QUEM É O NOIVO Rev. Vinícius Lacerda Somente pela Graça IPP

QUEM É O NOIVO Rev. Vinícius Lacerda Somente pela Graça IPP a graça e a paz do nosso Senhor Jesus amados irmãos e irmãs Deus abençoe muito a vida de cada um de vocês uma alegria poder estar aqui compartilhar a palavra de Deus não somente pela graça e o tema da mensagem dessa noite é quem é o noivo e o que isso implica no relacionamento da igreja com Jesus Cristo nosso Senhor ele é o noivo.

QUEM É O NOIVO Rev. Vinícius Lacerda Somente pela Graça IPP

Obviamente mas ele sendo noivo o que ele demanda do relacionamento dele para com a igreja Qual é a resposta que a que a igreja dá e como isso no final Deve nos arrebatar nesse relacionamento de amor com Cristo Jesus Esperança da Glória portanto abra a sua Bíblia num texto do Evangelho de Mateus capítulo 9 e nós vamos ler apenas dois.

Versículos e esse é um sermão temático em torno de uma palavra que está nesse texto e aí como eu sou da casa sociedade bíblica do Brasil eu já falei algumas vezes isso aqui vou repetir normalmente esses textos em que tem dividindo as perícopes são excelentes eles dão o título para nortear aquele trecho o assunto que está sendo falado mas 99% é de acerto 1%.

Normalmente o título poderia ter sido outro e esse é um dos casos aqui onde 1% o tema central não é a questão do jejum o jejum é abordado aqui mas o que Jesus traz à tona apesar da pergunta que vai ser feita sobre o jejum Jesus está dizendo mais importante do que tudo é que eu sou noivo e vocês precisam me amar dito isto Mateus 9 14 e 15 diz assim a palavra do.

Senhor vieram depois os discípulos de João e perguntaram a Jesus porque nós e os fariseus jejuamos muitas vezes mas os seus discípulos não jejuam Jesus respondeu como podem os convidados para o casamento estar tristes enquanto o noivo está com eles no entanto virão dias em que o noivo lhe será tirado e então eles.

Vão jejuar Esta é a palavra do senhor senhor nessa noite que o meditar do coração da tua igreja e as palavras deste instrumento instrumento que sou eu nas tuas mãos sejam agradáveis a ti Rocha minha Redentor meu no teu nome Oramos Amém é por isso que esse texto como eu falei ele vai apresentar aqui justamente um tema que na verdade é muito mais sobre quem é Jesus e o que é a vida cristã porque os discípulos de João.

Chegam para Jesus disse assim notamos que os teus discípulos e nós e os religiosos aqui da época jejuamos muitas vezes Mas percebemos que agora os teus discípulos não estão jejuando por quê é bem certo que o texto aqui amados irmãos e irmãs eh Jesus usa de um termo que é o próprio casamento em si e ele se autodenomina o noivo justamente tomando posse da figura do.

Casamento Onde há uma celebração e onde há uma festa e onde há um banquete vale dizer que o primeiro milagre de Jesus começa nas bodas de Canada da Galileia onde havia uma festa e normalmente essa festa Durava muitos dias alguns estudiosos vão dizer sete dias muitas vezes e portanto olhando para esse texto O que a gente precisa entender é que Jesus Aqui não está proibindo o jejum ele não está dizendo meus discípulos não devem jejuar mas pelo contrário porque se você.

Perceber eh der uma olhada no Versículo 16 em diante e aliás Pastor Samuel o restante dessa perícope fica para uma outra quarta-feira pra gente trabalhar o que o texto está nos dizendo é que Jesus foca nele como noivo mas ao mesmo tempo Se você prestar atenção tanto em Mateus 6:16 como outros textos até mesmo para o combate Demoníaco Jesus vai recomendar d o jejum agora de uma certa forma não podemos esquecer que em Mateus 6:16 ele.

Vai dizer não jejuem como os religiosos fazem que não lavam o rosto ficam contristados mas ao mesmo tempo que ninguém saiba que vocês que vocês estão jejuando então a recomendação do jejum por Jesus ela é certa ela é válida e naquele tempo principalmente se fazia jejum porque era um tempo de se ficar contristado pela de alguém ou por alguma calamidade algum desastre Nacional as pessoas jejuavam agora Essa não é a única razão.

Inclusive nos nossos dias segundo Jesus nos mostra como eu já falei em Mateus 6 você pode jejuar inclusive para focar na oração para buscar uma causa e tudo isso tá muito válido mas mais uma vez esse texto não tem nada a ver com luto tristeza e amargura Então o que Jesus está dizendo é enquanto a minha presença está com vocês é totalmente inapropriado você está com amargura tristeza e luto.

Jesus está dizendo eu estou presente Esse é um tempo de alegria na vida dos meus discípulos agora é bem certo que ele cita nesta introdução que o noivo vai ser tirado e esse momento são os três dias da sua morte e que depois ele volta ressurreto e deixa o paráclito então vida do crente por assim dizer olhando para esse texto ela deve ser uma vida de alegria porque temos a presença real de Cristo e ele está nesse lugar com isso dito você pode jejuar para.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Buscar para focar por determinadas causas ano passado a nossa igreja fez uma campanha de jejum e oração para

    Consagração para santificação para separação agora embora não seja estrita ente sobre jejum esse texto Jesus chama a si mesmo de noivo e aí isso tem um significado que o torna maior ainda do que a própria palavra noivo em si quando Jesus está se descrevendo como noivo o que ele está se autoproclamado é eu sou.

    Yahvé eu sou o Deus todo-poderoso que vocês aguardavam eu sou Deus por quê Porque na Bíblia tudo é sobre o relacionamento de Deus como marido do seu povo Aliás a Bíblia começa em Gênesis com um casamento Deus apresentando a Eva e entrega para Adão apresenta a Eva a Adão e ali naquele momento daquela apresentação Ele É O Pai da Noiva ele leva ela até o Altar ele.

    Celebra o casamento e se a Bíblia começa com o casamento e termina com o casamento em Apocalipse 19 isso deve nos dizer algo que é muito M maior do que simplesmente uma celebração que de vez em quando acontece aos sábados aqui na igreja por quê Porque o casamento representa tanto o relacionamento da igreja com Cristo Ele é o noivo a igreja é a noiva ele é o cabeça o relacionamento do seu povo com Deus e porque homens e mulheres aqui o.

    Casamento é o relacionamento mais importante e mais profundo que qualquer ser humano pode ter e representa esse relacionamento do Povo com Deus e é por isso que toda a Bíblia vai mostrar inclusive no antigo testamento esse amor do Senhor que se expressa muitas vezes em ciúmes pelo seu povo e você vai ver que na idolatria com outros Deuses Israel caiu a palavra utilizada é adultério justamente pelo.

    Abandono do casamento do Povo com Deus isso é dito em Oséias perfeitamente na figura do profeta que se casa com uma mulher adúltera isso é dito muitas vezes em Isaías isso está em Jeremias Eu quero convidar você a abrir a palavra de Deus em Jeremias Olha porque que Jesus está em primeiro lugar antes de tudo se autoproclamado dizendo eu sou noivo e isso aponta paraa divindade de Cristo Veja por que a palavra de Deus nos toca nessa noite se nós lermos os versículos.

    23 a 25 e depois dá um pulinho pro Versículo 32 olha comigo Jeremias 2 Versículos 23 até o 25 e depois dá um pulinho pro 32 mesmo que você se lave com Salitre perdão Esse é o 22 é o 23 como é que você pode dizer não estou manchada nem fui atrás do dos baalins que são os Deuses veja os seus rastros no Vale e reconheço o que você fez você é como uma jovem mela de pés ligeiros.

    Que anda ziguezagueando pelo caminho você é como uma jumenta selvagem acostumada ao deserto e que no ardor do cio fareja o vento quem a impediria de satisfazer o seu desejo os que a procuram não tem nada de fatigar no mês dela acharão evite andar por aí com os pés descalços e não deixe a sua garganta com sede Mas você diz não é inútil porque que amo Os Estranhos ou seja os Deuses estranhos e atrás deles eu vou esse é o.

    Povo de Deus recebendo uma reprimenda pelo profeta Jeremias da sua traição e do seu comportamento relacionamento de casamento que houve um Adultério agora vá pro Versículo 32 e olha o que Deus diz para aquele povo naquela época e para nós nos dias de hoje por acaso uma virgem se esquece de seus enfeites ou uma noiva se esquece do seu vé mas o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim Deus está.

    Reclamando do povo de Israel que resolveu usar outros ornamentos outras joias ou seja outros Deuses para se adornar e deixou de buscar o Deus de Israel então isso tudo que eu estou introduzindo pros irmãos aqui é para mostrar de sempre teve esse relacionamento e o principal Deus é o nosso pastor ele é ele é o Deus que cura Jeová rafá ele é iavé sabao o senhor dos exércitos ele é tudo isso com muitos.

    Títulos mas o título principal de toda a Bíblia e que ele se relaciona

    Principalmente com a igreja ele é marido do seu povo Então nesse ponto irmãos quando Jesus declara eu sou o noivo Ele tá dizendo eu sou Deus isso fica muito claro para mim e para você quando a gente acompanha nas escrituras sagradas O problema é que muitas vezes quando você olha para esse texto e nos nossos dias as pessoas vão falar de uma sociedade patriarcal e que.

    A Bíblia foi escrita por homens e que ao mesmo tempo nesse tempo lá no Oriente numa sociedade patriarcal trazer a figura masculina de um marido pode romper com os sentimentos das pessoas por quê Porque ela Elas têm no seu exemplo normalmente homens maridos tios que feriram o seu coração e por isso o exemplo que vai subjulgar o seu coração é o exemplo de alguém Como marido esposa.

    Esposo perdão que falhou mas o que é preciso ficar claro e a canção que foi cantada nessa noite aqui é que Deus imutável é e toda vez que o ser humano olha pra Bíblia e por causa dos seus sentimentos feridos tenta atualizá-la ele é que fica eternamente desatualizado porque a palavra de Deus não muda e Deus que é imutável mesmo com a figura de esposo ele nunca vai falhar.

    Com você porque o meu Deus imutável é então não adianta sobre a perspectiva Ótica humana por mais que maridos falhem Deus nunca vai falhar com você cess lius vai dizer tudo que não é eterno está eternamente desatualizado precisamos ter cuidado ao fazer a mesma coisa agora qual é o cuidado sempre declare e não tenha medo Deus é o marido do seu povo por isso Jesus é o noivo que virá buscar.

    Sua igreja isso nunca vai sair de moda e por mais que por causa dessa desfiguração dos casamentos nas sociedades hoje devemos declarar Deus Jesus 100% homem 100% Deus ele é o Noivo da sua igreja entendem isso então a palavra de Deus nessa noite Nos alerta para esse Jesus Cristo que é o noivo e que é o próprio Deus em primeiro lugar.

    Nesse relacionamento quem é ele ele é aquele que demanda de mim e de você um vínculo de amor que consiste tanto no dever quanto no próprio amor em si o que que é isso Pastor Vinícius Jesus Cristo vai dizer aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama é só você pegar o exemplo vamos pegar um exemplo aí de um bom casamento um casamento normal Ok e muitas vezes.

    Dentro de um casamento normal você vai ter sempre algumas alguns lados díspares principalmente no nosso mundo ocidental que vai Romantizar a figura do casamento segundo Hollywood e que muitas vezes vão dizer para que que eu preciso de um pedaço de papel para dizer que te amo nesse ponto a gente precisa dizer que quando os filmes e qualquer tipo de série vai dizer eu não preciso assinar um papel para dizer que eu te amo a.

    Figura está baseada nos sentimentos e no coração volátil que se apaixona e muda o tempo todo porque a própria palavra vai dizer que o coração é enganoso então o compromisso Cristão do casamento é o mesmo compromisso que Deus demanda de mim e de você porque ninguém vem para cá paraa frente assumir um casamento porque a gente não tá celebrando o primeiro dia do namoro quando o casal deu as mãos e foi pro cinema a gente tá celebrando aqui é.

    Quando um Fica de frente pro outro e pelos votos assumem um compromisso e diante da legalidade diante de Deus e dos Homens o papel assinado um está dizendo ao outro eu prometo ser Fi a você até a morte isso significa cumprimento de dever e ao mesmo tempo amor ou seja preste atenção e aí isso pode descambar para um dos lados você pode ser alguém extremamente como um.

    Fariseu quando por exemplo você vai pro lado da legalidade e você vem cumprir o seu papel na igreja simplesmente simplesmente para que a sua consciência fique tranquila e dentro da legalidade você vem só cumprir os deveres um casamento não durará se for diante da legalidade somente diante do dever pastor eu pago as contas lá de casa meus filhos estudam no melhor colégio eu dou tudo que a minha mulher precisa Mas sinceramente eu já não encontro mais amor ao mesmo tempo que o inverso é.

    Verdadeiro um casamento que vai ficar baseado só nas afeições nas paixões mas que não tem um compromisso de dever um para com o outro pode ruir porque as paixões podem olhar pro lado portanto irmãos o dever de compromisso que nós temos é esse dever de amor e o dever de obedecer a lei do senhor é isso que Deus está pedindo é o chemar ouve ó Israel o Senhor teu Deus é o único Deus por isso quando o seu casamento estiver.

    Baseado no amor de Deus você vai cumprir parece até palestra para casais mas não tem outro jeito não tem outro jeito a gente só consegue cumprir o o dever se o dever for conduzido por amor e a gente só consegue amar se tiver fidelidade no dever vocês entendem isso nessa noite por isso é que Jesus se declara como noivo porque esse vínculo que ele pede de mim e de você é que seja de dever e de amor a segunda coisa que a gente pode.

    Comparar com Jesus sendo noivo e ele se declarando como Deus é que esse V é de um Amor completo você não precisa de mais nada quando você tem Jesus na sua vida porque se você vê a Maravilha que Deus faz ao deixar justamente o principal texto sobre casamento e se você quiser anotar aí Efésios 5 é o texto Áureo da nossa classe de casais lá né é o texto áo Efésios 5 vai dizer que homem e mulher.

    Devem se sujeitar um ao outro o que isso significa que na sujeição de um ao outro eu permito que na minha vulnerabilidade eu me entregue completamente ao outro por que que eu estou sujeito a ele porque eu confiei meu coração a ele porque ele o meu cônjuge está guardado pelo senhor é conduzido pelo senhor é conduzido pela sua palavra então o amor de Deus ele é.

    Tão completo que se você vai lá justamente no Capítulo 2 de Gênesis nessa apresentação Deus viu que não era bom que o homem estivesse só e aí ele lhe faz da costela e Red disse isso né não da cabeça para que ela não tivesse acima nem dos pés para que o homem não ap pisasse Mas do lado para que ele se completasse homem e mulher em papéis di.

    E ao mesmo tempo com tantas características maravilhosas construídas por Deus Pense comigo em duas peças de quebra-cabeça quando você olha você a primeira vista você diz assim não vai dar certo não vai encaixar mas quando se encaixam fazem um quadro perfeitamente maravilhoso é por isso que o amor de Jesus demanda um vínculo completo e é a partir da figura do casamento Onde homem e mulher vão poder dizer eu Pertenço a Você é por isso que há essa sujeição a.

    Submissão da mulher ao homem ela vem depois que esse homem está Submisso a Cristo e aliás submissão Não há nada de tirania a submissão do casamento é estar debaixo da mesma missão é por isso que o vínculo que Jesus demanda de mim e de você porque ele é o noivo é de completude Jesus veio para completar a sua vida ele se encaixou perfeitamente ao seu coração e agora o seu coração deve.

    Pertencer a ele e aí por isso que nessa questão de completude quando Cristo é o noivo e ele governa o nosso coração o exemplo do casamento vem mais uma vez sabe por quê certamente Tem gente nesse auditório aqui que tem muitos anos de casado e você sabe dessa figura porque ela é do cotidiano quando por exemplo a mulher manda o sinal do Batman né Qual é o sinal do Batman Traz pão aí o marido tem que sair correndo né do trabalho e.

    Lembrar de passar no mercadinho só que quando ele diz estou no mercadinho vem uma lista pro WhatsApp traz isso isso isso isso brincadeira mas quando chega lá e o homem tem que tomar uma decisão porque a mulher não está respondendo mais porque tá cuidando dos filhos e agora não é o produto que ela queria mas e aí tem que tomar uma decisão daquilo que precisa escolher preste atenção naquele momento em que o homem está tomando uma decisão e aliás seja no mercado ou qualquer outro tipo de decisão porque vocês se completaram E.

    Agora vocês são um Você está perguntando a si mesmo como ela responderia a esta situação como ela agiria no meu lugar e aliás você já sabe até a resposta e você vai lá e o faz e escolhe às vezes a gente erra e muito né homens aproveitando a PH aqui hoje mas o fato é que esse vínculo de Amor completo quando somos dirigidos pelo noivo e pelo Espírito Santo O que Jesus aguarda de mim e de você é que a gente faça a.

    Pergunta daquele livro do século X em meus passos o que Faria Jesus o amor que completa é aquele que começa a pensar como Rei do Universo e em terceiro lugar nessa noite é um vínculo que é absolutamente permanente o amor de Jesus e esse noivo que Justamente implodiu a morte de dentro para fora venceu aquela que estava rompendo com todos os relacionamentos Aliás o relacionamento.

    De Adão e Eva isso que precisa ficar claro para mim e para você homem e mulher estavam nus e não se envergonhavam Por que que eles não se envergonhavam porque Deus colocou algum tipo de aliás os meus olhos estão embaçados nessa noite que eu inventei na tarde hoje fazer um exame Oftalmológico eu tô aqui com a pupila dilatada eu tô vendo vocês tudo embaçado hoje tô pregando pela graça ora aí mas não foi algo embaçado e.

    O homem não reconhecia a nudez da sua mulher não é isso era um vínculo permanente Porque nessa vulnerabilidade o pecado ainda não havia rachado com o relacionamento do homem e da mulher porque absolutamente quando o pecado e a dona morte entram no mundo quase que personificados por Paulo em romanos como um casal antagônico ao casal do Éden esse casal seu pecado e a dona morte quando entram entram para.

    Romper o relacionamento e o principal relacionamento dos seres humanos o casamento e quando rompe a partir do momento que Deus vem na Viração do dia para tomar um cappucino com aquele casal como sempre fazia todos os dias quem disse para vocês que vocês estavam NS e eles passam a se acusar por isso que o vínculo permanente do amor de Deus por mim e por você não nos abandona Isso significa que naquela nudez do Éden eles estavam permanentemente se amando sem sequer notar algum tipo de.

    Falha no outro porque não existia jamais eles se abandonariam e é por isso que Jesus é o marido perfeito e se você vê ainda e eu quero falar com você que nos assiste se você ainda vê imperfeição na figura de marido mas ao mesmo tempo você isso mexe com você é porque isso está nas profundezas da estrutura do do seu coração você fica magoado se o seu marido te deixou ou se você viu isso acontecer na sua família ou até mesmo os teus filhos te deixaram.

    Saiba que Jesus jamais vai te abandonar porque ele é o marido perfeito porque isso está na estrutura do seu coração e quando você treme diante dessa figura e Tem algum tipo de trauma é porque na verdade você queria que isso fosse perfeito mas Deus é o marido perfeito que jamais vai te abandonar Então nesse ponto eu pulo pro quarto e penúltimo lugar nessa noite além desse vínculo que é permanente onde o próprio Senhor Jesus vai dizer eu estarei com vocês todos os.

    Dias ou seja sempre e sempre ele é um vínculo exigido pelo noivo de exclusividade casamento nenhum considera uma terceira pessoa entrando no relacionamento Óbvio pastor a não ser os tipos de casamento da nossa cultura que vão falar inclusive em trisal alguma coisa absurda Mas o relacionamento de Deus com o seu povo sempre foi nessa demanda de tirar o adultério do meio do seu povo Aliás quando o pecado entra no mundo.

    Justamente o descendente de Caim chamado lamec é justamente o miserável que faz coleção de mulheres Então Deus nunca provou a poligamia no meio do seu povo o relacionamento com Deus precisa ser exclusivo aliás Jesus Quebra esse relacionamento apontado no Gênesis de lamec porque vai se vangloriar do pecado dizendo feri dois homens e por isso Deus me vingará 70 x 7 Jesus quebra isso no Novo Testamento dizendo para Pedro.

    Perdoe 70 x 7 hebd Contex né que é o o termo grego lá infinitamente por isso relacionamento de exclusividade é o que Deus tem com o seu povo nesse ciúme que ele diz lá em Jeremias você anda como uma jumenta no cio como um camelo por aí ziguezagueando mas eu ainda te quero e há perdão e eu creio em casamentos que podem ser restaurados mesmo que haja algum tipo de.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BMmSJMNS6yQ

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem