03. Evangelho: Poder de Deus para Salvar (Rm 1.16-17)

03. Evangelho: Poder de Deus para Salvar (Rm 1.16-17) Queremos mais uma vez saudar a todos com a paz do Senhor Jesus dares as boas-vindas e convidá-los a abrir a palavra de Deus na carta de Paulo aos romanos Capítulo primeiro versus 16 e 17 Estamos dando prosseguimento a nossa série de mensagens na carta aos romanos e Chegamos aqui a esses dois versículos que são uma declaração gloriosa do que é a mensagem central do.

03. Evangelho: Poder de Deus para Salvar (Rm 1.16-17)

Cristianismo e ao mesmo tempo o tema da carta Romanos Capítulo 1 16 a 17 pois não me envergonho do Evangelho porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro dos judeu e também do grego visto que a justiça de Deus se revela no evangelho de fé em Fé como está escrito o justo viverá por fé até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedindo a iluminação do Espírito Santo para compreensão da.

Palavra do senhor ó Deus que teu bendito espírito nos conduz agora na compreensão do teu evangelho abre os nossos olhos para que vejamos as maravilhas do teu evangelho que teu espírito nos conduz em crime o nosso coração ilumine os olhos do nosso entendimento para que possamos contemplar sem impedimento a verdade que o Senhor nos tem revelado aqui é o que pedimos no nome de Jesus amém.

Queridos uma mensagem anterior nós vimos como apóstolo Paulo revela aos crentes de Roma a intenção que ele tem de fazer-lhes uma visita está aí do verso 8 até o verso 15 os planos de Paulo era era de chegar em Jerusalém ele estava indo para lá levando uma oferta para os cristãos pobres da região da Judeia e uma vez estando em Jerusalém Paulo planejava tomar o navio e ir até a cidade de Roma e lá ele queria ser hospedado pela igreja Paulo não é o.

Fundador da igreja de Roma havia algumas pessoas na igreja que conheciam Paulo a relação delas está no Capítulo 16 dessa carta mas Paulo não era conhecido oficialmente da igreja Paulo desejava estar com aqueles irmãos queria compartilhar com eles o evangelho queria ser abençoado no Convívio com eles e Paulo tinha planos de ser enviado pela igreja de Roma para a Espanha onde ele queria pregar o Evangelho aonde não havia sido ainda anunciado E ele fala.

Desses planos que ele tem aí no capítulo primeiro de oito a 15 e lá no final da carta no capítulo no capítulo 15 particularmente onde ele detalha esse desejo que ele tem do apoio missionário da igreja e nós vimos como Paulo amava aquela igreja Paulo orava por eles mesmo que não os conhecia Paulo desejava ter comunhão com eles e ele diz que se sentia devedor aos romanos tá indo verso 14 não somente aos romanos não ele se sentia devedor tanto a gregos.

Como a bárbaros tanto a sábios como ignorantes por isso ele disse no verso 15 que ele estava pronto A Ira Roma anunciar o evangelho e em seguida ele faz essa declaração que nós lemos aqui que está no verso 16 e 17 e que é o resumo da carta aos romanos e também o resumo da mensagem do Evangelho São dois versos gloriosos cheios de Majestade cheios de conteúdo foi lendo essa passagem que.

Martinho Lutero entendeu qual o caminho da salvação isso no século 16 e deu origem a reforma protestante Lutero entendeu que a justificação de Deus a maneira como Deus salva o pecador é mediante a fé na pessoa de Jesus Cristo esses Versículos têm influenciado a igreja cristã através da história eles servem de base para doutrina principal da reforma protestante que é sola graça.

E solos cristãos Ou seja somente a fé somente a graça e somente Jesus Cristo e esse são esses dois versículos que eu queria trazer para os irmãos nessa noite na expectativa de que Deus nos abençoe na sua compreensão e que o peso das verdades que estão contidas aqui nos alcance plenamente Vamos começar com a declaração que Paulo faz aí no verso 16 de que ele não se envergonha do evangelho ou seja Paulo.

Não tinha vergonha do Evangelho isso significava que ele não tinha vergonha de um dia ter crido em Jesus Cristo Paulo era judeu Paulo tinha sido um perseguidor do cristianismo ele tinha entendido que Jesus era um falso profeta e que os seus seguidores eram uma ameaça a verdadeira religião e que eles precisavam ser eliminados Paulo Manteve uma cruzada pessoal para eliminar os cristãos ele chegou a obter.

A autorização das autoridades em Jerusalém para caçar cristãos nas cidades onde eles chegava que estourava uma casa de culto dos cristãos ele levava esses cristãos presos para Jerusalém onde eles eram interrogados às vezes torturados presos e em caso como de Estevão que tá narrado no livro de Atos Capítulo 7 apedrejados até a morte um dia Paulo conheceu Jesus a quem ele perseguia no caminho de Damasco e o.

Perseguidor se tornou em Adorador se tornou em discípulo que ele antes perseguia que odiava e do qual tinha vergonha agora é a própria fé que ele abraça e não somente isso ele dedica a sua vida a pregar o mesmo evangelho que antes ele tinha perseguido Então essa declaração dele eu não me envergonho do Evangelho ganha um sentido extraordinário quando a gente lembra Quem é que tá dizendo isso era um homem para quem antes o evangelho era motivo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    De vergonha para a nação de Israel Um Carpinteiro pendurado numa cruz o filho

    De Deus escândalo mas agora Paulo se torna um cristão e não somente isso ele se torna um Apóstolo de Jesus Cristo um pregador do Evangelho de Jesus Ele não se envergonhava do Evangelho Na verdade ele se sentia grato por ter crido no evangelho ele se sentia.

    Privilegiado porque Cristo lhe apareceu lhe mostrou a verdade ele se sente abençoado por Deus por ter tido aquela Revelação no caminho de Damasco E também porque Deus o constituiu um pregador do Evangelho essa era a razão pela qual ele diz que está pronto para anunciar o evangelho também em Roma porque ele não tem vergonha de dizer que é Cristão e muito menos de pregar onde for possível o evangelho de.

    Que Deus em Cristo salvou o pecador e quando Nós pensamos que ele tá dizendo isso com relação a Roma essa declaração dele ganha um sentido ainda maior rumo era a capital do império os romanos valorizavam a força o poder o domínio eles eram a nação dominadora do da sociedade conhecida do mundo conhecido da época os romanos haviam imposto o seu domínio através das suas legiões através dos seus exércitos.

    Poderiam Militar de Roma fez com que ela dominasse as outras Nações subjugassem as outras Nações e impusesse o seu domínio todas as nações eram tributárias e subservientes a Roma naquela época o romano valorizava o poder a força Agora imagina Paulo chegar nessa cidade capital do Império do Poder do domínio e da força para dizer que Deus veio salvar o mundo através de um.

    Carpinteiro que nasceu lá numa cidadezinha obscura ninguém sabia direito quem era e cresceu lá no meio do povo e não tinha educação quem seguia ele era um bando de pescador tinha um publicano cobrador de imposto foi traído por um dos seus seguidores negado por outro foi condenado pelo seu próprio povo foi entregue a morte por um procurador Romano post o Pilatos que decretou sua morte de cruz e ele.

    Morre naquela naquela forma que para o império romano era a forma mais vergonhosa de morrer a cruz era um instrumento de crucificação e tortura dos piores criminosos em Roma E era apenas que os romanos impunham aos inimigos políticos e aos piores criminosos agora Paulo vai na capital do império dizer que aquele homem que morre pendurado numa cruz naquela forma de.

    Execução rejeitado pelo seu povo e executado por porte de pilatos aquele Na verdade era Deus era Deus salvando o pecador Eu imagino Paulo tendo que prega isso nas cidades orgulhosas de Roma aos ouvidos arrogantes dos Romanos por isso que ele disse eu não tenho vergonha eu vou a se preciso até Roma anunciar esse evangelho eu não me envergonho do Evangelho não tenho vergonha nenhuma de proclamar que Jesus Cristo é o filho de.

    Deus por isso que ele está disposto a fazer isso agora o motivo pelo qual Paulo diz que não sentia Vergonha de Ser Cristão e pregador do Evangelho ele coloca aí no resto do verso 26 eu não me envergonho do Evangelho Aí ele dá explicação porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê primeiro dos judeu e também do grego longe de ser uma fraqueza como Talvez os romanos pensariam o evangelho Na verdade era.

    Manifestação do poder de Deus é no evangelho que o poder de Deus se manifesta de maneira mais extraordinária e Clara há vários pontos aqui que precisam ser explicados para que a gente entenda plenamente O que é que Paulo está dizendo ao dizer que o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê Paulo está implicitando ele está supondo ele está assumindo o fato de que a humanidade está perdida senão ele não podia falar.

    Do Evangelho como sendo o poder de Deus para salvação Se a humanidade tá salva

    Se todo mundo vai para o céu se depois da morte todo mundo vai para um lugar feliz para que a salvação salvar de quê então ao dizer que o Evangelho é o poder de Deus para a salvação Paulo está pressupondo que a humanidade está perdida a humanidade está perdida e quando ele fala humanidade quando nós falamos humanidade eu estou falando de.

    Maneira inclusiva todos sem exceção os gregos e bárbaros estão perdidos Paulo vai explicar isso no capítulo 1 restinho do capítulo 1 nós vamos começar a ver isso no próximo domingo se Deus quiser ele vai dizer que mesmo os gregos e bárbaros que nunca ouviram o evangelho estão perdidos estão condenados porque eles rejeitaram a revelação que Deus fez de si mesmo na natureza e embora eles tenham suas próprias religiões e seus Deuses eles estão cegos Eles não.

    Conhecem a verdade estão endurecidos e pensam que são sábios mas estão debaixo da Ira de Deus estão caminhando para condenação eterna eles precisam de salvação por isso que Paulo quer ir para Espanha pregar o Evangelho por isso que ele quer ir para Roma para que a igreja o apoie em seus esforços missionários para chegar até os espanhóis com a pregação do evangelho se Paulo não acreditasse que os espanhóis estavam perdidos ele não teria plano nenhum de Espanha nem a Roma mas quando ele fala o Evangelho é o.

    Poder de Deus para salvação de todo aquele que crê ele está com isso dizendo que a humanidade está perdida e que a humanidade precisa de salvação e não somente os gregos Os Bárbaros os idólatras que viviam nas trevas da ignorância mas os próprios juDeus ele vai explicar isso a partir do capítulo 2 e metade do capítulo três ele vai dizer que até os juDeus que receberam a revelação de Deus no antigo testamento receberam aliança as promessas o pacto de quem veio o Messias de quem são as escrituras de quem é o culto até os.

    JuDeus estão perdidos porque eles receberam a lei de Deus eles não entenderam como o Evangelho se revela neles eles pensavam que a leram um caminho de salvação e criaram uma religião legalista uma religião de mérito tentando se salvar pelo cumprimento das obras da Lei tanto os gregos Romanos espanhóis Os Bárbaros quantos próprios juDeus estão perdidos no capítulo 3 Paulo faz aquela declaração que é tão conhecida Por quê todos pecaram todos juDeus e não juDeus.

    Todos pecaram e carecem da Glória de Deus E essa condenação ela se estende a toda a raça humana Independente de nacionalidade de gênero de cor e de idade nossos filhos estão perdidos nossos nenenzinhos as nossas crianças estão perdidas os nossos adolescentes estão perdidos nossos jovens estão perdidos os nossos adultos os nossos velhos também toda raça humana não tem exceção estamos.

    Manchados pelo pecado e condenados por conta do pecado porque Deus é justo ele é santo e ele conhece cada pessoa então essa declaração para ser entendida e que o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê ela pressupõe primeiro essa verdade é o estado em que a humanidade se encontra e é aqui que você vai perceber a diferença entre o cristianismo e as outras religiões as outras religiões insistem em dizer que o homem é.

    Intrinsecamente bom que existe uma bondade no coração do homem e que a salvação está dentro do homem o homem apenas precisa olhar para dentro de si mesmo é tão Popular isso né ouça o seu coração tá em todos os filmes de Hollywood né ouça o seu coração gafanhoto lembra aqueles filmes antigos ouvir o coração porque a ideia é que o homem É Bom Há uma bondade intrínseca no homem se ele é mau é porque ele nasceu no ambiente.

    Depravado você vê isso no próprio Brasil né quando você vê Aquele caso de estupro que aconteceu agora no Rio de Janeiro De quem é a culpa é da sociedade que provoca que cria essa mentalidade de estupro né sociedade de estupro a culpa é da sociedade a culpa é da erotização É mas não estuprador estuprador é uma vítima ele cresceu nesse ambiente é de favela ouvindo essas coisas e tudo mais é uma sociedade que não admite pecado que coloca a culpa na cultura nos pais.

    Na educação e o indivíduo foge da sua responsabilidade Essa é a religião do homem moderno essa religião que agrada o coração o que que não gosta de uma religião que vai dizer para você que você é bonzinho e você não é responsável pelos seus atos e que se você fizer alguns rituais religiosos pagar algumas promessas enfim Deus vai ficar de bem com você de boa com você tá tudo resolvido não cristianismo cristianismo começa com a má notícia.

    Você é pecador você quebrou a lei de Deus desde que você era criança e você tá debaixo da Ira de Deus um Deus que é poderoso para fazer você sofrer eternamente no inferno é isso que o cristianismo começa dizendo é isso que ela ensina por isso que ela é diferente de todas as outras religiões é o único nesse sentido Então essa é a primeira coisa que nós temos que observar aqui a segunda que tá na declaração de Paulo quando ele diz o Evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê é que.

    Deus salva pecadores e ele salva pecadores mediante o evangelho o Evangelho é boa notícia de que Deus no seu grande amor por essa humanidade perdida enviou seu filho Jesus Cristo nascido de mulher nascido comum de nós participante da nossa natureza humana e que na cruz do Calvário como nosso representante ele suportou de Deus e o castigo que nós merecemos Ele experimentou a ira desse Deus santo naquela Cruz então longe de ser um.

    Momento de fraqueza como Talvez os romanos pensariam ali você tem a revelação do Poder de Deus quando aquele homem na cruz Derrama sua última gota de sangue e grita Deus meu Deus meu porque me desamparastes o quadro da fraqueza um crucificado clamando se sentindo abandonado quando Na verdade era manifestação do poder de Deus porque ali ele estava levando sobre si a nossa iniquidade e a salvação vem.

    Através do Evangelho vem através do anúncio dessa dessa verdade dessa desse fato desse ato Salvador de Deus em Cristo Jesus quando Paulo fala salvação Aqui nós temos que entender a palavra salvação no contexto da carta aos romanos quando a gente lê salvação aqui a gente pensa geralmente que é somente salvação da condenação do inferno mas na verdade o evangelho nos salva em todos os sentidos o evangelho nos salva da culpa do pecado.

    E portanto nos coloca em paz com Deus o evangelho nos salva do Poder do pecado aqui nesse mundo e Nós aprendemos a largar os nossos hábitos a vencer os nossos pecados as tensões do nosso coração a subjugar os desejos mais ímpios da nossa alma e a viver fazendo o que é certo amando o próximo e perdoando o evangelho nos livra da presença do pecado porque um dia esse.

    Redentor voltará a ressurreição dos Mortos acontecerá e nós participaremos com ele na consumação de todas as coisas a redenção e a salvação final quando então o pecado será extinto definitivamente da história da raça humana é uma salvação completa não somente da culpa mas também do Poder do pecado e da presença do pecado na ressurreição dos Mortos é assim que Deus salva pecadores.

    Não é de nenhuma outra maneira não é de nenhuma outra maneira não há nenhuma outra forma de salvação dada aos homens a não ser mediante o evangelho Deus salva pecadores por meio do evangelho e agora vem o terceiro ponto a gente pode entender porque que Paulo diz Portanto o Evangelho é a manifestação do poder de Deus eu gosto de pensar no evangelho nesses termos o Evangelho é o poder de Deus tem muita.

    Gente hoje atrás de poder na verdade a gente pode quase que dizer que grande parte dos Evangélicos vivem aquilo que a gente chama religião de poder os evangélicos querem ser poderosos eles querem ter poder poder para conquista poder para receber os seus sonhos poder para vencer na vida poder para derrubar o gigante poder para conquistar a terra prometida os Evangelhos evangélicos querem poder de fato o Evangelho é uma religião de poder mas nesse sentido aqui a maior.

    Demonstração do Poder de Deus não é conceder a você um carro do ano uma casa própria um bom emprego e um excelente casamento mas a mais manifestação do poder de Deus na salvação na sua salvação da culpa da do poder e da presença do pecado do que em qualquer outro ato miraculoso que Deus porventura queira fazer ressurreição de mortos é fichinha perto disso aqui Deus pegar pecadores culpados como vocês.

    E como eu e nos fazer filhos dele perdoar as nossas iniquidades e nos fazer seus herdeiros do novo céu e da nova terra onde habita a justiça Isso é que é poder E quando eu penso no evangelho como sendo o poder isso me leva à conclusão de que o cristianismo ele não é gente uma religião formal cristianismo é só você cumprir determinados atos viro a igreja para escutar seu irmão todo domingo.

    Não é cristianismo não é você se tornar menos de uma igreja Dar oferta da dízimo participar de alguma atividade participar dos adolescentes da Mocidade cantar no coral Não é o cristianismo consiste basicamente e você experimentar esse poder de Deus não é uma religião formal de realização humana Mas é vitalmente uma experiência Libertadora que vem através do evangelho em que você Experimenta Poder de Deus.

    Cristianismo é uma religião eu vou usar o termo experimental no sentido de que envolve experiência você sentir você provar muda a sua vida Tem muita gente que pensa que é cristão porque nasceu na igreja eu pensei isso durante muitos anos eu cresci num lar evangélico uma igreja presbiteriana cantei no coral jovem não me convidam porque minha voz não dá mais e nem a idade né para cantar no coral jovem filho da Mocidade eu me lembro de um.

    Concurso no livro de Daniel foi feito na Mocidade eu tirei em segundo lugar uma glória para mim naquela época né três segundo lugar e namorei a filha do pastor que é mais crente do que isso mas eu me lembro Sentado lá no banco da igreja escutando grandes pregadores que passaram lá pela igreja do Recife eu vi ouvir Não entendi era nada não tava interessado eu sempre gostei de.

    Desenhar eu gostava de levar um pedacinho de papel lá e ficava fazendo a cara do pregador não conta isso para ninguém hoje em dia o pessoal não faz isso fica no WhatsApp os jovens os adolescentes vai crescendo pensando que é crente até que aos 22 anos eu conheci o evangelho poder do Evangelho.

    Que transformou minha vida mudou minha vida eu não tô dizendo que você precisa ter uma experiência dramática como Aquela de Paulo no caminho de Damasco eu não tô dizendo isso Deus tem maneiras diferentes de fazer com que as pessoas experimentem o poder do Evangelho o que importa é que esse poder alcançou você quando você era uma criança quando você era era adolescente quando você depois na idade adulta alguns Experimenta esse poder num processo outros tem um.

    Epifania De repente dá um clique e eles agora eu entendo ou então é um longo processo quando você acorda você olha para trás e diz ai o nosso agora eu estou entendendo tem pessoas que nem sabem quando esse poder agiu pela primeira vez na sua vida um dos homens mais crentes que eu conheço eu Reverendo Francisco Leonardo que é o meu sogro e se você perguntar para ele quando foi que ele teve uma experiência assim não é se ele teve alguma experiência dessa ele vai dizer que não até onde ele se lembra desde que.

    Ele era menininho ele era crente mas dá para ver o poder de Deus na vida dele então não se iluda cristianismo não é só fazer parte do rol de membros de uma igreja o Evangelho é o poder de Deus para salvar você da culpa do poder e da presença do pecado ele é um poder de Deus e não há salvação fora desse poder quarta coisa que Paulo nos diz aqui é.

    Que esse poder nos chega mediante a fé final do verso 16 é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê não é poder de Deus para salvar a humanidade mas para salvar aquele que crê ou seja não é por mérito não é por raça gênero idade condição social educação moralidade boas obras caridade ou bondade mas como Paulo diz é de fé em Fé Mas vai.

    Dizer no verso 17 Ou seja é da Fé do começo ao fim é mediante a fé que a salvação nos alcança é por isso que pode ser estendida a todo aquele que crê a juDeus e gregos grandes e pequenos crianças e velhos porque eles podem crer pela graça de Deus Paulo disse primeiro é o judeu tá vendo aí no final do verso 16 porque ao judeu primeiro foi anunciado esse evangelho na.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V1Oz6-ZfLY4

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem