A Oração do Pai Nosso - Paulo Junior

A Oração do Pai Nosso - Paulo Junior Lucas Capítulo 11 verso primeiro diz assim de uma feita estava Jesus orando em certo lugar quando terminou um dos seus discípulos lhe pediu Senhor ensina-nos a orar como também João ensinou seus discípulos agora vai comigo em Mateus capítulo 6 Mateus capítulo.

A Oração do Pai Nosso - Paulo Junior

6 Mateus Capítulo 6 a partir do verso 9 diz assim portanto vós orareis assim pai nosso que estás no céu santificado seja o teu nome venha o teu reino faça-se a tua vontade ou na sua tradução seja feita a tua vontade assim na terra como ela é feita no céu o pão nosso de cada dia dai-nos hoje e perdoa-nos as nossas dívidas ou as.

Nossas ofensas assim como nós temos Perdoado aos nossos devedores e não nos deixe cair em tentação mas livra-nos do mal aí tem um colchetes né pois teu é o reino o poder e a glória para sempre amém porque se perdoardes aos homens as suas ofensas também Vosso Pai Celeste vos perdoará se porém não perdoardes aos homens as suas ofensas ou dívidas pecados tampouco Vosso Pai vos perdoará.

As vossas até aí feche os olhos vamos orar Senhor Deus como bem esse texto sugere a semelhança dos discípulos Nós também indagamos a ti para que tu responda por intermédio do teu espírito ensina-nos ao orar a orar de forma bíblica sincera ingênua.

Singela orar levados induzidos pelo teu espírito orar de maneira que a tua vontade seja feita que o teu reino avance que o seu nome seja santificado através de nós entre os gentios que o pão de cada dia não nos falte para termos em mente que o pão provém de ti para que o senhor não nos deixe ser tentados além do que somos capazes mas.

Que nos livre do dia mal pois teu é o reino o poder e a glória perdoa-nos como temos Perdoado se é que temos perdoados os nossos inimigos Amém assim seja presta atenção eu não preciso dizer para você o que nós vamos estudar essa noite eu vou ensinar a partir de Mateus 6 versos 9 a.

14 sobre a oração do Pai Nosso eu gostaria muito da sua atenção que que nesse texto nós vamos aprender a maneira bíblica de orar por pastor existe um uma maneira não bíblica de orar claro o que é uma maneira não bíblica de orar é orar conforme o que eu penso conforme o que eu aprendi conforme algo que vem de tradição ou de religião mas que não encontra apoio nem Amparo nas escrituras.

Isso é uma oração é uma oração é verdadeira é sincera é real mas ela não tem como base e fundamento a Bíblia então a oração não bíblica Qual é a oração bíblica é a oração que as escrituras que a bíblia Ensinou nos ensinou a fazer e nós temos vários modelos de oração na Bíblia principalmente no antigo testamento como os reis os sacerdotes os profetas os juízes os homens que Deus comissiona e.

Até as pessoas simples que faziam parte da aliança da antiga aliança oravam então eles oravam instruídos inspirados pelo Espírito Santo ordenados pela lei de Moisés fazendo assim oravam uma oração bíblica e no Novo Testamento não é diferente então a o capítulo 6 que é um capítulo tirado do sermão de do monte onde Jesus vai ensinar a constituição a.

Lei do seu reino que havia chegado dentro da essa constituição ele vai ensinar como os súditos os conversos os salvos os remidos os regenerados a Igreja de Cristo deve orar como ela deve se comunicar com Deus como deve apresentar suas necessidades o seu louvor sua adoração de forma que com de forma com que Deus os ouça Mateus 6 vai tratar disso e é.

Chamado é chamado aqui a oração do Pai Nosso Capítulo 6 do verso 9 ao 14 e esta oração do Pai Nosso Mateus 6 verso 9 a 14 é um modelo de como os cristãos devem orar há modelos por toda a Bíblia mas talvez o modelo mais conhecido mais detalhado de como se deve orar está aqui dentro da oração do Pai Nosso está dentro de Mateus capítulo 6 verso 9 ao.

14 e à luz desse texto nós vamos aprender como se deve orar Lembrando que a oração do Pai Nosso e assim chamada pela tradição da igreja ela não é uma oração a ser repetida como comummente fazem os católicos fazem a oração literal né várias vezes repetidamente Pai Nosso estáis no céu santificado etc etc etc ela não é não foi feita para ser.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Repetida e uma prova disso é que quem a ensinou foi Jesus e deu muita

    Importância para ela dentro do sermão do monte mas uma vez Jesus tendo ensinado ela você não vê a repetição dela em nenhum outro lugar depois do do Evangelho você não vê em nas cartas de Paulo Pedro e João nem no Apocalipse Esta é uma prova uma prova contundente que a oração.

    Do Pai Nosso não era uma oração para ser repetida literalmente nem várias vezes como os católicos fazem porque nem Paulo nem Pedro nem ninguém da Igreja Primitiva assim o fez e no lugar de ser uma uma oração a ser repetida ela é um modelo um perfil um padrão de como os cristãos devem orar o Pai Nosso nos orienta coloca as.

    Prioridades de Deus para orarmos apresenta questões fundamentos e princípios os quais não podemos esquecer a orar o capítulo 11 de Lucas Lucas 11 verso Primeiro eles chegam até Jesus Jesus está orando em um lugar e eles chegam a Jesus os discípulos 12 e eles pedem para Jesus ensiná-los a orar como João.

    Batista fez com seus discípulos e Mateus capítulo 6 omite essa parte do ensinamento é por isso que temos quatro Evangelhos eles se completam às vezes são passagens idênticas são as mesmas passagens as mesmas circunstâncias porém narradas por quatro autores diferentes e às vezes algum autor omite uma parte o outro acrescenta outro então nessa oração do Pai Nosso a parte que os discípulos.

    Questionam indagam pedem para Jesus ensiná-los a orar ela é omitida em Mateus você só encontra ela em Lucas Capítulo 11 verso 1 então Lucas Capítulo 11 verso 1 eles chegam até Jesus e pedem para serem ensinados Como orar essa também deveria ser uma preocupação Nossa um desejo um Anseio de nos perguntar se nós de fato Oramos de forma correta se Oramos de forma bíblica se Oramos de.

    Forma eficaz se Oramos de forma que Deus de fato de verdade nos ouve uma vez que Jesus não está aqui nós temos outros meios de saber de aprender como como orarmos as escrituras testemunham de como orarmos tanto no antigo como novo conserto você tem modelos de Heróis de homens de Deus e até homens simples e mulheres que oraram no antigo testamento Você tem o modelo dos Apóstolos do próprio Jesus orando.

    Você encontra por exemplo a oração de João 17 a oração sacerdotal é um modelo de como Jesus ali expressa as suas suas expressa os seus desejos suas necessidades ao pai em oração e você tem as epístolas Paulinas a outra maneira também é ir a Deus em oração e pedir que ele nos ensine a orar através do Espírito Santo Porque Jesus não está aqui ah mas a Bíblia diz que eu enviarei.

    Outro Consolador o paracletos que que é outro outro semelhante a mim o espírito santo também é Jesus Ou seja eu posso ir a Deus pedindo que o Espírito Santo me ensine a orar como os discípulos foram até Jesus como o espírito santo vai me conceder me ensinar a orar ele vai dirigir minha oração ele vai colocar palavras em meu coração trazer Versículos em minha memória e ele vai fazer com que eu Ore.

    De forma bíblica e a maneira mais comum básica é estudar o que as escrituras têm a dizer de como orar Então essa deve ser uma preocupação um Anseio um desejo de fazer uma oração pura simples ingênua porém bíblica verdadeira profunda Então a nossa oração essa noite o nosso desejo deve ser senhor ensina-nos a orar ensina-me a orar ensina-me Como.

    Orar e Por que que os discípulos perguntaram isso os discípulos de Jesus

    Todos eles eram juDeus O Judeu já tinha uma tradição com com o que diz respeito à oração judeu já sabia orar ele tinha acesso à Torá oo antigo testamento então ele já sabia ele podia ver nos profetas Jeremias Isaías Moisés Davi o antigo testamento tá recheado de modelos de oração de formas bíblicas de oração e todos.

    Eles não só por tradição porque são juDeus e eles eram já doutrinados desde a infância a nutrir uma vida de oração e principalmente se você sabe na na nas religiões orientais a a oração ela é muito respeitada ela é muito observada Então os juDeus já sab principalmente os orientais principalmente os juDeus Então por que que eles indagam Jesus Por que que eles eles querem orar parece estranho isso um judeu pedir para eles orar é.

    Porque que passado um tempo que o Messias esteve na terra esteve com eles eles começaram perceber os ensinos de Jesus eles começaram a entender que a luz de Cristo tudo tem um novo sentido a forma de ver a vida tem um novo sentido a forma de tem um novo sentido a forma de conviver na vida pública tem um novo sentido Jesus veio trazer um novo sentido à coisas veio aperfeiçoar a lei.

    De Moisés veio mostrar um padrão mais elevado do que a lei logicamente os discípulos talvez ao verem ele orando ouvindo perceberam que a vida de oração deles também precisava entrar em uma reforma precisava haver um um eles precisavam buscar também um sentido diferente na oração e com certeza eles sabiam que Jesus também traria um sentido novo paraa oração essa foi esse.

    Foi o motivo deles terem pedido a Jesus ensina-nos orar não que nós não sabemos ensina-nos orar como o senhor ora ensina-os ensina-nos orar eh segundo os seus olhos sua perspectiva segundo esse momento do seu reino ensina-nos orar nessa e eh nessa dispensação com com uma perspectiva eh cristocêntrica por isso eles perguntaram.

    O senhor veio dar um novo sentido nós queremos também um sentido novo na oração então ensina-nos orar como o senhor ora resumindo eu poderia dizer ensina-nos orar biblicamente como a Bíblia manda e então ele responde o pedido deles lá no capítulo 6 de eh Mateus ele vai atender o pedido portanto orareis assim é aí então que nasce a oração do Pai Nosso o modelo que.

    Jesus traz a perspectiva que Jesus traz de uma oração bíblica eles fazem o pedido em Lucas 11:1 ele responde lá também mas de forma mais detalhada em Mateus 6 do 9 a 14 Ele atende o pedido e vai então os ensinar como orar e essa esse ensina chamada de oração do Pai Nosso é a oração mais conhecida do mundo mais popular do mundo talvez só perde para eh Salmo 23 talvez dos Versículos dos.

    Das passagens bíblicas as três mais conhecidas São João 3:16 Salmo 23 e Mateus 6 a oração do Pai Nosso ela é tão conhecida que ela não é só feita por cristãos sejam eles católicos ou protestantes ela é feita por membros de outras religiões seitas e denominações dada a sua popularidade a sua graça ao seu teor e ao seu conteúdo a oração Você precisa aprender.

    Eh ela é o meio da Graça é através da oração que nós nos comunicamos com Deus é através da oração que nos fortalecemos em espírito é através da oração que nós apresentamos nossas necessidades diante de Deus Deus tem n maneiras de fazer falar conosco quando usamos o Tero n e maneiras várias muitas maneiras de falar conosco todavia ele nos deixou apenas uma maneira de falar com ele é a oração.

    Através da oração então oração o sentido básico dela é comunicar-se com Deus é uma ferramenta um meio um canal que Deus nos deu para comunicarmos com ele é um poderoso Talvez o mais elevado exercício espiritual prática espiritual meio da Graça dentre vários que o senhor deixou Talvez o meio da Graça o exercício espiritual a prática espiritual mais elevada seja a oração.

    Porque a oração é comunicar-se com a própria divindade com a própria natureza humana e nós jamais poderemos vencer prevalecer sem esse meio da graça sem essa prática esse exercício espiritual que é a oração a oração foi observada desde que o homem foi criado em todos os períodos bíblicos você vai notar em todos os a a em toda a trajetória bíblica você vai ver a.

    Essencialidade da oração O Ponto Central que a oração ocupa n né ah a importância que a oração tem e o lugar especial que ela ocupa na vida dos nossos primeiros pais dos patriarcas da Nação de Israel do do da da Igreja de Cristo com seus Apóstolos e assim sucessivamente por toda a história da igreja até hoje a oração é fundamental ela é essencial como diz o escritor muito vale a Súplica.

    De um justo a oração por sua eficácia e o pedido dos discípulos converge na oração do Pai Nosso eles pedem eles pedem para Jesus ensiná-los a orar Jesus atende o pedido e ensina e ele vai começar a pronunciá-la no capítulo 6 verso 9 ao 14 ele vai mostrar como devemos orar e aação divida pelos partes a oração do Pai Nosso ele.

    Ensina aqui no pai nosso como devemos orar pelo que devemos orar e ele apresenta no final uma condição para sermos ouvidos para oração ser ouvida Então nós vamos aprender a luz de Mateus 6 a oração do Pai Nosso como devemos orar pelo que devemos orar e as condições ou a condição para oração ser ouvida Ok primeiro Jesus começa ensinando-nos a.

    Orar primeiro ele vai ensinar os discípulos como eles devem orar corretamente o verso 5 e ele começa ensinando que devemos evitar a hipocrisia verso 5 e quando orardes não sereis como os hipócritas porque de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças parec serem vistos dos homens em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa ou seu.

    Galardão primeiro princípio que Jesus ensina evitar a hipocrisia o que que é hipocrisia que que Jesus tem em mente aqui ele tem em mente aqui os fariseus Quem era os fariseus uma seita Judaica de religiosos que era conhecido pela sua Piedade pública externa ou seja a sua religião externa homens que faziam muitos jejuns elevadas orações homens conhecidos porel.

    Suas longas orações só que esses homens eles eram hipócritas o que que é isso faziam a a orações a fim de serem vistos pelos homens o objetivo dos fariseus era receber Glória dos homens era orar para mostrar espiritualidade para os homens a fim de adquirir respeito dos homens então a oração não deve ser feita pros homens e sim para Deus mas você pensa ué pastor.

    Toda a oração é feita para Deus não Jesus tá dizendo aqui que a oração pode ser feita paraos homens os fariseus oravam para os homens ouvir oravam para ser notados pelos homens oravam para que os homens se impressionem com eles oravam eh eh para receber os aplausos dos homens e ele vai dizer assim com vocês não podem ser assim evitem a hipocrisia Não façam uso da oração a fim de serem notados percebidos a fim de.

    Demonstrar espiritualidade a fim de demonstrar a fim de de requisitar de desejar o respeito dos homens não façam orações pros homens né e ele disse que não sejais como hipócritas a palavra aqui no grego significa hipocrisia representar um papel ou fingir na antiga grcia palavra era usada.

    Sabe quando um teatro por atores quando eles encenavam uma peça eles estavam sendo hipócritas eles estavam eh eh eh o que eles faziam no palco era chamado hipocrisia ou seja um fingimento uma encenação algo que não é real e não é verdadeiro ou seja aqueles atores o que eles representavam aqui Eles não eram aquilo que eles.

    Demonstravam eles estavam figurando um papel fingindo ser quem não era um personagem apresentando uma peça fictícia Eh pseuda Ou seja hipocrisia os fariseus a mesma coisa eles estavam orando estavam demonstrando ser aquilo que eles não eram eles não tinham espiritualidade o objetivo deles não era er alcançar a Deus não era a glória de Deus não é não Eles não eram sincero eles eram hipócritas.

    Fingidos e o objetivo deles era assim como o ator de teatro é receber o aplauso o elogio dos homens aparecer Então na hora de orar cuidado com a hipocrisia tem pessoas do nosso meio que fazem isso querem demonstrar que oram querem demonstrar espiritual ela fica no quarto deitada quando alguém vai tocar na maçaneta ela ajoelha ou seja ela quer mostrar que está orando ela tá num num numa reunião numa vigília ou ela está eh.

    Num culto público ela tá ali borando passa alguém perto dela ela começa a elevar voz começa a choramingar forçar um choro o fim diss ouvido ela escolhe o momento de oração sempre o o lugar sempre um um um um lugar público para orar e nunca pessoal porque o objetivo dela é ser notada ser ouvida ser vista essa oração não é ouvida por Deus Essa oração não é dirigida para Deus Essa oração não vem.

    Do coração O objetivo dessa oração é apenas demonstrar espiritualidade aos homens isso pode acontecer conosco você tem que tomar cuidado Essa oração tinha como objetivo aparecer aos homens mostrar respeito os fariseus tinham um objetivo em fazer isso Primeiro eles queriam adquirir o respeito dos homens e eles também queriam eh eles queriam dominar exercer poder controle e.

    Domínio sobre os homens e como eles faziam isso demonstrando aquela Piedade então adquiri o respeito olha os doutores da Lei como oram como jejua como são piedosos tinham respeito e exercer domínio porque ao demonstrar aquilo adquiriu respeito agora eles podiam dominá-los e muitas pessoas fazem isso e Jesus tá dizendo que aquele que faz isso não terá oração respondida não.

    Pode porque a palavra diz a palavra de Deus diz assim ó em verdade vos digo que eles já receberam a sua recompensa a oração hipócrita ela não vai ser ouvida Eles já receberam a recompensa Qual é a recompensa o elogio dos Homens o aplauso não é isso que vocês queriam ser visto Nossa como ele ora Nossa como ele é santo Nossa recebe tapinha nas costas elogios as multidões ficam.

    Impressionadas Esse é o galardão da oração hipócrita daquele que ora hipocritamente Essa é a recompensa ele já recebeu mas a oração que ele foi que ele fez não vai ser ouvida a oração desse tipo de gente Deus não ouve a oração feita dessa maneira Deus não responde A oração feita dessa maneira não encontra alvo em Deus por isso que tem Multidões de pessoas que oram elevam a voz muda a verbalização começa a orar de forma.

    Erudita eloquente poética Mas é só para ser vista aos homens e eles vão receber uma resposta um Adão dos Homens o aplauso dos homens mas Deus mesmo não vai responder uma sílaba Dessa Oração eles continuarão sem resposta com portas fechadas continuarão perdidos os seus pecados amarrados nas suas situações e Deus não pode responder primeiro evitar hipocrisia.

    Segundo Então qual seria a maneira certa verso se tu Porém quando orares Entra no teu quarto e fecha a porta e orarás a teu pai que está em secreto e o teu pai que vem secreto te recompensará primeiro Jesus vai traçar um paralelo entre a igreja os cristãos e os juDeus os fariseus olha vocês vão orar vamos mas não copiem o modelo dos fariseus de oração porque fariseu é tudo.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=049TpWtMRiY

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem