UMA GLORIOSA ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes

UMA GLORIOSA ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes eu quero compartilhar com você um dos textos mais empolgantes da Bíblia um texto clássico Acerca das coisas futuras da escatologia da segunda vinda de Cristo da Ressurreição dos mortos do arrebatamento da igreja eu quero tratar com você sobre primeiro Tessalonicenses.

UMA GLORIOSA ESPERANC A - Hernandes Dias Lopes

Capítulo 4 versos 13 a 18 eu gostaria de ler com você esse texto e se você puder pegue a sua Bíblia acompanhe comigo esta exposição com a Bíblia aberta porque certamente temos lições tão importantes para nossa vida espiritual o apóstolo Paulo escreve assim não queremos porém irmãos que sejais ignorantes com respeito aos que dormem para não vos entristecer deses como os demais que não t Esperança pois.

Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou assim também Deus mediante Jesus trará em sua companhia Os que dormem ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nós os vivos os que ficarmos até à vinda do Senhor de modo algum precederemos Os que dormem porquanto o senhor mesmo dada a sua palavra de ordem ressoada a trombeta de.

Deus e ouvida a voz do Arcanjo descerá do Céus e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro depois nós os vivos os que ficarmos seremos Arrebatados juntamente com eles entre nuvens para o encontro do Senhor nos ares e Assim estaremos para sempre com o senhor consolai-vos pois uns aos outros com essas palavras bom vocês todos sabem que o apóstolo Paulo plantou a igreja de tessalônica.

Na sua segunda viagem missionária tessalônica era uma cidade grega Aliás era a capital da província da Macedônia Paulo plantou uma igreja ali que tornou-se uma igreja modelo porém esta iG está enfrentando um grave problema quea a igreja está enfrentando é que ela está Dent Daura grega e acia do Pens grego está entrando umbrais.

Daig afetando o pensamento dos cristãos os gregos não acreditavam na ressurreição porque para eles a matéria que você pega tange toca vê era essencialmente Má o espírito invisível e material espiritual essencialmente bom então os gregos cultuavam a morte eles aplaudiam a morte porque na mente deles a alma e.

Material ficava numa prisão numa masmorra num cárcere chamado corpo para eles o corpo físico material era essencialmente Malu Então na hora da morte a alma era liberta dessa prisão desta forma os gregos Ah não podiam aceitar que aquela alma que fora liberta na morte retornasse à prisão do corpo outra vez este pensamento secular entrou na igreja emz vez da igreja influenciar a.

Sociedade a sociedade que está influenciando o pensamento da igreja com isso quando morria um crente lá na igreja de tessalônica era um desespero porque eles viviam sem esperança eles eram como os demais que não tinham Esperança eles não tinham perspectiva de ressurreição então Paulo escreve esse texto para refutar esse pensamento grego para orientar a aquela igreja acerca da Verdade e trazer consolo aqueles irmãos.

Bom mas esse problema tem atravessado séculos e chega até hoje porque se você perguntar o que que acontece quando uma pessoa morre você vai ouvir hoje diferentes respostas por exemplo se você perguntar para uma pessoa materialista que não acredita em Céu em em Vida futura em ressurreição ele vai dizer bom morreu é Apenas matéria acabou.

Tem mais nada é Apenas matéria o homem é Apenas matéria Então morreu se sua existência tem mais nada se você perguntar para outra vertente vai dizer o seguinte morreu bom não era tão boa para ir diretamente pro céu não era tão má para ir direto pro inferno vai pro purgatório sofrer sofrer sofrer purgar os seus ados Até entrar no Paraíso bom nemhuma proposta nem outra oferece qualquer Esperança se você perguntar para uma.

Outra vertente de pensamento religioso vai dizer não morreu o espírito desencarna e reencarna outra vez e morre e desencarna e reencarna morre e desencarna reencarna e assim num processo h de infinito Quase também não tem esperança se você perguntar para outro outra vertente não morreu a alma fica dormindo juntamente com o corpo até a segunda vinda de Jesus também isso não tem esperança O que que a Bíblia diz o que a Bíblia diz.

Lá em segundo Coríntios 5:8 é que morrer é deixar o corpo e habitar com o senhor o que a Bíblia diz o que a Bíblia diz lá em Filipenses 1:23 que morrer é partir para estar com Cristo O que é incomparavelmente melhor o que a Bíblia diz lá em Hebreus diz que quando um crente morre seu espírito é aperfeiçoado para entrar na glória o que é que a Bíblia diz a bíblia diz lá em Apocalipse 14 13 que morrer é.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Bem-aventurança o que é descansar das suas

    Fadigas quando Jesus disse para aquele lão arrependido Ah no apagar das luzes da sua vida disse para ele em verdade di que hoje mesmo estarás comigo no Paraíso Paraíso não é a Sepultura o próprio Jesus ao morrer disse ao pai pai nas tuas mãos entrego o meu espírito o corpo dele foi sepultado mas.

    O espírito foi entregue nas mãos do pai a escritura diz lá em Eclesiastes 12:7 que quando uma pessoa morre o corpo que foi feito pó e pó volta ao Pó o espírito volta a Deus que o deu então Eh é muito importante você ter esta esperança de que a morte não é o fim da vida a palavra morte significa.

    Separação a morte física é a separação da alma do corpo o seu corpo não sobrevive sem a sua alma mas a sua alma sobrevive sem o seu corpo você não é um corpo que tem uma alma você é uma alma que tem um corpo a alma é imortal ela não morre ela não dorme então e esta é uma situação que Paulo está tratando aqui porque aqueles irmãos de.

    Tessalônica estavam sendo influenciados pelo pensamento grego mas essa questão é tão importante que as pessoas ainda perguntam pastor mas como é que vai ser nós vamos nos conhecer no céu essa é uma pergunta que eu escuto com muita frequência e a resposta é claro é óbvio é óbvio céu tá falando de glorificação não é de retrocesso aqui nós nos conhecemos em.

    Parte diz o apóstolo Paulo em em primeiro Coríntios 13 mas n lá nós vamos conhecer plenamente Se eu perguntasse por exemplo para um homem casado há 50 anos você conhece a sua esposa eu diria eu tô eu tô começando a conhecer Se eu perguntasse uma mulher casada a 50 anos você conhece seu marido eu tô achando que eu conheço alguma.

    Coisa na verdade Nem nós nos conhecemos os gregos estavam errados quando diziam conhece-te a ti mesmo eu não sei quanto a você mas às vezes eu fico chocado comigo mesmo perplexo quantas vezes passa pela minha cabeça algum pensamento que não é meu eu não creio nisso eu não quero isso eu não desejo isso mas passa nós talvez à luz do livro de Ah um escritor americano somos o o homem.

    Esse desconhecido nós não nos conhecemos a nós mesmos mas lá no céu nós vamos nos conhecer plenamente agora o que não vai ter lá certamente são algumas realidades daqui por exemplo lá no céu você não vai tá casado lá no céu não tem casamento nem se casa nem se dá em casamento então você não vai ser marido e mulher lá no céu não vai continuar a relação conjugal lá no céu alguém diz bom Que benção.

    Então Ufa até que enfim né Ah que pena podia podia continuar não não vai continuar a Bíblia diz que casamento é até que a morte separe veja bem isso não tem eh casados para sempre é até que a morte separe segunda coisa é que lá no céu nós não V nós não vamos ser famílias nucleares como somos aqui né marido mulher filhos depois vem gerro nora.

    Netos não lá no céu não você não vai amar mais seu pai sua mãe sua mulher seus filhos do que você vai amar Abraão Isaque e Jacó nós seremos uma só família nós teremos uma relação plena absoluta de comunhão com Deus e uns com outros onde não vai ter sofrimento não vai ter dor não vai ter lágrima não vai ter luto não vai ter doença não vai ter defeito físico não vai ter nada de maldade de crueldade o céu é lugar de.

    Bem-aventurança então alguém pode dizer mas pastor de

    Onde o senhor tá tirando isso isso não é especulação humana isso é revelação Divina o verso 15 diz ora ainda vos declaramos por palavra do senhor isto nó estamos aqui especulando não é uma corrente de pensamento não é uma linha de um teólogo a b c ou D desta ou daquela igreja ou denominação essas questões estão reveladas nas.

    Escrituras Mas quais são os pilares dessa Esperança viva que nós temos primeiramente é a revelação de Deus Deus se pronunciou cerca do assunto temos resposta explicação Clara eloquente límpida da parte de Deus sobre o assunto não precisamos especular a segunda coisa que é Pilar da nossa esperança é a parua é que Jesus vai voltar Versículo 16 Paulo diz assim.

    Porquanto o senhor mesmo dada a sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo e ressoada trombeta de Deus ele descerá dos céus a segunda vinda de Cristo ou paru é acrópole da nossa esperança é o pináculo da nossa fé é a Apoteose da nossa história é a consumação de todas as coisas a grande pergunta é como Jesus voltará e a resposta ele voltará.

    Pessoalmente lá em Atos 1 9 a 11 quando Jesus ascende aos céus e os discípulos Galileus estavam olhando para as alturas dois anjos descem perguntam para eles varões Galileus Por que estais olhando para as alturas esse mesmo Jesus que viste subir descerá dos céus ele não vai enviar um Embaixador um Arcanjo um Anjo um querubim um Serafim ele pessoalmente voltará para buscar a sua igreja segundo lugar lá em apocalipse Capítulo 1 Versículo 7 diz que ele voltará.

    Visivelmente porque Todo o Olho o Verá até aqueles que o traspassaram em outras palavras vai ser o evento mais público da história mais público não há caverna tão escura não há montanha tão alta não há buraco Tão Profundo que esconda uma pessoa desse fato estupendo glorioso que será a segunda vinda de Cristo quando diz que.

    Até aqueles que o traspassaram vão vê-lo é que a Bíblia diz que quando Jesus voltar os mortos vão sair das sepulturas uns pra ressurreição da vida outros pra ressurreição do juízo e aqueles que cuspiram em Jesus que açoitaram Jesus que escarneceram de Jesus que crucificaram Jesus vão ter que ressurreto ver Jesus vindo na sua glória todos vão ver não importa o fuso horário porque se é de dia aqui no Brasil vai ser de noite.

    Lá na Ásia Não importa se de manhã à tarde à noite ou à meia-noite porque os horários e os fusos são diferentes quando Jesus voltar vai ser de manhã numa nação vai ser de noite na outra nação vai ser a tarde noutra nação não importa todos hão de vê-lo na Su Glória terceiro lugar Jesus voltará audivelmente dada sua palavra de ordem ouvida a voz do Arcanjo ressoada a trombeta de Deus.

    Assim como vai ser o evento mais público da história vai ser o evento mais sonoro da história ninguém vai ficar fora do alcance deste sonido da trombeta de Deus vai ser retumbante absolutamente retumbante Essa é a marca da segunda vinda de Cristo mas ainda em quarto lugar a segunda vinda de Cristo será repentina está lá em Mateus 24 que vai ser como o Relâmpago que risca os céus do oriente ao ocidente vai ser com esta velocidade da.

    Luz aliás Paulo em primeiro Coríntios 15 vai dizer que vai ser num momento e a palavra momento aí é átomos é a mesma a palavra pro faiscar de uma estrela pro abrir e fechar dolhos ou pro dardejar da calda de um peixe em outras palavras não dá tempo para se preparar naquele dia ou você tem azeite na sua lâmpada agora Ou aquele dia vai pegar você de surpresa quinto lugar a segunda vinda de.

    Cristo será Inesperada porque tá escrito também no Sermão Profético de Jesus Mateus 24 vai ser como um ladrão que não avisa a pessoa tal dia tal hora eu chegarei na sua casa porque se ele avisasse o chefe de família ficaria guarnecido e esperando para defender sua família ou seja a segunda vinda de.

    Cristo não será um dia Óbvio vai ser um dia comum como qualquer outro dia que você vai se levantar para ir pro trabalho para levar seus filhos na escola ou para viajar ou mesmo para ficar descando no aconchego do seu lar vai ser um dia não Óbvio para as pessoas não vai ser hoje não vai ser não não vai pegar as pessoas de surpresa mas ainda esse dia será inescapável vai ser como uma mulher.

    Grávida que não pode esconder sua gravidez e nem dizer que não está grávida não há nenhuma corte humana por mais egrégia que ela seja que possa cancelar essa agenda Jesus certamente inescapavelmente voltará Mas finalmente a segunda vinda de Cristo será Vitoriosa diz a bíblia que ele não vem como veio na primeira vinda de forma humilde ele não.

    Entrará na história montado num jumentinho como entrou triunfalmente em Jerusalém ele virá com um grande cortejo de anjos Ele Virá acompanhado de todos os remidos que já estão na glória ele virá com grande poder e glória Ele Virá e diz primeiro Coríntios Capítulo 15 Versículo 24 a 25 Que ele vai colocar todos os enimigos debaixo dos seus pés Ele Virá e matará o anticristo com sopro da sua.

    Boca lançará o anticristo o falso profeta o diabo a morte o inferno e todos aqueles cujos nomes Não estão escritos no livro da vida no Lago do fogo e ele reinará com a sua igreja para sempre e sempre e sempre nós temos uma viva Esperança Jesus voltará mas esse texto nos oferece ainda.

    Um outro Pilar da nossa esperança primeiro é a revelação de Deus Deus se pronunciou sobre esse assunto nos deixou confusos perdidos dentro de muitas especulações segundo Pilar da nossa esperança é a segunda vinda de Cristo a parua Jesus voltará ele voltará mas a terceira terceiro Pilar da nossa esperança é a ressurreição.

    Versículo 16 diz e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro vamos vamos entender aqui que não é primeiro em relação aos outros mortos que não estão em Cristo os ímpios não o texto é claro depois nós os vivos ou seja Quando Jesus Voltar duas dois acontecimentos ocorrerão primeiro os mortos ressuscitam.

    Segundo os que estiverem vivos são transformados e Arrebatados para encontrar o senhor Jesus nos ares então não tem duas ressurreições aqui está claramente posto posto lá em Mateus 528 e 29 que todos que estão nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão uns pra ressurreição da vida outros pra ressurreição do juízo é claro que Paulo.

    Está tratando aqui dos cristãos el tá falando pra igreja de tessalônica ele está escrevendo esse texto para ajudar aquela igreja a lidar com a influência do pensamento grego para que a igreja seja formatada dentro da verdade de Deus e não dentro da filosofia dos gregos mas a pergunta é Como será o corpo da.

    Ressurreição Paulo não trata nesse texto desta matéria mas ele vai explicar isso com muita clareza lá em primeiro Coríntios Capítulo 15 a partir do verso 34 eu chamo a sua atenção para irmos para lá para clarear esse assunto e Paulo vai usar aqui três metáforas três figuras para mostrar como Como será o corpo da Ressurreição acompanhe comigo a.

    Partir do verso 35 e diz assim mas alguém dirá como ressuscitam os mortos em que corpo vem talvez Esta é uma das perguntas que eu mais escuta ao longo dos meus 42 anos de ministério Paulo vai usar três figuras como disse a primeira delas no verso 36 a figura da semente segunda a figura da carne no verso 39 e terceiro a figura dos corpos celestes no Versículo 40 como é que ele tá usando a figura do corpo como semente.

    O que ele tá dizendo é que quando uma pessoa morre aquele corpo que você sepulta em terra Aquilo é como uma semente que você joga no útero da terra aquela semente vai brotar no dia da Ressurreição e Paulo tá dizendo com isso que tem continuidade e tem descontinuidade o que que é a continuidade se morre o José da Silva não é o Antônio Pereira que vai ressuscitar é o José da.

    Silva se morreu na impiedade não vai ressuscitar na Piedade vai ritar na impiedade a morte num varinha numa varinha de condão que muda ninguém você planta uma semente de manga você não vai colher abacate você vai colher manga então a identidade da pessoa permanece não vai ser outra pessoa é a mesma pessoa qual é a.

    Descontinuidade ele vai começar a explicar esse assunto a partir do verso 42 quando diz assim semeia-se corpo na corrupção Ressuscita na incorrupção o que que ele tá falando o nosso corpo ele está sujeito às intemperes do tempo querendo ou não nós vamos ficando com o corpo enfraquecido debilitado as rugas vão surgindo no nosso rosto indisfarçável com o tempo o nosso vigor vai se esgotando com o tempo as forças vão acabando de repente os joelhos ficam.

    Trôpegos as pernas ficam Bambas os braços ficam flácidos os olhos ficam embaçados os cabelos ficam brancos e esse corpo nosso vai ficando velho cansado doente caquético senil e morre Essa é a ideia esse corpo é corruptível a beleza física vai desaparecendo então às vezes quando você lança esse corpo na Sepultura como uma.

    Semente ele está caquético mas o corpo que vai brotar daí quando Jesus voltar é um corpo incorruptível não vai ficar cansado não vai ficar doente não vai ficar velho não vai ter defeito físico não vai brigar nem com a balança nem com o espelho vai ser um corpo perfeito como o corpo da Glória do Senhor Jesus segundo Paulo diz assim semeia-se.

    Em desonra c-se em Glória o nosso corpo agora está sujeito a fraquezas múltiplas a doenças severas Quem de Nós já não entrou num CTI de hospital vendo uma pessoa Ali há anos vegetando intubada em coma com o corpo cheio de feridas Às vezes o corpo vai encolhendo Quantas vezes você e eu já vimos pessoas.

    Tomando remédios pesadíssimos para aliviar a dor atroz e por fim quando esse corpo é vencido pela doença está machucado ferido desonrado e essa semente que vai ser lançada na Sepultura está murcha agredida pelo sofrimento porém o corpo que vai brotar da Sepultura Quando Jesus Voltar diz o apóstolo Paulo é um corpo.

    Glorioso que na linguagem de Daniel Capítulo 12 vai brilhar como o sol na sua força assim será o corpo da Ressurreição no verso 43 Paulo diz Seme em fraqueza ressuscita em poder o nosso corpo é fraco é fraco você vê uma criança diferente dos animais quando ela nasce ela é Totalmente Dependente um bezerrinho nasce lá no.

    Campo ele nasce meit troncho Zinho mas daqui a pouquinho ele já se apruma e no mesmo dia já tá mamando no segundo dia tá andando daqui a pouco ela tá correndo Nasce Uma Criança ela é dependente no primeiro dia no primeiro mês do primeiro ano depois vira um garotinho esperto adolescente vaid um jovem cheio de músculos tonificados mas o tempo vai passando e a idade vai chegando daqui a pouquinho não corre mais os joelhos já não estão mais tão.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=0P9QVT0kK9M

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem