ADORAÇÃO, A MAIS NOBRE MISSÃO DO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes

ADORAÇÃO, A MAIS NOBRE MISSÃO DO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade como Hernandes Dias Lopes então eu peço que você abra sua Bíblia no Salmo 33 Salmo 33 eu vou fazer esta leitura Você Me acompanhe a leitura do texto em silêncio e depois da Leitura mantém a sua Bíblia aberta por favor nesta passagem exultai ao justos do Senhor aos retos fica bem louvá-lo.

ADORAÇÃO, A MAIS NOBRE MISSÃO DO POVO DE DEUS - Hernandes Dias Lopes

Celebrai o senhor com harpa louvai-o com cânticos nos altereo de 10 cordas com júbilo porque a palavra do senhor é reta e todo o seu proceder é fiel Ele ama a justiça e o direito a terra está cheia da Bondade do Senhor os céus por sua palavra se fizeram e pelo sopro de sua boca o exército deles ele ajunta em montanhas do mar e em reservatório encerra as grandes vagas.

É mas o senhor toda terra tema ao Senhor toda terra temam-no todos os habitantes do mundo pois ele falou e tudo se fez Ele ordenou e tudo passou a existir o senhor frustra os desígnios das Nações e anula os em tempos dos povos o conselho do Senhor dura para sempre os desígnios do seu coração por todas as gerações Feliz a nação cujo Deus é o Senhor e o.

Povo que ele escolheu para sua herança o senhor olha dos céus ver todos os filhos dos homens do lugar de sua morada observa todos os moradores da terra ele que forma o coração de todos eles que contempla todas as suas obras Não Há rei que se salve com o poder dos seus exércitos nem por sua muita força se livro Valente o cavalo não garante Vitória a despeito de sua.

Grande força a ninguém pode livrar Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem sobre os que esperam na sua misericórdia para livrar-lhes a alma da Morte e no tempo da fome conservales a vida nossa alma espera no Senhor nosso auxílio e escudo nele o nosso coração se alegra pois confiamos no seu santo nome seja sobre nós Senhor a tua misericórdia como de ti.

Esperamos Amém bom eu quero tratar com vocês sobre o tema adoração a mais nobre missão do Povo de Deus o Salmo 33 compõe o primeiro livro do saltério Vocês bem sabem que o livro de Salmos é uma coletânea de poemas escritos em mais de mil anos num período.

De mais de mil anos são vários autores escrevendo sobre vários temas temos salmos de louvor de lamento Salmos em precatórios Salmos messiânicos e o primeiro livro que vai do Salmo 1 ou Salmo 41 ele todo foi escrito por Davi então nós estamos tratando aqui de um Salmo de Davi e Davi era um músico Davi era um compositor Davi era um Adorador e por.

Isso Davi fala com tanta desenvoltura e com tanta eloquência sobre este Magno assunto da Bíblia adoração Às vezes você escuta que Missões é a principal missão da igreja e não é a principal missão da igreja e adoração você prega exatamente para que os povos conheçam e adorem a Deus o catecismo de Westminster breve o que é preciso.

Lança a primeira pergunta teológica e a pergunta é essa Qual é o fim principal do homem e a resposta é o fim principal do homem é glorificar a Deus e gozar para sempre ou seja o Deus da obra vem antes da obra de Deus deleitarmos em Deus conhecermos a Deus e adorarmos a Deus vem antes do trabalho para Deus de fato adoração é a mais nobre.

Missão do Povo de Deus você adora Deus porque em Deus é é por isso que é preciso conhecer a Deus e é por isso que conhecer a Deus é a própria essência da vida eterna porque quando você conhece a Deus você o adora você não pode adorar quem você não conhece você não pode ser deleitar em quem você não tem ou com quem você não tem intimidade adoramos a Deus portanto pelos seus.

Atributos por quem ele é Damos graças a Deus pelas suas obras obra da criação obra da Providência e obra da Redenção então dito isso de forma muito breve a título de introdução já Convido você para entrarmos na exposição do texto e a primeira coisa que Davi destaca é a identidade do Adorador no versículo primeiro Olha você comigo aí adoração é a maior alegria dos.

Justos exultai os justos no Senhor quem é justo quem é justo a Bíblia diz que não é justo nenhum sequer Justo na Bíblia não é aquele que é inerentemente justo mas é aquele que é declarado justo por causa da Justiça de outra alguém colocado na sua conta imputado a ele.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Nós sendo injustos fomos declarados justos

    Ao cremos em Cristo e a justiça do justo tributado a nós imputado a nós colocada na nossa conta de tal maneira que se você crê em Jesus lá no tribunal de Deus você já foi justificado você não tem mais nenhuma culpa você não tem mais nenhuma dívida Porque toda a justiça de Cristo foi.

    Depositada na sua conta Esses são os justos a luz da Bíblia e aqueles que foram justificados e são justos aos olhos de Deus esses têm em Deus o seu maior prazer a sua maior exultação então está aqui ó justos no Senhor você vai perceber uma outra coisa não dá para você adorar a Deus de cara amarrada.

    Não dá para você adorar a Deus um semblante abatido triste borrecido com a vida tô chateado não adoração combina com exultação Aliás você está Diante do Rei da Glória você está diante do Criador sustentador e Redentor E então quando você reconhece o que ele fez por você Você só pode.

    Exultar alegrar com grande intenso júbilo mas em segundo lugar olha comigo e adoração sendo mais alto dever do justos na parte B do versículo aos retos fica bem louvado ou seja o ímpio não adora eles zomba ele se revela ele é ingrato ele não tem prazer em Deus.

    As coisas de Deus provocam cansaço nele ele tem como que espécie urticária quando pensa em Deus ele fica desconfortável ao Ouvir sobre Deus entretanto os retos gostam de fazer isso e fica bem fazer isso ou seja adorar a Deus é uma pergunta é você é uma pessoa reta você é uma pessoa justa como é que você prova que você é uma pessoa justa e reta é quando você exulta em Deus e quando.

    Cabe bem para você adorar a Deus então quando você vem a casa de Deus você não vem Ah que chato hoje é domingo eu sou crente né Fiz uma promessas que vou para igreja que chato vou ter que ir para igreja hoje dia tão lindo podia estar no parque podia tá dormindo podia estar assistindo um filme podia estar assistindo um jogo de futebol podia estar na praia podia estar fazendo coisas fantásticas Poxa vida tem que ir pra igreja olha aí Quem é você.

    Se você é justo você é reta isso aí é prazer é ter leite hoje é domingo alegremo-nos e regozijemos com isso vamos à casa do Senhor é um prazer é um privilégio não é um peso segundo lugar ele trata aqui do caráter da adoração nos versos 2 e 3 Olha aí comigo versus 2 Celebrai ao Senhor com harpa louvai-o com cânticos os saltério de 10.

    Cordas adoração ao senhor e não ao homem Celebrai ao senhor não trata aqui de bajular homens de exaltar homens de colocar homens no pedestal não você o culto é teocêntrico focado em Deus não no homem notem mais adoração é apresentada aqui com cânticos e acompanhamento musical Celebrar o senhor com harpa louvai eu com cânticos o saltério das cordas Então.

    Deus requer de nós não só a voz ele quer de nós o acompanhamento o instrumento musicais É por isso que você tem piano você tem órgão você tem órgão eletrônico você tem bateria você tem violão você tem guitarra você tem flauta Você tem uma orquestra não é porque a gente gosta só não não é porque a gente inventou isso não é porque Deus estabelece preste bem atenção nisso culto a Deus precisa ser prescrito por Deus.

    Eu não posso adorar a Deus o meu jeito do meu modo com os meus gostos mas

    Minhas preferências eu não tenho autoridade para inventar algo para adorar a Deus o Deus que exige ser adorado e requer ser adorado estabeleceu como ele quer ser adorado o texto nos informa que a adequação das vozes com os instrumentos nessa.

    Linda Harmonia de música que sobra os céus como um ato de adoração eu não tenho direito por exemplo de pensar numa música ou compor uma música ou cantar uma música que esteja fora dos preceitos da palavra de Deus a música é teologia cantada e é preciso ter critério antes de começar ensinando a música para saber se a teologia da música é boa se a letra está afinada com as escrituras que nós cantamos a palavra de Deus é por isso.

    Que o Salmo 40 Versículo 3 diz e me pois nos lábios um novo cântico um hino de louvor O Nosso Deus muitos ver essas coisas temerão e confiarão no Senhor Essa música tem origem Divina é Deus quem põe nos lábios Essa música tem uma natureza é um novo cântico Essa música tem um propósito é um hino de louvor ao nosso Deus Essa música tem um resultado muitos eram essas coisas temerão e confiarão no Senhor mas veja você em terceiro lugar.

    Adoração é feita de música que sempre se renova Olha o três a em toalha Novo Cântico Novo Cântico Então você percebe que cantar é algo que é como um baú que você vai e tira coisas velhas e coisas novas os entendidos em música diz que música tem qualidade se é boa permanece se é ruim se descarta tem música sazonais.

    Sabe disso tem cânticos que você canta Ah que bonito tal daqui a pouco Ninguém canta mais esqueceu cola para trás tem músicas que você canta e você canta e você canta e você canta e passa de pai para filho de filho para neto e de geração para geração e através dos séculos ela sempre são novas que é bom fica quando diz cantai um Cântico novo não quer dizer que eu sempre tenho que cantar uma música nova significa que.

    Mesmo as músicas velhas são sempre novas eu não sei quanto a vocês cada um tem seu jeito né eu para mim quanto mais antiga uma música mais ela fala comigo que ela recorda Ela traz lembranças é aquilo que você escutou lá na infância lá na adolescência de repente você escuta vai trazer tudo aquilo que você já vivenciou com aquela música Então ela é uma música sempre nova aliás parece-me que a Bíblia diz que a.

    Natureza canta Você já viu as árvores batendo palmas os rios se alegrando é a forma da natureza que Está celebrando o criador os pássaros cantam e eu não tenho notícia de que pássaro fica depressivo assim chateado com a vida hoje eu tô levantei me aborrecido o pássaro levanta cantando e dorme cantando a natureza canta mas a Bíblia diz que a igreja canta.

    A Bíblia diz que os Anjos Cantam e a Bíblia diz que nós vamos cantar por toda eternidade então é melhor ensaiar agora para a gente fazer bem feito tá certo muito bem adoração a Deus precisa ser feita com excelência Versículo 3B tá escrito assim veja bem duas coisas importantes as pessoas não gente para Deus serve que Deus vê o coração é verdade.

    Que Deus vê o coração É verdade que Deus aceita o que eu tenho e não que eu não tenho Mas não é verdade que para Deus qualquer coisa serve então se você olhar música no antigo testamento havia um profissionalismo na música é Tanger com Arte e com júbilo não é só com júbilo e não é só com arte as duas coisas caminham juntas a perícia.

    O cuidado no zelo a boa música o estudo a boa apresentação e o júbilo Deus é que é o melhor Deus merece o melhor essa é a ideia do texto eu não posso fazer a obra de Deus relaxadamente eu não posso chegar aqui na frente tentar bora se eu tô desafinado eu vou cantar na Congregação eu chamo o irmão afinado para cantar na frente.

    Deus aceita o meu culto desafinado é claro eu não vou poder ser se eu for fazer um solo aqui os irmãos correm fogem para que que eu vou me aventurar mas tem irmãos abençoadíssimos que tem uma voz maravilhosa e que podem conduzir a congregação ao louvor porque Deus requer arte Deus requer júbilo qualidade e espírito de adoração com exultação.

    Mas vamos adiante nesse texto para mostrar agora arrazoabilidade em terceiro lugar da adoração e a maior parte desse texto é mostrar porque que adorar a Deus é tão razoável primeiro Deus é digno de ser louvado por causa da retidão da sua palavra Versículo 4 porque a palavra do senhor é reta e todo o seu proceder é fiel vamos entender bem isso aqui meus irmãos O que é que nós adoramos a Deus.

    Adoração flui da Bíblia adoração é mana da Bíblia você adora Deus porque você conhece a Deus e você conhece a Deus como de que forma porque Deus se revelou na natureza Deus se revelou na nossa consciência mas Deus se revela Especialmente na Bíblia Você conhece Deus porque Deus se revelou não é fruto da sua investigação E então quando você entende a Bíblia.

    Valoriza a Bíblia sabe qual reto é a Bíblia nela não tem erro nela não tem contradição nela não tem falha ela é inspirada ela é inerrante Ela É infalível ela é suficiente ela é pura ela é reta ela ilumina os olhos ela alegra o coração ela Restaura a alma ela revela nós o plano de Deus para nossa vida quando você ama a Bíblia o resultado disso é que você começa a adorar a Deus por causa da sua palavra que é reta.

    Então não há Adorador fora de Bíblia Não eu não gosto de B eu gosto é de cantar Bíblia não uma coisa tá errada aí que adoração é mana da Bíblia Deus é adorar exatamente que a sua palavra é reta mas em segundo lugar nós devemos adorar Deus é digno de ser adorado por causa da Excelência do seu caráter Versículo 5 Ele ama a justiça e o direito nós não poderíamos adorar uma divindade.

    Cujo caráter não é reto por exemplo você pega a bíblia lá na história do Antigo Testamento você vê lá as pessoas indo adorar Moloque Deus Pagão simbolizado por um ser asqueroso os braços estendidos oco por dentro feito de bronze e ali as pessoas tocavam fogo.

    E os pais vinham com seus bebês Ao Som dos atabaques e tambores e sacrificavam seus filhos nos braços incandescentes de Moloque e os tambores rufflavam para que os pais não escutassem os gritos lancinantes e desesperados os filhos você não pode adorar uma divindade dessa.

    Só os que estão manietados pelo diabo fazem Mas Deus é digno de ser adorado diz o texto porque ele ama a justiça e o direito esse Deus é puro é santo é justo é verdadeiro esse Deus tem no seu caráter a principal motivação que eu devo ter para adorar Ele é Digno ele é digno.

    Terceiro lugar por que que nós devemos adorar a Deus ele é digno de receber adoração por causa da prodigalidade da sua bondade Olha o Versículo 5 na parte B A terra está cheia da Bondade do Senhor então vamos entender aqui quando você olha para a natureza você vê a bondade de Deus a criação a perfeição dela desde os mundos Estelares.

    As pétalas a velocidade de uma flor você vê a bondade de Deus no fato de você ter uma semente tão pequena como uma semente mostarda Menor da sementes a ponto de você lançá-la no coração da Terra no ventre da terra e ela brotar e Florescer e frutificar.

    Você vê a bondade de Deus nas estações do ano você vê a bondade de Deus no sol que aquece e fertiliza você vê a bondade de Deus na Chuva Serôdia que cai para regar a terra para que ela produz você vê a bondade de Deus no fato de ter nuvens dançando no ar.

    Trazendo hora refrigêre refresco do calor escaldante do dia você vê bondade de Deus na maneira como ele fez você seu corpo seus olhos seus ouvidos suas narinas sua boca seu esôfago seu estômago seus órgãos vitais suas pernas que se movimentam seus braços que agem e agilizam você vê a bondade de Deus nisso.

    Você vê a bondade a Deus uma maneira como ele criou você já pensou se o seu nariz as suas narinas fosse voltar para cima você morria afogado na chuva Você já imaginou se você não tivesse um nariz perto dos olhos de pendurar um óculos você vê a bondade de Deus nas cores diversas nos sabores diversos no seu Paladar que distingue os sabores.

    Você já viu a bondade de Deus na composição do seu corpo pense que eu acho que das frutas para mim a mais elegante é a manga rosa Pensa num negócio assim Espetacular o perfume dela aí os seus olhos olham seu desejo aguça a sua mão pega a sua boca morde seus dentes trituram seu esôfago recebe seu estômago acolhe e de repente aquela.

    Manga vira sangue virar carne vira nervos virar a vida em todos esses detalhes você vê o que a bondade de Deus toda a terra está cheia da bondade de Deus agora tem olhos que vem mas não enxergam passam pela vida sem olhar sem observar a bondade de Deus você chegou a bondade de Deus na sua.

    Casa você tem um teto para morar tem uma cama de dormir Você já percebeu que o dinheiro é bom mas se não tivesse a benção do Cuidado da Providência você não come dinheiro a fome chegou em Samaria e eles gastavam Rios dinheiro para comprar a cabeça de um jumento eu nunca vi ninguém no açou comprou uma cabeça de jumento porque tinha dinheiro mas não tinha.

    Comida cabeça de jumento que jumento aguenta viu gente aguenta seca os animais as vezes morre o jumento tá lá então o fato de você está vivo hoje a bondade de Deus se é fechar a torneira do oxigênio você e eu caímos viramos pó quem protege a gente a bondade de Deus você tá aí hoje nós estamos louvado seja Deus saindo de uma pandemia.

    Mas tem ar contaminado por vírus por bactérias você não sabe onde tá então o fato de você sobreviver é um resultado da bondade de Deus na sua vida na minha vida a nossa vida quarto lugar porque Deus é digno de ser adorado quarto lugar por causa de sua vasta rica insondável criação compare e olhe comigo aí os versos 6 até o verso 9 os céus por sua palavra se fizeram e.

    Pelo sopro da sua boca o exército deles agora quando você olha aí os céus por sua palavra fizerem nós que está no plural é lá em Gênesis 1 do princípio criou Deus o céu e a terra você começa a perguntar com o vasto é o céu ou os céus e se você chegar para o astrônomo mais.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=uAcHCVZ4kVs

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem