfabeto das verdades espirituais enaltecendo elogiando destacando pontuando a acentuada a acentuado Espírito religioso deles em.

    Tudo vos vejo acentuadamente religiosos muitas pessoas que ainda hoje Estão mergulhadas na idolatria na feitiçaria no humanismo idolátrico às vezes estão sendo até sinceros na em seguir essas coisas elas estão cegas o diabo cegou o entendimento delas Paulo admite isso Paulo reconhece que aquele povo mergulhado na idolatria é é um grupo de gente que é Religiosa e acentuadamente Religiosa e em tudo.

    Acentuada mente religiosa tudo aquilo era vazado pelo sagrado na opinião deles na Perspectiva deles na visão deles então confira comigo o verso 23 porque passando e observando os objetos do vosso culto aqui me impressiona porque Paulo não é um turista que passa olha admira tira fotografia embora não tivesse na época.

    Máquina fotográfica nem telefone com câmera fotográfica mas ele olha aqueles monumentos e ele observa às vezes nós passamos olhamos até tiramos foto mas não observamos somos desatentos não fazemos conexões não entendemos o que tá por trás da cultura da religiosidade do.

    Povo Paulo não era daquele tipo de pregador inclusivista que achava que tá todo mundo certo que não importa a religião que você tem que não importa a crença que você abraça que não importa as doutrinas que você defende tá tudo bem não Paulo não pensava assim a Bíblia não pensa assim O cristianismo não pleiteia isso então ele diz passando e observando.

    Dos objetos do vosso culto encontrei também Um Altar no qual está inscrito ao Deus desconhecido os atenienses tinham muitos Deuses para cada Pórtico havia um Deus para cada casa havia um Deus e na visão deles os Deuses que eles adoravam eram Deuses vingativos iracundos na visão dele se algum Deus fosse esquecido e não tivesse na terra ali um altar esse Deus poria poderia puni-los.

    Então com medo de que algum Deus tivesse sido esquecido construíram em Atenas um altar ao Deus desconhecido e Paulo então pega esse gancho observador que era antenado que era para partir desse Altar ao Deus desconhecido proclamar a eles o verdadeiro Deus que eles não conheciam embora tivessem infestados de Deuses a grande pergunta é quem é este.

    Deus que é levado pro banco dos réus na capital intelectual do mundo e que os atenienses Não conheciam primeiro lugar veja comigo por gentileza Versículo 24 que este Deus é o Deus Criador o Deus que fez o mundo e tudo que nele existe Paulo não tem nenhum problema intelectual de.

    Afirmar esta doutrina Fundamental e primeira do cristianismo a doutrina da criação com isso Paulo está dizendo que a matéria não é eterna como pensavam esses gregos com isso Paulo jogando por terra a ideia da chamada teoria da geração espontânea que este mundo pariu a si mesmo com isso Paulo está também derrubando a tese ou a ideia ou o pensamento de que este mundo é fruto de.

    Uma mega explosão cósmica com isso Paulo está reconhecendo e defendendo que este mundo não é fruto de uma evolução de de milhões e milhões de anos este mundo foi criado e criado por Deus o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe se você perceber no Versículo 26 ele diz de um.

    Só fez toda a raça humana o que Paulo está entendendo Aqui é que Adão e Eva não são um mito mas personages históricos aqueles que tentam desconstruir a mensagem de Gênesis 1 e 2 da criação de todas as coisas culminando na coroa da criação com o homem e a mulher criados a imagem e semelhança de Deus não tem o Amparo das.

    Escrituras aqueles que hoje tentam eh fazer um concubinato espúrio entre Cristo e Darwin na chamar no chamado evolucionismo teísta estão em desacordo com as escrituras se Adão e Eva não existiram então não houve queda Se não houve queda então não tem necessidade de Redenção nós não podemos e rejeitar parte da Verdade e abraçar outra parte porque meha verdade é uma mentira.

    Inteira então Paulo defende que este Deus que os atenienses não conheciam é o Deus criador do universo e é o Deus criador do homem e da mulher a sua imagem e a sua semelhança segundo lugar note comigo que o Deus que os atenienses não conhecia é o Deus não só o Deus Criador mas o Deus preservador da vida Olha o verso de número 25 na parte.

    B pois ele mesmo é quem a todos da vida respiração e tudo mais se você está vivo é porque Deus existe se ele fechar a mangueira do oxigênio você cai e vira pó você depende dele você vive nele ele é o Deus da Providência olha comigo o Versículo 28 pois nele vivemos e nos movemos E.

    Existimos então Paulo está dizendo que este Deus não apenas é o criador mas ele é o ador da vida ele é o Deus da Providência ele é quem dá vida para você ele quem dá saúde para você ele quem dá inteligência para você ele quem dá família para você ele quem dá trabalho para você ele quem dá o pão de cada dia sua mesa é ele quem cuida de você do começo ao fim quem é o Deus que os atenienses não conheciam o Deus verdadeiro olha comigo por gentileza.

    Versículo 24 este Deus é o senhor absoluto de todas as coisas Paulo diz assim sendo ele Senhor do céu e da terra Quem governa o mundo não são os homens embora os mais poderosos das Nações mais ricas não é China Não é Estados Unidos não é Itália não é Inglaterra não é Espanha não é Brasil não é Japão não é qualquer outra nação poderosa do mundo.

    Quem governa o mundo é o Deus Todo Poderoso Ele É O Senhor dos céus e da terra a nossa vida está nas mãos dele a nossa vida depende dele é ele quem é o senhor dos céus e da terra quem é o Deus que os atenienses não conheciam o Deus que estava no banco dos réus Este é o Deus que não pode eh depender de ninguém ele é.

    Autossuficiente autossuficiente diz Versículo 24 ele não habita em Santuário feitos por mãos humanas Versículo 25 nem é servido por mãos humanas como se de alguma coisa precisasse todos os seres que foram criados são dependentes de Deus mas este Deus é autossuficiente ele não deriva Glória nem mesmo do universo que ele criou Porque como se precisasse disso para ser Deus ele já era Deus.

    Perfeitamente Deus completamente Deus a plenamente Deus antes que o universo fosse criado antes que os anjos fossem criados antes que o homem fosse criado ele não depende se ele não depende ele não precisa de um templo para ser Deus como pensava os atenienses é por isso que Paulo vai dizer preste bem atenção comigo no Versículo 29 Sendo pois geração de Deus não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro à prata ou a pedra.

    Trabalhados pela arte imaginação do homem é por isso que idolatria é uma coisa tão e é tão eh complicada para a vida do ser humano porque o homem é embotado no seu raciocínio o homem fica cego no seu entendimento espiritual quando ele forja uma imagem e cobre esta imagem de ouro ou de prata e se prostra diante desta imagem como se ela tivesse vida como se ela tivesse poder como se ela tivesse possibilidade nos socorrer e nos ajudar a idolatria é uma cegueira e.

    É uma abominação para Deus porque um aviltamento do culto espiritual a Deus é curioso que Paulo na terra do pai da história Heródoto vai desbancar esta ideia de que o homem que está no controle quando ele diz no verso 26 que Deus não só fez de toda a raça humana de um só toda a raça humana Para habitar sobre a face da terra havendo fixado os tempos previamente.

    Estabelecidos e os limites da sua habitação na verdade Deus é aquele que está no controle não só do universo não só da vida mas também da história pois bem quem é o Deus que os atenienses não conheciam é o Deus de toda a graça porque Versículo 18 diz que ele pregava a Jesus e a ressurreição e Jesus veio ao mundo por.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=oxU62KkaidQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem