01. A igreja de Deus em Corinto (1Co 1.1-9)

01. A igreja de Deus em Corinto (1Co 1.1-9) Queridos vamos abrir a palavra de Deus na primeira carta de Paulo aos Coríntios estamos começando hoje uma série de Exposições nessa carta tão conhecida do novo testamento e na minha opinião provavelmente uma das mais atuais considerando a semelhança similaridade de contextos como nós queremos demonstrar para vocês a série de Filipenses foi terminada ela está completamente totalmente disponível no canal da nossa igreja e você pode.

01. A igreja de Deus em Corinto (1Co 1.1-9)

Seguir a série de Filipenses se você perdeu alguma das Exposições o nosso plano é cobrir toda a carta nós vamos devagar como sempre temos feito não tão lento para não ficar chato também não tão rápido para não ficar superficial tentando achar aqui um meio termo em que a gente possa passar por toda carta é com um bom aprendizado e ao mesmo tempo sem sem sentir uma nota né Vamos então hoje para introdução da carta Capítulo 1 verso primeiro até o verso 9.

Primeira carta de Paulo aos Coríntios Capítulo 1 do verso primeiro até o verso 9 Paulo chamado pela vontade de Deus para ser Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes a igreja de Deus que está em Corinto aos santificados em Cristo Jesus chamados para ser Santos com todos os que em todos os lugares invocam o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo senhor deles e nós que a graça e a paz de Deus nosso pai do Senhor Jesus Cristo esteja.

Com vocês sempre dou graças ao meu Deus por vocês por causa da Graça de Deus que foi dada a vocês em cristo Jesus porque em tudo vocês foram enriquecidos nele em toda a palavra em todo conhecimento assim como testemunho de Cristo tem sido confirmado em vocês de maneira que não lhes falta nenhum Dom enquanto aguardam a revelação de Nosso Senhor Jesus Cristo ele também os confirmará até o fim para que vocês sejam irrepreensíveis no dia de nosso senhor Jesus Cristo fiel é Deus.

Pelo qual vocês foram chamados a comunhão de seu filho Jesus Cristo nosso Senhor até aqui a leitura da escritura nós vamos pedir a iluminação do Espírito Santo Afinal nós estamos diante da própria palavra de Deus e precisamos da ajuda dele para que possamos compreender sim pai nós reconhecemos a inspiração e a veracidade autoridade infalibilidade da tua palavra e quem pode compreendê-la quem pode senhor penetrar todos os seus.

Mistérios Pedimos que ter o espírito santo que inspirou os autores registrar a tua vontade também nos ilumine de tal maneira que além de compreender o sentido nós possamos trazer o significado dessas palavras para as nossas vidas para nosso aprendizado crescimento transformação consolo conforto no meio das nossas lutas dúvidas conflitos enfrentamos aqui.

Ouvir a nossa oração é o que pedimos em nome de Jesus amém tudo bem queridos a igreja de Corinto é provavelmente a igreja mais complicada do novo testamento pode ter havido outra mas das que se encontram mencionadas Um Novo Testamento com certeza é a igreja que mais deu problemas a igreja que apresenta o número maior de complicações E essas complicações estavam relacionadas à área de liderança havia problema nessa área a área de.

Relacionamentos entre os Coríntios por várias questões que nós iremos ver o conceito de espiritualidade que acabava influenciando outras áreas e complicando Também e muitos problemas relacionados com o culto e notem que foi Paulo que fundou essa igreja então antes de você colocar a culpa da igreja no pastor lembre que igrejas como essa tiveram o melhor dos pastores eram mais complicadas do que a igreja que você frequenta Então nem sempre a culpa é do pastor às vezes é mas nem sempre às.

Vezes tem igreja complicada mesmo não importa quem tenha sido o obreiro quem tem sido pastor alguma coisa da mesma forma que tem cristãos que são complicados o mesmo se aplica a igrejas igrejas têm seu próprio perfil sua própria identidade elas divergem e algumas delas infelizmente tem problemas e dificuldades sem dúvida era uma delas apesar de ter sido fundada pelo próprio apóstolo Paulo a maneira como Paulo tratou os problemas dessa igreja é um.

Maligno para nós hoje uma vez que nós lidamos com igrejas com problemas semelhantes O Amor de Paula sua paciência a sua capacidade de entender os problemas práticos e perceber os princípios teológicos que poderiam ser aplicados ali é impressionante e por todos esses motivos essa carta e o tratamento que Paulo dá os problemas da igreja é paradigmático ele é emblemático para nós hoje especialmente aqueles que.

Estão na liderança não quer dizer que aqueles que não estão na liderança não possam aprender com certeza nós veremos que aqui tem lição para todo mundo né quem tá do lado de cá Do público e para quem tá do lado de lá do porto também Paulo fundou essa igreja na sua primeira viagem na sua primeira visita cidade de Corinto que aconteceu durante a segunda viagem missionária se você quiser depois dar uma olhadinha fundação da igreja tá em Atos Capítulo 18 do verso 1 até o verso 18 passar algum tempo em Corinto.

Como era do seu costume Paulo segue para plantar igrejas em outros lugares afinal ele foi chamado para isso para espalhar o evangelho todo o império romano no meio dos gentios alguns anos depois quando ele estava em Éfeso durante a sua terceira viagem ele recebe informações de diversas Fontes a respeito da situação da igreja de Corino a situação havia se deteriorado havia se complicado Paulo já tinha tido informações anteriores já tinha escrito uma primeira carta para eles Na verdade.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Uma carta é que tratava de um problema ao que parece em particular essa carta

    Não foi preservada não está no cano mas agora parece que a coisa azedou o caldo entornou e as informações chegaram para ele primeiro através de dos membros de Uma Família da Igreja cuja matriarca era uma mulher chamada Chloe e ela é mencionada aqui no capítulo 1 no verso 11 Além disso Paulo recebeu uma comissão.

    Que veio da igreja de Corinto a comissão composta de três três homens Stefano Fortunato e arcaico eles são mencionados no Capítulo 16 no verso 17 Eles foram lá em Éfeso trazendo notícias da igreja para o apóstolo Paulo eles traziam uma carta com perguntas dos membros da igreja para o apóstolo Paulo e uma oferta para ajudar Paulo no seu ministério lá em Éfeso então através dessas duas fontes a família de Khloe e a comissão que veio da própria igreja Paulo ficou a par dos.

    Problemas graves que estavam perturbando a paz daquela igreja e então quando ele senta para escrever essa carta as informações que ele recebeu e os problemas da igreja nós podemos deduzir pelo que ele escreve aqui então é uma espécie de leitura ao inverso a gente vai ler a resposta para poder entender qual era a pergunta porque nós não temos a carta dos Coríntios para Paulo né não temos mas nós temos as respostas que Paulo deu e então tirando a gente pode.

    Tirar pelas respostas a gente pode tirar o que era mais ou menos as perguntas e quando a gente faz isso o quadro que emerge é um quadro não muito animador a igreja estava dividida em quatro partidos nomeados em torno das personalidades recentes que tinham tido alguma influência na história da igreja Paulo fundador depois Apolo foi pastor depois de Paulo Pedro que era o líder mais conhecido daquela época era o líder.

    Do da equipe Apostólica alguns acham que Pedro esteve em Corinto embora a gente não tenha registro aqui no livro de Atos nem menção nenhuma e pelo nas suas cartas e tinham um quarto grupo que provavelmente eram mais complicado de todos que era o grupo de Cristo e porque eles diziam que não era de Paulo não era de Pedro não era de Apolo eles eram de Cristo com isso eles queriam dizer nós não aceitamos liderança de ninguém a gente recebe online direto somos os espirituais nós não queremos saber dos.

    Né vocês é que seguem homens eu não consigo doutrina de homens parece familiar então é muito antigo isso né é muito antigo então eram e na verdade ao dizer isso né dizendo assim nós não somos de grupo Nenhum acabava formando o quarto grupo né acabava formando quatro quarto grupo então a igreja de Corinto tava dividida em quatro grupos e é o assunto dos Capítulos 1 2 3 e 4 que nós começaremos a ver na próxima segunda-feira hoje introdução apenas mas havia esse gráfico problema de divisão.

    Que Paulo procura sanar também nós descobrimos lendo a carta que tinha um outro problema relacionado com disciplina da igreja vários membros estavam Vivendo em imoralidade numa situação irregular e a liderança da igreja aparentemente não tomava nenhuma Providência no capítulo 5 Polo vai tratar de um de um membro da igreja que tava vivendo com uma mulher do seu pai e ninguém fazia nada todo mundo sabia era notório na cidade na cidade todo mundo sabia que lá naquela igreja tinha um.

    Membro que estava vivendo com uma mulher do seu pai a madrasta né então a mesma mulher compartilhada pelo pai e pelo filho então isso era uma imoralidade até para a sociedade daquela época imagine dentro da igreja só que a igreja fez nada Capítulo 6 tem um irmão Processando o outro nos tribunais da cidades escandalizando o evangelho ainda no capítulo 6 Paulo fala de irmãos que estavam praticando a prostituição o.

    Ponto aí dos Capítulos 5 e 6 é a falta de disciplina da igreja com relação aos seus membros que Paulo é obrigado a tratar nos Capítulos 5 e 6 depois a gente percebe que tinha também problemas relacionados com o casamento sobre divórcio sobre novo casamento Esse é o assunto do Capítulo 7 onde Paulo Então vai ter que tratar de todas essas questões não era só dúvidas havia divisões na igreja a respeito disso também havia problemas relacionados com a liberdade Cristã podia comer carne sacrificada ídolo não podia se podia.

    Aonde podia Comer Em que circunstâncias e a igreja tava Dividida no grupo dos fortes e no grupo dos fracos que ficavam

    Se condenando sobre essa possibilidade de comer carne sacrificada aos Ídolos sim ou não e o princípio aqui é o princípio da Liberdade Cristã até onde vai a minha liberdade né A questão do escândalo até onde eu posso usar a minha liberdade sem escandalizar os outros depois vinham questões relacionadas com culto o uso do véu que envolvia a participação das mulheres no culto até que ponto As mulheres podem participar no culto a questão da ceia do senhor que.

    É a senha do Senhor e como nós temos ou podemos participar dela e uma sessão extensa nos Capítulos 12 e 13 e 14 onde Paulo trata do dom de línguas do dom de profecia e com isso a questão do culto a questão da edificação no culto tem lugar produto para esses dons espirituais se tem lugar no culto de que maneira eles devem ser exercidos e assim por diante e como se não bastasse todos esses problemas ainda tinha um grupo dentro da igreja que não cria na ressurreição de.

    Mortos não achava que mortos ressuscitavam mas estavam lá dentro da igreja de Ricardo e Paulo dedico capítulo 15 que é o capítulo mais extenso da carta a tratar da importância da Ressurreição para fé cristã dando uma resposta aquele grupo que estava lá dentro da igreja Paulo Então escreve essa carta para tratar desses problemas quer dizer Esses são os que nós sabemos fazendo a leitura reversa né lendo primeiro aos Coríntios a gente descobre que eles tinham pelo menos esses.

    Problemas aqui Paulo Então escreve essa carta lá de Éfeso no final da sua terceira viagem missionária Por volta do ano 55 10 anos depois Paulo haveria de morrer decapitado lá em Roma por ordem do Imperador Nero o objetivo de Paulo com essa carta então é restaurar a unidade da igreja a igreja era bastante fragmentada havia opinião para tudo quanto era de lado responder as questões práticas que os Coríntios tinham mandado.

    Na carta que ele tinha recebido e corrigir as irregularidades em termos de doutrina e prática da igreja se a gente pergunta existe um tema que unifique a carta de fato não há porque é uma é uma das cartas mas fragmentadas no sentido de que ela tem blocos de assunto Paulo tá respondendo a problemas da igreja então se a gente fosse usar um tema qual seria o tema dessa série eu pensei lá em primeiro Coríntios Capítulo 12 verso 31 quando Paulo diz assim eu vos mostrarei.

    Um caminho ainda mais excelente Então a primeira aos Coríntios é Paulo mostrando um caminho mais excelente para aquela igreja que era uma igreja que Paulo considerava ainda como igreja de Deus como Igreja de Cristo era uma igreja que onde tinha pessoas sinceras que queriam ser espirituais que queriam agradar a Deus mas que estavam fazendo da maneira errada da maneira errada então Paulo vai mostrar um caminho mais excelente e esse seria o tema geral da carta hoje nós vamos ver a introdução.

    Dela e vamos ver que ela segue o padrão normal das cartas apostólicas ao todo destinatário o voto e Ação de Graças e tecer alguns comentários aqui e terminar com algumas aplicações Vamos então para o verso primeiro como Paulo se apresenta bastante significativo Paulo chamado pela vontade de Deus para ser Apóstolo de Cristo Jesus e o irmão Sóstenes algumas coisas destacar aqui da maneira como Paulo se.

    Apresenta primeiro que ele se apresenta como Apóstolo de Cristo Jesus a pergunta é porque que ele precisaria fazer isso para a igreja de Corinto uma vez que ele foi o fundador da igreja e a igreja sabia que ele era Apóstolo de Cristo Jesus a resposta é que entre o tempo em que Paulo fundou a igreja e o tempo que ele escreve essa carta cresceu dentro da igreja a uma resistência ao Apóstolo Paulo que se reflete na existência do partido de Pedro no partido de Apolo e do partido.

    De Cristo e Paulo era apenas um partido então não havia unanimidade na igreja a respeito do apóstolo Paulo na verdade havia quando as pessoas diziam eu sou de Apolo eu sou de Pedro ou eu sou de Cristo ela estava na verdade dizendo eu não sou de Paulo então havia crescido uma hostilidade ou uma relutância dentro da igreja de Corinto ao apóstolado de Paulo porque ele não era dos 12 porque ele não era judeu lá da Judeia ele era da dispersão porque ele veio algum tempo depois que o evangelho já tinha começado.

    Então tinha muita gente que tava questionando esse Paulo de fato era um Apóstolo de Jesus Cristo por isso que ele começa essa carta para uma igreja conhecida que ele fundou reafirmando aquilo que ele já tinha dito e que a igreja já previsto que ele era um Apóstolo de Cristo Jesus e aqui é preciso entender Em que sentido usa Paulo usa a palavra Apóstolo uma vez que ela é usada no novo testamento de em vários contextos e com vários significados a palavra no seu.

    Sentido mais básico significa alguém que é enviado e traz em si o conceito de alguém que representa outro numa missão Então nesse sentido a palavra poderia ser traduzida como enviado poderia ser traduzida como representante ou poderia ser traduzida como missionário Então esse nesse sentido várias pessoas no Novo Testamento são chamadas de apóstolo inclusive epáfras é que trouxe.

    A oferta da igreja de filipos para Paulo em Roma conforme a gente viu na última exposição ou na exposição da carta de Paulo aos Filipenses né é Papas é chamado Paulo chama epafras de o apóstolo de vocês no sentido de que ele havia sido encarregado de uma missão que era trazer uma oferta Então nesse sentido Silas é chamado de apóstolo nesse sentido Timóteo é chamado de apóstolo nesse sentido antrónico e Júnior são chamados de apóstolo mas o nome Apóstolo ele é usado por maior frequência para aqueles 12 que Cristo.

    Chamou dos quais Judas foi substituído depois por Matias e o título que Paulo chama o que é o mesmo título que Paulo avoca para si e no caso seria alguém que foi chamado diretamente por Jesus Cristo como representante dele que foi teste testemunha da Ressurreição de Cristo a quem Cristo confiou os fundamentos da igreja a quem deu dois especiais dois apostólicos a inspiração para registrar a pessoa de Cristo seus ensinos e o.

    Significado da sua obra Então nesse sentido é que Paulo se considera Apóstolo não é no sentido de missionário enviado de uma igreja local não ele é alguém autorizado que é o ponto aqui dele ó chamado pela vontade de Deus ele não se fez aposta ninguém fez dele um Apóstolo ele não se apresentou ao cargo ele foi chamado por Deus o chamamento de Paulo para ser Apóstolo a gente sabe quando foi ele estava a caminho de Damasco para prender os cristãos quando o próprio Jesus lhe aparece no corpo Glorioso da sua ressurreição e.

    Ali o constitui como Apóstolo aos gentios então foi um chamado direto exatamente como os 12 que foram chamados diretamente por Jesus Paulo foi chamado diretamente pelo Senhor Jesus que lhe aparece ali no caminho de Damasco então é isso que ele quer enfatizar aqui a para a igreja dos Coríntios ele vai tratar desse assunto no capítulo 4 Capítulo 4 ele vai defender o seu apostolado e depois no capítulo 9 em dois lugares ele vai bater fundo nisso aí mas já aqui na apresentação ele já.

    Indica para que lado a carta vai né para que lado esse assunto vai ele se apresenta como Apóstolo de Cristo que foi chamado por Deus aqui é que é a ênfase né foi Deus que me constituiu e a Minha autoridade procede dele somente por isso vocês tem que ouvir essa carta é o que ele vai dizer no final do capítulo 14 se vocês acham que vocês são espirituais então reconheçam que o que eu estou escrevendo aqui de fato é a palavra de Deus é assim que ele se apresenta ele diz aqui que ele tá com o.

    Irmão Sóstenes o único Sóstenes mencionaram no Novo Testamento era o chefe da Sinagoga de Éfeso que se converteu quando Paulo tava lá como o Paulo está escrevendo de Éfeso alguns acreditam então que a mesma pessoa eram judeu que era o líder da Comunidade Judaica que se converteu com a pregação de Paulo inclusive chegou a ser preso e espancado por causa do Evangelho tá lá no livro de Atos a.

    História e era provavelmente então o local onde Paulo estava hospedado a casa dele Paulo se hospedava na casa dele então era no mínimo não é uma cortesia e um reconhecimento uma gratidão de Paulo dizer que os irmãos Sóstenes estava com ele enquanto ele estava escrevendo essa carta e é provavelmente Quem foi o A manuense de Paulo secretário porque lá no final da carta lá no final da carta no mais exatamente no.

    No Capítulo 16 no finalzinho Paulo diz assim que a saudação é de próprio punho dele se a saudação só a saudação é do próprio punho de Paulo Quem escreveu o resto verso 21 do Capítulo 16 eu Paulo escrevo a saudação de próprio punho então provavelmente foi Sóstenes Quem foi o Escriba né Paulo ditou só Osten escreveu e lá no fim Paulo traz cá software Ele leu isso tá bom aí ó.

    Tacou lá assinatura por isso sorte dizer mencionado no início da carta não é não somente eram hospedeiro de Paulo mas provavelmente é a pessoa mais indicada para ser aquele que escreveu a carta ditada pela boca do próprio apóstolo Paulo agora vamos ver como Paulo se dirige aos seus destinatários já vimos quem escreveu quando escreveu não é o porque escreveu e agora vamos ver a quem a carta dirigida como é que Paulo no meio os seus destinatários olha o que ele disse.

    A respeito disso no verso 2 a igreja de Deus que está em Corinto aos santificados em Cristo Jesus chamados para ser Santos com todos os que em todos os lugares invoca o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo o senhor deles e nós é uma descrição um pouco longa né dos destinatários mas ela tem tudo a ver com o conteúdo da carta e com a situação da igreja de Corinto o que chama profundamente a nossa atenção é que apesar de todos os problemas que.

    Maculavam aquela igreja que empesteavam a igreja por assim dizer a maneira como Paulo se dirige a eles o primeiro Paulo diz assim a igreja de Deus que está em Corinto Então apesar de todos aqueles problemas ainda era a igreja de Deus não era sinagoga de satanás ainda Paulo ainda não vinha como seita ainda não via como uma igreja que estava completamente corrompida então da perspectiva do apóstolo Paulo eles tinham que errar muito para poder sair de debaixo dessa classificação de igreja.

    De Deus o que nos leva a pensar que nós Deveríamos ser mais pacientes e lembrar que o reino de Deus é maior do que a gente imagina que a misericórdia de Deus é maior do que a gente imagina uma igreja complicada dessa e Paulo se dirige a eles como sendo igreja de Deus Ou seja a igreja que pertence a Deus ou a igreja que Deus construiu a igreja que Deus elegiu pode ser qualquer uma das duas interpretações mas não tomar no sentido de igreja que pertence a Deus.

    Que Deus fez nascer que Deus deu origem uma igreja genuína é uma igreja verdadeira isso que a expressão significa já se ela é de Deus significa que ela não é humana não é não é do diabo Então ela é uma igreja verdadeira ela é a igreja de Deus mas ela é também a igreja que está em Corinto e aqui você percebe que no pensamento de Paulo existe uma distinção entre não é uma distinção a gente percebe que na mente do apóstolo.

    Paulo a igreja de Deus ela se expressa localmente é a igreja de Deus ou seja composta daqueles que Deus amou elegeu predestinou chamou antes da fundação do mundo é o povo de Deus mas esse povo de Deus se reúne esse povo de Deus se localiza é a igreja de Deus em Corinto o que chama a nossa atenção para relação entre a igreja invisível igreja de Deus e a igreja visível em Corinto Então o.

    Que são igrejas locais o que a igreja de Deus em Recife é a congregação é a reunião daqueles que pertencem a Deus mediante Jesus Cristo a igreja invisível ela se expressa em comunidades locais Corinto era uma expressão visível da igreja de Deus segundo Paulo se refere a ele Como sendo os santificados em Cristo Jesus Eles podiam ser tudo menos Santos né pelo que a gente então é evidente que.

    Paulo não está usando termos santificados em Cristo Jesus no sentido de perfeição moral a palavra santo ou o verbo santificar tanto no hebraico quanto no grego eles têm na raiz a ideia de separação então ser santo no Novo Testamento significa Primeiramente você ter sido separado do mundo do pecado da condenação para Deus para a vida eterna para servi-lo então a ideia de separação.

    Está na raiz do conceito de santificação então quando Paulo diz aos santificados em Cristo Jesus Ele tá dizendo que a igreja de Deus em Corinto é composta daqueles que Deus separou do restante da cidade Deus não elegeu a cidade toda né Deus não chamou a cidade toda mas Deus chamou um grupo que a igreja de Deus em Corinto Deus chamou esse grupo que Deus separou para si é isso que era a igreja.

    É são aqueles que são santificados separados no antigo testamento para ajudar vocês para nos ajudar a ver esse contexto a Moisés se referia aos utensílios do Tabernáculo como sendo Santos as paizinhas de ouro eram santas o Candelabro era Santo o altar era Santo as colheres eram santas as Taças eram santas tudo era chamado de santo porque tinha alguma qualidade moral nesses.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BoM5Kmm0Qig

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem