ELE ME OUVIRÁ - Hernandes Dias Lopes

ELE ME OUVIRÁ - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes irmãos queridos Que privilégio estar aqui para compartilhar com vocês a palavra e para tratar de um texto tão importante para exortação encorajamento e consolo do nosso coração nessa noite Abra sua Bíblia comigo por gentileza profeta Miqueias Capítulo de número 6 versos de 1 a 16.

ELE ME OUVIRÁ - Hernandes Dias Lopes

Miqueias Capítulo 6 me deu um pouquinho mais de retorno filho na mesa aqui o som um pouquinho mais de retorno aqui por gente Obrigada e melhorou bastante obrigado Capítulo 6 versos de 1 a 16 eu queria que você na medida que acompanhasse essa leitura já mentalizasse a cena de um Tribunal de Júri.

Porque exatamente isso que está acontecendo aqui Deus está chamando o seu povo Deus está colocando o seu povo numa espécie de banco dos réus e Deus está julgando a nação se vocês olharem o contexto profeta Miqueias é um dos poucos profetas menores que fala tanto para o reino do norte contra o reino do Sul tanto para as 10 tribos hoje A capital era Samaria quanto para o reino de Judá cuja capital era Jerusalém então leia.

Comigo acompanha a leitura nessa perspectiva de um Tribunal de Júri onde Deus está chamando o seu povo julgamento tá escrito assim ouvir agora o que diz o senhor levanta-te defende a tua causa perante os montes e ouça Os outeiros a tua voz houve Monte se a controvérsia do Senhor E vós duráveis fundamentos da terra porque o Senhor tem controversa com seu povo e com Israel entrará em juízo.

Povo meu que te tenho feito e com o que te invadei responde-me pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão de Remy e enviei a diante de ti Moisés Arão e Miriã povo meu lembra-te agora do que maquinou balaque rei de Moabe e do que ele respondeu o balão filho de ben-hur e do que aconteceu desde que tinha até julgar para que conheço os atos de Justiça do Senhor com quem me apresentarei o senhor e me inclinarei ante o Deus excelso virei.

Perante ele com holocaustos com Bezerros de um ano agradar-se ao Senhor de milhares de carneiro de 10 mil Ribeiro de azeite darei meu primogênito pela minha transgressão o fruto do meu corpo pelo pecado da minha alma ele te declarou o homem o que é bom e o que é que o senhor pede de ti que pratiques a justiça e ambos a misericórdia e antes humildemente com o teu Deus.

A voz do senhor clama a cidade e é a verdadeira sabedoria até mesmo o nome ouviu a tribos aquele que aceita ainda na casa do ímpio os tesouros da impiedade e o detestado UEFA minguado poderia eu inocentar balanças falsas e bolsas de pesos enganosos porque os ricos das cidades estão cheio de violência e os seus habitantes falam mentiras e a língua deles enganosa na sua boca assim também passarei eu aferir-te e te.

Darei desolado e te deixarei desolada por causa dos teus pecados comerás e não te fartarás a fome estará nas tuas entranhas removerás os teus bens mas não os livrarais e aquilo que livrares eu entregarei a espada semearás Contudo não cegarás azeitona porém não tinham Gerais com azeite pisarás a vindima no entanto não lhe liberais o vinho porque observaste os estatutos de um rim e todas as obras da casa de acabe e.

Andaste nos conselhos deles por isso eu farei de ti uma Desolação e dos habitantes da tua da tua cidade um alvo de várias assim entrarei sobre vós meus irmãos uma das razões de que a Bíblia é muito mais do que um mero livro humano que é o livro de Deus inspirado por Deus que não é sazonal temporal.

Mas é eterno é que quando você lê Miqueias bem como outros profetas menores e maiores a percepção que você tem é que você está fazendo uma radiografia um diagnóstico muito preciso muito meticuloso do que você e eu estamos vivendo hoje talvez Miqueias seja mais atual do que a Tribuna A Gazeta o globo a folha de São Paulo O Estadão.

Os periódicos que circulam nas bancas os noticiários que chegam pelos meios de comunicação de massa o que me queres está fazendo aqui antes de introduzir esta cena do Tribunal de Júri onde o povo de Deus é chamado é convocado intimado para esta sala do julgamento é que ele vai fazer uma espécie de análise profunda de Como estava a sociedade.

Daquele tempo se você olhar comigo no Capítulo 1 do verso primeiro Ele tá dizendo palavra do senhor quem visão veio a Miqueias morachista dos dias de jotão acaz Ezequias Reis de Judá sobre Samaria em Jerusalém ou seja ele está falando para toda nação não apenas para as duas tribos do Sul do reino de Judá cuja capital era Jerusalém mas ele.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Está falando também para as 10 tribos do Norte cuja capital era Samaria

    Você pode notar isso no Capítulo 1 Versículo 5 tudo isto por causa da transgressão de Jacó e dos pecados da casa de Israel qual é a transgressão de Jacó não é essa Maria e quais os altos de Judá não é Jerusalém então o diagnóstico ele traz é da Nação de Israel das duas das duas tribos do Sul e das 10 tribos do Norte editor da nação.

    Mas o diagnóstico que nós vamos entrar agora que ele vai fazer antes de entrar no texto Lido parece-nos que ele tá fazendo um diagnóstico de Brasília de Vitória de São Paulo do Rio de Janeiro de Nova York de Paris de Tóquio de Pequim os problemas vividos naquele tempo tão distante de nós há 2.700 anos são os mesmos os problemas que nós enfrentamos.

    Agora coração do homem é corrupto desde o Éden na verdade nós não deveríamos espantar com todos os desmandos com todas as justiças com todas as distorções da lei com todas as decisões injustas dos tribunais com toda a violência das ruas com todas as explorações do comércio internacional.

    Porque exatamente isso que você está vendo agora aqui veremos isso através das lentes do profeta Miqueias então eu chamo a sua atenção para olhar comigo qual o diagnóstico que ele traz do povo de Israel e qual o diagnóstico que ele traça da sociedade brasileira melhor dizendo qual o diagnóstico ele trata do seu coração do meu coração do nosso coração nesta noite então vejamos.

    Em primeiro lugar que Miqueias denuncia o que nós chamamos e o aparelhamento do estado para a corrupção Olha o Capítulo dois e acham comigo ai daqueles que no seu leito maquia não imaginam a iniquidade e maquina mal a luz da alvo praticam porque o poder está em suas mãos uma coisa é você receber o mal na sua cama outra coisa você ter poder controle do.

    Sistema para que o mal que você concebeu você opere você o realize porque o poder de fazer está nas suas mãos nós chamamos isso de aparelhamento do estado para corrupção os homens aqui no mal e os homens têm o poder de praticar o mal porque todo o sistema todo o esquema está no controle deles nas suas mãos isso já existia a 2.700 anos segundo lugar Miqueias denuncia.

    O que nós chamamos Hoje meus irmãos de uma inversão de valores você olha para a sociedade as pessoas aplaudem que deveriam ter vergonha as pessoas promovem aquilo que devia ser proibido as pessoas escarnecem da virtude olha comigo o Capítulo 3 Versículo 2 A os que aborrece o bem e a mais o mal.

    Note você que não se trata aqui de racionalidade não é razão é paixão as pessoas não odeiam o bem porque o bem é mau há um ódio é uma paixão por trás a visão tá torcida os valores são invertidos as pessoas estão aborrecendo bem e as pessoas estão amando mal o coração está envolvido o coração corrompido está envolvido e a inversão.

    De valores nas palavras do profeta Isaías que foi contemporâneo de Miqueias as pessoas chamam luz de trevas e trevas de luz o doce de Amargo Amargo de doce a sociedade está pelo avesso aquilo que é digno aquilo que é puro aquilo que é legítimo aquele que é santo aquele que é recomendado a sociedade escarnece aquilo que viu aquilo que é vergonhoso aquilo que traz o próprio vergonha derrota fracasso a sociedade promove os.

    Meios de comunicação promove até as leis sustentam porque a sociedade está com seus valores

    Invertidos isso era 2.500 anos parece que eu tô fazendo um diagnóstico do Brasil da nossa realidade mas em terceiro lugar Miqueias denuncia meus irmãos a exploração e ele vai usar uma palavra muito pesada aqui e eu vou pedir permissão a vocês para dizer isso uma exploração Canibal Olha aí por favor Capítulo 3.

    Por gentileza veja vocês comigo o versículo de número 3 Vamos começar com o dois na parte B deles arrancais a pele porque aborrece o bem amo mal deles arrancais a pele e a carne de cima de seus ossos que comeis a carne do meu povo eles a pele e os meus sais os ossos e os repartis como para a panela e como carne no meio do caldeirão é uma linguagem pesada devia ter faixa.

    Preta 18 anos para ler isso aqui eu tô falando de 2.700 anos eu tô falando da Nação que é conhecida a nação povo de Deus a exploração era tal que miqués não encontrou outra palavra para descrever essa exploração a não ser de um ataque Canibal que você pega uma pessoa fala tirar a pele comer a carne roer os ossos uma sociedade draconiana.

    Onde os poderosos se sentem no direito de explorar e não só explorar de matar de destruir que arruinar os mais fracos mas tem mais quando você tem uma estrutura a sociedade estruturada E desde Monteiro Pensador francês é que nós dividimos a sociedade na questão de poderes em Três Poderes Poder Legislativo Poder.

    Executivo poder judiciário na Constituição desses três poderes que devem ser Independentes sem interferência um no outro O Poder Judiciário tem o papel e a função de defender a lei se alguns desses dois poderes sair para direito para esquerda ou se qualquer desmanda é feito na sociedade qualquer injustiça é praticada se.

    Qualquer violação da lei é feita cabe ao poder judiciário defender a justiça aplicar a lei a pergunta como é que estava o judiciário naquele tempo vejamos olha Comigo capítulo 3 verso 11 Obrigado meu filho os seus cabeças dão as sentenças por suborno você pode comigo essa frase os seus cabeças dá umas sentenças por suborno eu não sei se você já observou isso mas.

    Eu gosto muito daquele emblema da Justiça de uma mulher com a balança na mão com os olhos vendados Ou seja a justiça não tem lado não pede mais para um do que para outro está com os olhos vendados porque a justiça julga não pela capa do processo mas pelos autos do processo mas aqui está dito que o poder judiciário está corrompido.

    Porque os juízes aquele chama de cabeças dão a sua sentenças por suborno enquanto ele leva são os interesses em confessos rasteiros que estão no submundo das cortes para que aqueles que estão assentados para fazer justiça estão vendendo a sua consciência para favorecer os poderosos para exploração dos Fracos dos Inocentes e dessa maneira perverter o juízo a.

    Justiça a lei eu tô falando meus irmãos de Israel não tô falando de Brasília não tô falando de Vitória eu tô falando de 2.700 anos mas é a realidade hoje da nossa sociedade mas tem mais veja você e agora para mim é o que mais de grave pode existir nesse diagnóstico de Miqueias é o que eu chamo meus amados irmãos de.

    Que ele denuncia o conluio dos poderes Olha aí comigo o Capítulo de número 7 verso 3 eu queria que você prestasse muita atenção nesse versículo e por isso eu peço que você leia comigo esse versículo por gentileza todos juntos com voz pausada a voz Clara prestando atenção vamos juntos as suas mãos estão sobre o mal e o fazem diligentemente os príncipe exige.

    Condenação o juiz aceita suborno o grande fala dos maus Desejos da sua alma e assim todos eles juntamente ordem a Trama eu acho que se você botasse sim Manchete nos grandes jornais da Nação tá descrevendo o que tá acontecendo preste atenção nisso as suas mãos estão sobre o mal.

    E o fase de que maneira diligentemente quando você vem falar de crime organizado É isso mesmo tão organizado tá planejado isso é feito de ligeiramente pensado refletido nos Bastidores agora o príncipe exige condenação o juiz aceita o suborno.

    Os poderosos falam dos maus Desejos da sua alma e assim todos eles preste atenção juntamente urdem a Trama a um a um pacto do mal há uma aliança para prática da Justiça nenhuma surpresa zero surpresa se uma pessoa não tiver nada a ver com Bíblia nunca escutou Bíblia que nunca falou de Bíblia e lê esse versículo aqui.

    Ele vai pensar que nós estamos fazendo uma descrição do que tá acontecendo hoje aqui no nosso país América na Europa na Ásia na África e o diagnóstico da sociedade contemporânea o conluio dos poderes para a prática do mal bom mas tem mais porque numa situação dessa você vai dizer o seguinte bom já que a sociedade está corrompida os poderes constituídos estão corrompidos o legislativo o Executivo judiciário tem uma reserva moral na nação e qual é a moral da Nação.

    A igreja a religião essa não se corrompe essa não se vende será será qual o diagnóstico dele vejamos olha como é que ele escreve a religião Os Religiosos Capítulo 3 verso 5 conferir comigo assim diz o senhor acerca dos Profetas que fazem errar o meu povo.

    E que Clamam paz quando tem o que mastigar mas apregoa uma guerra Santa contra aqueles que nada eles metem na boca profetas da conveniência que pregam que é gostoso de ouvir porque foram subornados por dinheiro o vetor que os move a pregar o dinheiro são mercantilistas da Fé não tem compromisso com a palavra de Deus com a verdade de Deus eles querem encher a boca e os bolsos.

    Mas olha comigo o Capítulo de número 3 Versículo 11 os seus cabeças não sentenças por suborno seus sacerdotes ensinam por interesse os seus profetas adivinham por dinheiro e ainda se encostam o senhor dizendo não está o senhor no meio de nós nenhum mal não sobreviverá eles pregam mensagens extremamente otimista boa agradável de riqueza de prosperidade sucesso tá tudo muito bem Deus está com a gente não vai acontecer nada não a nação para o buraco.

    A nação indo para o inferno a nação indo para o cativeiro a miséria campeã para todo lado tá tudo bem com a gente maquiando a verdade pregando uma mentira meus irmãos quando a própria religião se corrompe a situação tá muito grave muito grave mas tem mais você pode bons já que os poderes constituídos estão corrompidos já que a própria religião está corrompida ainda existe uma reserva moral e qual é a.

    Reserva moral a família a família como é que sabe a família como é que estava a família confira comigo Olha aí Capítulo 7 verso 6 porque o filho despreza o pai a filha se levanta contra a mãe a nora contra sogra os inimigos do homem são os da sua própria casa bom então acabou mesmo agora uma vaca foi para o brejo mesmo porque a família é um pé de guerra a família Estados Unidos estruturada.

    E o que você percebe é que a família lá estava sendo atacada e é hoje também parece que hoje tem que ser uma família disfuncional para sua família normal se for direitinho bonitinho e marido e mulher filhos não isso aí Tá esquisito tá Jurássico tá fora do padrão moderno tá fora da cartilha da modernidade tem que ser desorganizada para ser moderna a família estava ruim nada mas tem mais tem mais o diagnóstico de Miqueias é tão Sombrio.

    É tão Sombrio que quando ele olha agora o mapa geral ele chega uma conclusão muito triste dolorosa até Olha o Capítulo 7 verso 2 comigo eu disse assim pereceu da terra o piedoso e não há entre os homens um que seja reto todos espreitam para derramar sangue cada um caça o seu irmão com a rede bom agora virou um alcateia de lobos tá todo mundo querendo devorar todo mundo.

    Eu não sei se consegue fazer um diagnóstico sobre ele que esse pois bem irmãos Esse é o contexto do Capítulo 6 que nós lemos é por causa desse diagnóstico é que agora nós vamos entrar no capítulo 6 E ao entrar no capítulo 6 o que você vai ver é um Tribunal de Júri quem já foi no Tribunal de Júri que assistiu algum julgamento alguns aqui já.

    Foram ok eu não sou advogado talvez eu não faça uma análise então precisa do que é isso mas a luz do texto eu vou tentar entender o que é primeira coisa que ao armar essa cena de um Tribunal de Júri é que a acusação é feita nos versos uma cinco primeiro o promotor chama o réu Olha o versículo primeiro ouvir agora o que diz o senhor.

    Levanta-te defende a tua causa perante os montes e outros a tua voz tá chamando o réu para defender essa causa tá bom defende a sua causa vai lá amplo direito de defesa vai lá tá falando para o povo de Israel para o povo de Judá tá falando para Samarita tá falando para Jerusalém vai lá depende da sua casa depois o Júlio recebe a instrução no Versículo 2.

    As testemunhas que formam esse corpo de jurados tá aí no Versículo 2 que são as testemunhas que viram os crime sendo perpetrados quais são essas testemunhas Olha aí comigo Versículo 2 ouvir Montes a controversa do Senhor e vai durar os fundamentos da terra porque o Senhor tem controvérsias com seu povo e com Israel Entrarei em juízo os montes os solteiros os duráveis fundamentos da terra a natureza enfim que estava vendo tudo cenário de tudo acompanhando tudo Deus.

    Chama a natureza para julgar o seu povo para dar o seu voto de Benedito na condenação do seu povo mas ainda a promotoria apresenta acusação a partir do verso 3 ou versos 5 a primeira coisa acusa o réu de ter se afastado de Deus no verso 3 meus irmãos observem bem O que está escrito aí no verso 3 por gentileza povo meu Cat tem o feito com que te enfadei responde-me há uma exclamação comovente aqui povo.

    Meu aqui um fato doloroso que te tenho feito por que te falei aqui um pedido de explicação responde-me agora preste atenção apesar de todos esses crimes Deus chama esse povo de que povo meu apesar dos meus pecados Deus me chama meu filho.

    Apesar de você e eu sermos quem somos Deus ainda não desiste de nós povo meu povo meu o povo estava tão afastado de Deus que Deus pergunta para eles assim que te tenho feito que te tenho feito toda bondade de Deus estava sendo visto como se Deus fosse um Carrasco que te tenho feito responde-me mas notem que depois de acusar o réu ter se afastar de Deus.

    O promotor acusa o Real a promotoria acusa o real de não valorizar a sua libertação Versículo 4 pois eu te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão de Remy Você lembra do Egito Você lembra que você foi escravo Você lembra que você trabalhava debaixo do chicote pois eu tirei você de lá eu arranquei você de lá eu remi você agora para.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=I74Y8462oZ0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem