7. Podemos aprender da história (Hc 3:3-15)

7. Podemos aprender da história (Hc 3:3-15) Por gentileza abra sua Bíblia no livro do profeta Habacuque no capítulo 3 nós vamos ler do verso 3 até o verso 15 Esse é o penúltimo estudo no livro do profeta Habacuque na próxima segunda-feira se Deus permitir Nós faremos a exposição dos Versículos 16 a 19 que a conclusão do livro mas hoje nós veremos de três a 15 por gentileza tem a sua Bíblia aí próxima talvez no seu aplicativo também para você poder seguir ver a sua vez sua exposição da palavra.

7. Podemos aprender da história (Hc 3:3-15)

De Deus Habacuque Capítulo 3 do verso 3 ao verso 15 Deus vem de temã o santo vem do Monte paran a sua glória cobre os céus e a terra se enche do seu louvor o seu Resplendor é como a luz e raios brilham da sua mão o seu poder se esconde ali a diante dele vai a peste e a pestilência segue os seus passos ele para e faz a.

Terra tremer olha e sacode as nações esmigalham-se os montes primitivos as colinas antigas se abatem os caminhos de Deus são eternos desde as tendas de kusão e aflição os acampamentos da terra de Midian tremem acaso é contra os rios senhor que estás irado é contra os Ribeiros a tua Ira ou contra o mar o teu furor já que andas nos teus cavalos nos teus carros de Vitória.

Preparas o teu arco atual Java está cheia de flechas tufemdes a terra com Rios os montes te veem e se contorcem torrentes de água passam as profundezas do mar fazem ouvir a sua voz e levando levantam bem alto as suas mãos o Sol e a Lua param nas suas moradas ao resplandecer a luz das tuas Flechas similantes ao fugor do relâmpago da tua lança na tua indignação marchas pela terra na.

Tua Ira pisas as nações tu sais para salvar o teu povo para salvar o teu ungido Feres o chefe da casa dos ímpios deixando descoberto dos pés à cabeça traz pastas a cabeça dos guerreiros do inimigo com as suas próprias lanças os quais como tempestade avançam para me destruir alegram-se como se estivessem para devorar o pobre em segredo marchas com os teus cavalos pelo mar pela massa de grandes águas até aqui a.

Leitura da palavra de Deus queridos Esse é o texto que nós queremos expor nessa noite permita-me ler os versículos anteriores que foram objeto da exposição da segunda-feira passada para que nós tenhamos o contexto os versos 1 e 2 O Profeta Habacuque Ele diz que vai fazer uma oração no formato de cântico e em seguida ele começa a oração dizendo senhor ouvi a tua fama e me sinto alarmado ele faz três pedidos a.

Vivo a tua obra no decorrer dos anos no decurso dos anos fazem é conhecido na tua ira lembra-te da misericórdia e em seguida vem essa parte que nós acabamos de ler um dos sermões mais conhecidos do famoso Doutor Martin lloy Jones um dos maiores pregadores do século passado foi um sermão intitulado podemos aprender da história e nesse sermão ele mostrava que uma das estratégias dos autores bíblicos.

Especialmente do Antigo Testamento os salmistas e os profetas era baseado as suas mensagens e exortações de esperança e de confiança nos atos poderosos de Deus na história de Israel eles lembravam o que Deus tinha feito tanto salvando o seu povo seu povo é eleito quanto punindo as nações ímpias e essa recordação da história servia de base para que eles exortassem o povo de.

Deus a confiar em Deus em tempo de adversidade Lembrando que no passado Deus já os havia livrado uma vez e também Enchendo os de expectativa de que Deus há Semelhança do que já tinha feito no passado conforme a história mostrava haveria também de castigar os inimigos do Povo de Deus e fazer justiça na terra Nós também encontramos essa estratégia no Novo Testamento o exemplo mais conhecido é o sermão de Estevão no Capítulo 7 do livro de Atos quando ele faz uma recapitulação de toda a história de Israel no antigo testamento ele tá.

Pregando para os JuDeus perante o sinédrio e ele recapitula todos os atos salvadores de Deus no passado para no fim dizer que da mesma forma que Deus os antepassados sempre foram incrédulos com relação a promessa de Deus os seus ouvintes ali naquele momento estavam sendo incrédulos também porque estavam rejeitando Jesus o Messias ou seja Estevão a sua exortação numa recapitulação da história de Israel o meu ponto aqui é que nós podemos.

Aprender sobre Deus e como viver nesse mundo estudando o que ele já fez na história do seu povo conhecer a história do Povo de Deus os atos salvadores de Deus a história da Redenção é extremamente importante para nós e é exatamente isso que Habacuque está fazendo aqui no final do seu livro O Profeta tinha passado por uma crise de fé primeiro Quando Deus não respondeu as suas orações em que ele pedia interferência na nação de Judá que havia se desviado dos caminhos de Deus depois.

A segunda crise é quando Deus responde ele dá uma resposta surpreendente bem diferente daquela que o profeta queria Deus diz que vai mandar não Avivamento ele vai mandar os calDeus inimigos de Israel para devastar a sua própria terra como juízo do Senhor contra o seu povo eleito e depois que Habacuque entende que Deus estava agindo em juízo e com justiça e para a disciplina ele se consola com a visão que Deus lhe dá de que ele vai no final também punir os.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    CalDeus ele vai punir os calDeus Habacuque agora entende os caminhos de Deus ele sabe que

    O dia da Justiça haverá de chegar o dia em que os inimigos do Povo de Deus serão finalmente castigados e isso ele deveria esperar em fé que é o Versículo mais conhecido do livro do profeta o justo viverá pela fé no caso aqui o crente justo dentro da Nação de Judá diante da expectativa da invasão e da solação que.

    Haveria de acontecer ele viveria pela fé nas promessas de Deus de que haveria de punir aqueles ímpios e restaurar o seu povo com quem ele tinha uma aliança Habacuque refletiu sobre a história de Israel os atos de Deus no passado o que lhe deixou Então alarmado conforme nós já vimos na segunda-feira passada e que o levou a orar pedindo que Deus fizesse no tempo presente as maravilhas que já.

    Tinha feito antes que Deus tornasse conhecidas as suas obras agora como havia sido feito no passado e que Deus na aplicação da sua ira contra o seu próprio povo se lembrasse da sua misericórdia e tivesse compaixão hoje nós veremos essa recapitulação da história que Habacuque fez e as conclusões a que ele chegou que é exatamente esse trecho do verso 3 até o verso 15 lembre que ele diz no verso 2.

    Que ele tinha ouvido a fama de Deus ele tinha ouvido ouvido né ou alguém lendo lembra que Habacuque tinha acesso ao templo onde se guardavam os rolos da história do Povo de Deus os registros dos atos dos Reis a lei de Moisés e ele então ouvindo ou lendo ele então ficou alarmado ao recapitular tudo que Deus tinha feito e então ele entoa essa esse hino que nós temos aqui do verso 3 até o verso 15 onde ele destaca alguns dos.

    Pontos mais importantes na história de Deus com a nação de Israel vamos ver então a fidelidade e a salvação de Deus na história do seu povo e deixe-me fazer algumas observações sobre essa passagem que nós acabamos de ler o que nós temos aqui é uma teofonia ou seja uma descrição da aparição de Deus em grande glória poder e majestade há várias teofanias no antigo testamento e também no novo e essa aqui que nós acabamos de.

    Ler de Habacuque é considerada uma das mais completas uma das mais completas existem paralelos e Paralelos do que Habacuque está escrevendo aqui com Salmos Habacuque rever os atos grandiosos de Deus e o descreve e os descreve dessa maneira majestosa não é alegórica e com o objetivo de impactar e de impressionar nem sempre nós Podemos distinguir com muita certeza aqui obra aqui momento histórico aqui é vento.

    Habacuque Está se referindo aqui às vezes essas descrições parecem bem Gerais Mas é possível nós percebermos traços que nos ajudam a identificar aqui eventos Habacuque Está se referindo aqui nessa linguagem majestosa e aqui eu queria Então colocar algumas sugestões ao que Habacuque Está se referindo primeiro lugar nos versos 3 e 4 eu penso que aqui é uma referência de Habacuque a entrega da lei de Moisés Nos Sinai Deus vem de temã o santo vem do Monte parar a sua glória cobre os céus e a terra se.

    Enche do seu louvor o seu Resplendor é como a luz e raios brilham da sua mão e o seu poder se esconde ali temã e paran que são mencionados aqui no verso no verso 3 são regiões ou eram regiões ao sul de Judá por onde Deus trouxe o povo de Israel quando os livrou da terra da escravidão do Egito tirou do Egito levou para a Canaã e passando pela terra de temã e de paran Deus figuradamente nas palavras de.

    Habacuque aqui ele vem à frente do seu povo conduzindo o povo para o Monte Sinai e ali em meio a demonstrações de grande poder e glória Deus deu a sua lei ao seu povo através de Moisés e fez uma aliança com eles eu queria ler aqui para vocês a descrição que se encontra no livro de Êxodo no capítulo 19 16 a 19 que diz assim ao amanhecer o terceiro dia o povo estava no só pé do Monte Sinai Moisés tinha subido para se.

    Encontrar com Deus ao amanhecer do terceiro dia houve trovões e relâmpagos

    Perdão Moisés não tinha subido ainda houve trovões e relâmpagos uma espessa nuvem cobriu um monte ouviu-se um forte sonho de de maneira que todo povo que estava no Arraial tremeu de medo Moisés levou o povo para fora do Arraial ao encontro de Deus e puseram-se no pé do monte e todo mundo te ensinar e fumegava porque o Senhor havia descido sobre ele em fogo a fumaça subia como fumaça de.

    Uma fornalha e todo mundo e tremia com violência e o som da trombeta ia aumentando cada vez mais Deus falava era um Moisés falava e Deus lhe respondia no trovão percebem como é semelhante aqui a descrição aqui abacuque descreve essa essa vinda de Deus saindo tirando o seu povo do Egito passando por ter mãe para mãe levando-os para o Monte Sinai e ali entrando em acordo em aliança impacto com eles Habacuque diz aqui que a sua.

    Glória cobre os céus verso 3 seu Resplendor é como da Luz verso 4 raios brilham em suas mãos ainda 4 e o seu poder se esconde ali ainda verso 4 o objetivo de Habacuque é lembrar a si mesmo e aos fiéis de Israel a todos quantos haveriam de ler o seu livro o ato fundamental de Deus em estabelecer um pacto com seu povo ali no Monte Sinai quando deu a lei através de Moisés mostrar santidade de Deus e a sua.

    Justiça o seu poder e majestade para punir os ímpios e sua glória em salvar seu povo o povo da Aliança ao lembrasse da libertação de Israel lá do Egito e do pacto no Monte Sinai usando essa linguagem de teofania Habacuque não somente consola o seu coração mas ele também quer que aqueles que Leiam o seu livro o capítulo final sobre a forma de um canto eles também se sintam impactados lembrando do que Deus havia feito pelo seu povo o segundo evento que.

    Nós podemos distinguir aqui são juízos de Deus contra o Egito está aí do verso 5 até o verso 7 a diante de Deus vai a peste e a pestilência segue os seus passos ele para e faz a terra tremer olha e sacode as nações eles migalham-se os montes primitivos as colunas Colinas antigas se abatem os caminhos de Deus são eternos veja as tendas de em aflição e os acampamentos da terra de Midian tremem aqui Deus é descrito por Habacuque como.

    Um guerreiro que marcha contra o Egito Trazendo as suas pragas versos 5 diz assim a diante dele vai a peste e a pestilência segue os seus passos Nós lembramos as pragas de Deus contra o Egito as 10 pragas entre elas estava também a peste que Deus mandou os tumores que vieram sobre a terra do Egito Deus marchando trazendo o seu juízo sobre a nação do Egito e todos os sinais e maravilhas que ele fez ali no Egito agitaram civilização antiga como.

    Muitos antigos que se abalam como ele diz aqui no verso 6 is migalham-se os montes primitivos a terra treme ele sacode as nações as colinas antigas se abatem e esses atos poderosos de Deus lá na terra do Egito trouxeram um terror as nações circunvizinhas diz o verso 7 veja as tendas de cusan e aflição e os acampamentos da terra de Midian tremem e Midian são povos nômades que viviam ali perto do Monte do Monte.

    Sinais estaria no caminho de Israel Quando Deus tirou o seu povo lá do Egito para Terra Prometida e ele se encheram de pavor diante daquilo que Deus havia feito pelo seu povo lá no Egito o propósito de Habacuque em lembrar as pragas de Deus contra o Egito poder que Deus demonstrou contra os Deuses do Egito e o terror que veio sobre as nações que ouviram que Deus havia feito era lembrar o Êxodo que é um ato Salvador fundamental na história de Israel também que Deus o Deus que castigou o Egito e.

    Outras nações ele também haveria de castigar Babilônia depois que a Babilônia tivesse invadido Judá levado o povo cativo Deus haveria de se virar contra ela e o mesmo Deus que puniu o Egito por escravizar o seu povo também haveria de punir a Babilônia assim apesar da invasão iminente de Judá pelos calDeus pelos babilônicos Habacuque o povo de Deus deveria guardar confiante o dia do juízo o dia do novo Êxodo e que Deus outra vez haveria de libertá-los do.

    Jogo inimigo terceiro evento aqui que nós podemos distinguir é o episódio da abertura do Mar Vermelho e talvez no rio Jordão Mar Vermelho sob Moisés Quando Deus tirou o povo da terra do Egito e o Rio Jordão já soube a liderança de Josué quando eles entram na Terra Prometida está aí dos versos 8 a 10 e no verso 15 de 8 a 10 A casa é contra os rios senhor que estais irado é contra os Ribeiros atuaíra ou contra o mar o teu furor já que andas.

    Montado nos teus cavalos nos teus carros de Vitória preparas o teu arco a tua aljava está cheia de flechas tu fez a terra com Rios os montes que veem e se compostam correntes de água passam as profundezas do mar fazem ouvir a sua voz e levantam bem alto as suas mãos Deus aqui é representado por Habacuque nessa teofania como um valoroso Guerreiro em seu carro de guerra Rasgando as águas verso 8 acaso é rio senhor que estais irados.

    Irado já que andas montaram nos teus cavalos nos teus carros de Vitória aquele rasga Rios rasga Ribeiros e rasga mar que são possíveis referências ao Mar Vermelho e ao rio Jordão A Ira de Deus Habacuque diz não é contra as fontes de águas de águas não mas é contra as nações ímpias pagães inimigas de Israel os egípcios e os cananeus é contra eles que Deus está irado e agora o guerreiro Celestial Se prepara para atacar com arco e flecha.

    Verso 9 preparas o teu arco atual Java está cheia de flechas e o poder dele sobre as águas para vendê-las e passar o seu povo pelo meio delas é destacado aqui no final do verso 9 tufemdes a terra com Rios Deus usa as águas para rasgar a terra ele cava a terra com enchentes e no verso 10 e tá dito aqui que os montes se contorcem diante de Deus em pavor diante dele diz que os.

    Rios correm como torrentes e aqui tem uma figura muito interessante no verso 10 ele diz que o mar se abre o mar se abre e levanta as duas mãos como ondas fazendo o caminho para Deus e o seu povo passar a gente imagina aquele momento em que Moisés tocou com o bordão no Mar Vermelho e o rio então o mar então parou e se levantou em duas grandes mãos como se fosse duas grandes ondas e o povo de Deus passa em terra seca o mar ali com.

    As mãos levantadas para que o povo de Deus passasse pelo meio o guerreiro Celestial avança com seus cavalos e passa sobre o mar agitado vencendo e dominando como diz o verso 15 tu achas com os teus cavalos pelo mar pela massa de grandes águas o que que o que que Habacuque deseja com isso quando ele recapitula a história de Israel e ele mostra aquele momento em que Deus a expressa todo o seu poder sobre a natureza abrindo o mar abrindo o.

    Rio mandando torrentes de água ele quer simplesmente se lembrar que Deus é o criador que Deus é o todo poderoso e que a favor do seu povo ele pode fazer sinais e prodígios que nada impede o propósito de Deus e como isso era importante para Habacuque naquela situação a invasão estava próxima o inimigo maior e mais poderoso se aproximava coração de Habacuque e se apertava conforme nós já vimos no início desse livro mas agora ele descansava em Fé Relembrando a história Relembrando.

    Que Deus havia feito o próximo episódio está no verso 11 e nos parece que se refere Aquele momento em que Deus fez com que o Sol e a Lua parassem para que Josué pudesse ensinar uma batalha vitorioso Vamos ler o verso 11 que diz assim o Sol e a Lua param nas suas moradas ao resplandecer a luz das tuas Flechas sibilantes ao fulgor do relâmpago da tua lança aqui é uma.

    Provável referência nós já dissemos aquele dia histórico em que Deus fez com que o Sol e a Lua parassem debaixo do comando de Josué Eu quero ler para vocês o texto que se encontra aqui no livro de Josué Deixei marcadinho aqui para ficar mais fácil Josué Capítulo 10 do verso 12 até o verso 15 estavam em batalha estavam em batalha contra os inimigos os amorreus especificamente o texto diz assim então Josué falou ao.

    Senhor no dia em que o senhor entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel e na presença dos israelitas Josué disse sol detém-se em gibeão e você Lua Pare no Vale de hajalom e o sol se deteve e a Lua Parou até que o povo se vingou dos seus inimigos não está isso escrito no livro dos justos o sol se deteve no meio do céu e não se apressou a posse por quase um dia inteiro não houve Dias semelhante a este.

    Nem antes nem depois dele tendo o senhor assim atendido a voz de um homem porque o Senhor lutava por Israel o Senhor lutava por Israel por isso até mesmo para o sol ele era capaz de fazer e foi isso que ele fez para demonstrar o seu poder para dizer a Israel vocês vão ganhar essa terra e vencer os amores os filisteus jábuzeus e todos os demais cananeus não é por força da Estratégia Militar de vocês ou.

    Do poderio do seu exército mas sou eu que pelejo por vocês sou eu que dou a Vitória a vocês era isso que esse sinal queria dizer e significar e ao recapitular a história de Deus com Israel e ao lembrasse desse Episódio e ao registrar esse episódio aqui Habacuque como que se consola dizendo é esse Deus que está do nosso lado esse Deus que batalha por nós a Babilônia tá pensando que ela vai nos destruir vai nos vencer mas ela não sabe que na.

    Verdade isso é por permissão daquele que é senhor de todas as coisas e que no tempo certo Ele dará a vitória contra esse povo Pagão um outro Episódio também aqui que nós vemos e a última episódio que a gente consegue identificar aqui está nos versos de 12 a 15 a conquista de Canaã Deus Aqui é descrito como por Habacuque como o comandante das tropas de Israel capitaniadas por Josué marchando pela terra de Canaã para.

    Enfrentar as sete Nações pagãs que ali moravam verso 12 diz assim na tua indignação tu manchas pela terra a terra que ele tinha dado ao seu povo e na tua Ira tu pisas as nações aquelas sete Nações pagãs que habitavam na terra que Deus havia dado aqui também Josué perdão Habacuque descreve Deus como aquele Guerreiro Celestial que salva o seu povo dos ataques desses povos aqui no verso 13 tu sai para salvar o teu povo para.

    Salvar o teu ungido ungido aqui é a nação de Israel e por extensão o Messias que haveria de vir e por conclusão Jesus Cristo filho de Deus para salvar o teu ungido através de Josué Deus infligiu uma tremenda derrota contra aqueles povos veja aqui o que diz final do verso 13 tu Feres o chefe da casa dos ímpios deixando descoberto dos pés à cabeça uma referência aos reis pagãos que Josué venceu e conquistou e.

    Ainda no verso 14 que Deus destrói os inimigos com as próprias armas traz passas a cabeça dos guerreiros do inimigo com as suas próprias lanças os quais como tempestade avançam para me destruir alegram-se como se estivessem para devorar o pobre em segredo aquelas Nações pensavam que poderiam fazer Face a Israel à medida que Deus comandava aquelas tropas para a conquista completa da terra entretanto Deus lhes deu deu ao seu povo uma.

    Vitória completa da mesma forma que Deus havia Machado vitorioso contra as nações pagãs que habitavam em Canaã e as destruiu completamente assim ele haveria de fazer contra os calDeus que estavam vindo para invadir o reino de Judá o propósito de Habacuque em rever esses episódios o Êxodo a conquista da terra é para que ele e os seus leitores se lembrasse de quem Deus é e como isso era.

    Importante no momento que eles estavam vivendo na iminência da invasão dos calDeus do cativeiro terrível e Cruel que se aproximava os Sofrimentos que aguardavam o povo de Deus pela sua própria desobediência recordar-se dos atos poderosos de Deus no passado serviria para fortalecer e a fé a esperança e nesses momentos difíceis e daria a expectativa de um dia retornar aquela Terra tão querida por eles com a certeza de que Deus sempre.

    Salva o seu povo e pune os ímpios que lições nós podemos tirar dessa teofonia extraordinária que relata os atos de Deus na história como base para a esperança e expectativa eu quero tirar algumas lições para o nosso aprendizado e para a nossa vida para nossa vida espiritual primeiro a importância de conhecermos a história bíblica toda a argumentação de Habacuque no final do seu livro toda a.

    Sua esperança e a sua confiança que nós veremos no próximo no próximo na próxima exposição na próxima segunda-feira estão baseados no conhecimento da História porque Deus é quem ele é e ele fez o que fez eu posso confiar de que ele vai agir dessa maneira segundo a missão que eu queria tirar para nós aqui é que o cristianismo está baseado em Atos Sobrenaturais de Deus na história nós não podemos tirar o sobrenatural da Bíblia como alguns críticos e como os liberais desejos que consideram Os.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=-iZW9OV2_yc

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem