PROTO-EVANGELHO DE TIAGO / A Infância de Cristo / A Natividade de Maria diaconojoaovictormariano

PROTO-EVANGELHO DE TIAGO / A Infância de Cristo / A Natividade de Maria diaconojoaovictormariano o pró evangelho de Tiago também conhecido como livro de Tiago menor ou Natividade de Maria é um texto apócrifo que oferece uma visão detalhada da vida de Maria mãe de Jesus desde a sua concepção até o nascimento de Cristo datado geralmente do segundo século depois de Cristo o manuscrito foi primeiramente descoberto na biblioteca de um mosteiro Possivelmente durante a idade média especificamente na biblioteca do mosteiro de são sabas.

PROTO-EVANGELHO DE TIAGO / A Infância de Cristo / A Natividade de Maria diaconojoaovictormariano

Também conhecido como mar saba situado na região da Judeia próximo a Belém na atual Palestina esse mosteiro estabelecido no século V é reconhecido por sua rica coleção de manuscritos antigos incluindo textos Apócrifos e documentos religiosos Além de sua descoberta em São sabas o proto evangelho de Tiago também foi encontrado posteriormente em manuscritos do mar morto em nag ramad durante as escavações ocorridas entre dezembro de 19 945 e Janeiro de 1946 o texto também oferece relatos.

Significativos como a concepção virginal de Maria a visita do anjo Gabriel o nascimento em infância de Jesus em Belém e a adoração dos magos detalhes sobre a vida de Maria e José antes do nascimento de Jesus também são abordados incluindo a narrativa em que Maria é escolhida para ser a mãe do Salvador no proto evangelho de Thiago Joaquim e Ana são mencionados como os pais biológicos de Maria Ana escrita como istério recebe uma intervenção divina semelhante às mulheres bíblicas como Sara e Raquel resultando na concepção de.

Maria explorar esse texto apócrifo nos proporciona uma compreensão mais profunda da vida de Maria e da infância de Jesus revela curiosidades fascinantes como a entrega de Maria ao sacerdote do templo aos 3 anos de idade além de detalhes surpreendentes sobre o seu casamento com José a idade com que ela através da ação do Espírito Santo e a concepção virginal esse vídeo nos convida a explorar uma obra que enriquece Nossa compreenção dos primórdios da tradição Cristã E lança Nova Luz sobre as hisas bíblicas ficamos.

Agora com vídeo completo onde estaremos explorando todo protoevangelho deago e peço para que você se inscreva Noal e Ative o Sininho para não perder as novas notificações proto evangelho de Tiago segundo narram as memórias das 12 tribos de Israel havia um homem muito rico de nome Joaquim que fazia suas oferendas em quantidade dobrada dizendo o que sobra ofereça para todo o povoado.

E o devido na expiação de meus pecados será para o senhor a fim de ganhar lhas boas graças chegou a grande festa do Senhor na qual os filhos de Israel devem oferecer seus donativos Ruben se pôs à frente de Joaquim dizendo-lhe não te é lícito oferecer tuas dádivas enquanto não tiveres gerado um rebento em Israel Joaquim moric se tanto que se dirigiu aos arquivos de Israel Com.

Intenção de consultar o senso genealógico e verificar se porventura teria sido ele o único que não havia tido prosperidade em seu povoado examinando os pergaminhos constatou que todos os justos haviam gerado descendentes lembrou-se por exemplo de como o senhor deu Isaque ao Patriarca Abraão em seus derradeiros anos de vida Joaquim ficou muito atormentado não procurou sua mulher e se retirou para o.

Deserto ali armou Sua Tenda e jejuou por 40 dias e 40 noites dizendo não sairei daqui nem sequer para comer ou beber até que não Me visite o Senor meu Deus que minhas preces me sirvam de comida e de bebida Ana lamentava-se e gemia dolorosamente dizendo chorarei minha viuvez e minha esterilidade chegou porém a grande festa do Senhor e disse-lhe Judite sua criada.

Até quando vais humilhar tua alma já é chegada a festa maior e não te é lícito entristecer-se toma este lenço de cabeça que me foi dado pela Dona da tecelagem já que não posso singir com ele por ser eu de condição servil e levar ele ao Celo real disse Ana afasta-te de mim pois que não fiz tal coisa e além do mais o Senhor Já me humilhou em demasia para que eu o use a não ser que algum malfeitor O Haja.

Dado e Tenhas vindo para fazer-me também cúmplice do pecado replicou Judite motivo tenho eu para maldizer te se o senhor já te amaldiçoou não te dando fruto de Israel Ana ainda que profundamente triste despiu suas vestes de luto cingiu-se com um toucado vestiu suas roupas de Bodas e Desceu na Hora Nona ao Jardim para passear alívio um Moreiro assentou-se à sua sombra e orou.

Ao senhor dizendo ó Deus de nossos pais ouve-me e bend Dime da maneira que bendisse o ventre de Sara dando-lhe como filho Isaque tendo elevado seus olhos aos céus viu um ninho de passarinhos no Loureiro e novamente lamentou-se dizendo ai de mim por nasci e em que hora fui Concebida vinha ao mundo para ser como Terra maldita entre os filhos de Israel estes me acumularam de injúrias e me.

Escorraçar do templo de Deus ai de mim a quem me assemelho eu não as aves do céu pois elas são fecundas em tua presença Senhor ai de mim a quem me pareço eu não as bestas da terra pois que até Esses animais irracionais são prolíficos ante teus olhos Senhor ai de mim a quem me posso comparar nem sequer a estas águas porque até elas são férteis diante de ti Senhor.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    Ai de mim a quem me igualo eu nem sequer a Esta terra porque ela também é

    Fecundada dando seus frutos na ocasião própria e te bendiz senhor Eis que se lhe apresentou o Anjo de Deus dizendo-lhe Ana Ana o senhor escutou teus rogos conceberás e darás à luz e de tua pról falará em todo o mundo Ana respondeu vivoa o Senhor meu Deus que se chegar a ter algum fruto de bênção seja.

    Menino ou menina levá-lo e como oferenda ao Senhor e estará a seu serviço todos os dias de sua vida então vieram a ela dois mensageiros com este recado Joaquim teu marido está de volta com seus rebanhos pois que um anjo de Deus desceu até ele e lhe disse que o senhor escutou seus rogos e que Ana sua mulher vai conceber em seu ventre tendo saído Joaquim mandou que seus pastores.

    Lhe trouxessem 10 ovelhas sem mancha disse ele estas serão para o senhor mandou então separar 12 novilhas de leite dizendo estas serão para os sacerdotes e para o sinédrio finalmente mandou apartar 100 cabritos para todo o povoado ao chegar Joaquim com seus rebanhos estava Ana à porta e ao vê-lo chegar pôs-se a correr e atirou-se ao seu pescoço dizendo agora vejo que Deus.

    Me bendice copiosamente pois sendo viúva deixo de sê-lo e sendo estéril vou conceber em meu ventre então Joaquim repousou naquele dia em sua casa no dia seguinte ao ir oferecer suas dádivas ao Senhor dizia para consigo mesmo saberei se Deus me vai ser favorável Se eu chegar a ver o éfode do sacerdote ao oferecer o sacrifício o éfode do sacerdote quando este se.

    Acerca do altar de Deus e não encontrando pecado algum em sua consciência disse agora vejo que o senhor ouve por bem perdoar todos os meus pecados até esse trecho que acabamos de ouvir Ana lamenta sua infertilidade e se compara desfavoravelmente a várias criaturas da natureza em um momento de desespero ela clama ao senhor que envie um anjo para confortá-la prometendo-lhe que conceberá e dará a luz a um filho que será conhecido por toda a terra Ana.

    Se compromete a dedicar seu filho ao serviço do senhor mais tarde mensageiros informam a Joaquim seu marido que Deus ouviu suas preces e que Ana conceberá Joaquim então oferece sacrifícios ao Senhor em gratidão quando retorna para casa Ana expressa sua gratidão a Deus e Joaquim repousa em paz certo do Perdão Divino veremos a partir de agora que Ana e Joaquim celebram nascimento de sua filha Maria e a dedicam ao serviço do Senhor ao completar TRS anos Maria é levada ao templo onde é recebida com bênçãos permane no templo recebendo.

    Alimento de um anjo aos 12 anos os sacerdotes deliberam sobre o seu futuro e decidem Procurar um marido para ela José é escolhido por meio de um sinal Divino e recebe Maria sob sua proteção mais tarde Maria é escolhida para fazer um véu para o templo do Senhor e ela realiza a tarefa habilmente enquanto trabalha é ela ouve uma voz Celestial desceu Joaquim justificado do templo e foi para casa o tempo de Ana.

    Cumpriu-se e no nono mês deu à luz perguntou a Parteira a quem dei a luz a Parteira respondeu uma menina então Ana exclamou minha alma foi enaltecida e reclinou a menina no berço ao fim do tempo pela lei Ana purificou se deu o peito à menina e pôs-lhe o nome de Maria dia a dia a menina ia robustecendo ao chegar aos seis meses sua mãe deixou-a só no chão para ver se.

    Sustentava-se de pé ela depois de andar sete passos Voltou ao regaço de sua mãe esta levantou-se dizendo salve o senhor não andarás mais por este solo até que te leve ao templo do senhor fez-lhe um Oratório em sua casa e não consentiu que nenhuma coisa vulgar ou impura passasse por suas mãos chamou Além disso umas donzelas hebreias todas virgens para que a.

    Entretivesse quando a menina completou um ano Joaquim deu um Grande Banquete

    Para o qual convidou os sacerdotes os escribas o sinedrio e todo o povo de Israel apresentou a menina aos sacerdotes que a abençoaram assim ó Deus de nossos pais bendiz esta menina e dá-lhe um nome glorioso e eterno por todas as gerações ao que todo o povo respondeu assim seja assim seja.

    Amém apresentou-a também Joaquim aos Príncipes e aos sacerdotes e estes a abençoaram assim ó Deus altíssimo põe teus olhos nesta menina e outorga lhe uma bênção perfeita essas que excluem as ulteriores sua mãe levou ao Oratório de sua casa e deu-lhe o peito comp Pois então um hino ao Senhor Deus dizendo entoarei um Cântico ao Senhor meu Deus porque me visitaste afastaste de mim o.

    Própro de meus inimigos e me deste um fruto santo que é único e múltiplo a seus olhos quem dará aos filhos de Ruben a notícia de que Ana está amamentando ouvi ouvi Ó 12 tribos de Israel Ana está amamentando tendo deixado a menina para que repousasse na Câmara onde havia o oratório saiu e pôs-se a servir os comensais estes uma vez terminada a ceia saíram regozijando-se louvando ao Deus de Israel entretanto os meses iam-se passando para a menina ao fazer dois.

    Anos disse Joaquim a Ana lev-la ao temp do senhor para cumprir a promessa que fizemos para que o senhor não a reclame e nossa oferenda se torne inaceitável a seus olhos Ana respondeu esperamos todavia até que complete TR anos para que a menina não tenha saudades de nós Joaquim respondeu esperaremos ao chegar aos trê anos disse Joaquim chama as donzelas hebreias que.

    Não t mancha e que tomem duas a duas uma Candeia acesa e acompanhem para que a menina não olhe para trás e seu coração seja cativado por alguma coisa fora do templo de Deus assim fizeram enquanto iam subindo ao templo de Deus lá a recebeu o sacerdote o qual depois de tê-la beijado abençoou e exclamou o Senhor engrandeceu teu nome diante de todas as gerações pois que no final dos tempos manifestará.

    Em ti sua atenção aos filhos de Israel fela sentar-se no terceiro degrau do altar o senhor derramou graças sobre a menina que dançou cativando toda a casa de Israel saíram então seus pais cheios de admiração louvando ao Senhor Deus porque a menina não havia olhado para trás Maria permaneceu no templo como uma pombinha recebendo alimento pelas mãos de um anjo ao completar 12 anos os.

    Sacerdotes reuniram-se para deliberar dizendo Eis que Maria cumpriu 12 anos no templo do Senhor que faremos para que ela não chegue a manchar o Santuário disseram ao Sumo Sacerdote tu que tens o altar ao teu cargo entre e ora por ela o que o Senhor te disser isso será o que haveremos de fazer o sumo sacerdote cingindo-se com o manto das 12 cetas entrou entrou no.

    Santo dos santos e orou por ela Eis que um anjo do Senhor apareceu dizendo-lhe Zacarias Zacarias sai e reúne a todos os viúvos do povoado que cada um venha com um bastão e o daquele em que o senhor fizera um sinal singular deste será ela a esposa saíram os zalos por toda a região da Judeia e Ao Soar a trombeta do senhor todos acudiram José deixando de lado sua acha uniu-se a eles uma vez que se juntaram.

    Todos tomaram cada Qual seu bastão e puseram-se a caminho à procura do Sumo Sacerdote este tomou todos os bastões entrou no templo e pôs-se a orar terminadas as suas preces tomou de novo os bastões e os entregou mas em nenhum deles apareceu sinal algum porém ao pegar José o último Eis que uma pomba saiu dele e se pôs a voar sobre sua cabeça então O sacerdote disse.

    A ti coube a sorte de receber sob tua Custódia a Virgem do senhor José replicou tenho filhos e sou velho enquanto que ela é uma menina não gostaria de ser objeto de zombaria Por parte dos filhos de Israel então tornou O sacerdote teme ao Senhor teu Deus e tem presente o que fez ele com datã Abir e coré de como abriu-se a terra e foram sepultados por sua rebelião teme agora.

    Tu também José para que não aconteça o mesmo a tua casa ele cheio de temor recebeu a sob proteção Depois disse-lhe tomei do templo deixo-te agora em minha casa e vou continuar minhas construções Logo voltarei o senhor te guardará os sacerdotes então reuniram-se e concordaram em fazer um vé para o templo do Senhor o sumo sacerdote disse Chama algumas donzelas sem mancha.

    Da Tribo de Davi os ministros se foram e depois de terem procurado encontraram sete virgens então O sacerdote lembrou-se de Maria a jovenzinha que sendo de estirpe davídica se conservava Imaculada aos olhos de Deus o os emissários foram buscá-la depois de as terem introduzido no templo disse O sacerdote vejamos Qual há de bordar o ouro o amianto o linho a Seda o zircão o Escarlate e a verdadeira púrpura o.

    Escarlate e a verdadeira púrpura couberam a Maria que tomando-as foi para casa naquela época Zacarias ficou mudo sendo substituído por Samuel até quando pode falar novamente Maria tomou em suas mãos o Escarlate e pôs-se a te-lo certo dia pegou Maria um cântaro e foi enchê-lo de água Eis que ouviu uma voz que lhe dizia Deus te salve cheia de graça o senhor está contigo Bendita és entre as.

    Mulheres ela olhou à sua volta à direita à esquerda para ver de onde vinha aquela voz tremendo voltou para casa deixou a ânfora pegou a púrpura sentou-se no divã e pôs-se a te-la logo um anjo do Senhor apresentou-se Diante dela dizendo não temas Maria pois alcançaste graça ante o senhor onipotente E vais conceber por sua palavra ela ao ouvi-lo ficou perplexa e disse consigo mesma.

    Deverei eu conceber por virtude de Deus vivo e airei de dar a luz como as demais mulheres ao que lhe respondeu o anjo não será assim Maria pois que a virtude do Senhor te cobrirá com sua sombra depois o fruto santo que deverá nascer de ti será chamado de filho do altíssimo chamar-lhe a Jesus pois ele salvará seu povo de suas iniquidades Então disse Maria Eis Aqui a.

    Escrava do Senhor em sua presença que isto aconteça a mim conforme sua palavra concluído seu trabalho com a púrpura e o Escarlate levou ao sacerdote este a abençoou dizendo Maria o senhor enaltece seu nome e serás Bendita entre todas as gerações da terra cheia de alegria Maria foi à casa de sua parente Isabel chamou-a da porta e ao ouvi-la Isabel largou o.

    Escarlate Correu para a porta abriu-a e vendo Maria louvou a dizendo que fiz eu para que a mãe do meu Senhor venha a minha casa pois saiba que o fruto que Carrego em meu ventre se pôs a pular dentro de mim como que para bem dizer-se Maria havia-se esquecido dos mistérios que o Anjo Gabriel lhe comunicara elevou os olhos aos céus e disse Quem Sou Eu Senhor para que todas as gerações me bendigam passou três meses em casa de.

    Isabel dia a dia seu ventre aumentava e cheia de temor ps-se a caminho de casa e escondia-se dos filhos de Israel Quando sucederam essas coisas ela contava 16 anos ao chegar Maria ao sexto mês de gravidez voltou José de suas construções e ao entrar em casa deu-se conta de que ela estava grávida então feriu seu próprio rosto jogou-se no chão sobre uma manta chorou amargamente dizendo como é que me vou apresentar.

    Agora diante do meu senhor e que oração direi eu agora por esta Donzela pois que a recebi virgem do templo do Senhor e não a soube guardar Será que a história de Adão se repetiu comigo assim como no instante em que ela estava glorificando a Deus veio a serpente e ao encontrar Eva sozinha a Enganou o mesmo me aconteceu lev José chamou Maria e disse-lhe predileta como eras de Deus.

    Como foste capaz de fazer isso acaso te esqueceste do Senhor teu Deus como pudeste vilipendiar tua alma tu que te criaste no santo dos santos e recebeste alimento das mãos de um anjo ela chorou amargamente dizendo sou pura e não conheço varão algum replicou José de onde pois provém o que carregas no seio ao que Maria respondeu pelo Senhor meu Deus eu juro.

    Que não sei como aconteceu José encheu-se de temor retirou-se da presença de Maria e pôs-se a pensar sobre o que faria com ela dizia consigo próprio se escondo o seu erro contrario a lei do senhor se a denuncio ao povo de Israel temo que o que acontecera ela se Deva a uma intervenção dos anjos e vem entregar a morte uma inocente como deverei proceder pois mandá-la embora as.

    Escondidas enquanto isso caiu à noite Eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em Sonhos dizendo-lhe Não Temas por esta Donzela pois o que ela carrega em suas entranhas é fruto do espírito santo dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus pois que ele é de salvar seu povo dos pecados ao despertar José levantou-se glorificou ao Deus de Israel por haver lhe concedido tal graça e continuou guardando Maria por essa ocasião veio à.

    Casa de José um Escriba chamado anais que lhe disse Por que não comparee à nossa reunião respondeu-lhe José estava cansado da caminhada e decidi repousar este primeiro dia ao voltar anás deu-se conta da gravidez de Maria então correu ao sacerdote dizendo-lhe esse José por quem respondes cometeu uma falta grave que queres dizer com isso perguntou O sacerdote ao que respondeu.

    Anais Pois violou aquela virgem que recebeu do templo de Deus com fralde de seu casamento e sem manifestá-lo ao povo de Israel disse o sacerdote estáis certo de que foi José que fez tal coisa replicou anais envia uma comissão e te certificará de que a donzela está realmente grávida saíram os emissários e encontraram na tal qual havia dito a Nais por isso levaram-na juntamente com.

    José ante o tribunal O sacerdote iniciou dizendo Maria como fizeste tal coisa que te levou a Vil tua alma e esquecer-te do Senhor teu Deus tu que te criaste no santo dos santos que recebias alimento das mãos de um anjo que escutaste os hinos e que danças na presença de Deus como fizeste isso ela se pôs a chorar amargamente dizendo Juro pelo Senhor meu Deus que estou pura em sua presença e que não.

    Conheci varão então O sacerdote dirigiu-se a José perguntando-lhe Por que fizeste isso replicou José Juro pelo Senhor meu Deus que me encontro puro com relação a ela acrescentou O sacerdote não jures em falso dize a verdade usaste fraudulentamente o matrimônio e não o deste a conhecer ao povo de Israel não abaixe tua cabeça sob a mão poderosa de Deus por quem sua descendência havia sido Bendita José guard dou silêncio devolve.

    Pois continuou O sacerdote a Virgem que recebeste do templo do senhor José ficou com os olhos marejados em lágrimas acrescentou ainda O sacerdote farei com que bebais da água da prova do Senhor e ela vos mostrará diante de vossos próprios olhos vossos pecados tomando da água fez José bebê-la enviando-o em seguida à montanha de onde voltou e salvo fez o mesmo com Maria.

    Enviando-a também à montanha Mas ela voltou sã e salva toda a cidade encheu-se de admiração ao ver que não havia pecado neles disse O sacerdote posto que o senhor não declarou vosso pecado tampouco irei Israel veio uma ordem do Imperador Augusto para que se fizesse o censo de todos os habitantes de Belém da judéia disse José a meus filhos posso recen mas.

    Que farei desta Donzela como vou incluí-la no Censo como minha esposa envergonhou-se como minha filha mas já sabem todos os filhos de Israel que não é este é o ti do Senhor que se faça a sua vontade selando sua asna fez com que Maria se acomodasse sobre ela enquanto um de seus filhos ia à frente puxando o animal pelo cabresto José os.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=qnJNsGoNItI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem