O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO - Hernandes Dias Lopes

O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade governantes Dias Lopes nos queridos nós somos então abrir a palavra de Deus é no evangelho de Jesus Cristo conforme o relato de Lucas Lucas Capítulo 15 o Lucas Capítulo 15 E aí e para entendermos o contexto nós vamos ler os versos 1 e 2 e depois veremos a.

Partir do verso 11 e aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores Repete comigo a todos os publicanos e pecadores dá para ouvir o e murmuravam os fariseus e os escribas dizendo este recebe pecadores de como ele se.

E aí Jesus conta a primeira Parábola dos versos 3 a 7 a parábola da ovelha perdida e depois conta a parábola da dracma perdida dos versos 8 a 10 bom e no verso 11 prossegue continuou certo homem tinha dois filhos o mais moço deles disse ao pai pai dá-me a parte dos bens que me cabe e ele repartiu os haveres passados não muitos dias o filho mais moço ajuntando tudo o que era seu Partiu.

Para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens vivendo dissolutamente Ah então ele foi se agregou a um dos cidadãos daquela terra e este o mandou para os seus Campos a guardar porcos ali desejar ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada então caindo em si disse Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com.

Fartura e eu aqui morro de fome levantar-me-ei e irei ter com meu pai e lhe direi pai pequei contra o céu e diante de ti já não sou digno de ser chamado teu filho trata-me como um dos teus Trabalhadores e ele levantando-se foi para seu pai vinha ele ainda longe quando seu pai o avistou e compadecido dele correndo o abraçou e beijou e o filho lhe disse pai pequei contra o céu e diante de ti já.

Não sou digno de ser chamado teu filho o pai Porém disse aos seus servos trazei depressa a melhor roupa vesti-o ponde-lhe um anel no dedo e Sandálias nos pés trazei também e matai o novilho cevado comamos e regozijemo-nos Porque este meu filho estava morto e reviveu estava perdido e foi achado e começaram e a regozijar-se amém e eu quero conversar um pouco com vocês.

O RETORNO DO FILHO PRÓDIGO - Hernandes Dias Lopes

Hoje sobre o filho pródigo e esta Talvez seja a parábola mais conhecida mais de cantada mais bela eu e mais eloquente proferida pelo Senhor Jesus Essa é uma das Pedras mais preciosas na Coroa do nosso Redentor no que tange ao seu ministério de ensino e esta parábola Esse é um Luzeiro a brilhar na.

Constelação das outras parábolas que Jesus contou Ah e por que Jesus contou esta parábola e o contexto está nos versos 1 e 2 é porque está escrito que aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e é digno de nota o destaque todos não alguns não a maioria mas todos os publicanos ah e também pecadores para ouvir bom e Quando essas pessoas que eram tidas pelos religiosos.

Mas restritos rigorosos tradicionais o legalista se chamados fariseus e escribas eles olha essa cena os publicanos cobradores de impostos vindos pecadores rindo e querendo ouvir Jesus e Jesus recebendo ensinando a eles eles ficam chocados escandalizados o reflexos e afirmam não tom de censura.

Este recebe pecadores e come com eles e outras palavras esses crimes e fariseus sejam gavão melhores o que essas outras pessoas e achavam que Deus só pôde amar gente parecida com eles eles davam nota máxima si mesmos eles davam nota zero aos demais e eles eram seletivos achando que Deus só gostava de gente parecida com eles bom então Jesus conta essas três parábolas.

E para mostrar quem é Deus e para mostrar o amor de Deus é o amor de Deus que procura o amor de Deus que encontra o amor de Deus que perdoa o amor de Deus que celebra e você e eu não estamos aqui nesta noite alcançados pela graça porque elas pessoas boas porque temos virtudes porque temos méritos porque tem olhou do céu para nós e diz que pessoa maravilhosa eu acho que ela é.

Digna do meu amor boa mala e não Deus amor você e a mim quando éramos fracos e quando éramos ímpios quando éramos pecadores quando éramos inimigos dele e nós estávamos perdidos nós estávamos mortos nós estávamos depravados e condenados nós estávamos numa situação irremediavelmente arruinada eu e ele nos amou.

    O que Jesus está mostrando aqui que o amor do pai está estendido a você EA mim

    Então depois de contar as duas parábolas da ovelha perdida a dracma perdida e você percebe que tanta ovelha perdida é procurada quanto a dracma perdida é procurada quanto o filho perdido é também a guardado hoje e sempre na proporção cada vez mais progressiva Porque na primeira você tem de 100 um na segunda você tem de 10 11 e agora na terceira palavra de 21.

    E eu quero hoje focar a minha atenção com vocês especificamente nesta parábola chamada do Filho Pródigo talvez ela não seja bem titulada por parábola do filho pródigo porque esse título Aqui você encontra a palavra do Filho Pródigo aí no topo do seu texto não é inspirado isso foi colocado ou depois e a centralidade desse texto não é o filho é o pai a palavra mais repetida que não é o filho é o pai e quando se recupera esse filho quem.

    Está alegre meu filho recuperado é o pai Eu vou recuperar o filho bom então centro da nossa salvação não somos nós e Deus Olá tudo para vender ele e ele estava em Cristo reconciliando consigo o mundo ele planejou e executou e ele vai consumar nossa salvação para que toda a glória da nossa salvação pertence a ele pertence a ele é mas com os olhos voltados agora para esta palavra chamada então parábola do.

    Filho pródigo eu quero destacar que esse moço representando aqui os publicanos e pecadores É trata quatro períodos ou quatro fases muito Claras muito nítidas na sua vida a primeira delas eu chamo de ele era um moço e feliz inconscientemente na casa do pai.

    A mesa você que ele tem o pai Ele tem um irmão e ter uma casa ele tem mesa ele tem pão com fartura e tem jeito para servillo nada ele falta ele tem afeto ele tem amor eu tenho cuidado eu tenho provisão entre sustento ele tem honra e tem herança feita em futuro eu tenho tudo É mas aqui entra um dos pontos mais críticos da vida do ser humano que a.

    Questão da insatisfação a insatisfação Oi Rê quando você olha e não valorize o que você tem e se você olhar a história bíblica Por que que houve uma queda no céu por quê que Lúcifer foi lançado do céu é porque ele embora sendo feito um querubim da Guarda um anjo de luz estava insatisfeito e queria ser igual a Deus E acima dos outros anjos e de repente eu não se satisfez com.

    Aquele que tinha o porquê que Adão e Eva caíram no Éden e eles estavam no Paraíso no lugar perfeito o criados perfeitos tendo comunhão com Deus perfeito mas de repente um sentimento de insatisfação introduziu-se no coração deles E aí eles começaram a pensar que o Jardim era Muito estreito e pequeno muito lindo adequado para ele que ele tinham capacidade de muito mais potencial para muito mais recomeçaram aspirar a coisas maiores do que aquelas que as que eles tinham.

    E quantas vezes na vida prática Nossa Nós entramos por corredores escuros e Perigosos sombrios escorregadio seus porque a gente começa com insatisfeito com a vida com a família com casamento os filhos com os pais com a casa uma igreja o local onde vivemos e ficou desse sentimento é introduzido no coração a vida perde o sabor e a mesa farta ela faz sentido mais.

    Tem roupa limpa não sei não satisfaz mais tem uma cama macia para dormir não satisfaz mais que a companhia de pai de mãe de irmão satisfaz mais de repente tudo aquilo que depois nas suas mãos parece que não faz mais sentido o drama desse moço é que ele era feliz mas não sabia que tinha tudo mas não valorizava nada e quantas vezes meus irmãos é seu drama ainda longe ainda hoje é mas vocês percebe no segundo aspecto.

    E o que é a rebelião dele porque não tem comigo a o que acontece aqui Versículo

    12 o mais moço deles disse ao pai pai dá-me a parte dos bens que me cabe Oi e ele repartiu os haveres bom quando você vai estudar a cultura Judaica e ver o que está por trás esse pedido não era legítima fazer as pedido não era a tempestivo e vocês pedido não era a hora certa de fazer os pedidos porque herança.

    Era dado aos filhos com a morte dos Pais e era natural eles o frio que o pai deixou é mais pedir antecipadamente herança está dizendo ao rapaz eu sei que eu só tenho direito depois de chover mas como para mim o senhor já não importa mais a minha vontade o meu desejo meu prazer a minha aspiração é maior do que a tua própria vida então para mim o senhor já tá morto meu coração e eu quero o que é meu o que me cabe.

    É mais fácil aí satisfação é o primeiro estágio da rebelião é aquele se não estão satisfeitos com a vida às vezes dão cabo da vida aqueles estão se aceitam lá abandono lá aqueles que são 76 com casamento deixa o casamento aqueles que são insetos fez com a igreja abandonou a igreja e esse é o drama de esse menino é que é tudo mas não valorizava ele era feliz inconscientemente ele era feliz e não.

    Sabia na casa do pai tendo pão com fartura é mas é meu segundo estágio da vida dele eu peço que você olhe comigo por favor o Versículo 13 passados não muitos dias o filho mais moço ajuntando tudo o que era seu eu não deixou nada para trás Partiu para uma terra distante a e lá dissipou todos os seus bens vivendo dissolutamente agora o segunda fase da vida dele que ele é infeliz.

    E inconscientemente e ele era feliz e inconscientemente a casa do pai tinha tudo é não valorizava agora ele vai para um país distante e curiosamente Jesus não diz que país é esse é mais distantes tem comunicação e sem raízes sem veículos sem ninguém para ele vigiar sem ninguém para que prestar contas um país onde ele é independente onde faz as.

    Suas escolhas e onde ninguém fazer pra ele não faça isso não faça aquilo E onde ele tem tudo na mão e ele pode usar como que é do jeito que quer Oi e a Bíblia diz que ele então vai para esse país e essa terra distante e lá dissipou não parte dos bens e não era um bom administrador ele era não era um bom mordomo dissipou todos os seus bens mas de que maneira E por que apostou no negócio errado porque Comprou algo e não deu certo não.

    Ele gastou todos seus bens vivendo dissolutamente o seu imagine você as festas a Imagine você a diversão e a Imagine você as curtições da vida e os amigos os gracejos as Taças e os banquetes as aventuras e ele acha que tá curtindo a vida e ele as ter Isso que é vida.

    Bom e sabe amados irmãos retrato que Jesus traz a história de tanta gente criada na igreja o que um dia pessoal a vida da pulsão do lado de fora o negócio de pra igreja chato e pregai domingo escola dominical reunião de oração escutar sermão cantar o louvor e tem coisa maior tem coisa melhor eu acho que as pessoas lá fora estão curtindo a vida.

    No vídeo de repente a pessoa começa a sentir uma insatisfação ela quer curtir que tá do outro lado e foi a propaganda aqui a serpente fez para erro ela você merece mais você tem potencial para mais você pode curtir mais que você possa ter mais prazer Você pode ter mais de leite você pode conhecer mais coisa a vida até do outro lado do mundo já vi aqui não aqui tem restrição aqui não tem liberdade aqui a vida é regrada aqui é Deus que das regras do jogo lá fora você vai curtir a vida plenamente você vai ser igual a.

    Deus em todas as maçãs do diabo são bonitas mas todas têm lixo é o diabo estelionatário o que promete o que não tem o filme faz alho e a propaganda dele é mentirosa e esta semana o Brasil está rolando é o carnaval e quantas pessoas que acham que a felicidade está lá na passarela.

    Tô bebendo e dançando atrás de um carro elétrico e quantas pessoas que acham que o prazer está na cama do adultério nas Aventuras nas drogas na bebida na jogatina Olá neste mundo cheio de brilho Sérgio propostas cheio de banquetes aparentemente apetitosos com iguarias finas mas que destrói a alma e se rouba um rapaz o Chico tenho a consciência que mordem na alma deixando.

    Feridas muitas vezes e duráveis Bom dia se mostrar curtindo a vida ele tem dinheiro aí tem amigos e tem diversões Ele tá vivendo a vida do seu luta atendendo todos os desejos do seu coração que não negou nada assim mesmo que ele desejou enquanto eu tinha dinheiro tinha amigos e a festa tá rolando EA vida está acontecendo e ele acha que ele é feliz e preste atenção nisso o pecado às vezes é muito atraente.

    Se não fosse eu sou doido para lá e nem sempre o diabo aparece com um tridente e com chifre com o rabo devem que eu te destruo é que eu te arrebento não ele vai ele vai para o coisa boa e eu oferecer um cardápio com variedade de iguarias E aí vai dizer não pode vir e promete para você trazer dá desgosto ele promete para você liberdade e paga com escravidão ele promete para você vida mas mata.

    E o pecado eu me engano e o pecado vai custar mais caro que você gostaria devagar e vai reter você mais tempo que você gostaria de ficar Oi filha vai levar você mais longe que você gostaria de ir é mas enquanto ele tá curtindo a vida ele acha que ele é feliz esse é o segundo estágio ele é infeliz inconscientemente meu pai distante gastando tudo absolutamente mas veja comigo.

    É a história que Jesus conta do vestido atores depois de ter consumido tudo sobreveio aquele país uma grande fome e ele começou a passar necessidade então ele foi se agregou um dos cidadãos daquela terra e este o mandou para os seus Campos a guardar porcos ali desejar ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam mas ninguém lhe dava nada então vem a terceira fase dele a primeira ele é feliz.

    Inconscientemente na casa do pai a segunda ele é infeliz inconscientemente no país distante se divertindo terceira ele é infeliz conscientemente lá no chiqueiro tô com fome cuidar de porcos a lição aprendida e as amizades as amizades de Taberna são falsas amizades e os amigos de copo.

    Um dos botecos da vida dos bares da vida o seu amigos enquanto você tem dinheiro enquanto você tá na boa a hora que a crise chega aí vou embora é são amigos o que exploram envelhecer amigos que amam e servem se você é apenas um instrumento o que eles vão utilizar a sugar o máximo e depois jogar motiva fora a.

    O imagine a cena que Jesus pinta deste 4 e não judeu e o porco animal e mundo judeu não come carne de porco por entender que animais mundo e o quadro que Jesus pinta é o mais dramático porque ele não encontra Você quer um emprego digno e você vai estar cuidando daquilo que na mente dele na cultura dele é impuro Oi e o dinheiro acabou EA fome chegou e a crise bateu à sua porta ele não tem.

    Mais nada e eu não consegue encontrar nenhuma família descente para lhe dar um trabalho decente e então ele vai guardar porcos eu fiz enquanto ele faz a comida dos focos é só um favor mas a fome dele é tal que ele gostaria de comer até aquela lavagem Mas não é isso ele tem Ah tá agora sim né infeliz e eu estava ouvindo a pouco tempo um relato dramático.

    É de um pastor que foi me buscar para pregar na sua igreja Achou muito querido Oi e ele era um homem o comerciante e ele ele tava muito bem no seu trabalho ganhando muito dinheiro fazendo viagens e fazendo bons negócios crescendo aumentando o seu patrimônio tem uma família linda a esposa os filhos pequenos e um dia ele me contando e parar um hotel para dormir várias.

    Pessoas da sua empresa Oi e ele na divertidamente entra no banheiro e os seus colegas de trabalho estava um cheirando cocaína eu ia dizer olha é uma posição legal Quer experimentar e a sua exposição a série reflexão não qualquer Já experimentou cheiro a primeira vez e já ficou cativo.

    Já tirou a segunda vez a terceira vez pessoalmente para esposa a vida pessoas tá bagunçada começou perder dinheiro a vida já não estava mais legal a cabeça já estava ruim chegou o momento que havia briga dentro de casa e mentindo para esposa e dizendo que tava no lugar tava no tu tá fazendo uma coisa tá fazendo outra Já chegou o momento em que a vida dele virou um inferno e cada vez mais prisioneiros das provas e quando ela percebeu que não tinha mais.

    Saída para ele ele me disse peguei minha mala de roupa e disse para mim família vou fazer uma viagem e a viagem que ele fez foi para as ruas de São Paulo eu moro sete anos nas ruas de São Paulo de Barros de adultos e já estão drogas a viver uma vida de mendicância é sujo passando até 15 dias sem tomar um banho.

    E no submundo das drogas e o que ofereceram para ele foi uma curtição ou um prazer uma aventura e nem tinha percebido ele que aquela proposta talvez vantajosa daquele momento para lhe dar alguma experiência nova Avenida ruim na vida dele arruinar o casamento dele é ruim na família dele e arruina o futuro dele e a bendito seja Deus e esse homem me disse que muitas vezes.

    Dezenas de ver centenas de vezes dormiu debaixo da Marquise de uma igreja aqui em São Paulo Oi e um dia quatro horas da manhã eu tá passando um viaduto sem poder entender uma senhora tá vindo uma reunião de oração saiu da reunião de oração de madrugada passando por ele e olhou para ele e disse você não morreu até hoje é porque Deus tem um plano na sua vida o e lembrou da sua família.

    E a ficha caiu o e naquela madrugada a sua filha que nunca desistiu dele porque ele não tinha notícia dele é tão procurado delegacia CML da vida encontravam Tô passando em abril o Victor carro numa praça olhou e olhou de novo e outra vez mesmo sujo maltrapilho barbudo com a cabeça toda ensebada por mais 15 dias sem banho ela olhou e viro e reconheceu.

    Desceu do carro correu um abraço hoje papai papai papai o e abraçou o seu pai sujo levou para casa de um banho cortou o cabelo colocou uma clínica ele se recuperou bom e aquela igreja onde eu dormia debaixo da Marquise é hoje a sua igreja ele é pastor da sua igreja e dá o seu testemunho o Brasil inteiro.

    E Há muitas pessoas irmãos que acharam que a vida estava lá fora pois se pródico quantos filhos igreja saíram da igreja e quantos que foram criados no evangelho que abandonaram e por atraídos foram seduzidos por apanhados continuar rede se envolver com quem um pudim de se envolver ah e hoje estão nesse estágio as terceiro estágio infeliz conscientemente.

    E ai Jesus cuidadosamente nos leva para quarta fase eu gostaria que vocês olhassem comigo o resto 17 e tá escrito o seguinte então caindo em si disse Quantos trabalhadores de meu pai tem pão com fartura e eu aqui morro de fome preste atenção nesse aqui e quando esse menino o outro e 77 Rebeldes eu cai em si e lembra da casa do pai.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=bzac1PEDcG8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem