O DEUS QUE ERA DESCONHECIDO - Hernandes Dias Lopes

O DEUS QUE ERA DESCONHECIDO - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade governantes Dias Lopes a minha oração é que o Deus que está aqui Deus na nossa vida nos fale pela sua palavra por isso eu convido você para ver a palavra de Deus Oi e eu quero ler um texto muito conhecido de todos vocês eu livro de Atos dos Apóstolos no Capítulo 17 em Atos dos Apóstolos Capítulo 17.

O DEUS QUE ERA DESCONHECIDO - Hernandes Dias Lopes

E Nós faremos a leitura a partir do verso 16 e o discurso de Paulo em Atenas está escrito enquanto Paulo os esperava se você já Timóteo e Silas em Atenas o seu espírito se revoltava em Face da.

Idolatria dominante na cidade por isso descer tava na sinagoga entre os juDeus e os gentios piedosos também na praça todos os dias entre os que se encontravam ali o e alguns filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele alguém havendo quem perguntasse que quer dizer esse tagarela e outros parece o empregador de estranhos Deuses pois pregava a Jesus EA ressurreição.

Bom então tomando consigo levar uma areópago dizendo que poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas posso que nos trazes aos ouvidos coisas estranhas queremos saber o que vem a ser isso pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ouvir as últimas novidades bom então Paulo levantando-se no meio do areópago disse senhores atenienses e em tudo vocês vão acentuadamente o.

Religiosos porque passando de observando dos objetos de vosso culto é encontrei também Um Altar no qual está escrito ao Deus desconhecido Ah pois é esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio o Deus que fez o mundo e tudo que nele existe sendo eles Senhor do céu e da terra não habita em santuários feitos por mãos humanas e nem é servido por mãos humanas como se.

De alguma coisa precisasse pois ele mesmo é quem a todos da vida respiração e tudo mais de um só fez toda a raça humana Para habitar sobre toda a face da terra havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação para buscarem a Deus se porventura tateando o possam achar bem que não está longe de cada um de nós pois nele vivemos e nos.

Movemos e existimos como alguns dos vossos poetas tem dito porque dele também somos geração o seu do posto de oração de Deus não devemos pensar que a divindade a semelhante ao ouro a prata ou a pedra trabalhados pela arte e imaginação dos homens agora não levou o Deus em conta os tempos da ignorância e agora porém notificar os homens que todos em toda a parte e se arrependam por quanto estabeleceu um dia em que a.

Divulgar o mundo com justiça por meio de um varão que destinou e acreditou o diante de todos ressuscitando-o dentre os mortos e quando ouviram falar de ressurreição de mortos Uns escarneciam e Outros disseram a respeito disso Te ouviremos noutra ocasião a essa altura Paulo se retirou do meio deles houve porém alguns homens que se agregaram à ele creram entre eles estavam Dionísio areopagita.

Uma mulher chamada Damares bom e com eles outros mais amém E aí Olá meus amados irmãos este grande Bandeirante do cristianismo e este maior expoente e da fé cristã maior Apóstolo maior Missionário o maior plantador de igrejas da história do cristianismo já está realizando a sua segunda viagem.

Missionária e depois de ser preso é açoitado em filipos Colônia Romana e depois de ser escorraçado de tessalônica depois de ser enxotado de Bereia e não podendo levar consigo nessa fuga seus companheiros de jornada Timóteo e Silas ele chega em Atenas e a capital intelectual do mundo e o mar Centro Universitário do planeta da época.

É a cidade dos grandes corifeus da filosofia nos clãs os grandes luminares do saber a cidade das Artes a cidade de Péricles e Sócrates de Platão e Aristóteles dos homens que encheram bibliotecas com a sua erudição o que diz a escritura aqui Paulo chega naquela cidade não como turista a admirar os seus monumentos.

O transporte qos seus templos sua arquitetura é a grandeza um dos seus prédios o e Palácios São Paulo chega ali como missionário o que José escritura que o Espírito de Paulo fica revoltado com a idolatria dominante naquela cidade e é curioso isso.

VEJA TAMBÉM:

    É porque na cidade mais vaquejada e as perdidas pela cultura

    Humana Paulo encontra mais tosca cegueira espiritual não é possível que os homens alcancem o apogeu do conhecimento da filosofia da ciência e da informação e formação intelectual e ao mesmo tempo navegue nas águas mais turvas da ignorância espiritual da.

    Cegueira espiritual bom e o que é curioso aqui aquilo que revolta ou provoca a ira de Deus mexe com a estrutura emocional deste homem e não pode aceitar próximo na mente aquilo que provoca a ira de Deus por isso seu espírito se revolta e tem hora que eu me pergunto se aquilo que ofende a Deus ofenda nós e se aquilo que conspira contra a santidade de Deus nos me lembra no shoka.

    Nos deixa também com esse sentimento o que diz a escritura que Paulo não apenas Olha isso e desta maneira passiva mas o viajo 17 nos traz uma expressão de causalidade por isso em virtude disso como fruto dessa sua reação a ignorância a cegueira EA idolatria da cidade Paulo não cruze os braços Paulo não cala a sua voz O Paulo não se omitir desonesto 16 17 e.

    Por isso ele descer tava na sinagoga entre os juDeus e os gentios piedosos porque que ele fazia isso e se você ler as viagens missionárias de Paulo você vai ver que sempre ele Procurou a sinagogas porque o que é uma ponte E lá se reuniam juDeus de lá seguiu gentios convertidos ao judaísmo pessoas que já acreditavam na lei de Deus e já estava em produzidas nessas verdades espirituais e então Paulo entendia que era o meio caminho para.

    Partir dali Apresentar eles o evangelho apresentar em Jesus dizendo olha essa lei que vocês leem aponta para Jesus Ele é o fim da lei a lei aponta para ele e Então a partir daí Paulo anunciava a Jesus Cristo É mas o resto 17 o que Paulo está apenas falando na sinagoga está escrito aí também na praça todos os dias e entre os que se encontravam Ele é bem verdade que a praça para os gregos de um componente.

    Muito diferente das nossas praças hoje onde você tem um jardim onde você tem um banco gostoso para sentar a praça para os gregos era o local onde eles se reuniam para discutir suas ideias dos pensadores exporem a sua cosmovisão era um lugar de reflexão ela era um lugar de discussão de ideias de valores de princípios e Paulo é um missionário que não fica preso entre quatro paredes vale Paulo o.

    Missionário que vai lá fora onde as pessoas estão Paulo é um ano se insere Paulo eu amo você apresenta Paulo eu amo que está onde as pessoas estão não para admirar as suas ideias mas para apresentar-lhes o evangelho de Jesus Cristo por isso que ele disse o que ele estava ali dissertando tá discutindo arrazoando mostrando para eles a plausibilidade do.

    Evangelho eo Evangelho não é algo irracional que o Evangelho não é algo que você precisa desligar a sua mente sufocaram sua razão abafar o seu entendimento e apresenta essa mensagem do evangelho para as pessoas que estão ali na praça e o Versículo 18 diz quem é que tava lá pelo menos parte do grupo Java lá e alguns dos filósofos a minha figura e os estóicos contendiam com ele a grande pergunta é quem era se.

    Os filósofos O que eles pensavam o que eles criam e o que eles defendiam com ela com a sua visão deles primeiro lugar queridos os históricos o melhor os epicureus eram aqueles que tinham a seguinte filosofia é a vida o sentido da vida é o prazer é a vida é passageira e não tem futuro não tem amanhã não tem até unidades não tem céu não tem inferno a vida é apenas o pequeno curso entre o.

    Berço a Sepultura Portanto aproveite a vida com o lema deles era comamos e

    Bebamos porque amanhã morreremos vamos beber todas as peças dos Prazeres vamos aproveitar a vida a vida passa e passa rápido nós não temos e pensar no amanhã Paulo discute com essa agentes mostrando para o seguinte não tem futuro sim tem um dia do juízo tem um acerto de contas todos nós vamos ter que comparecer.

    Perante o tribunal de Deus a um juiz já instalado e todos nós vamos ter aquele a contas da nossa vida Paulo confronto essa gente é mas Paulo discute também dos o texto aqui e com quem vamos históricos quem eram os históricos o que eles pensavam o que eles queriam porque eles defendiam os estoicos eram aqueles que acreditavam que a vida é marcada por um destino cego e implacável.

    É acreditável que não se muda a vida e quem possível mudar que o melhor a se conformar e talvez a filosofia deles poderia ser resumida na filosofia de Gabriela Cravo e Canela eu nasci assim eu cresci assim eu vou morrer assim não dá para mudar e tenta da gente que ainda hoje penso assim não dá mais para mim eu não posso mudar não tem como mudar dá uma.

    Esperança uma luz no fim do túnel Paulo dias para essa gente é possível sim é possível mudar sabe por quê Porque Deus não levou em conta os tempos da ignorância mas agora existe todos os homens em todos os lugares que se arrependam sim é possível mudar e talvez você que entrou aqui hoje possa pensar mais para mim não tem mais jeito de mudar pois tem porque o que você não consegue fazer Deus faz o que você não pode fazer Jesus Cristo pode o que você.

    Não tem forças para fazer o Espírito Santo tem não há para Deus vida a irrecuperável não há e eu estava alguns anos ver Augusto e na cidade Vitória numa emissora de televisão para uma entrevista a e na sala de espera vi uns cavalheiros muito simpático muito educado o que travou o comigo com a gostosa e proveitoso fazer proveitosa conversa e enquanto nós esperávamos para sermos.

    Atendidos Ah mas eu não sabia quem era aquele cidadão Bom dia já perdido enquanto a sua história e eu acho que boa parte de vocês e se lembra de um dos mais terríveis o fatos da história da criminalidade brasileira e no dia Trinta e Um de outubro de 1989 São Bernardo do Campo há sete assaltantes Entraram na agência do Banco Itaú é fortemente armados é uma criança começa a chorar no colo da.

    Sua mãe aquela menina chamava Talita a sua mãe era evangélica seu pai evangélico I will daqueles assaltantes chamado Paulinho bang-bang filho de uma família de classe média da cidade de Piracicaba Obrigado com o pai saiu de casa mergulham nas drogas entrou no mundo do crime tornou-se um homem perigosíssimo é o metralhador na mão redes para aquela mãe faça essa menina que ela se não eu mato essa menina no seu colo a menina não conseguiu se.

    Conter e aquele homem friamente disparou aquela metralhadora e matou aquela criança EA mãe Dentro aquela agência e naquele mesmo dia a polícia conseguiu matar cinco daqueles criminosos dois deles escaparam dentre eles Paulinho Bang Bang o longa foi preso Eu e o pai de Talita.

    Enlutado pela esposa e pela filha disse em Cadeia Nacional de televisão e esse homem cometeu esta atrocidade porque não conheço o Deus que eu conheço eu perdoo o Elton é mas aquele homem fez mais o aperto na mente ele convidou um evangelista para ir lá na cadeia como propósito levar uma Bíblia para Paulinho Bang Bang já me falaram com amor de Deus para aquele homem e quando é congênita chegou.

    E me falou que o amor de Deus para ele e entregou-lhe a Bíblia O Paulinho bang-bang já havia feito uma faca artesanal dentro da cadeia levanta a sua mão para entregar o punhal no peito do evangelista bom e quando ele levantou a sua mão uma força maior do que a dele desarticulou a sua força quebrou o emocional moral e.

    Espiritualmente e aquele moço caiu ao chão completamente sem forças quando ele se levantou do chão era um outro homem é uma nova criatura transformado pelo poder do Espírito Santo de Deus é aquele homem que estava ali na minha frente e não era mais Paulinho Bang Bang Eu quero um homem de Deus convertido transformado Liberty lavado no sangue do cordeiro e passará por um profundo e.

    Sincero arrependimento para vida eu quero dizer para você O que é Esperança e a esperança para o pior pecador e os históricos estavam errados a possibilidade de mudança é o poder de Deus que nos transforma é o poder do Espírito Santo e nos regenera a esperança mas diz a bíblia o que havia quem perguntasse entre.

    Aqueles pensadores que quer dizer esse tagarela essa palavra pagar ela é muito curiosa literalmente a significa tico-tico no Fubá é a ideia aqui é daquele passarinho que fica catando sementes nos esgotos no hayday aqui é de alguém que fala tua região dos outros porque não tem ideia própria e eles estavam dessa forma escarnecendo de Paulo e eles estavam perguntando.

    Assim parece pregador de estranho os Deuses e hoje Paulo pregava a Jesus EA ressurreição é curioso que Plínio diz que na época que Paulo esteve em Atenas havia mais de trinta estátuas dedicadas aos Deuses naquela cidade e é curioso que escritório disse que era mais fácil encontrar lá um Deus é do que um homem.

    Um aeroporto chegou a dizer aqui na época em que Paulo esteve em Atenas a cada Pórtico cada um cara era até de cada um Deus bom então aquela cidade era cidade politeísta como muitos Deuses com milhares de Deuses mas curiosamente Paulo chega e prega sobre Jesus EA ressurreição e eles pensam bom no nosso Panteão não tem esses Deuses é porque eles pensavam que ressurreição é uma Deusa e agora não conhecemos no nosso Panteão.

    Esses dois Deuses que Paulo está pregando e as verdades de Deus irmãos às vezes mais simples São coisas completamente desconhecidas por aqueles que ainda não passaram por uma experiência de Novo Nascimento de conversão e é por isso que nós temos que pregar o Evangelho com toda a simplicidade com toda a pureza com toda a empresa porque aquilo que para nós é tão lógico tão claro tão lúcido as pessoas só podem não estar entendendo o que nós estamos falando a não ser que o espírito santo remédio para elas.

    O que diz o texto o versículo 19 Quem então tomando Paulo consigo levar uma copo eu acho isso maravilhoso sabem porque eles estão pegando o Paulo para levá-lo para o Supremo Tribunal de Atenas que não era apenas um local físico mas era também um tribunal onde as grandes questões Morais e religiosas da cidade eram discutidas era tudo que Paulo teria me fez pensar ão que estavam de certa forma botando Paulo contra a parede e.

    Eles estavam dando uma colher de chá para Paulo é o que fala agora tem a oportunidade de diante do tribunal deles esclarecer o que é que ele estava falando Oi e aí confira comigo por favor o Versículo 20 eles querem que Paulo Se explique porque eles dizem assim você está nos trazendo coisas estranhas aos ouvidos o evangelho eles têm para eles.

    Tá da religião tanto os Deuses tantos Ídolos tanto conhecimento tanto os Altares mas Jesus era desconhecido para eles e eu confesso meus amados que quando chega no verso 21 eu fico chocado e perplexo e envergonhado até Tem vergonha até porque Paulo ficou a poucos dias ali que está escrito em verso 21 assim pois todos de Atenas o alguns não a maioria.

    Pois todos os de Atenas e mais os estrangeiros residentes e turistas a subir antes de outra coisa não cuidavam senão dizer ouvir as últimas novidades que Paulo pregava e presta atenção Paulo tinha na época televisão São Paulo tinha rádio Paulo tinha jornal Paulo dia Bíblia impressa Paulo tinha folhetos Paulo tinha zap zap.

    O Paulo que os recursos que você e eu temos e apenas era um grande centro Urbano o filme vergonha para o meu Deus eu tenho todos os recursos fico 30 anos na cidade tem muita gente nunca ouviu o que eu tenho para falar é mas agora não tem vocês nessa 22 que Paulo se levanta no meio do areópago e disse senhores atenienses em tudo vos vejo acentuadamente religiosos porque.

    Passando e observando os objetos de vosso culto encontrei também Um Altar no qual está escrito ao Deus desconhecido a câmera Nicodemos eu fico impressionado com Paulo e qual era um homem extremamente culto extremamente sábio na comunicação eu gosto de escutar bons oradores e às vezes eu fico 1:00 2:00 na TV Senado para escutar alguns bons oradores lá me deleito embora o assunto às vezes me deixa chateada.

    É mas vejam como Paulo ao morador Fantástico o meio morador começa o seu discurso criticando seus ouvintes E aí E aí começa o seu discurso fazendo um grande elogio senhores atenienses e em tudo vos vejo acentuadamente religiosos e os ouvidos se abriram atenção foi aguçada o elogio foi feito o.

    Caminho para comunicação tá aberto e ele começa a dizer e em tudo vos vejo acentuadamente religiosos porque passando e observando os objetos do Vasco tava coisa tem uma que a gente passa e não observa sabia e às vezes a gente vai no lugar irmãos apenas como turista com uma máquina fotográfica na mão tira foto daqui tira foto dali acha bonita o monumento tempo lindo escultura bonita.

    Eu possa olha e não observa passa olha e não tira a lição possa olha e não pega nada São Paulo passou Paulo olhou Paulo observou Paulo viu e a partir do que viu reencontro uma ponte de comunicação do Evangelho tô passando e observando os objetos o vosso culto encontrei um altar no qual estava escrito ao Deus desconhecido pois.

    Esse que não conhecesse exatamente o Deus que eu vos anuncio E por que que ele pega esse gancho conta dos Deuses em Atenas é a ideia é esse esses Deuses na mente dos gregos eram vingativos os vingativos e não entendimento deles qual todas essas unidades tinha que ter um altar porque se não tivesse o altar não se fosse feito o sacrifício nesse altar aí.

    Essas divindades essas unidades pega Maria ou sobre as pessoas a sua Ira e as pessoas tinham medo desses Deuses Então os gregos pensaram esse nós porventura esquecemos alguma divindade essa divindade olhos punir quer que eles fizeram levantar uma outra o Deus desconhecido pensando se porventura Nós esquecemos algo vai olhar para saltar e não vai nos punir o Paulo pega esse gancho.

    Recomeça a falar para os gregos sobre o Deus verdadeiro que eles não conheciam que Deus é esse o que é que Paulo pregou Lar primeiro lugar queridos Paulo pregou em Atenas sobre a grandeza é insondável de Deus e veja comigo verso 24 o Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe sabe o que que impressiona aqui ó o Paulo está falando e na cidade mais curta do mundo.

    E é como se Paulo estivesse fazendo um discurso e na universidade mais famosa do mundo a heart o newscaster em e eu não tem nenhum constrangimento em dizer que o mundo não surgiu espontaneamente e eu não tenho nenhum problema em afirmar que o mundo não é produto de uma explosão cósmica eu não tenho dificuldade afirma não mundo no mundo não veio de uma evolução de milhões e milhões de anos o mundo foi.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor: https://www.youtube.com/watch?v=BvWghy3y6Q8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem