48. Desculpas (Rm 10.16-21)

48. Desculpas (Rm 10.16-21) Saudamos a todos os irmãos com a paz do Senhor Jesus queremos convidá-los abrir a escritura sagrada na carta de Paulo aos Romanos Capítulo 10 e faremos a leitura do verso 16 até o verso 21 Romanos Capítulo 10 de 16 a 21 dando continuidade à nossa série de mensagens nessa carta de Paulo.

48. Desculpas (Rm 10.16-21)

Possamos mas nem todos obedeceram ao evangelho pois Isaías disse Senhor quem acreditou na nossa pregação E assim a fé vem pela pregação e a pregação pela palavra de Cristo mas pergunto porventura Não ouviram sim por certo por toda a terra se fez ouvir a sua voz e suas palavras até os confins do mundo pergunto mais porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel Moisés já dizia Eu vos porém ciúmes com.

O povo que não é nação com gente insensato eu vou te provocarei a ira Isaías a mais se atreve diz foi achado pelos que não me procuravam revelei-me aos que não perguntavam por mim quanto a Israel porém diz Todo dia estendi as mãos a um povo Rebelde e contradizente oremos se Deus Pedimos que tu queiras iluminar os olhos do nosso coração clarear nossa mente para entender a tua.

Palavra de que maneira ela se aplica a nós e que maneira esses ensinos tocam em tantas áreas da nossa vida nós queremos pedir pai em nome de Jesus que teu espírito santo aplique essa palavra no coração do teu povo aqui nessa noite e também aquele que não é teu povo chama pela tua graça pela palavra de Cristo pedimos nosso pai assim a tua benção sobre nós Em nome de Jesus amém.

Queridos no Versículo anterior Versículo 15 que nós vimos na mensagem de domingo passado o apóstolo Paulo fez essa pergunta como pregarão se não forem enviados e aí ele fez uma citação do profeta Isaías que está no Capítulo 52 verso 7 lá Isaías diz com formosos são os pés dos que anunciam coisas boas Isaías estava se referindo aos profetas que estavam anunciando a restauração do.

Cativeiro a nação tinha permanecido cerca de 70 anos debaixo do Poder dos assírios e dos babilônios e dos medos e persas como castigo pela sua idolatria mas Deus havia se apaziguado para com o povo havia perdoado o pecado daquele povo e agora os profetas estavam anunciando o retorno a terra prometida a libertação de Israel do cativeiro eram na verdade boas notícias por isso.

Isaías diz quão formosos sobre os montes são os pés dos que anunciam coisas boas ou seja que coisa maravilhosa essas pessoas estão trazendo os profetas estão anunciando e os pés que levam os profetas são formosos não porque o pé Formoso mas porque ele tá levando a boca que vai dizer a notícia Formosa que coisa maravilhosa Boas Novas e o apóstolo Paulo Toma essa passagem e.

Aplica a pregação do evangelho nos seus dias e o que ele quer dizer é que se no passado o anúncio da libertação do cativeiro babilônico era uma boa notícia muito mais agora a notícia de que Deus nos livra de um cativeiro maior E pior que é o cativeiro do pecado mediante Jesus Cristo e aqueles que anunciam essas boas novas os seus pés são formosos eles trazem novas de libertação eles trazem novas de alegria para todo o.

Povo porém apesar de serem boas notícias a o ponto que de constatação é que a maioria dos juDeus não não creu na pregação dos Profetas não Creu nas boas notícias que foram anunciadas a eles o evangelho que foi pregado aos juDeus através de Moisés e dos Profetas caiu em ouvidos surdos em corações endurecidos e já desde muito tempo então antes do apóstolo Paulo os juDeus tinham essa.

Esse coração de incredulidade de rebelião contra Deus Paulo está precisando responder a pergunta porque aqui os juDeus não aceitam a mensagem do Evangelho é isso que ele pretende fazer nos Capítulos 9 10 e 11 conforme nós já vimos Estamos bem no meio no final do capítulo 10 e o que Paulo vai responder aqui é que essa desobediência se incredulidade dos juDeus vem desde a antiga aliança quando.

Eles também ouviram o evangelho e que eles não podem dizer que nunca ouviram o evangelho porque assim como a natureza proclama a glória de Deus as escrituras proclamam a verdade do evangelho e os juDeus conheciam escritura e eles também não podem dizer que não entenderam Porque se os gentios entendem Por que que o judeu que é mais instruído e conhece a lei de Deus não entenderia e no final Paulo vai concluir.

De que a rejeição de Israel não é porque não é por falta de conhecimento não é por falta de entendimento não é por falta de anúncio ou não é não é falta de qualquer outra coisa a não ser o resultado de um coração Rebelde de um coração incrédulo e impenitente a raça humana continua sendo a mesma nós costumamos criar desculpas justificativas para recusarmos a palavra de Deus.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Eis que transparecem nessa passagem que nós temos aqui a minha expectativa é que

    No final nós possamos agradecer a Deus que se revelou a nós no evangelho nos deu essa oportunidade mas também Sondar os nossos corações porque o nosso coração não é pior do que o coração dos judeu da época de Isaías e nem do judeu na época do apóstolo Paulo aqui nessa passagem que eu li para vocês 16 a 21 Paulo trata desse assunto em.

    Três partes ou três argumentos vamos ver uma por uma primeira estado verso 16 até o 17 onde Paulo diz que os juDeus já eram desobedientes muito antes de Cristo desde a época de Moisés e dos Profetas o evangelho ouvimos é boa notícia de que Deus justifica o pecador arrependido mediante a fé não Messias E isso estava prefigurado nos sacrifícios ordenados pelos profetas pelo por Moisés e no.

    Anúncio do Messias feito pelos profetas Mas apesar da clareza com que Moisés e os profetas falaram a respeito de que a salvação era pela fé muita gente pensa que no antigo testamento a salvação era pela lei e no novo é pela fé não existe engano mais básico em Teologia do que esse no antigo testamento a salvação era pela fé pela graça do mesmo jeito Moisés falou sobre isso Isaías falou sobre isso os salmos falam sobre isso nós estamos.

    Vendo isso desde o Capítulo 9 de Romanos que a salvação sempre foi uma só porque todos pecaram e carecem da Glória de Deus não pode ser de outra maneira a não ser pela graça de Deus mediante a fé Então os juDeus tinham conhecimento disso mais como Paulo diz aqui no verso 16 Leia comigo nem todos obedeceram ao evangelho nem todos os juDeus lá na antiga aliança antes de Cristo obedeceram ao evangelho que ele foi pregado obedecer aqui significa crer e.

    Se submeter essa afirmação de Paulo se baseia na palavra do profeta Isaías na queixa de Isaías no Capítulo 53 que foi lido inclusive na nossa liturgia queria voltar a ele com vocês Capítulo 53 verso primeiro profeta se queixa diante de Deus dizendo quem Creu em nossa nossa que é minha né minha de Isaías quem crê o Senhor na minha pregação.

    Senhor não aguento mais pregar para esse povo porque um povo que não crê no que eu estou dizendo que não crê nas minhas palavras que não obedece aquilo que eu estou dizendo da tua parte senhor a quem foi revelado o teu braço o braço do Senhor significa todo mundo sabe que Deus não tem braço né Isso é o que a gente chama de um antropomorfismo é você falar de Deus como ele se fosse homem para que a gente possa entender Deus não tem braço quando ele diz a quem.

    Foi revelado o teu braço que tá querendo dizer a quem o senhor revelou o seu poder a quem o senhor mostrou o seu poder são poucos os que entendem que é o senhor que salva salva pela graça Isaías tinha sido levantado por Deus para anunciar as boas novas não só da libertação do cativeiro mas a respeito do próprio Messias veja o que ele diz em seguida essa era a mensagem que Isaías pregava vamos começar do verso 3 ele era tá falando do Messias mas desprezado e.

    Rejeitado dentre os homens verso 4 ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores peço cinco ele foi transpassado Pelas nossas transgressões e moído Pelas nossas iniquidades versos 6 nós andávamos desgarrados como ovelhas mas o senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos essa era a mensagem de Isaías Esse era o evangelho que foi pregado no antigo testamento e que o Messias o servo sofredor do senhor.

    Era o redentor de Israel e que o sacrifício dele estava ali prefigurado ilustrado demonstrado nos sacrifício de animais que eram feitos diariamente no tempo pelo sangue derramado no Altar pelo Ministério dos Levitas e dos sacerdotes e de tantas outras formas o evangelho claramente foi ensinado a nação de Israel especialmente por Isaías por Isaías pergunta senhor quem creu são tão poucos os que acreditam os que obedecem a palavra são tão poucos.

    Aqueles a quem o teu braço é revelado a conclusão de Paulo baseada nessa

    Palavra de Isaías e agora vamos retornar lá para Romanos onde Paulo cita Isaías no verso 16 pois Isaías diz senhor quem acreditou na nossa pregação Paulo aqui está querendo provar que essa desobediência dos juDeus ao evangelho da época dele era tão antiga quanto Isaías época de Isaías os juDeus sempre foram incrédulos.

    Desobedientes a palavra de Deus é isso o ponto dele aqui e daquele tira duas conclusões que estão no verso 17 e assim ou seja diante disso do que disse o profeta Isaías e nesse contexto duas coisas primeiro a fé vem pela pregação Essa é a conclusão que Paulo tira das palavras de Isaías e da rejeição dos juDeus a fé vem pela a pregação porque Isaías tá perguntando o senhor quem creu.

    Na minha pregação ele não tá dizendo senhor quem Creu nos meus Milagres quem Creu nos meus prodígios senhor quem Creu nas minhas cerimônias religiosas quem Creu lá naquilo que é feito no templo não não cantando quem creu na minha pregação conclusão de Paulo a fé Salvadora Então vem pela pregação da palavra de Deus não há substituto e Paulo aqui confirma o que ele já tinha dito antes nos versos 14 e 15 todo aquele que invocaram o nome do.

    Senhor será salvo mas como invocaram aquele que não creram como crerão naquele de quem nada ouviram e como ouvirão se não há quem pregue Ou seja a salvação a fé ela está ligada a pregação da palavra segundo Paulo aqui comprova citando Isaías essa é a primeira conclusão a segunda é que essa fé que salva todo vs 17 ela vem pela palavra de Cristo ou seja a pregação que desperta a fé no coração do pecador ela.

    É sobre Cristo porque é sobre isso que Isaías estava falando senhor quem creu na nossa pregação e em seguida ele disse ele foi moído pelas Nossa iniquidade levou sobre isso os nossos pecados Deus fez cair sobre ele o nosso castigo e assim por diante em outras palavras o que Isaías está dizendo é que se os juDeus crescem na pregação que ele estava fazendo a respeito de Cristo então ele seria um salvo Mas quem obedeceu conclusão de Paulo a fé vem pela pregação segunda a pregação que produz.

    Fé é sobre Cristo e através de Cristo Jesus é dessa maneira que nós somos salvos é dessa maneira que a igreja progride dessa maneira que ela avança é dessa maneira que Deus chama os seus eleitos é pela pregação através da qual o próprio Cristo fala e não há substituto para isso a conclusão de Paulo então como eu disse é essa desobediência dos juDeus foi fruto da sua própria incredulidade de.

    Coração e dureza de coração porque a eles foi pregada a fé Salvadora aí ele foi pregada a palavra de Cristo e ele simplesmente rejeitaram eles não quiseram crer a segunda parte do argumento de Paulo está aí só no verso 18 aqui Paulo faz uma pergunta dando benefício da dúvida aos judeu ele diz assim tá bom vamos imaginar Será que houve algum judeu naquela época e na época de hoje que nunca ouviu a respeito do Evangelho das.

    Boas notícias de que Deus justifica o pecador pela graça é o que Ele pergunta no verso 18 mas pergunto porventura Não ouviram caso tem algum judeu nos dias de hoje e naquela época antes de Cristo que nunca ouviu isso que Isaías está dizendo nunca ouviu falar da Graça de Deus da misericórdia de Deus porque afinal nós vamos dar um desconto Pode ser que eles não ouviram por isso que são desobedientes né porque eles não sabiam Será que foi isso.

    Resposta de Paulo Claro que não e ele cita como prova o Salmo 19 verso 4 não tem como prova ele cita como base o Salmo 19 verso 4 que eu queria ler aqui com vocês é um Salmo maravilhoso que fala da criação de Deus e de como ela proclama a sua glória e a Sua Majestade o Salmo diz assim os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos um dia discusa outro dia e uma noite revela conhecimento a outra noite numa.

    Linguagem nem a palavra as e deles não se ouve nenhum som no entanto Por Toda terra se faz ouvir a sua voz e as suas palavras até os confins do mundo Paulo vai citar esse versículo aqui esse último verso 4 no entanto por toda a terra se faz ouvir a sua voz e as suas palavras até os confins do mundo o que é que o Salmo tá dizendo o Salmo tá dizendo que a natureza prega a existência de Deus e manifesta a glória de Deus e isso é o mundo todo a toda a humanidade a todas as pessoas de.

    Todas as épocas e que para anunciar a existência de Deus e a glória de Deus a natureza não precisa de palavras a voz da natureza se faz ouvir até os confins da terra diz o apóstolo Paulo portanto nenhum ser humano pode dizer que nunca ouviu a respeito de Deus das suas obras e da sua glória que é o ponto do apóstolo Paulo em romanos capítulo 1 que os atributos invisíveis de Deus a sua divindade bem como seu eterno poder.

    Claramente se percebem por meio das coisas criadas por isto esses homens são indesculpáveis Capítulo 1 da carta aos romanos que nós já vimos ele aqui tá repetindo argumento só que ele usa essa passagem da seguinte maneira da mesma forma que a natureza anuncia ao mundo inteiro a existência de Deus e a sua glória assim também as escrituras sagradas que é o livro da revelação de Deus Revelação escrita anuncia o evangelho de forma que.

    Nenhum judeu pode dizer que nunca ouviu da mesma forma que a humanidade toda sabe da existência de Deus pela natureza através do livro da natureza os juDeus sabem do Evangelho da Graça através do livro da Revelação escrita que eles receberam a partir de Moisés e depois dos Profetas Essa é a relação que Paulo faz a universalidade da Revelação natural com a generalidade da Revelação escrito.

    Especial todo juDeus sabe porque os judeu já nasce dentro da Aliança Ele nasce ouvindo Moisés aos 12 anos ele já sabe memorizado várias partes da Torá da Lei alguns deles crescem aos pés dos rabinos como Paulo todo ele vai para sinagoga aos sábados onde a lei é lida é lida a lei Moisés é lei dos salmos e ali dos Profetas todos os sábados então não tem nenhum judeu que possa dizer eu não.

    Sabia Por que que ele não sabia porque ele conhece as escrituras ele tem conhecimento de Moisés tem conhecimento de Isaías o Capítulo 53 está na Bíblia dos juDeus daquela época e da época de Paulo ou seja Paulo diz assim será que os juDeus não estão recebendo Jesus como Messias porque eles nunca ouviram que o Messias seria o servo sofredor que morreria e seu sangue seria a base do perdão dos nossos pecados não não isso não é justificativa.

    Porque isso é pregado todo sábado mas sinagogas quando eles abriram a Bíblia o antigo aliança para lei Moisés os salmos e os profetas Essa é a segunda parte do que Paulo está dizendo aqui vamos para a terceira a terceira parte é que Paulo também dá mais uma vez o benefício da dúvida ele diz assim vamos vamos ainda imaginar o seguinte que eles ouviram mas eles não entenderam por isso que rejeitaram Será que foi isso que talvez fosse muito complicado isso que Isaías está dizendo.

    Né alguém o servo sofredor morre sangrando pelos nossos pecados aquele sacrifícios de animais isso aí não é uma coisa meio difícil de entender Será que a dificuldade dos juDeus é que eles não entenderam O que é que Moisés os profetas e o livro dos Salmos estavam falando a respeito da salvação e mais uma vez a resposta de Paulo não não isso aqui não é difícil de entender e o argumento que Paulo usa é curioso ele cita primeiro Moisés e depois ele.

    Cita Isaías O que é que as duas citações de Moisés e de Isaías tem em comum a chamada dos gentios vejo que Moisés disse veste 19 pergunta mais diz Paulo é a segunda pergunta dele porventura não terá chegado isso ao conhecimento de Israel ter chegado ao conhecimento de Israel não significa assim que eles tomaram conhecimento mas se eles entenderam porventura Israel entendeu isso será que Israel.

    Entendeu que era isso que os profetas estavam dizendo e Moisés estavam dizendo resposta de Paulo primeiro citando Moisés Moisés já dizia tô no final do verso 19 Eu vos porei em ciúmes com o povo que não é nação com gente insensata Eu vos provocarei a ir aí no verso 20 Isaías diz Paulo a mais se atreve ou seja Isaías tem uma citação ainda mais ousada do que essa de Moisés o que que Isaías disse Falando Em Nome de Deus fui.

    Achado pelos que não me procuravam revelei-me aos que não perguntavam por mim qual argumento de Paulo O que é que tem isso a ver com que ele está dizendo aqui eu penso que raciocínio é simples O Judeu podia dizer Alguém poderia dizer mas os juDeus não entenderam porque é difícil aí pode não não não não olha Moisés já tinha dito aos juDeus eu vou colocar vocês em ciúmes com um povo que não é povo e com gente insensata eu vou provocar vocês a.

    Ira Quem é essa gente insensata que não é povo são gentios o que que Moisés tá dizendo eu vou chamar os gentios Já que vocês não me querem eu vou chamar o gentios que vocês consideram não povo e gente insensata Então se esse pessoal que é insensato é capaz de compreender o evangelho quanto mais você juDeus que foram instruídos na lei de Deus que tem conhecimento a mesma coisa diz Isaías Deus falando por Isaías diz assim eu fui achado.

    E me revelei a quem não perguntava por mim a gente que não tinha conhecimento a meu respeito como juDeus tem ou seja não é difícil não é questão de compreensão Porque se o gentios que não receberam as promessas não receberam a lei não receberam aliança não receberam os mandamentos não receberam um culto não receberam nada disso se o gentios são capazes de crer e vir a Deus por que que o judeu não pode então não é questão de dificuldade intelectual não.

    Nenhum problema de compreensão o problema é de rebeldia como agora Paulo diz no verso 21 ele faz a terceira citação também de Isaías quanto a Israel porém Deus diz Todo dia estendi as mãos a um povo Rebelde e contradizente então o problema não era ignorância o problema não era desconhecimento o problema não era falta de conhecimento não não o problema era que a nação o povo era contradizente Deus dizia uma.

    Coisa o povo contradizia Deus mandava O Profeta dizendo uma coisa o povo contradizia argumentava achava desculpas achava um outro caminho Deus mandava as boas notícias o coração se endurecia o coração não ouvia a figura aqui é muito bonita olha só todo dia ou seja Deus estava ali todo dia estendendo as mãos a um povo Rebelde e contradizente a misericórdia de Deus para com a nação de Israel todo dia Deus estendia as mãos e eram aquelas mãos queriam receber um.

    JuDeus naquelas mãos havia perdão havia misericórdia havia aceitação tudo que o judeu precisava Para ser salvo Deus vinha até eles com as mãos abertas O que é que os juDeus faziam viravam as costas iam adora Baal e eu adorado aos Deuses das Nações ou então entrava no sistema legalista de justificativa pelas obras mas eles não queriam ouvir os profetas Eles não queriam ouvir as boas notícias coisa que até o gentios gente insensata poderia entender eles.

    Viraram as costas era um povo Rebelde e um povo contradizente aí você pode entender a pergunta de Isaías ó Deus Quem Criou na minha pregação não aguento mais pregar esse povo esse povo não me ouve a quem foi revelado o braço do Senhor a quem foi revelado o braço do senhor Quem Entendeu de fato a pregação Paulo termina então dizendo que realmente os juDeus não podiam alegar.

    Ignorância desconhecimento ou falta de entendimento porque desde a época de Moisés na época de Isaías e agora nos dias de Paulo eles tinham tido sempre a mesma atitude rebelião incredulidade endurecimento foi por isso que eles rejeitaram Jesus foi por isso que eles disseram crucificam foi por isso que eles entregaram aos romanos foi por isso que eles disseram que o sangue deles caia sobre dele caia sobre nós foi por isso que eles perseguiram os apóstolos foi por isso que eles perseguiram os primeiros cristãos foi por isso que um.

    Deles chamado Saulo de Tarso entendeu o que tava fazendo um favor a Deus matando os cristãos e acabando com cristianismo pela misericórdia de Deus o braço do senhor foi revelado a saúde e ele um dia mudou no caminho de Damasco e um dia escreveu estas palavras aqui que nós estamos lendo o que que tudo isso nos ensina queridos eu quero tirar algumas lições para nós primeira delas é que a tendência do coração humano é esse de contradizer o.

    Evangelho de ser rebelde a Deus não se iluda o fato de você ser crente em Cristo Jesus não quer dizer que você já está livre desse seu coração em penitente Rebelde teimoso e contradizente nós temos que vigiar o nosso coração a nossa mente todos os dias temos que lutar contra o pecado que tem nas mente nos assedia contra as tentações de Fora através do mundo e do diabo e daquelas piores que.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zJN-7YNLu8M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem