O Segredo da Felicidade - Rev. Leandro Lima - Palavra

O Segredo da Felicidade - Rev. Leandro Lima - Palavra E esse fim de semana nós estamos recebendo aqui o Reverendo Leandro Lima já é amigo nosso de alguma data já esteve aqui conosco em outras ocasiões falando sobre apocalipse depois na old school sobre Gálatas e nós o convidamos novamente para estar aqui para falar sobre Filipenses ele fez uma série em sua igreja até o suficiência usando a carta de Filipenses com uma série de mais de 20 mensagens eu achei oportuno falar para nós um pouco é lógico que vai.

Ser bem reduzido Mas eu acredito ser bem bem pontual bem pertinente abordarmos esse tema o Leandro Lima Além de tantas coisas que ele faz hoje as suas principais funções concentram-se em ser diretor do Instituto reformado de São Paulo missionário e coordenar esse Instituto que tem fornecido cursos online para todo o Brasil para todo aquele que que tem acesso e tem desejo de aprender eu pô e a teologia reformada.

É hoje um dos maiores expoentes da Fé reformada no Brasil e a cujo qual temos o grande privilégio de receber aqui essa noite Leandro Pode vir vai começar então a série aqui de em Filipenses e que você possa aproveitar fica à vontade E aí Oi boa noite irmãos irmãos a graça EA paz do Senhor obrigado regando pastor Paulo Júnior pelo convite estar de volta.

Essa querida igreja para ministrar a palavra de Deus os amigos então em Filipenses Capítulo 4 Oi e a minha missão desses dois dias aqui nessas três participações ou três pregações é não é nada despretensiosa não uma missão extremamente eu diria pretensiosa sem porque eu tenho objetivo de um.

A revelar ser o segredo da felicidade quem não quer saber né Qual é o segredo da felicidade Quantos livros já foram escritos sobre isso quantas músicas né quantas experiências já foram inventadas testadas e até hoje me parece que bairro das pessoas não compreendeu ainda não entendeu ainda será que existe mesmo isso esse tal de segredo da felicidade.

Penso que sim penso que existe e essa carta revela para nós e o apóstolo Paulo ele escreveu várias cartas né quando nós sabemos e é possível encontrar na maioria delas algum tema central algum lugar algum assunto dominante né a gente já estudou aqui outro momento sobre a carta aos Gálatas e nós vemos ali um tema bastante dominante que é a salvação pela graça como lidar com os resquícios é da Lei.

O Segredo da Felicidade - Rev. Leandro Lima

Judaica como ser um cristão em face luz de todos aqueles daquelas exigências da velha aliança o que que permanece ou não esse é o tema da carta aos Gálatas nós pegarmos a carta aos Efésios vamos também encontrar lá um tema dominante o tema central né e da Verdade é a vida cristã ser igreja como ser uma igreja verdadeira ele nos explica ao longo de toda aquela carta aos Efésios né que nós.

Somos escolhidos da fundação do mundo para o e se fico de sermos uma igreja do Senhor aqui nesse mundo vivermos em santidade em luta também contra os poderes malignos e triunfar justamente da missão de ser igreja Então temos esse tema central em Filipenses em geral né tem sido dito que o tema central de Filipenses é a alegria a alegria do senhor o ser alegre do senhor é um concordo em partes com isso e partes.

Porque eu penso que existe algo mais profundo algo mais consistente por trás dessa declaração Então o que nos remete de fato ao que é o aspecto central dessa carta tem a ver com felicidade tem a ver com alegria se eu tenho nenhuma outra carta o apóstolo Paulo menciona tantas vezes né a palavra alegria alegrai-vos estou feliz alegre se comigo são muitas vezes e em que ele menciona a isso então dá para fugir disso negar isso é o fato.

É a carta de todas que Paulo escreveu que ele mais fala sobre alegria Mas a questão é que há algo por trás dessa alegria e compreender Isso é que é o segredo da verdadeira alegria Então nós vamos começar lendo aqui o texto Eu quero ler esse capítulo todo né Ou pelo menos mato uma boa parte dele aí até fazer o capítulo todo não tem problema nesse sempre a Bíblia Capítulo 4 de Filipenses diz assim portanto meus irmãos amados e mostrar os saudosos.

Minha alegria e coroa sem avadas permanecei deste modo firmes no Senhor rogo a evódia e rogo a síntique pensem concordemente no Senhor assim fiel companheiro de jugo também peço que as auxiliares pois juntas se esforçaram comigo no evangelho e em com Clemente e com os demais cooperadores meus cujos nomes se encontram no livro da vida alegrai-vos sempre no Senhor outra vez.

Digo alegrai-vos seja a vossa moderação conhecida de todos os homens perto está o senhor não andeis ansiosos de coisa alguma em tudo porém sejam conhecidas diante de Deus as vossas petições pela oração e pela Súplica com ações de graças EA paz de Deus que excede todo o entendimento guardará o vosso coração EA vossa mente em Cristo Jesus finalmente irmãos tudo o que é.

    Verdadeiro tudo o que é respeitar veu tudo o que é justo tudo o que é puro tudo o que é amável tudo o que é de boa

    Fama se alguma virtude há e se algum louvor existe seja isso o que ocupe o vosso pensamento o que também aprender se ser E esses E ouvistes e vistes em mim isso praticai e o Deus da paz será convosco alegrei-me sobremaneira do Senhor porque agora uma vez mais renovar hastes a meu favor o vosso cuidado o qual também já.

    Tinha antes mas faltava oportunidade digo isto não por causa da pobreza porque aprendi a Viver Contente em toda e qualquer situação tanto sei estar humilhado como também ser honrado de tudo e em todas as circunstâncias já tenho experiência tanto de fartura como de fome assim de abundância como de escassez tudo posso naquele que me fortalece todavia fizestes bem associando nos na.

    Minha tribulação e sobem também voz aos Filipenses que no início do Evangelho quando parti da macedónia nenhuma igreja se associou comigo no tocante a dar e ou senão unicamente vós outros porque até para tessalônica mandastes não somente uma vez mais duas o bastante para as minhas necessidades não que eu procure o todo ativo o azul que realmente me interessa é um fruto que aumente o vosso crédito recebi tudo e tenho abundância estão suprido desde.

    Que para Freud tu me passou as mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave como sacrifício aceitável e Aprazível a Deus e o meu Deus segundo a sua riqueza em Glória há de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades ora a nosso Deus e pai seja a glória pelos séculos dos séculos amém saudai cada um dos Santos em Cristo Jesus os irmãos que se acham comigo vos Saúdo todos os santos vos saúdam especialmente os da casa de César a.

    Graça do Senhor Jesus Cristo seja o espírito os horários mais uma vez o local de bendito seja o teu Dog o Senhor por essa noite pelo teu povo reunido pelos louvores aqui cantados exaltados ao Senhor pelas orações feitas e por que tu estás do nosso meio de uma lado a melhor o maior para as nossas vidas do que esta compreensão esse entendimento essa certeza que decorre da fé porque a tua palavra nos diz nesta.

    Hora o Deus todo-poderoso nós Te pedimos a iluminação do teu espírito para que possamos compreender com profundidade a tua palavra uma compreensão a Deus que se traduza em atitudes mentais e também práticas para tua glória para o teu louvor em nome de Jesus também já peço desculpas aqui pela dificuldade vocal que eu estou esses dias uma forte sinusite então minha voz deve estar muito pior do que ela já é grande coisa.

    E nesses e provavelmente bem pior ainda se você tem que ter paciência e aguentar não tem outro jeito não saio correndo aí pela porta né aguentei até o fim porque apesar das minhas limitações o espírito santo de Deus pode falar ao seu coração e bolso é Essa ordem aqui do Versículo 4 você acha fácil de cumprir é um imperativo é imperativo quando a escritura as cartas usam os verbos no.

    Imperativo e sabe são ordens para fazer porque não matarás você sabe pode botar não furtarás todos os mandamentos são interativos mesmo que eles sejam interativos negativos Estamos dando ordens para o que não fazer ou para o que faz dele aqui tem uma ordem do verso 4 que isso alegrai-vos sempre no Senhor e como se não tivesse Claro ele repete outra vez digo do foi claro eu E aí.

    A calibragem espaço e e sempre e em todos os momentos da vida bom e quando e bate Aquela tristeza como é que faz e quando tudo dá errado e quando todos os planos se dilui se derretem bom e quando começa a semana já com tudo que há problema e parece um bombardeio de má notícia.

    E como é que faz um bom e quando olha para o país

    E ver toda essa nojeira acontecendo em todo lugar e como faz bom e quando você vê Tanta gente ao seu redor rastejando né sofrendo Oi amor como faz bom e quando.

    Tanta tragédia uma atrás da outra uma em cima da outra nesse mundo e como é que cumprir isso como é que obedece Essa ordem explícita direta alegrai-vos sempre no Senhor outra vez digo alegrai-vos e aparecem as das mais fáceis das ordens dos imperativos mais fáceis de serem cumpridos Ah porque sim poderia haver uma imitação.

    Dessa alegria que nós até poderíamos expressar você sabe existe um tipo de cristianismo do nosso país Um tipo de fé cristã o nosso país que é triunfar lista e o triunfalismo É aquela ideia de sabe e já que Jesus vem no seu e já cumpriu tudo que tinha de ruim no meu lugar agora só me resta a parte boa só me resta experimentar toda né todas as vitórias e temos essa essa noção essa grande parte.

    O dia até da da Comunidade Cristã que segue essa ideia de que vamos triunfar todo jeito todo o custo e o importante é é de Vitória em Vitória de campanha e campanha de luta em outro mas sempre vencendo e sempre vitoriosos para alcançar os objetivos da vida e fez o outro a gente até se dá bem a gente até alcançar algumas coisas e conquista certas coisas.

    É mas vejo o estudo é muito superficial é uma alegria extremamente egoísta que diz o seguinte desde que esteja tudo bem comigo meu que importa desde que eu esteja cumprindo é os rituais evangélicos necessários indicados aí para alcançar as minhas vitórias pessoais tá tudo certo agora o resto do mundo que servir estou nem aí para eles é uma alegria falso e como é que nós podemos ser alegres de.

    Forma egoísta sendo cristãos quando tantas pessoas sofrem quando eu todas as pessoas não tem nada quantas pessoas estão caminhando a Passos largos para o inferno para perdição isso nos afeta estudam nos entristece E isso não mudou luz diz com certa deveria a felicidade se produz é algo em nossas vidas é porque nós estamos totalmente amortecidos.

    e por uma versão falsa de cristianismo que se propagou se estabeleceu no país e que tem esse poder de amortecer as pessoas e até aqui elas acordam e percebem que estavam numa grande e terrível ilusão e não é fácil falar sobre a alegria porque em geral que a gente fala sobre a alegria nós temos a tendência de interpretar alegria entender alegria né como uma reação e ela certa forma é uma reação exemplo você acorda de manhã já.

    Assim dando gargalhadas e se isso acontecer finalmente vamos chamar lá o psiquiatra vão chamar alguém para te levar lá né para o sujeito ou que seu no parar de rir você não acorda de manhã dando gargalhadas a menos que alguma coisa que você viu naquele momento estimulou Essa gargalhadas né Tá vendo você acordou Oi de orar foi levar a piada no WhatsApp aí você pode dar.

    Umas gargalhadas lá mas é uma reação e em geral alegria como dose entendemos que eu vou dar uma se inscrever Mas isso não é uma descrição totalmente errada porque estamos falando da alegria que todas as pessoas podem experimentar e nós estamos falando da Alegria verdadeira restrita apenas aqueles que entendem a alegria portanto a comum aquela que todas as pessoas podem experimentar é uma reação algum.

    Estímulo a e é por isso que é o mundo se encarregou de criar tantos estímulos para a alegria a indústria cada da produção de alegria é sem dúvida a maior desse planeta e nenhuma trabalha mais nenhuma produz mas nenhuma lucra mais do que as indústria e por exemplo esse seu celular é que tem.

    Essas redes sociais é só para isso é o grande objetivo é isso é produzir alguma alegria das pessoas em algum bem-estar e a gente podia também ir paralelo ciúmes para os parques de diversões e fala moda e parece comidas não é só uma questão de satisfazer necessidades básicas só as pessoas só comi o feijão e arroz pronto acabou já no Botafogo e pronto mas eu.

    Sempre querendo alguma coisa mais e sempre estamos oferecendo alguma coisa mais bom e quando não basta apenas oferecer produtos que possam produzir aí daqui só para alguns instantes alegria então eu também há uma grande produção para tentar minimizar a tristeza o oposto da Alegria e duas acrescentar mais lucrativa ainda do que a primeira é.

    A indústria de minimizar a tristeza a dor o sofrimento é mas mesmo com tudo isso as pessoas não são felizes eu não sou feliz e elas tem picos de alegria o old euforia o causados por um estímulo Qualquer que.

    Seja mas não se deve ter pensado em vários estímulos aí eu não quis entrar em detalhes porque alguns desses estímulos são realmente em próprio para se falar do culto né até uma pregação é mas é a indústria dos extremos para que as pessoas tenham um momento de alegria o problema que esse essa alegria essa esse resultado criado pelo estímulo dura pouco E aí logo precisa de mais um estilo.

    Ó e vai junto e mais outro e força e é mais bonita igual droga mesmo né vai ter do que encurtar cada vez mais o tempo entre os estímulos do começo de fazer a cada duas semanas depois tem que cortar para uma depois não trabalho só três dias depois quando vem algumas horas é um vício e é uma busca insaciável por alegria ou por felicidade e que Continua sem solução porque no final as pessoas que têm todos os estilos mais do que a maioria de nós nem sonha em ter talvez a gente se.

    Encontra por aí de dentro de banheiras os pulsos cortados e os vê por aí e em quartos de hotéis é absolutamente destruídos por overdoses drogas de opioides e coisas assim nem percebe e não está totalmente errado esse conceito de que a alegria.

    Verdadeira alegria para fazer um estímulo antes dela porque em todas as coisas que Deus deixou no mundo para os homens aprenderem vale a lei da Graça comum a graça comum ela também ensina os homens através de comparações Então para que assim eles sejam salvos no encontre a salvação daquelas coisas mas para que ela essas pessoas pudessem perceber que essa Busca da Verdade esconde uma busca muito maior.

    Bom então a comparação com e disse presídio descartável mesmo alegria verdadeira dessa que estamos falando aqui ela também não surge do nada se você não acorda assim muito feliz da vida com Jesus de manhã do nada e também essa precisa de um estímulo anterior também ela é um resultado alegria é resultado.

    O resultado de experiências anteriores É mas aqui como é que tá o ponto nós precisamos descobrir entender justamente Qual é essa experiência anterior e talvez você diga Ah mas deve ser a mais básica de tudo deve ser a fé deve ser a salvação em Cristo Jesus tem mas as pessoas têm sido salvas em Cristo Jesus né tem tido fé e ainda assim não.

    São alegres muita gente não consegue ser alegre dentro da igreja vivendo é a fé cristã todo dia procurando ser fiel a Deus tentando obedecer aos mandamentos de Deus e mesmo assim não são alegres tão tristes são depressivas enfrentam Picos altos e baixos às vezes nem são muito diferentes do resto todo mundo bom e quando vem textos como esse do do apóstolo Paulo aqui ordens com essa do.

    Verso 4 alegrai-vos sempre no Senhor alegrar-se-á simplesmente não consegue fazer e não consegue obedecer isso não consegue cumprir isso o mesmo sendo clientes o preço de verdade e não perfeito Ninguém é mais criança de verdade parece que deixa ele consegue E então é só uma questão de ser convertido de ser crente.

    É mas é sim uma questão de aprender o segredo é o que Paulo está falando de um segredo fica muito Evidente porque ele inclusive usa esse termo aqui nesse capítulo 4 e veja o que ele está falando da vida dele a experiência pessoal dele a partir do Versículo 10 e da daqui fora de contexto é ele está.

    Na verdade tá querendo agradecer os Filipenses que havia um mandado a oferta Generosa para ele lá na prisão e que ele estava em Roma como é que você pode falar tudo isso aqui se não tem nada no texto que prisão é essa que roupa é essa fundo início da carta que disse que estava preso fala das Suas algemas né E aqui não fingiu da carta se você percebeu mas ele fala assim os da casa de César Saúdo a vocês casa de César.

    É sério rouba Itaú claramente ele estava preso numa prisão Romana na cidade de rouba e de lá ele está escrevendo essa carta aos Filipenses e escrevendo porque os Filipenses antes disso mandaram uma boa e Generosa oferta para ele e sabes um pouco de dinheiro Talvez algumas roupas talvez comida livros e e onde de coisa o ponto que ele fala o seguinte até dia seguinte olha receber tudo olha tão suprido vocês me encheram.

    De coisas eu tô feliz por isso opa não não é por isso que eu tô feliz bom então ele se sente na responsabilidade de explicar aos Filipenses O que é que o faz feliz sem querer desmerecer a oferta que Paulo que não tá querendo dizer não tô nem aí porque vocês fizeram então fizeram uma coisa muito boa louvado seja Deus por isso né.

    Eu não estou desprezando a oferta celular para mim não é isso. Claro que não que bom que vocês fizeram Mas você é bom para você do que para mim não é preciso ter crédito com Deus também então o nosso Observe e eu estou alegre sobre madeira do senhor diz o verso 10 porque vocês mais uma vez eu tinha um tempinho que não podiam fazer tipo feito lá atrás passou um tempinho que não deu mas agora vocês mandaram essa oferta aqui né chegou para.

    Mim foi para o dito veio da inclusive aparece aparentemente ele esse homem não é o mensageiro que elevou a oferta para Paulo lá em Roma ele teve tanta dificuldade em encontrar onde estava apóstolo Paulo ele ficou um tempão procurando Paulo porque ninguém sabe exatamente em que precisam de Calabouço é algum lugar das das profundezas lá dos calabouços Romanos onde a guarda pretoriana aquele deixando inclusive aqui fazia a vigilância de presos.

    Considerados de alta periculosidade né mas ele tava uma consultá-lo a prisão de segurança máxima os presos de alta periculosidade e o crédito mal conseguiu encontrar acho que dessa busca pelo Apóstolo Paulo aparentemente ele para o dito caiu doente quase morreu problema em cima de problema né É mas o final conseguiu entregar da oferta para Paulo e volta então escrevendo essa carta mando de volta para os Filipenses para poder agradecer.

    Pela oferta mas também poder dizer a eles aproveitar esse momento para dizer o que me faz feliz não é o certo é é o que me faz feliz é algo mais em É isso aí no verso 11 em diante quando ele falou assim digo estudam por causa da pobreza ou seja o fato de eu não ter nada aqui da prisão não anula a Bia alegria dá uma dupla a minha felicidade Oi e o fato de vocês mandaram essa oferta Generosa também não aumenta E por quê Porque eu aprendi a Viver.

    AVISO LEGAL: Nesta descrição contém links de afiliados, o que significa que se você clicar em um dos links do produto, receberei uma pequena comissão. Isso ajuda a apoiar o canal e nos permite continuar a fazer vídeos como este.Toda a responsabilidade de conteúdo é do produtor do canal. Para download, consulte o canal do autor:https://www.youtube.com/watch?v=zE03rwRF59E

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem