Êxodo - Os Israelitas Oprimidos (Completo / Bíblia Falada) #02 - Palavra

Êxodo - Os Israelitas Oprimidos (Completo / Bíblia Falada) #02 - Palavra O êxodo capítulo um esses são os nomes dos israelitas que foram com jacó para o egito cada um com sua família rúben simeão levi e judá issacar zebulom e benjamim dan e naftali gade e aser ao todo eram 70 pessoas da descendência de jacó josé já estava no egito então josé morreu e morreram todos os seus irmãos e a geração inteira mas os descendentes de.

Israel continuarão a ter filhos eles eram extremamente férteis e houve uma explosão populacional no país que se encheu de israelitas em tempos depois um novo rei assumiu o poder no egito ele nunca tinha ouvido falar de josé e apavorado falou o povo as relíquias demais aqui temos de fazer alguma coisa precisamos de um plano para contê-los para evitar que se ali em algum inimigo nosso numa situação de guerra ou que deixem o país a solução.

Foi dividi-los em grupos para trabalhos forçados sob as ordens de capatazes eles construíram para o faraó as cidades armazém de viton e ramsés no entanto quanto mais os egípcios dos pressionavam mais filhos os israelitas tinham havia crianças hebreias por todo canto e os egípcios ficaram com tanto medo de não conseguir dominar os israelitas que passaram a tratá-los com mais crueldade.

Oprimidos com trabalho escravo eles eram atormentados pelos egípcios e obrigados a fazer tijolos de barro e a trabalhar pesado nos campos a sobrecarga de trabalho impunha a eles uma rotina cruel o rei do egito teve uma conversa com duas carteiras dos hebreus uma chamada cifrar e a outra poá ele ordenou quando vocês fizerem o parto das mulheres dos hebreus ordem para saber de que sexo é o.

Bebê se for menino matem-no se for menina deixem que viva mas as parteiras tinham grande respeito por Deus e não fizeram o que o rei do egito havia ordenado deixaram os meninos viver o rei do egito mandou chamá-la cê perguntou e por que vocês não obedeceram às minhas ordens vocês deixaram que os meninos vivessem as parteiras responderam ao faraó as mulheres dos hebreus não são.

Como as egípcias porque tem muito vigor e dá uma luz antes mesmo que as parteiras chegue Deus estava satisfeito com as parteiras e o povo continuava a aumentar tornando-se muito forte e como as bactérias honraram Deus ele permitiu que elas também constituíssem família então o farol expediu o seguinte decreto todo menino que nascer deverá ser afogado no nilo mas desde as meninas viver o êxodo capítulo dois certo homem da.

Êxodo - Os Israelitas Oprimidos (Completo / Bíblia Falada) #02

Família de levi casou-se com uma levita a mulher engravidou e teve um filho ela percebeu que se tratava de uma criança especial por isso o escondeu durante três meses não podendo mais manter o segredo preparou um cesto de papiro impermeabilizou a com peixe e pois a criança dentro dele o cesto ficou flutuando por entre os juncos à margem do nilo e a irmã mais velha do bebê procura um local de onde pudesse observar o que.

Aconteceria ele pouco depois a filha do faraó chegou o nilo para se banhar e suas escravas ficaram caminhando pela margem do rio de repente ela visitou o sexto que ainda flutuava no meio dos juncos e mandou que uma escrava fosse buscá-lo ao abrir o sexto ela encontrou a criança um bebê que chorava ela ficou com pena da criança e disse esse bebê deve ser dos hebreus no mesmo instante.

Apareceu é irmã do menino e disse a ela e a senhora quer que eu vá e consiga entre os hebreus uma mulher para amamentar o bebê a filha do faraó disse sim vá a moça foi e chamou a mãe da criança ea filha do rei do egito disse à mulher leva esta criança e amamente a para mim eu pagarei você a mulher levou a criança e amamentou quando a criança.

Foi desmamada a mãe apresentou-a a filha do faraó que o adotou como filho e deu a ele o nome de moisés tirado dizendo eu tirei da água e o tempo passou e moisés cresceu certo dia ele foi observar seus irmãos hebreus e viu que eram submetidos a trabalhos forçados viu também o egípcio batendo no hebreu um de seus parentes moisés olhou.

Para os lados e como não havia ninguém por perto matou o egípcio enterrando depois na areia no dia seguinte ele voltou ao local e dois hebreus estavam brigando ele disse o homem que havia começado a briga porque você está batendo no seu próximo e o homem retrucou quem você pensa que é para nos dizer o que devemos fazer vai me matar também como matou o egípcio.

Moisés entrou em pânico e pensou já descobriram que fez o faraó ficou sabendo do incidente e tentou matar moisés mas ele fugiu para a terra de medir ao chegar sentou-se à beira de um poço o sacerdote de midiã tinha sete filhas elas vinham o poço tiravam água e enchiam os bebedouros das ovelhas de seu pai alguns pastores chegaram e as expulsaram dali mas moisés saiu em.

    Defesa delas e ajudou a dar água para as ovelhas e quando elas chegaram de volta à casa

    De reuel o pai comentou vocês não demoraram hoje porque voltaram tão depressa elas responderam um egípcio nos livrou de um bando de pastores ele até tirou água para nós e deu para as ovelhas o homem disse mas onde ele está por que vocês não deixaram ali vão chamá-lo para que venha comer conosco.

    Moisés concordou em ser hóspede daquele homem que deu ao estrangeiro sua filha zípora pássaro para ser sua esposa ela teve um menino e moisés deu a ele o nome de gerson emigrante dizendo eu sou o imigrante nesta terra estrangeira muitos anos depois morreu o rei do egito os israelitas gemiam e clamavam a Deus sob o regime de escravidão e o pedido de libertação dos.

    Trabalhos forçados chegou a Deus Deus ouviu seu gemido e lembrou-se de sua aliança com abraão isaque e jacó Deus viu que estava acontecendo com israel e entendeu a situação deles o êxodo capítulo 3 moisés estava cuidando do rebanho de jetro seu sogro sacerdote de mídia certo dia conduzir o rebanho para a extremidade oeste do deserto e chegou à horebe o monte de.

    Deus o anjo do eterno apareceu a ele nas chamas que saíram do meio de um arbusto embora estivesse em chamas o arbusto e não se queimava moisés pensou o que está havendo aqui isso é inacreditável porque o arbusto não é consumido pelo fogo o eterno viu que ele havia parado para observar o fenômeno e o chamou do meio do arbusto moisés moisés e ele respondeu sim estou aqui e Deus.

    Disse não se aproxime mais tire as sandálias dos pés você está pisando em solo sagrado ele prosseguiu eu sou o Deus de seu pai o Deus de abraão o Deus de isaac o Deus de jacó moisés escondeu o rosto pois ficou com medo de olhar para Deus e o eterno eu disse faz tempo que vem observando aflição do meu povo no egito ouvir o povo clamar por.

    Livramento das mãos dos seus senhores e conheço muito bem o sofrimento dos israelitas agora desse para ajudavam os para livrá-los do domínio do egito tirá-los daquele país e levá-los para uma terra boa e ampla xi o leite e mel hoje habitada por cananeus etiquetas amorreus perizeus heveus e jebuseus o pedido de socorro dos israelitas chegou até mim eu mesmo tenho.

    Visto o tratamento cruel que eles recebem dos egípcios está na hora de você voltar estou enviando você ao faraó para tirar o meu povo do egito o povo de israel moisés retrucou mas porque eu fico que te faz pensar que eu posso enfrentar o faraó e tirar os filhos de israel do egito Deus respondeu e eu vou com você e a prova de que fui eu quem o enviou será esta depois que.

    Você tiver tirado o meu povo do egito vocês me prestaram culto aqui mesmo neste monte moisés disse aDeus suponha que eu vá o povo de israel e diga o Deus de seus pais me enviou a vocês que eles me perguntem qual é o nome dele o que devo dizer Deus disse a moisés eu sou quem sou' diga o povo de israel eu sou.

    Me enviou a vocês Deus prosseguiram diga os israelitas o eterno o Deus de seus pais o Deus de abraão o Deus de isaque eo Deus de jacó me enviou a vocês meu nome sempre foi esse e assim que sempre serei e agora vá reúne os líderes de israel e diga a eles o eterno o Deus de seus pais o Deus de abraão de isaque e de jacó.

    Apareceu a mim e disse vi o que está acontecendo com vocês no egito e resolvi

    Tirar vocês da aflição do egito e levá-los para a terra dos cananeus dos hititas dos amorreus dos ferezeus dos heveus e dos jebuseus terra em que manam leite e mel e acredite em mim eles darão ouvidos a você então você e os líderes de israel irão até o rei do egito e dirão o eterno.

    O Deus dos hebreus veio ao nosso encontro precisamos de sua permissão para fazer uma viagem de três dias deserto adentro e ali prestaremos culto ao eterno nosso Deus sei que o rei do egito não nos deixará sair a não ser que seja obrigado por isso vou interferir e atingir o egito em seu ponto fraco eles ficaram desnorteados com meus milagres e depois farão questão de mandá-los embora.

    Farei que o povo tem uma calorosa despedida da parte dos egípcios quando vocês saírem não irão embora de mãos vazias cada mulher deve pedir a sua vizinha e as hóspedes em casa objetos de prata em ouro joias e roupas e vocês das porão em seus filhos e filhas vocês vão deixar os egípcios sem nada o êxodo capítulo 4 no entanto moisés.

    Previa uma dificuldade eles não vão confiar em mim não vão acreditar numa palavra sequer eles vão dizer o eterno apareceu a você que nada então o eterno disse o que é isso em sua mão uma vara jogue no chão moisés obedeceu e ela se transformou numa cobra ele tratou logo de ficar fora do alcance dela o interno ordenou a moisés estende a mão e pega.

    Pela calda ele fez isso e a cobra voltou a ser uma vara em sua mão e assim eles vão acreditar que o eterno o Deus de seus pais o Deus de abraão o Deus de isaque eo Deus de jacó apareceu a você o interno disse ainda põe a mão por baixo da camisa ele obedeceu e quando retirou a mão viu que ela havia ficado leprosa parecida com a neve o eterno ordenou põe a mão de novo por.

    Baixo da cabeça ele fez isso quando retirou a mão ela estava saudável como antes seres não acreditar em você nem se convencerem com o primeiro sinal vão acreditar depois do segundo é mas se mesmo depois de virem os dois sinais ainda não acreditar em nem derem ouvidos a sua mensagem tire um pouco da água do nilo e derrame a sobre a terra a água que você derramar se transformará.

    Em sangue quando tocar o chão moisés da apresentou outra dificuldade ao eterno por favor senhor eu não sei falar bem nunca teve jeito com as palavras nem antes nem depois de teres falado comigo eu gaguejo e sou inseguro para falar o eterno disse e quem você pensa que fez a boca do homem quem fez alguns mudos outro sustos os que enxergam e os cegos não fui eu o eterno por isso vá eu.

    Estarei com você e com sua boca estarei a seu lado ensinando se deve dizer moisés insistiu a por favor senhor manda outra pessoa o eterno irritou-se com moisés você não tem um irmão chamado arão levita ele tem jeito com as palavras e fala bem e neste exato momento ele está vindo para encontrar-se com você quando encontrar ele vai ficar.

    Feliz então você dirá ele o que dizer eu estarei presente na hora em que você falar e com ele quando ele falar vou instruí-los em cada de tarde ele falará o povo em seu lugar ele fará o papel da sua boca mas você é quem decidirá o que deve sair dela agora fique com essa vara porque você precisará dela para realizar os sinais o moisés voltou para casa de seu sogro jetro e disse preciso voltar para meus.

    Parentes no egito quero ver se ainda estão vivos jetro respondeu vai em paz e o eterno disse a moisés em mídia pode voltar para o egito todos os que queriam matar você já morreram moisés pois sua esposa e seus filhos sobre um jumento e iniciou a viagem de volta para o egito todo esse tempo levava na mão uma vara de Deus o interno disse a moisés e quando você voltar o egito prepare-se.

    Todas as maravilhas que farei por seu intermédio aconteceram na presença do faraó mas farei que ele fique irredutível e não deixe meu povo sair você deverá dizer o faraó esta é a mensagem do eterno de israel é meu filho o meu filho mais velho eu disse a você liberte meu filho para que ele nesse fofa mas você se recusou a libertá-lo por isso vou matar seu filho seu filho.

    Mais velho e na viagem de volta quando acamparam para passar a noite o eterno encontrou moisés e tentou matá-lo mas ele por a pegou uma pedra afiada cortou a dobra de pele que recobriu o pênis de seu filho e com ela tocou os órgãos genitais e moisés ela disse você é o marido sanguinario para mim então o eterno o deixou ela usou a expressão marido sanguinário por causa da circuncisão o.

    Eterno falou aarão vá se encontrar com moisés no deserto ele obedeceu encontrou o irmão no monte de Deus e o beijou o moisés transmitiu varão a mensagem do eterno e falou dos sinais que por ordem dele iria realizar então moisés e arão reuniram todos os líderes de israel arão fez um relato de tudo que o eterno havia falado a moisés que realizou os sinais já mencionados diante deles o povo.

    Acreditou que o eterno estava preocupado com a situação dos israelitas e sabia da opressão que sofriam depois de escutar a mensagem ele se curvaram e adoraram o êxodo capítulo 5 finalmente moisés e arão apresentaram-se ao faraó e disseram isto é o que diz o eterno o Deus de israel liberte meu povo para que celebra uma festa em minha homenagem no deserto.

    Mas o faraó retrucou quem é o eterno para que o de importância ao que ele diz e mande israel embora não sei quem é esse eterno e é lógico que não vou mandar israel embora eles disseram o Deus dos hebreus veio ao nosso encontro deixa nos fazer uma viagem de três dias deserto adentro para que possamos prestar culto ao nosso eterno de modo que ele não nos aflija com doenças ou morte.

    E o rei do egito replicou moisés e arão por que vocês acham que devo liberar o povo voltem ao trabalho e acrescentou essa gente já trabalha pouco e vocês ainda querem que eu de folga para eles a reta ligação do faraó veio na hora ele deu ordens aos feitores e seus subordinados não fornece um palha como antes para o povo fazer tijolos de agora em diante eles mesmos vão ter de.

    Providenciar a palha isso não significa redução da cota diária eles vão ter de produzir a mesma quantidade de tijolos isso porque estão ficando preguiçosos e ficam dizendo por aí libere nos do trabalho para que possamos adorar ao nosso Deus não de moleza e esses folgados assim eles param de fazer reivindicações e esquecem essa história de adorar a Deus os feitores e seus subordinados a passar as novas instruções ao povo.

    Ordens do faraó não se fornecerá mais de palha recolheu vocês mesmos a palha onde puderem encontrava mas não se reduzir a um único tijolo de sua cota diária e o povo espalhou-se por todo o egito em busca de palha os leitores não tinham misericórdia e pressionavam os escravos compram sua cota queremos a mesma quantidade de quando recebiam paga os capatazes israelitas foram açoitados a.

    Mando dos leitores os egípcios queriam saber porque vocês não cumpriram a corda de tijolos ontem antes de ontem e hoje de novo e os capatazes israelitas imploraram ao faraó por uma redução da carga de trabalho porque o senhor está tratando os seus servos assim ninguém nos dá mais palha e ainda nos dizem faça um tijolos olhe para nós estamos sendo agredidos sem ter culpa mas o faraó respondeu.

    Preguiçosos é isso que vocês são preguiçosos é por isso que ficam exigindo queremos uma folga para adorar o eterno voltem ao trabalho ninguém dará palha vocês e é melhor que comprou uma cota diária de tijolos os capatazes israelitas viram que estavam em situação difícil pois teriam de voltar e dizer aos trabalhadores e nenhum tijolo a menos na produção do dia ao sair da presença do faraó eles.

    Encontraram moisés e arão que os aguardavam os capatazes disseram que o eterno vejo que vocês fizeram e o jogo porque vocês nos puseram numa situação insustentável diante do faraó e de seus servos puseram nas mãos deles a arma que vai acabar conosco moisés orou interno e perguntou porque traz tão mal este povo e por que me enviaste desde o momento em que fui falar o faraó em teu nome as.

    Coisas só pioraram para o povo que libertação é essa a libertação que pretendias ver o êxodo capítulo 6 o interno disse a moisés você virar o que vou fazer com faraó pelo poder da minha mão ele os deixará a partir pelo poder da minha mão ele os expulsará do país Deus ainda garantiu a moisés eu sou o eterno aparecia abraão isaque e jacó como Deus.

    Forte mas eles não me conheceram pelo meu nome eterno eu estou presente também fez uma aliança com eles e prometi dar a eles a terra de canaã lugar que habitavam na condição de estrangeiros quando ouve os gemidos dos israelitas que os egípcios continuam a escravizar lembrei-me da minha aliança e portanto diga aos israelitas o seguinte eu sou o eterno vou livrar.

    Vocês desse trabalho desumano vou resgatá-los da escravidão e para redimir vocês vou interferir com alguns castigos bem severos vou tirá-los do egito porque vocês são meu povo e eu serei o Deus de vocês vocês saberão que eu sou o eterno seu Deus que os livrou dos trabalhos forçados no egito eu vou levar vocês para a terra que prometida a abraão isaque e jacó ela será o país de vocês.

    Eu sou o eterno é mas quando moisés transmitiu a mensagem aos israelitas eles nem deram atenção porque a dura condição de escravos havia deixado todos eles com o espírito abatido então o eterno disse a moisés vai e fale com o rei do egito para que ele liberte os israelitas moisés respondeu ao eterno os israelitas sequer me dão atenção como esperas que o.

    Faraó vai me ouvir além disso que eu gaguejo para falar mais o eterno sposa moisés e arão os fatos em relação aos israelitas e o faraó e reforçou a ordem de que conduzissem os israelitas para fora da terra do egito e estes são os chefes das tribos os filhos de rubem filho mais velho de israel enoque palu hezrom e carmi são essas as famílias de rubén e os filhos de simeão jemuel já mim o ade jaquinho.

    Zoar e saul filho de uma cananéia são essas as famílias de simeão esses são os nomes dos filhos de levi por ordem de nascimento gerson coate e merari levi viveu cento e trinta e sete anos os filhos de gerson segundo suas famílias libini e simei e os filhos de coate anrão izar hebrom e oziel coach viveu cento e trinta e três anos os filhos de merari mali e musi são.

    Esses os filhos de levi por ordem de nascimento arão casou-se com sua tia joquebedy e ela teve arão e moisés sangram viveu 137 anos os filhos de isar corar nefeg e zicri os filhos de uziel misael elzafã esse trem arão casou-se com eliseba filha de aminadabe irmã dinara som e aí ana teve nadabe e abiú eleazar e.

    Itamar os filhos de corá assir elcana e abiasafe essa é a família dos coraixitas eleazar filho de arão casou-se com uma das filhas de putiel e ela teve finéias esses são os líderes das famílias levitas família por família a esse arão e a moisés o eterno havia ordenado tirei da terra do egito os israelitas segundo.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=MaJaIsRdjPo

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem