38. Para o que fomos predestinados (Rm 8.28-30)

38. Para o que fomos predestinados (Rm 8.28-30) Romanos Capítulo 8 do verso 28 até o verso 30 dando sequência a nossa série de mensagens essa carta do apóstolo Paulo Romanos Capítulo 8 de 28 a 30 diz a palavra de Deus sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus daqueles que são chamados segundo o seu propósito porquanto aos que de antemão conheceu.

38. Para o que fomos predestinados (Rm 8.28-30)

Também os predestinou para serem conformes a imagem de seu filho a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e aos que predestinou a esses também chamou e aos que chamou a esses também justificou e aos que justificou a esses também glorificou Oremos pedimos ao pai que tu nos diz entendimento na tua palavra que ela falha ao nosso coração estamos diante de verdades Profundas que tratam.

Da realidade última da nossa existência e do nosso futuro eterno pedimos pois que essa compreensão seja usada por ti no cumprimento do teu propósito para abençoar o teu povo consolar os aflitos animar os desesperançados fortalecer os fracos despertar Os que dormem e salvar pecadores pedimos ó Deus que tu apliques a palavra conforme teu querer em nome de Jesus amém.

Queridos a mensagem anterior que focou nos versos 26 e 27 nós vimos como apóstolo Paulo ensinou que o espírito santo de Deus intercede por nós Com Gemidos inexprimíveis por causa da nossa fraqueza da nossa limitação tanto porque nós somos criaturas como também pelo fato de que nós somos pecadores e como parte da nossa fraqueza Paulo diz que nós não sabemos orar como convém Nós não sabemos o que pedir a Deus e Nós não.

Sabemos como pedir a Deus por isso Deus enviou espírito santo que habita em nós e que intercede por nós diante de Deus e ele faz isso tão intensamente que Paulo descreve como sendo Com Gemidos e inexprimíveis com gemidos que não encontram expressão em palavras humanas tal é o amor de Deus por nós e tal a nossa necessidade de ajuda e essa intercessão do Espírito Santo por nós ela na verdade faz parte do projeto.

Ou do plano maior de Deus de fazer com que não somente a intercessão do Espírito mas todas as coisas cooperem para o nosso bem É o que ele diz no verso 28 no verso 26 e 27 o espírito santo intercede por nós do 28 em diante Paulo diz que isso essa interseção faz parte do plano de Deus que é nos fazer o bem fazer com que tudo Trabalhe em conjunto promovendo bem daqueles que amam a Deus.

E que isso é alguma coisa que Deus traçou desde a eternidade e que haverá de consumar no final dos tempos no final da história desse mundo como nós a compreendemos hoje à noite então eu queria focar em Três Pontos que estão aqui no verso 28 e que são explicados em 29 e 30 primeiro o que é esse bem que o apóstolo Paulo menciona que todas as coisas cooperam para o bem segundo de que maneira estas coisas cooperam para o bem de que forma Deus faz com que tudo coopere para o bem e terceiro quem são.

Estas pessoas que Paulo se refere dizendo que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ou seja isso só acontece para aqueles que amam a Deus então quem são estes que amam a Deus como nós podemos identificar luz e na verdade posso eu me identificar como sendo um desses e quais são os critérios para isso Qual é a descrição que Paulo daqui dessas pessoas que são alvo dessa ação maravilhosa de Deus e no final a.

Nós eh farei uma aplicação com o objetivo de encorajar os irmãos e que nós tenhamos graça e misericórdia para enfrentar a semana que começa hoje muito bem em primeiro lugar o que é esse bem aqui Paulo se refere aqui no verso 28 quando ele diz que todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus que bem a esse bem começando vou começar dizendo que não é Paulo aqui não tá falando de um final feliz Às vezes as pessoas leem essa passagem e.

Vem imediatamente na cabeça aquela ideia de que todas as coisas As certas e as erradas as boas e as ruins vão cooperar para o meu bem bem aqui entendido como um final feliz e todos foram felizes para sempre mas não é disso que Paulo tá falando aqui porque nós sabemos que muitos servos de Deus eles não tiveram final feliz pergunta João Batista Pergunte ao Apóstolo Paulo como é que a história deles terminou não foi um final feliz então nem sempre os que amam a Deus aqui nesse mundo eles.

Tem o privilégio de experimentar os confortos que essa vida oferece coisas boas coisas gostosas e um final maravilhoso o bem aqui é outra coisa o bem aqui deve ser entendido a luz do contexto como sendo a conformidade nossa com Jesus Cristo veja que no verso 28 Depois de dizer que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus ele diz porque Deus na eternidade nos conheceu e nos.

Predestinou para sermos conformes a imagem do seu filho Jesus ou seja o bem a que Paulo se refere no verso 28 é sermos conformes Jesus Cristo é é sermos Como Jesus Cristo é é isso que Paulo coloca como sendo o bem Supremo dessa vida superior a todos os tesouros superior a todas as Posses a todos os prazeres que porventura nós possamos ter aqui nessa vida é isso ou é com esse alvo que Deus.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Trabalha fazendo com que tudo coopere para que ele seja alcançado o bem aqui é

    Ser parecido é ser semelhante a Jesus Cristo o Senhor Jesus ressuscitou dos Mortos com o corpo com um corpo Imortal um corpo glorificado um corpo perfeito ele subiu aos céus está na presença do pai cheio de alegria na plenitude da felicidade na glória eterna aguardando por nós o maior bem que Deus pode dar a.

    Uma pessoa é fazer com que essa pessoa seja como Cristo é é esse o bem aqui Note que no verso 29 quando Paulo diz que Deus nos predestinou para sermos conforme a imagem do seu filho Jesus Cristo ele logo acrescenta para que ele seja o primogênito entre muitos irmãos ou seja para que eles sejam irmão mais velho de uma família essa família essa irmandade que é mencionada no verso 29 é a nova humanidade que Deus está criando de.

    Dentro dessa humanidade caída que caiu em Adão assim como a humanidade toda caiu em Adão que era o cabeça da raça quando Adão caiu todos nós caímos vimos isso no capítulo 5 na sequência de Exposições assim também Deus mandou um outro Adão que é Jesus Cristo e unido a ele Deus está trazendo uma nova raça uma nova humanidade então ser igual a Cristo ser como Cristo é é o bem maior é o Destino último e final que Deus tem para.

    Aqueles que o amam Esse é o bem que é referido aqui E esse processo de fazer com que nós chegámos que cheguemos a conformidade plena com o Senhor Jesus ele começou na eternidade e veja que Paulo diz aqui é no verso 29 Ele disse que Deus de antemão conheceu e predestinou continuou no tempo aqui desse mundo porque esses que Deus conheceu e predestinou Paulo diz aqui no verso 30 é que ele chamou e justificou e vai.

    Terminar no final dos tempos quando Paulo se refere aqui a glória a esses também Deus glorificou então Deus faz com que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que o amam o bem é que eles sejam iguais ao seu filho Jesus Cristo e Deus começou a fazer isso planejar e executar isso lá na eternidade quando ele conheceu Estas pessoas quando ele predestinou essas pessoas quando ele no tempo no espaço chamou essas pessoas justificou essas pessoas e finalmente.

    Haverá de glorificá-las que é esse objetivo maior se vocês querem entender se nós queremos entender o que é que esse bem representa talvez que é melhor possa explicar é o apóstolo Paulo mesmo não é porque no Capítulo 8 de 18 a 25 pelo menos três vezes ele menciona o que é esse bem no verso 18 ele diz assim eu tenho por certo que os Sofrimentos desse tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

    Então essa glória que vai ser revelada em nós nós aqui sendo aqueles que amam a Deus ela é superior aos Sofrimentos desse mundo é esse o bem que Deus tem para nós no verso 21 Paulo diz aqui que a criação está gemendo na esperança de que ela sairá redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus então essa liberdade do pecado e da corrupção que constitui a.

    Glória dos filhos de Deus é o bem que Deus planejou para nós ou ainda nas palavras de Paulo no verso 23 quando ele diz que nós que temos as Primícias do Espírito Santo nós também gememos em nosso íntimo aguardando adoção de filhos aí ele explica o que é a redenção do nosso corpo quando esse nosso corpo será redimido ele será transformado será glorificado E será um corpo igual ao corpo de Jesus Cristo então é esse o bem de que Paulo fala no verso 28 quando ele.

    Diz que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus é esse bem aqui e ele é superior a qualquer bem terreno é superior a qualquer coisa aqui nesse mundo eu não tô negando que Deus aqui nesse mundo ele ele dá coisas boas para nós ele dá coisas boas para nós e às vezes a gente nem compreende que aquilo que ele tá nos dando é uma coisa boa a não ser depois de algum tempo né quando acontece a gente pensa que é uma coisa ruim mas depois a gente percebe.

    Que é uma coisa boa como aquele jovem que queria ser missionário na África e porrou muito pedindo a Deus para ser

    Missionário na África e havia Muitas dificuldades finalmente teve uma agência lá missionária que resolveu dar uma oportunidade para o rapaz e mandaram ele lá para o interior da África para pregar o Evangelho numa tribo é nova que ninguém sabia direito o que era aí o rapaz atravessou várias montanhas florestas e rios a dificuldade não tinha caminho acampando no meio do mato Finalmente um dia ele abre os olhos ele.

    Tá lá na clareira onde está a tribo e ele olha é uma só vê as caveira era uma tribo de Canibal antropófago comedor de carne humana Ele virou para correr os caras pegaram próxima cena o nosso jovem missionário amarrado no poste no meio da Aldeia na frente dele aquele aquele caldeirão assim né fervendo de água e o cozinheiro da tribo com a faca uma peixeira de 14 polegadas descascando legumes e olhando para ele né.

    Então ninguém precisa perguntar qual vai ser o cardápio né do jantar né Todo mundo já sabe quem vai ser o jantar e o moço desesperado orando senhor quando eu pedi para ser missionário não era bem isso que eu tinha em mente e tal e de repente o chefe da Aldeia ele tem uma inspiração ele chama o cozinheiro e diz oh cozinheiro traz uma amostra aí da Carne desse cidadão para ver se é boa o cozinheiro vai lá pega peixe olha para o rapaz e vou tirar aqui da panturrilha da.

    Batata da perna aí pega aí Tira o filé aí traz para o chefe aí o chefe que carne horrível nunca comi uma carne tão ruim na minha vida Solta esse homem a carne dele não presta próxima cena é o missionário correndo no mato voltando para casa dizendo Oh Deus agora eu sei porque é que o senhor me deu essa perna de borracha graças a Deus né vocês estão devagar hoje à noite né processador tá.

    A mocidade do Rio porque eles Ouviram isso das 5 horas Todas as coisas cooperam para o bem mesmo que quando elas acontecem no momento não parece o bem mas aí lá na frente a gente sabe que Deus na verdade estava fazendo bem para nós então eu não estou negando que Deus faça isso que ele usa as circunstâncias que no momento não parecem boas para promover o nosso bem aqui nesse mundo mas o que eu estou dizendo é que Paulo aqui está fazendo falando de um bem superior ele está.

    Falando de sermos conformes a imagem do seu filho Jesus Cristo que é o bem Supremo mais do que a preservação da própria da própria vida então esse é meu primeiro ponto o bem a que Paulo se refere aqui é a conformidade com Cristo Jesus na glória eterna processo que começa aqui nesse mundo segundo ponto é a maneira pela qual Deus age para que esse bem seja alcançado Paulo diz que Deus faz poderia ser traduzido assim que todas as coisas.

    Cooperem o trabalho em conjunto para esse bem Deus age através de todas as coisas para promover esse alvo que ele tem na vida dos seus filhos e que coisas são essas que Deus usa aqui no contexto da carta aos romanos há pelo menos três indicações a primeira delas sem dúvida é a obra de Jesus Cristo sobre a qual Paulo vem falando desde o capítulo primeiro que mediante a morte de Cristo na cruz mediante o seu sangue derramado Deus propiciou pagou o pecado.

    Do seu povo e justificou mediante a fé aqueles que creem E essas pessoas são perdoadas por Deus e recebidas por Deus contra elas Deus não tem mais qualquer condenação é a afirmação inclusive que abre o Capítulo 8 agora já não há nenhuma condenação para aqueles que estão em Cristo Jesus Todas as coisas cooperam para o bem a começar da obra Redentora de Cristo Jesus sobre a qual Paulo vem falando desde o capítulo 1 dessa carta segundo.

    Aqui no contexto de Romanos Nós lemos que também as provações dessa vida contribuem para formarem nós a imagem de Jesus Capítulo 5 a partir do verso 3 Paulo diz que nós nos gloriamos nas próprias tribulações sabendo que a tribulação produz perseverança a perseverança experiência a experiência produz esperança e a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração ou seja as tribulações dessa vida elas são usadas por Deus para forjar em nós a.

    Imagem do seu filho porque o sofrimento expurga muita coisa ruim em nós e cria em nós virtudes o sofrimento nos ensina a ser pacientes e expurga em Paciência rebelião o sofrimento nos ajuda a crescer na fé o sofrimento Desapega das coisas desse mundo e nos faz anseiar pelo mundo vindouro então todas as coisas são usadas por Deus aqui nesse mundo as circunstâncias as providências são usadas para forjar o nosso caráter.

    Para que nós sejamos mais e mais parecido com aquele que era o homem de dores e que sabia sofrer que era o senhor Jesus Cristo e que passou pelo sofrimento máximo por causa de nós e em terceiro lugar no contexto uma das coisas que Coopera para o nosso bem é aquilo que Paulo mencionou nos versos 26 27 o próprio Espírito Santo intercede por nós diante de Deus que a gente não sabe pedir mas não sabemos orar como convém às vezes nós estamos pedindo que Deus tira o espinho na carne Quando Na.

    Verdade o que nós precisamos é de graça para suportar aquele espinho na carne como apóstolo Paulo aprendeu de acordo com o segundo Coríntios Capítulo 12 então não sabemos orar como convém mas o espírito intercede por nós pedindo aquelas coisas a Deus e nosso favor que contribuam para o nosso bem enquanto você tá orando de repente não é você tá no meio de uma tribulação E você tá pedindo a Deus que Deus lhe livre daquela tribulação o espírito santo está intercedendo não para que você seja livre da tribulação Mas para que Deus Pai conceda a você graça suficiente para.

    Você suportar Então tudo colabora para o nosso bem Deus faz com que todas as coisas a intercessão do Espírito a obra de Cristo as circunstâncias e a providência dele aqui nesse mundo tudo isso Coopera para que nós sejamos semelhantes a Cristo Começando aqui nesse mundo e terminando na glória com a ressurreição Esse é o grande plano de Deus esse é o propósito dele para sua vida e para mim e em nome desse propósito Deus pode tirar coisas de você Deus pode permitir que você sofra Deus pode permitir que você passe.

    Por durezas e aflições aqui nesse mundo porque ele tem como objetivo fazer esse alcançar em nós esse bem agora o nosso terceiro ponto primeiro o que é o bem já vimos segundo como Deus age para que esse bem seja obtido nós já vimos é usando todas as coisas a sua Providência o sofrimento a obra de Cristo intercessão do espírito e terceiro ponto aqui é que Deus faz isso somente em favor.

    Daqueles que o amam que é a palavra de Paulo no verso 28 sabemos que todas as coisas cooperam para o bem não da humanidade toda mas somente daqueles que o amam Deus faz com que todas as coisas cooperem para o bem daqueles que o amam Não Para humanidade toda a um sentido em que Deus abençoa toda a humanidade Deus faz com que o seu sol quando sai brilhe na casa.

    De justos injustos a chuva quando cai ela irriga a fazenda do ímpio e do justo as bençãos de Deus estão em todo lugar e não é mas não é disso que Paulo tá falando Paulo está falando desse bem aqui dessa graça aqui desse favor aqui que é sermos iguais a Jesus Cristo isso Deus faz somente para aqueles que o amam é a distinção que a gente faz entre graça comum que é o favor de Deus que é.

    Dada toda a humanidade indistintamente e a Graça Salvadora de Deus que é Estendida somente aos que são seus veja quem são esses então como como Paulo os descreve aqui Paulo se escreve Depois de dizer no verso 28 se referir a eles como sendo aqueles que amam a Deus a partir do verso 29 ele se refere essas pessoas como aqueles que são amados por Deus elas amam a Deus verso 28 porque foram primeiro amadas por Deus versus 29.

    E 30 veja são cinco coisas que Paulo diz aqui cinco pontos que ele diz aqui de como Deus amou essas pessoas e como resultado essas pessoas passaram a amar a Deus Paulo se refere a elas primeiro como sendo aquelas que Deus de antemão conheceu verso 29 por quanto aos que de antemão conheceu aí ele vai dizer a esses Deus predestinou a esses Deus.

    Chamou a esses Deus justificou e a esses Deuses glorificou que é o bem maior o bem final Então tá aqui toda uma sequência de cinco atitudes de Deus que identificam aqueles que ele ama e que como resultado o amam também então vamos ver cada uma dessas atitudes de Deus que Paulo descreve aqui a primeira é que Paulo diz que Deus de antemão conheceu Estas pessoas a interpretação mais popular dessa passagem é que Deus lá na eternidade ele.

    Anteviu Deus previu na sua onisciência quais seriam aquelas pessoas de entre a humanidade que tomaria uma decisão voluntária de aceitar o evangelho e aceitar a Jesus e ser salvos Então Deus previu na presciência dele Deus viu antes e Deus disse bom aqueles que vão aceitar Jesus de livre e espontânea vontade esses então eu vou predestinar para serem o meu povo e eu vou fazer com que tudo e colabore pro bem deles mas essa interpretação ela não se sustenta.

    Porque conhecer tanto no antigo testamento como no novo é mais do que simplesmente tomar conhecimento dos atos ou das escolhas de pessoas ah esse verbo conhecer o conceito de conhecer tanto no antigo como no Novo Testamento envolve um relacionamento íntimo é um conhecimento pessoal de pessoas e não da decisão delas Deixe me dar para vocês alguns exemplos no antigo testamento por exemplo Abra aí em Gênesis Capítulo 18.

    No verso 19 Quando Deus está falando Abraão naquela ocasião em que ele desceu para destruir Sodoma e Gomorra e Deus então disse as seguintes palavras Abraão Vamos ler a partir do verso 17 Gênesis 18:17 é importante que você acompanhe porque essa é uma dúvida que muitas pessoas têm quando elas ou vem falar da presciência de Deus Elas pensam que é Deus anteviu ou Deus viu quem.

    Haveria de acreditar ou de se converter não é então eu estou tentando mostrar aqui a ideia de conhecer na Bíblia é mais do que ter um conhecimento intelectual antecipado das atitudes de alguém Começando aqui em Gênesis 18 a partir do verso 17 disse o senhor ocultarei Abraão que estou para fazer visto que Abraão certamente virá ser uma grande poderosa nação e nele serão benditas todas as nações da terra porque eu o conheci.

    A nossa Bíblia traduziu como escolhi não é mas não hebraico é conheci porque eu conheci para que ordene a seus filhos e sua casa depois dele a fim de que guardem o caminho do Senhor etc o tradutores da nossa Bíblia eles entenderam que o sentido do verbo conhecer aqui que está no hebraico É no sentido de conhecer pessoalmente de chamar de destacar para si daí o.

    Conceito de escolher tanto é que eles traduziram escolher mas não é Hebraica está o verbo ia dar que significa literalmente conhecer traduzido como escolher ou você pode ver a mesma coisa em Amós Capítulo 3 verso 2 a morte é um dos profetas menores a vantagem de você decorar os livros da Bíblia exatamente essa né Daniel Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós obadia Joana Miqueias Então quando você tem de cabeça fica mais fácil mas já me perdi aqui a voz não Habacuque sofonias Ageu já passou a.

    Voz antes Obadias Jonas Miqueias Amós Capítulo 3 Vamos ler a partir do verso primeiro eu não quero chegar ao ponto e dizer assim Abra aí na página tal é bom a gente decorar a sequência do capítulo 3 verso 1 e 2 ouvir a palavra que o senhor fala contra vós outros filhos de Israel contra toda a família que ele fez subida a terra do.

    Egito dizendo agora presta atenção no verso 2 de todas as famílias da terra somente a voz outros vos conheci tá no hebraico é o mesmo verbo Só que os nossos tradutores traduzir um como escolhi porque é esse o sentido Deus conhece no sentido de que Deus toma conhecimento íntimo se aproxima e chama e daí a ideia de escolha Você vai ver a mesma coisa no Novo Testamento com uma.

    Ideia de conhecer no novo testamento é mais do que conhecimento intelectual apenas abrahim Matheus Capítulo 1 verso 25 é a história de José e Maria o nascimento de Jesus Mateus 1 versos 24 e 25 despertado José do Sono fez como lhe ordenar o anjo do Senhor e recebeu sua mulher Maria Contudo não a conheceu enquanto ela não deu à luz um filho a Quem pôs o nome de Jesus é óbvio que.

    Conhecer aqui é ter relações sexuais Mas qual foi o verbo que foi colocado aqui conhecer porque ele indica Exatamente isso um conhecimento íntimo uma aproximação daí Na Hora Em vez de dizer assim e José não teve relações com Maria antes dela dar à luz o filho Jesus Cristo então Mateus disse assim José não conheceu Maria quer dizer conhecer como esposa não é você ter relacionamento sexual e íntimo com.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=5av6rkCZjJI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem