Todos os Estágios da Fraqueza - (Mensagens Pastorais) - Paulo Junior

Todos os Estágios da Fraqueza - (Mensagens Pastorais) - Paulo Junior 19 Juízes 16.19 diz assim: Então Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela, E tendo chamado um homem, fez rapar-lhe as sete tranças da cabeça e passou ela a subjugá-lo. Retirou-se dele a sua força. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti, Sansão. Tendo ele despertado do sono, disse consigo mesmo: Sairei ainda esta vez como antes, e me livrarei. Porque ele não sabia ainda que já o Senhor tinha se retirado dele. Então os filisteus pegaram nele, e lhe vazaram os olhos, o fizeram descer à Gaza, e amarraram-no com duas cadeias de bronze;.

Todos os Estágios da Fraqueza - (Mensagens Pastorais) - Paulo Junior

E virava um moinho no cárcere. E o cabelo de sua cabeça logo, por ser rapado, começou a crescer de novo. Deixe aberto em Juízes 16. Não feche. Feche apenas os olhos. Querido Deus, santo Deus. Como carecemos do Senhor, como carecemos da sua misericórdia, e da sua graça, eu peço que despeje ela aqui essa noite. Ajuda-nos Senhor,.

Pois estamos tão fracos, às vezes nos sentimos tão sozinhos, tão desamparados, consola-nos esta noite, toma a atenção do seu povo que anda tão disperso, toma os corações deles, toma as mentes deles, que eles fiquem compenetrados em tua palavra e sejam revestidos de um santo temor e de uma santa reverência diante do Senhor..

Senhor eu estou aqui. Nós estamos aqui. Mas tu, Tu estás aqui? Eu estou falando. Nós estamos falando. Mas o Senhor falará? O Senhor bradará dos céus? Anunciará à nós a tua palavra? Òh Deus! Tem compaixão de nós, a despeito dos nossos pecados, mova poderosamente,.

Porque não temos outra esperança além de Ti. Toma todas as mentes e corações cativos à Tua palavra, faz Teu reino avançar, receba a glória para si. E de alguma maneira nós conforma à imagem de Teu filho. Em nome de Jesus, Amém! Preste a atenção aqui. Eu vou ver se pela graça de Deus, eu consigo contribuir com você através dessa palavra..

Eu abri em Hebreus 12. Hebreus 11, e esse capítulo, é chamado por muitos de "A galeria dos heróis da fé", porque ela narra... O escritor de Hebreus, ele fez questão de dar ênfase na vida piedosa vivida pela fé dos santos, do antigo testamento para estimular, encorajar os destinatários da carta, os Hebreus..

Ele vai dar ênfase e diz que os fatores que fizeram com que esses homens prevalecessem foi a Fé. A Fé. A fé deu vitória à eles, ânimo, força, coragem. E eu vou me apropriar deste texto no final da mensagem. No final, novamente, eu voltarei para ele, paralelo a esse texto, eu abri em Juízes, capítulo 16.

Para falar sobre o quê? Eu vou falar um pouco essa noite sobre fraqueza. Essa palavra é pra você que está fraco, para você que se sente fraco, para você que se enfraqueceu ao longo da sua caminhada cristã. Gostaria que todos prestassem atenção, porque a minha oração é que todos essa noite, sem exceção, fossem consolados, visitados, agraciados..

Nós não somos de ferro, somos de carne e osso. Somos cristãos sim, somos salvos sim, mas continuamos caindo, pecando, esmorecendo, enfraquecendo e pensando em voltar atrás. E muitas vezes nos deparamos com o estado de aguda, intensa fraqueza. E a nossa trajetória, a trajetória da vida cristã não é feita só de homens fortes, momentos fortes, vitoriosos..

Ela é feita de altos e baixos. O gráfico da nossa vida não é sempre uma crescente, uma constante crescente. O gráfico da nossa vida, as vezes é marcado por altos e baixos Quem nunca caiu? Quem nunca esmoreceu? Quem nunca pensou em voltar atrás? E, as vezes você está marcado por esse período, período de fraqueza. A nossa vida é uma constante batalha..

O apóstolo Paulo fala: Combati o bom combate. Ele está falando a respeito do ministério. Ministério é uma batalha. Você luta para pregar o evangelho, luta para ganhar almas luta para discipular seus filhos, luta para manter em ordem o seu casamento, luta para tocar sua igreja, você luta, combate no ministério. A Bíblia diz também que você luta contra a carne. A carne contra o espírito e é uma luta renhida, ferrenha, com combate árduo dos desejos da carne contra os desejos do espírito..

As inclinações, a sedução, a cobiça, a queda, os desejos da nossa natureza travam o nosso novo homem numa batalha ferrenha. A Bíblia diz também que nós lutamos contra o Diabo. A luta é no ministério, a luta é contra a carne, nossas inclinações A luta é contra o Príncipe das trevas. Forças demoníacas, setas, dardos, sedução, acusação,.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Opressão maligna de um ser invisível espiritual.

    A Bíblia também diz que nós lutamos contra o pecado. Não resistisse até o sangue, combatendo contra o pecado. Lutamos contra o pecado, lutamos contra a carne, lutamos contra o Diabo, Combatemos no ministério. Vida cristã é um constante combate, é uma caminhada árdua, cheia de surpresas, de oponentes, de obstáculos. Intensa. Que não nos dá trégua, um segundo se quer..

    Mas depois de tantos anos de luta, de caminhada, tantos anos nós nos deparamos com período de fraqueza, momento onde a nossa força míngua, ela simplesmente se vai. Perdemos a pegada, perdemos o ritmo, a força, o ímpeto, a determinação e as vezes nos deparamos com estado de esgotamento,.

    Estresse, saturação. Acontece conosco isso. Como Davi no Salmo 32: O meu vigor se tornou como sequidão de estio. O vigor se foi. Esgotou-se a nossa força. E essa mensagem é pra você. Que está exatamente atravessando esse período. Esgotado. Sem forças pra reagir. Sem forças para lutar..

    Sem forças para esboçar uma reação diante das adversidades Dos intempéries que vocês está enfrentando. Talvez a igreja de Cristo, em toda a Terra esteja passando por este momento, está cercada por corrupção, cercada de engano, cercada de bombardeios de toda sorte, quer naturais, quer espirituais. E muitas vezes ela se pega sem forças, sem condição de reagir,.

    Sem norte. Talvez ferida e moída pelos combates diários que duram anos, talvez porque a força de Deus nos deixou pouco e nos tornamos assim, fracos. E eu vou usar a história de Sansão para ajudar você. Sansão experimentou todos os níveis de fraquezas que um homem pode experimentar. Sansão conheceu o fundo do poço, Sansão perdeu toda a força, em todas as áreas. Sucumbiu, se abateu,.

    Mas a Bíblia diz que no final da história, ele recobrou suas forças. Como ele fez isso? Vamos aprender com Sansão. Eu acredito que ele, a partir de hoje, será um dos personagens que você mais vai se identificar. Quando você pensa em Sansão, pensa só na sua força colossal, física, mas se esquece da humanidade de Sansão, ele é sujeito as mesmas paixões, como nós, homem de carne e osso, como nós. A minha oração é pra que todos os fracos aqui,.

    Abatidos, desencorajados, oprimidos, sem ânimo, sejam revigorados, sejam fortalecidos, pela graça de Deus. Vamos experimentar, conhecer, a história de Sansão. Sansão era conhecido pelo que? Pela sua poderosa força, pela sua força descomunal, colossal..

    Mas nós, lendo a história, nós entendemos que de repente Sansão perde toda a sua força, e a semelhança dele, você pode estar assim sem forças para orar, sem forças para jejuar, sem forças para crer, sem forças para caminhar. Perdeu a força. A única coisa que restou em você, é a própria concepção da fraqueza. A única coisa que restou em mim, é conseguir enxergar que estou fraco. É só isso. Isso não me foi tirado, a consciência da minha própria fraqueza..

    Sansão experimentou todos os níveis de fraqueza. Assim como você. Você pode também estar experimentando os mesmos estágios, os mesmos níveis de fraqueza que Sansão. Vamos ver... 1º: Sansão experimentou a fraqueza física. Olhe comigo o verso 19: Então Dalila fez dormir Sansão nos joelhos dela. E tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça. Passou ela a subjugá-lo e retirou-se dele a sua força. Até aí. 1º área da fraqueza de Sansão: Fraqueza Física.

    Sansão era conhecido por sua força muscular, física, pela sua imponência física.

    Verso 19 diz: que retirou-se dele a sua força. Talvez você esteja assim, passando por tremenda fase de fraqueza física. Não tem força física, não tem força pra limpar uma casa, não tem força pra exercer seu ofício, seu trabalho, seu rendimento na empresa caiu, você não consegue ter o mesmo.

    Rendimento, não consegue ter mais a mesma aplicação, não tem forças. Perdeu a força física, não tem forças mais para cuidar de uma casa, sem forças para limpar uma casa, lavar uma roupa, governar os filhos, alguma coisa te causou fraqueza física. Talvez você foi acometido por uma enfermidade, os exames detectaram uma doença e aquilo está molestando você, você está sob efeito de remédios, está febril, está com infecções, complicações nervosas,.

    Complicações no seu corpo estão te abatendo muito fisicamente. Você não é mais aquela pessoa forte, determinada, robusta, ativa, alegre, mas está passando por grande período de fraqueza física, um cansaço exagerado. Aqui, quando os inimigos vieram buscar Sansão, ele não conseguiu se defender..

    Eles pegaram ele, porque os relexos de Sansão foram comprometidos. Talvez você esteja assim, sem reflexo, perdeu os reflexos, o poder de reação, a força para lutar, para se defender, para exercer suas tarefas, está tomado de um profundo abatimento, de uma profunda fraqueza física, fica cansado com facilidade, se prostra e se abate diante das tarefas do dia com facilidade..

    Talvez tenha âmbito ministerial, sem forças para visitar alguém, sem forças para evangelizar alguém, sem forças para pregar, sem forças para exercer seus ofícios, sem forças para atuar no serviço cristão. Sansão conheceu a fraqueza física, estava prostrado. Não seria esse o seu quadro?.

    Será que você não está aqui entre nós enfermo, debilitado, doente? Sob o efeito de remédios? Foram diagnosticadas doenças? Será que o cansaço, o estresse te dominou, de forma que você não consegue se recuperar? Não consegue ter energia, vigor, e sua parte física está comprometida? A parte física está afetada de tal ponto que está comprometendo o seu desempenho.

    Na empresa, o seu desempenho na escola, seu desempenho na igreja Seu desempenho como marido, seu desempenho como esposa Seu desempenho como filho, seu desempenho em casa? "Pastor, eu estou num profundo estado de fraqueza física". Talvez seja até o espiritual que esteja causando a fraqueza física, uma opressão maldita, tão malígna, tão intensa, tão poderosa.

    Que não deixa você sair da cama, que enfermou você, escravizou você e não deixa você sair desse estado. Esse foi o 1º estágio. 2º estágio da fraqueza de Sansão: ele experimentou a fraqueza espiritual. Acompanhe comigo o verso 20. E disse ela: Os filisteus vêm sobre ti Sansão. Tendo despertado de seu sono, disse consigo mesmo: Sairei desta vez como antes, e me livrarei. Porque ele não sabia ainda, que o Senhor já se tinha retirado dele. Em outras traduções: Que o espírito de Deus havia se ausentado dele..

    2º estágio: Fraqueza espiritual. Ele não sabia, mas o espírito do Senhor havia se extinguido da vida dele, se ausentado. 1º Tessalonicenses diz, Capítulo 5: Não extinguais o espírito. O que é isso? O crente quando se converte, recebe o Espírito Santo. É uma capacitação sobre ele, para que ele combata o combate da vida cristã,.

    Mortifica a carne, vença o pecado, tenha poder de oração. E quando Paulo dá essa ordem: Não extinguir, significa que esse poder que reveste o crente pode ser diminuído, apagado, extinguido. Foi o que aconteceu com Sansão. Sansão experimentou fraqueza espiritual, fraqueza espiritual. O espírito que o fortalecia, que o capacitava, que o enchia, se foi extinguiu-se, esvaiu-se, perdeu a força. Pode ser que esse seja o seu quadro..

    "Pastor, eu estou sem força espiritual eu não tenho força para orar eu não consigo orar, eu não tenho forças para estimular uma oração mais extensa e mais intensa, tanto em tempo, quanto em profundidade eu não consigo orar, minhas orações são entediantes, repetitivas fraca. Eu tento orar e nos primeiros 10 minutos.

    Eu já sou vencido, pelo cansaço, pelo desânimo, pela carne, logo eu desisto. Ou quando eu oro, pastor, eu oro uns 30, 40 minutos, mas é uma oração tão seca tão vazia, tão pobre, tão árida, trôpega, capenga". Fraqueza espiritual. "Eu não consigo mais ler as escrituras, quando eu leio as escrituras, eu não consigo entender, eu não consigo interpretar, eu não tenho vontade de ler, fome para ler.

    E eu não consigo entender as escrituras". O que Sansão, o que o texto pode nos trazer aqui é que, quando o espírito se extingue, insensibilidade espiritual. Talvez você esteja insensível espiritualmente. Não é mais sensível a voz de Deus, não é mais sensível ao Espírito Santo, não é mais sensível ao mundo espiritual. Essa insensibilidade também aponta para o discernimento,.

    Perdeu o discernimento. Note que a Bíblia fala que Sansão não sabia que o Espírito havia se ausentado dele. Talvez você esteja sem discernimento, interpreta tudo de modo natural, perdeu aquela ótica, aquele prisma espiritual, aquele sentido aguçado do espírito por causa da fraqueza espiritual A fraqueza espiritual nos leva à perda do domínio próprio - Gálatas 5.22.

    A capacidade de exercer domínio sobre a nossa natureza, significa que você vive abatido, desequilibrado, descontrolado, ansioso, irado, carnal, porque você está experimentando fraqueza espiritual e o Espírito não mortifica mais a sua carne e todas as suas faculdades estão descontroladas, desequilibrado emocionalmente, sente medo, tem temores, compulsões carnais que você não domina. "Pastor, eu estou fraco espiritualmente. Eu levo uma surra do pecado, eu caio nos menores pecados, estou sem forças para lutar com esse pecado,.

    Sem forças para resistir àquela tentação, sem forças para dizer não ao diabo sem forças para resistir as setas, sem forças para orar sem forças para jejuar, sem forças sequer para vir à um culto e quando eu venho, eu não consigo levantar a mão no louvor. Estou muito fraco, muito abatido. Romanos 8.26 diz que não sabemos orar como convêm. Mas o Espírito nos assiste em nossas fraquezas, logo, se eu estou fraco espiritualmente, eu não consigo orar. O Espírito que faz orar está extinto e eu não consigo mortificar a carne.

    Se Espírito mortificar as obras da carne, eu viverei. Uma vez que estou fraco espiritualmente, não consigo mortificar meus impulsos. Eu não estou querendo olhar quase ninguém no rosto. Por que? Porque eu estou muito "eu". Eu não estou muito "Cristo". Não está mortificado o meu "Eu" e a beleza de Cristo se manifestando O meu "Eu" está vivo, eu tenho medo do meu sorriso, meu olhar, minhas palavras estão carregadas do velho homem porque não estão sendo mortificadas. As vezes eu tenho medo de ser estúpido com alguém, imoral com alguém, mal educado, grosso..

    Eu estou fraco. Eu não tenho nada para oferecer. "Ah, não fala de Deus comigo não. Não pede oração pra mim não". Eu não sei, perdi. Estou fraco. A própria leitura da Bíblia... "O Espírito quando vier vos fará lembrar tudo quanto tenho dito". O Espírito aponta para as Escrituras. Se eu estou fraco, esse livro não tem significado nenhum para mim. Eu passo por essas linhas e eu não entendo nada, eu não sei nada desse troço..

    E estou fraco espiritualmente. É o estado de Sansão. Primeiro, fraqueza física: Não conseguia se desvencilhar dos soldados filisteus. Agora, fraqueza espiritual. Mas será que você não está assim meu irmão? "Pastor, ser crente é isso aqui mesmo? - O que filho? Isso... esse negócio que eu... - O que? Ser crente é isso?! Não tenho nenhuma experiência com Deus, não vejo milagre, não consigo orar, não consigo ler, eu vou no culto e não estou entendendo nada do que eles estão pregando. Vou para minha casa, assisto televisão, está chato. Vou para a internet, está chato..

    Tomo um café, vou na cunhada..." Não, ser cristão não é isso! Fraqueza espiritual. Espírito extinguindo. Jesus veio para que tenhamos vida! E tenhamos com abundância. Efésios diz: Não vos embriagueis com vinho, mas enchei-vos do Espírito. Paulo orando disse: Para que todos sejam cheios de toda a plenitude do conhecimento de Deus. "Do seu interior fluirão rios de água viva". Isso é fraqueza..

    Você está experimentando fraqueza. A fé não é tão racional assim não, não é tão previsível. A fé e a vida cristã, ela é transcendente, ela é um campo espiritual. 3º estágio da fraqueza: Sansão experimentou fraqueza emocional. Acompanhe comigo o verso 21: Então os filisteus pegaram nele e lhe vazaram os olhos; e o fizera descer à Gaza. E amarraram com duas cadeias de bronze, e virava um moinho no cárcere..

    Fraqueza emocional ele experimentou. Como você sabe? Há pelo menos 3 razões aqui... porque Sansão foi no fundo do poço emocionalmente e ele conheceu também a fraqueza emocional. Há 3 razões para isso: Primeiro: A Bíblia diz que cortaram os cabelos de Sansão. Sansão mudou a aparência. Raparam a cabeça dele. Mudou a aparência. Talvez uma deformidade física, uma sequela de um acidente,.

    Uma sequela de uma cirurgia, de um choque, de uma agressão física que molestou, marcou você e comprometeu de certo modo o seu físico, sua aparência. Sansão, aquele homem exuberante, aquelas tranças longas lindas agora estão cortadas. Está com a cabeça raspada. Talvez você passou por isso. Algum trauma, algum acidente, algum pós cirúrgico, alguma violência física. Talvez aumentou o peso demais, envelheceu. Talvez tenha os movimentos do corpo comprometido,.

    Você não é mais aquela pessoa alegre, feliz, saudável, ativa, por causa de uma doença, de um exame, falência econômica, quebra da empresa, agressão física no lar e de alguma forma afetou o seu corpo, o seu físico, a sua aparência. Sansão não era mais o mesmo. Estava meio irreconhecível. Cabeça raspada. Esquisito. Talvez você olhe no espelho: "Eu mudei, eu não sou mais a mesma, o mesmo"..

    Ou, talvez, você herdou uma sequela, vítima de alguma coisa. Segunda razão porque ele estava com fraqueza emocional: perda da liberdade. Sansão nunca ficou preso na vida. Sansão nunca foi limitado, nunca teve imposição sobre ele alguma. Agora, teve o direito de liberdade privado. Foi vencido, subjugado, derrotado, preso, trancado. Você está agora limitado..

    Seus direitos foram tirados, você perdeu o direito, perdeu o arbítrio, você está vencido, trancado numa masmorra. Terceiro: olhos vazados. Perda da visão. Imagina Sansão, preso num calabouço, cabeça raspada, cego. Olhos furados. Cego. O que significa isso? Fraqueza emocional. Sansão entrou em depressão. Aquele homem virtuoso agora está abatido,.

    Cabeça raspada, olhos furados, preso como malfeitor, com seu direito de liberdade negado. Ele entrou numa profunda depressão. Talvez você esteja assim. "Pastor, se eu te contar... Pastor, para eu sair da minha cama é uma dificuldade! Você não está vendo o tanto que eu engordei?!" Ah, o que é que tem? Depressão. "Você não está vendo eu levantar para ir toda hora para lá?".

    Pra quê? "Tomar remédio". Para quê? "Depressão. O senhor não está vendo que eu não estou vindo na igreja?" Por quê? Depressão. Depressão. Fraqueza. Perdi o controle emocional. Estou fraco. Fraco. Fraco. Agora Sansão estava num calabouço, mofando, esquecido, abandonado. Talvez você esteja assim. "Eu não tenho ânimo, eu não tenho alegria,.

    Eu perdi. Eu estou fraco emocionalmente. O senhor quer ver? Conversa comigo... 5 minutos e eu já fico abalada. Chega perto de mim e não me conta uma notícia negativa Eu estou desiquilíbrio, em depressão". Talvez você experimentou este estágio da fraqueza. Uma pessoa que não resiste mais a notícias. "Pastor, o gordinho da Coréia vai mandar bomba.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=4taqVaRHdpE

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem