02. A promessa do Espírito (At 1.1-5)

02. A promessa do Espírito (At 1.1-5) Queridos nós vamos abrir a palavra de Deus no livro de Atos e vamos ler do verso primeiro até o verso quinto livro de Atos Capítulo primeiro do verso primeiro até o verso quinto escrevi o primeiro livro atéófilo relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar até o dia em que foi elevado as alturas depois da Verdade o mandamentos por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que tinha escolhido depois de ter parecido Jesus se apresentou vivo assim Apóstolos com.

02. A promessa do Espírito (At 1.1-5)

Muitas provas incontestáveis aparecendo-lhes durante 40 dias e falando das coisas relacionadas com o Reino de Deus e comendo com eles deu-lhes esta ordem não se afastem de Jerusalém mas esperem a promessa do pai a qual Vocês ouviram de mim porque João na verdade batizou com água mas vocês serão batizados com espírito santo dentro de poucos dias até aqui a leitura queridos ó Deus pedimos mais uma vez a iluminação do teu.

Espírito santo para compreensão da tua palavra e aplicação dela os nossos corações em nome de Jesus amém queridos na segunda passada Nós demos início a uma série de mensagens nesse livro que é conhecido como os Atos dos Apóstolos e nós vimos as questões introdutórias relacionadas ao livro questão de autoria quem escreveu para quem escreveu quando escreveu quais as circunstâncias e nós destacamos que o tema central do livro é narrar o.

Progresso geográfico do Evangelho começando em Jerusalém até os confins da terra e dessa forma Então nesse livro Lucas registra como os apóstolos de Cristo juntamente com a igreja apostólica no período de 30 anos cumpriu aquilo que Jesus havia mandado no verso 8 vocês receberam o poder ao descer sobre vós o Espírito Santo e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como Judeia Samaria até os confins da terra antes de narrar o.

Episódio que marca historicamente o início da igreja que é o dia de Pentecostes Lucas relata três eventos preparatórios que nós iremos ver um por vez primeiro a promessa do espírito santo que Jesus fez aos seus discípulos que tá aí do verso primeiro até o verso quinto que é o que nós lemos sobre isso que nós vamos falar hoje tá repetindo no verso 8 o segundo evento é a ascensão de Jesus Lucas narra Como Jesus sobe aos céus aí.

Do verso 6 até o verso 11 e depois a substituição de Judas do verso 12 até o verso 26 todos esses eventos eles são preparatórios para o dia de Pentecostes a promessa que é feita a ascensão de Jesus Ele sobe aos céus para receber do pai a promessa do espírito e derramar sobre sua igreja E era necessário que os apóstolos tivessem com o número completo porque 12 é um número que tem um significado representa o Novo Israel e.

Os apóstolos correspondem 12 apóstolos correspondem às 12 tribos do Israel do Antigo Testamento então era preciso completar o número de 12 para que o quadro apostólico ficasse completo e analogia também hoje nós vamos ficar aqui do verso 1 até o verso 5 onde nós temos o relato da promessa que Jesus fez aos discípulos de que mandaria o espírito santo sobre eles eu vou dividir o texto eu vou dividir a passagem em.

Duas partes principais a primeira do verso 1 até metade do verso 2 onde Lucas faz como que uma revisão ou um resumo do primeiro livro daquilo que ele escreveu primeiramente e depois da metade do verso 2 até o verso 5 ele vai dizer ele vai falar daquelas coisas que Jesus durante o período de 40 dias ministrou os seus discípulos que são cerca de.

Cinco coisas que eu quero depois ver com vocês então primeiro o resumo que Lucas faz a primeira obra do verso primeiro até o verso 2 ele diz que esse livro o livro de Atos é o segundo de uma coleção de dois porque ele já tinha escrito o primeiro escrevi o primeiro livro primeiro já tava pronto quando o Atos foi escrito e Já devia estar encaminhado para Teófilo nós vimos aqui que Teófilo provavelmente era um Nobre Romano recém.

Convertido que estava sendo catequizado instruído nas coisas de Deus e que Lucas entendeu que seria estratégico dar a ele por escrito dois volumes o primeiro narrando a vida de Jesus e o segundo a vida da igreja o objetivo de Lucas era confirmar Teófilo nas verdades nas quais ele já havia sido iniciado ele já tinha começado a aprender já era um convertido estava.

Sendo discipulado e essa obra de Lucas tinha como objetivo fortalecer nessas verdades nós vimos que a razão pela qual Lucas gastou tanto tempo escrevendo uma obra dessa é porque provavelmente Teófilo seria a pessoa se uma espécie de patrono da obra de Lucas dando condições para que ele escrevesse e também para que depois essa obra fosse copiada e distribuída Como de fato foi por isso a importância de Teófilo aqui.

Lucas começa o segundo volume fazendo menção do primeiro e resume o que é que ele te escreveu no primeiro volume que é o evangelho tá aí no verso primeiro escrever o primeiro livro O Teófilo relatando todas as coisas que Jesus começou a fazer e ensinar quando ele fala todas as coisas é todas as coisas que são importantes e relevantes para que você aprenda porque para que você tenha certeza das coisas em que você foi.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Criado ou instruído perdão isso porque o próprio evangelho de João

    Quando João termina o seu evangelho Ele disse que Jesus fez muitas coisas que não estão escritas no evangelho que ele relata e diz que se alguém fosse escrever tudo que Jesus fez é os livros no caberiam no mundo é o que a gente chama de um exagero santo não é mas apenas para dizer que com certeza quando Lucas diz aqui que no Evangelho no.

    Primeiro livro ele relatou todas as coisas que Jesus começou a fazer ensinar a gente tem que entender o todas aqui relativamente porque por exemplo tem muita coisa em Lucas que não tem no Evangelho de João ressurreição de Lázaro por exemplo não está no Evangelho de Lucas mas tá no Evangelho de João então todas aqui é todas as coisas que interessam ao meu propósito que é instruir você Teófilo tanto nas coisas que Jesus fez e ensinou como naquelas que os seus discípulos os apóstolos.

    Fizeram talvez haja alguma intenção de Lucas quando ele escolheu o verbo aí relatar aliás perdão o verbo começou a fazer e a ensinar a ele poderia ter dito simplesmente eu relatei as coisas que Jesus fez e ensinou mas ele escolheu dizer que Jesus começou a fazer ensinar talvez com isso sugerindo atéófilo de que o primeiro volume são as coisas que Jesus começou a fazer e o segundo volume.

    Que é o livro de Atos são as coisas que Jesus continuou a fazer só que agora ele estava fazendo através da sua igreja através dos Apóstolos dos discípulos dos primeiros cristãos o Cristo glorificado através de sua igreja continuava a operar aqui no mundo a Realizar sua obra e seguir com o plano que Deus havia estabelecido desde a fundação do mundo que era reunir um povo para o louvor da sua glória.

    Então no evangelho Jesus começou a fazer e ensinar e no livro de Atos ele continua a fazer e a ensinar só que dessa feita através daquelas pessoas que ele levantou e colocou como líderes da sua igreja também Talvez seja significativo a ordem em que Lucas coloca aqui ele não disse Jesus começou a ensinar e a fazer mas Jesus começou a fazer e a ensinar talvez com isso.

    Dizendo que quem não faz não ensina que para que você ensine você tem que fazer não é você precisa ter vida você precisa mostrar que você crê que você pratica para que o Seu ensino tenha autoridade Jesus não somente ensinou mas ele fez primariamente ele fez ele amou ele acolheu ele perdo ele repreendeu ele fez a série de coisas que lidavam autoridade para nem falar nos sinais e prodígios.

    Realizados através dele e o tempo que Lucas diz aqui que eu sei o que a sua primeira obra cobre é até a ascensão veja o início do verso 2 até o dia em que ele foi elevado às alturas ele foi elevado as alturas e isso aqui tá tudo na verdade o que a gente tem aqui do verso primeiro até o verso 11 é uma repetição de Lucas 24 no final do Evangelho de Lucas só que aqui.

    Lucas dá mais detalhes de coisas que ele não diz lá em Mateus em Lucas 24 final do Evangelho e essas coisas que ele não disse lá no evangelho ele vai dizer aqui agora porque o livro de Atos ele aqui no início do livro de Atos ele quer preparar o leitor para o que vai acontecer a um capítulo adiante que é o dia de Pentecostes então ele o evangelho ele vai até o dia em que Jesus foi.

    Elevado às alturas aqui você pode fazer uma conta que Jesus foi elevado as alturas 40 dias depois da sua ressurreição e portanto Pentecostes acontece 10 dias depois porque Pentecostes é 50 dias depois da páscoa essa conta a gente vai fazer aqui daqui a pouco para a gente ter na cabeça mais ou menos a sequência mas primeira.

    Parte é essa daqui Lucas começa o livro de Atos dizendo que é o segundo volume que no primeiro ele tinha escrito a

    Respeito as obras e das palavras de Cristo que ele iniciou a fazer e que essa história cobria até a sua ascensão e agora do metade do verso 2 até o verso 5 Lucas detalha e na verdade ele vai fazer isso até o até o verso 8 mas isso aí vai ficar para a próxima segunda-feira ele detalha o que é que Jesus ensinou aos seus discípulos durante os 40 dias que apareceu a eles.

    Veja aí metade do verso 2 eu vou destacar aqui cinco coisas que Jesus fez durante o tempo em que esteve com os discípulos Depois da sua ressurreição o verso 2 diz até o dia que foi elevado as alturas depois ele foi elevado as alturas depois de haver dado mandamentos por meio do Espírito Santo aos Apóstolos que tinham escolhido durante esses 40 dias em que Jesus.

    Apareceu aos seus discípulos depois da Ressurreição primeiro ele lhes deu mandamentos ele lhes deu ordens deu orientações instruções sobre como eles deveriam proceder e isso cobria por exemplo o que fazer com a vaga de Judas Eles não eram mais 12 eles eram 11 então Jesus com certeza está por detrás da decisão dos Apóstolos que vem logo em seguida de encontrar um substituto para.

    Judas Jesus deve ter dito isso para eles durante os 40 dias é necessário que vocês substituam Judas e quem sabe o próprio Jesus disse de que maneira eles haveriam de fazer isso como nós iremos ver mais adiante Jesus pode ter encorajado durante esses 40 dias tá tudo aqui dentro dessa primeira coisa Jesus deu o mandamentos Jesus ordenou que eles permanecessem fiéis e firmes diante das perseguições que eles haveriam de sofrer uma vez que.

    Eles tinham o conhecimento agora pleno da Verdade Jesus os consolou Jesus deu instruções a respeito da missão deles que seria levar o evangelho até os confins da terra então durante 40 dias Jesus deu um mandamentos para eles não é que Jesus não tinha dado antes durante os três anos que Jesus estava aqui Jesus deu o mandamento deu orientações para ele ser irmão do monte por exemplo mas agora esses mandamentos estão relacionados com a missão que Jesus tinha dado para eles de ir pelo mundo.

    Todo e pregaram o evangelho a toda criatura como é que eles iam fazer isso com que autoridade eles iam fazer isso que encorajamento eles precisavam para fazer isso que dificuldades Eles teriam que enfrentar que providências eles precisavam tomar durante 40 dias Jesus deu ordens para eles instruiu como eles deveria ir em frente e cumprir o mandamento Note que ainda dentro desse dado o mandamentos do verso 2 que Lucas diz que Jesus fez isso por meio do.

    Espírito Santo esse detalhe é importante porque identifica Jesus como sendo o Messias no antigo testamento os profetas se referiram ao Messias como sendo alguém cheio do Espírito Santo era alguém sobre quem o espírito do Senhor repousava e que portanto era alguém que iria derramar o espírito santo sobre o povo de Deus por exemplo Isaías Capítulo 11.

    Verso 1 e 2 do tronco de Jessé sairá um rebento e das suas raízes brotará um renovo repousará sobre ele tá falando do Messias repousará sobre ele o espírito do Senhor espírito de Sabedoria de entendimento espírito de conselho de Fortaleza o espírito de conhecimento de temor do senhor Isaías diz claramente que da Raiz de Jessé é o pai de Davi da descendência de Davi vir aquele sobre quem o espírito do Senhor re tá falando.

    Do Messias o Messias seria cheio do Espírito Santo ou Isaías Capítulo 61 verso 1 um versículo que o próprio Jesus cita e aplica a ele quando tá me ensinando na sinagoga o espírito do Senhor Deus está sobre mim porque o Senhor me ungiu para pregar Boas Novas aos pobres enviou-me a curar os quebrantados de coração Isso é uma passagem Messiânica o Messias aqui falando através de Isaías diz o espírito.

    Do senhor está sobre mim e mais tarde Jesus vai dizer essa palavra se cumpre em mim quando ele tava ensinando na sinagoga o que deixou todo mundo furioso né os profetas também disseram que durante o reinado messiânico o espírito santo seria derramado pelo Messias sobre o povo de Deus por exemplo Isaías 44 naquele tempo tá falando do tempo messiânico do reino messiânico os últimos tempos o senhor lavará impureza das filhas de Sião limpará Jerusalém de.

    Culpa do sangue que há no meio dela com o Espírito de justiça e com Espírito purificador pois Ezequiel 36 26 a 27 Eu lhes darei um coração novo e porém dentro de vocês um espírito novo tirarei de vocês o coração de pedra lhes darei um coração de carne porém dentro de vocês o meu espírito e farei com que andem nos meus estatutos guardem e observem os meus juízos especialmente.

    Essa parte aqui quando dizer que é o diz porém dentro de vocês o meu espírito tá falando para a nação de Israel e tá se referindo aos tempos futuros os messiânicos o Messias que era cheio do Espírito Santo ele era o portador ele era um instrumento pelo qual Deus haveria de derramar seu espírito como também o profeta Joel numa passagem que vai ser citada por Pedro no capítulo 2 o profeta Joel disse acontecerá depois disso que derramarei o meu espírito sobre toda a humanidade até sobre os.

    Servos e sobre as servas derramarei o meu espírito naqueles dias Joel 2 de 28 a 31 eu poderia citar várias outras passagens dos Profetas provando esses dois pontos primeiro que o Messias seria cheio do espírito espírito do Senhor estaria sobre o Messias e que durante o reinado nesse ano durante o tempo messiânico o espírito seria derramado sobre o povo de Deus na verdade sobre toda a humanidade todos aqueles que entra a humanidade que se tornarem filhos de Deus mediante a fé em Jesus.

    Cristo então quando Lucas diz aqui que Jesus deu um mandamentos por meio do Espírito Santo isso é significativo porque dois Versículos mais adiante Jesus vai dizer eu vou batizar vocês com o Espírito Santo quer dizer é uma já Lucas já tá preparando o caminho para promessa do espírito santo quando lembra que Jesus durante aqueles 40 dias ele estava ministrando aos seus discípulos aquelas ordens no poder do Espírito Santo mesmo.

    Glorificado e exaltado Cristo agia e sempre agiu mediante o poder do Espírito Santo a segunda coisa que Jesus fez isso aqui foi mandamentos a só um detalhe aqui no final do verso 2 está dizendo que ele deu por meio do Espírito Santo mandamentos aos Apóstolos que tinha escolhido lembrando só que Judas não estava aqui mas isso nos remete lá para os Evangelhos aquela escolha que Jesus fez dos 12 nominalmente depois de ter passado a.

    Noite em oração Jesus apareceu há muita gente várias pessoas Você tem uma lista de pessoas que não eram apóstolos a quem Jesus aparece em primeiro Coríntios 15 Paulo diz lá que ele apareceu a 500 pessoas de uma vez só ele não apareceu sol aos Apóstolos mas quando ele apareceu aos Apóstolos ele tratava destas coisas referente a missão que ele tinha para aqueles que ele havia escolhido que era levado o evangelho até o fim do mundo.

    Diz aí a segunda coisa que eu eu queria destacar aqui que Jesus fez durante esses 40 dias é que ele apresentou muitas provas incontestáveis veja o verso 3 depois de ter parecido Jesus se apresentou viva seus Apóstolos com muitas provas incontestáveis depois de ter parecido ou seja depois dele ter sofrido a traição de Judas A negação de Pedro tribunal de.

    Pilatos a rejeição dos juDeus a crucificação e a morte depois dele parecido e esse padecimento era necessário por conta dos pecados que precisavam ser pagos ele se apresentou vivo aos seus Apóstolos porque ele tinha ressuscitado dos mortos ao terceiro dia e agora ele estava vivo e vivo se apresentou aos seus Apóstolos e diz aqui com muitas provas.

    Incontestáveis durante esses 40 dias em segundo lugar Jesus apresentou provas incontestáveis aos seus apóstolos de que ele estava vivo primeira prova o fato de que ele estava ali diante dos discípulos você pode pensar isso aí bastava não porque eles acharam que tava vendo um fantasma alguns achavam que eram espírito ou era uma aparição uma visão uma assombração alguma coisa então era preciso não somente provar que era ele.

    Mas que era ele com o corpo ressurreto com o corpo aí o que que Jesus fez Jesus comeu com eles Lucas na Raíssa no Capítulo 24 Jesus perguntou se vocês têm alguma coisa para comer apresentar o peixe e mel e Jesus comeu com eles comeu com eles ele apareceu aos discípulos uma certa ocasião e disse toca em mim e vejam que eu de fato estou vivo aqui mesmo no final de Lucas 24 ele.

    Diz isso no final de João tem o famoso episódio do encontro com Tomé que tava duvidando do relato dos amigos e Jesus disse toca aqui nas minhas mãos põe aqui o dedo nas minhas feridas e veja que sou eu mesmo então o Túmulo Vazio o Túmulo Vazio onde é que estava o corpo de Jesus durante 40 dias Jesus persuadiu convenceu os discípulos de que de fato era ele que ele tinha ressuscitado dos mortos e que ele estava vivo com o corpo.

    Imortal e glorioso vocês podem até pensar assim rapaz ter visto Jesus eu já teria acreditado o final do Evangelho de Marcos diz que a Maria Madalena e as mulheres disseram os discípulos ele tá vivo diz lá que eles não acreditaram Depois diz que os discípulos no caminho de Emaús viram Jesus contar aos 12 Eles não acreditaram aos 11 Eles não acreditaram finalmente Jesus apareceu para eles e Marcos diz e eles também não acreditaram porque.

    Mortos não surgem eles não voltam então a ressurreição é alguma coisa que é contrária a maneira da humanidade viver é contrária o que a gente sabe o que a gente conhece morreu não volta a gente sai tá acostumado com isso a gente é enterrou gente que continua enterrada você me deve tá cheio de gente que tá lá do jeitinho que foi enterrada a milênios Então não é uma coisa natural por isso.

    Que Jesus durante 40 dias se ocupou em convencer os discípulos através de provas incontestáveis apareceu várias vezes comeu com eles se deixou tocar por eles para que eles vissem que o corpo dele era real e lhes deu todas essas instruções porque essa preocupação de Jesus vem dar para eles provas incontestáveis porque ele seriam as testemunhas da Ressurreição de Cristo porque ele seriam aqueles que Deus mandaria o mundo para dizer Cristo Vive.

    O Cristo o Jesus que foi morto em Jerusalém rejeitado pelos juDeus condenado por Pilatos crucificado pelos Romanos Esse é o filho de Deus e ele está vivo nós somos testemunhas disso esse vai ser a base Essa vai ser a base da pregação dos discípulos daqui para frente nós somos testemunhas da Ressurreição de Cristo nós estivemos com ele nós comemos com ele nós tocamos nele como é que João começa o evangelho dele.

    Como é que João começa perdão a sua primeira carta aquele que era desde o princípio aquele que nós vimos aquele que nós tocamos aquele que nós com quem nós conversamos o verbo se fez carne então eles eram as testemunhas que Deus levantou e por isso que foram eles que escreveu Testamento foram eles foi alguém próximo deles autorizado por eles para fazer o novo testamento é o registro escrito.

    Do testemunho apostólico por isso que Jesus gastou 40 dias apresentando provas em contestados eles iriam sofrer por isso eles iriam morrer por isso portanto era preciso que eles tivessem plenamente convencido e a pergunta é nós estamos Será que nós estamos de fato convencidos e que Jesus Cristo está vivo hoje com o corpo da sua ressurreição nós estaremos dispostos a morrer por isso estaremos dispostos a perder alguma.

    Coisa por afirmar isso ou viver as implicações disso no dia a dia terceira coisa é que Jesus fez foi falar a respeito do Reino de Deus nós já vimos primeiro que ele deu o mandamentos referentes a missão segundo provas incontestáveis para que pudesse convencê-los e pessoa deles para missão de vinha pela frente e terceiro Jesus falava das coisas relacionadas com o reino de Deus aí eu vou ler o verso 3 de novo né Depois de ter parecido Jesus se apresentou viva.

    Seus Apóstolos com muitas provas incontestáveis aparecendo-lhes durante 40 dias e falando das coisas relacionadas com o reino de Deus 40 dias é simbólico na escritura 40 anos no deserto Jesus tentado 40 dias e agora durante 40 dias ele aparece aos seus discípulos nesse período não é que foi todo dia mas aparentemente foram manifestações esparsas durante esse dia suficiente para aquilo que Cristo queria fazer e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=enuX0tjAwR8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem