24. O amor de Deus pelos que são seus (Rm 5.3-11)

24. O amor de Deus pelos que são seus (Rm 5.3-11) Romanos 5 de 3 a 11 e não somente isto mas também nos gloriamos nas próprias tribulações sabendo que a tribulação produz perseverança e a perseverança experiência e a experiência e a esperança ora a esperança não confunde porque o amor de Deus é derramando em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi o outro orgasmo porque Cristo Quando nós.

24. O amor de Deus pelos que são seus (Rm 5.3-11)

Ainda éramos fracos morreu a seu tempo pelos ímpios dificilmente alguém morreria por um justo pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós ainda pecadores logo muito mais agora sendo justificados pelo seu sangue seremos por ele salvos da Ira porque se nós quando inimigos vamos reconciliados com Deus mediante a morte.

Do seu filho muito mais estamos já reconciliados seremos salvos pela sua vida e não apenas isso mas também nos gloriamos em Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo por intermédio de quem recebemos agora a reconciliação vamos orar pedindo que o espírito santo nos ilumine e nos conduza na compreensão da palavra que ele mesmo inspirou ó Deus abre os nossos olhos para que vejamos as maravilhas da tua lei iremos que nos deis ouvidos espirituais para atendermos a voz do teu espírito que nos.

Chama pela tua palavra que a exposição dela traga a luz nessa noite com sono direção tudo de acordo com a necessidade de cada um de nós que o Senhor conhece também é o que nós Te pedimos em nome de Jesus amém nós temos dando continuidade a explicação que Paulo começou a fazer no capítulo 5 sobre os efeitos da justificação pela fé até o capítulo 4 Paulo estava provando.

Até criminosidade de toda a raça humana tanto do gentios aqueles povos que nunca ouviram falar do evangelho e que constituíam as nações naquela época e dos próprios juDeus que mesmo tendo recebido a revelação de Deus através das escrituras sagradas ainda assim não guardavam a lei de Deus Paulo gasta tempo nos Capítulos 1 e 2 e metade do capítulo 3 para provar que toda a raça humana está debaixo do juízo de Deus e.

Em seguida ele apresenta o único caminho pelo qual tanto gentios pagãos como os juDeus que receberam a revelação podem ser salvos e esse caminho é mediante a justificação que por Deus mediante a fé na obra de Cristo na cruz do Calvário tanto os gentios como os juDeus eles são salvos da mesma forma mediante a justiça de Deus que nos é dada através da fé com base no sacrifício do seu filho Jesus.

Cristo Paulo demonstra isso no capítulo 4 através da história de Abraão que nós já vimos com bastante detalhes e aqui no capítulo 5 uma vez demonstrado o ponto dele que nós somos justificados pela fé mediante o sangue de Cristo Ele fala dos efeitos dessa justificação O que é que acompanha isso que bençãos mais vem juntamente com a justificação dos nossos pecados Na mensagem anterior nós vimos.

Nos versos 1 e 2 que Paulo menciona em primeiro lugar paz veja só houvesse um justificados pois mediante a fé temos paz com Deus esse é o primeiro do jeito que Paulo menciona da justificação essa paz com Deus não é um sentimento embora Produza também o sentimento de paz mas ela é a sensação de toda hostilidade entre Deus e nós Deus não está mais em guerra conosco por conta dos nossos pecados porque eles foram perdoados nós.

Somos justificados dos nossos erros Deus nos trata como justos e contras justos Deus não tem guerra ele não tem guerra Então justificados temos pais com Deus o segundo efeito é acesso a essa graça presença de Deus que está no verso 2 por intermédio de Cristo obtivemos também acesso pela fé a essa graça na qual nós estamos firmes é outro efeito da justificação que nós podemos chegar à presença de Deus diretamente de maneira.

Frontal a ele entrar na sua presença santa e real e ali receber dele o favor e Paulo menciona mais uma um privilégio certificados que tá no final do verso 2 que é nos gloriarmos na esperança da Glória de Deus nós vimos que gloriar-se aqui significa se regozijar ter uma alegria profunda uma glória Alegre na esperança de participar da Glória de Deus quando ele se manifestar no futuro e agora nos versos de três a 11 nós.

Temos mais quatro efeitos dessa justificação que eu queria ver com vocês nessa noite Paulo diz que nós não somente nos gloriamos na esperança de Deus mas agora no verso 3 nos gloriamos nas tribulações nos Sofrimentos aqui nesse mundo que seria mais um efeito da justificação e seguindo ele fala da certeza do amor de Deus por nós quando nós estamos passando por esse Sofrimentos podemos questionar se Deus nos ama mas ele diz que Deus nos.

Assegura do amor dele no meio das tribulações isso nós vamos ver nos versos 5 a 8 terceiro efeito que nós queremos ver nessa noite o resultado das justificação é A Certeza da Salvação futura Quem foi justificado pela fé mediante a obra de Cristo Ele pode ter certeza de que vai ser salvo daquela Ira de Deus que está por vir sobre a humanidade e o último efeito da justificação mencionado por Paulo aqui é que nós nos gloriamos em Deus mediante de Jesus que está no verso.

Veja Também, Vai te Interessar:

    11 então hoje à noite a minha o meu objetivo é expor esses privilégios essas

    Bençãos Que Deus Dá aqueles que são justificados perdoados recebidos aceitos por Deus mediante a fé e que tiveram seus pecados cancelados e o primeiro efeito que queremos mencionar É exatamente esse dos versos 3 e 4 que nós nos gloriamos nós tribulações não somente isso tô lendo verso 3 mas também.

    Nos gloriamos nas próprias tribulações sabendo que a tribulação perseverança a perseverança experiência e a experiência e esperança as tribulações é que Paulo se refere aqui são todas aqueles Sofrimentos que são fazem parte da nossa existência humana e que são resultados do Vale de Lágrimas em que nós vivemos aqui nesse mundo são tribulações causadas por problemas físicos por ausência de condições financeiras pela privação de.

    Determinados de determinadas necessidades que nós temos hostilidade das outras pessoas perseguições por causa do Evangelho a Gama é muito variada o que a bíblia considera como tribulação é muito amplo é tudo aquilo que aqui nesse mundo nos causa sofrimento que testa a nossa fé que testa o nosso caráter é tudo aquilo que nos desaponta que nos desagrada que produz desconforto que produz tristeza então todos nós estamos sujeitos às.

    Tribulações todos nós estamos sujeitos a passar por esse tipo de coisa a diferença entre nós e uma pessoa que não foi justificada pela fé é que os que foram justificados pela fé eles se gloriam nessas tribulações a pessoa que não foi que não conhece a Deus no meio de todo esse sofrimento ela xinga Deus ela ela elas amaldiçoa Deus ela ela procura soluções pecaminosas ela procura alívio em coisas ilícitas como sexo droga bebida as.

    Pessoas reagem muito mal ao sofrimento quando elas não têm essa Âncora que é a certeza do Perdão de Deus por elas mas a pessoa que foi justificada pela fé em Cristo Jesus ela ela tem essa atitude de gloriar-se no próprio sofrimento ela se Gloria nas próprias tribulações Lembrando que gloriasse aqui é alegrar-se nós não nos alegramos nós tribulações porque a tribulação é uma coisa gostosa não é não a tribulação é desagradável Ela traz incômodo Ela traz.

    Dor Ela traz sofrimento e Deus não quer que a gente Ignore isso não é proibido o crente dizer para Deus o Cristão dizer para Deus Deus eu tô sofrendo eu tô sentindo a angústia eu tô passando por um momento difícil eu não sei se eu vou conseguir suportar não é pecado você fazer isso mas a atitude correta é que no meio de todo esse sofrimento no meio de toda a tribulação que vem bater na nossa porta nós podemos olhar para esse sofrimento com a atitude de Glória neles.

    Dizer assim eu me alegro no final mesmo que eu esteja sofrendo com isso mesmo que seja desconfortável mas eu tenho uma alegria íntima com tudo isso E por que motivo a explicação tá aí no próprio verso 3 nós nos gloriamos nas próprias tribulações porque nós sabemos o que é que a tribulação produz na nossa vida nós sabemos porque que Deus deixa que os seus filhos sofram e o alvo de Deus com o sofrimento aqui nesse mundo.

    Para aqueles que foram justificados não é nos castigar nos punir não é nos fazer sofrer porque ele é um Deus cruel mas o alvo de Deus é nos aperfeiçoar o alvo de Deus é melhorar o nosso caráter Paulo diz aqui que a tribulação ela produz naquele que foi justificado pela fé em primeiro lugar produz perseverança tá vendo aí no final do verso 3 A perseverança é a capacidade de você aguentar pacientemente os Sofrimentos sem reclamar sem botar a culpa em Deus sem.

    Blasfemar sem se tornar o incrédulo sem virar as costas para Deus mas continuar ali a servindo a Deus no meio do sofrimento exemplo Jó no antigo testamento Deus permitiu que tudo fosse tirado de Jó e a única coisa que já conservou foi a sua perseverança ele perseverou em seguir a Deus ainda que de vez em quando ele dizia maldito o dia que eu nasci eu não sei porque que eu vim ao mundo Deus por que que eu tô passando por isso mas em nenhum momento Deus atribuiu a.

    Deus alguma falta ele perseverou ele saiu daquela provação agora vem um

    Segundo efeito o homem mais experiente porque a perseverança ela produz experiência palavra experiência aqui significa poderia ser traduzido mais literalmente como sendo um caráter aprovado uma pessoa que foi provada e que ela foi ela foi testada e ela foi aprovada por Deus ela foi aprovada por Deus por isso que a gente se regozija no.

    Meio do sofrimento porque a gente olha para o sofrimento como sendo a escola de Deus Deus me matriculou na escola do sofrimento porque ele quer lá na frente ter um produto final Deus está esperando que através desse sofrimento e das tribulações eu cresça eu eu aprendo a perseverar a ser paciente Eu tenho um caráter aprovado e isso no final aqui no verso 4 Paulo diz que a experiência vai produzir o que Esperança Esperança aqui é a certeza absoluta de.

    Que o que Deus prometeu ele haverá de cumprir Tem muita gente que quer ter esperança mas não quer passar pela tribulação Então quando você diz assim Deus enche meu coração de esperança de esperança aqui a certeza né Eu quero ter um vislumbre da tua glória eu quero assim que meu coração tenha plena confiança nas coisas futuras eu quero ter essa fé que consola o coração eu disse tá bom aí no dia seguinte lá vem aprovação porque esse é o caminho.

    Provação produz perseverança que produz experiência e que produz esperança não vai cair do céu pronto é um processo que Deus usa por isso que tá errado é um evangelho falso esse que é apresentado as igrejas em que Deus existe só para nos fazer feliz só para satisfazer os nossos desejos e que eu devo buscar a Deus para que eu possa experimentar de toda a felicidade nesse mundo o caminho de Deus para que você seja completo é o.

    Caminho da Cruz e Jesus nunca enganou ninguém ele sempre diz quem quiser vir após mim negue-se a si mesmo tome a sua cruz e me siga essa Teologia da prosperidade financeira e de saúde de que Deus quer sempre nos fazer ricos bonitos felizes alegres é um falso evangélico Deus de fato vai nos fazer bonitos ricos felizes e alegres mas não necessariamente aqui nesse mundo aqui.

    Nesse mundo Ele tá trabalhando o nosso caráter e ele faz isso através das tribulações por isso que o crente O que foi justificado pela fé ele se Gloria nas próprias tribulações porque ele sabe que todas as coisas contribuem para o seu bem inclusive o sofrimento a segunda bênção que Paulo menciona aqui que acompanha a justificação é a certeza que Deus dá ao justificado pela fé de que esse Sofrimentos eles são.

    Decorrentes do amor de Deus e não da sua Ira quando a gente sofre Quando o crente verdadeiro sofre não é porque Deus está com raiva dele mas porque Deus quer melhorar o seu caráter na verdade é uma demonstração do amor de Deus e veja como Paulo explica isso aqui como é que Deus nos conforta no meio de toda a nossa provação Deus nos conforta no meio do nosso no meio do nosso sofrimento nos damos certeza do seu amor está indo.

    Verso 5 a 8 hora a esperança essa esperança que nós queremos ter que temos da Glória de Deus ela não confunde porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado no meio de todo aquele sofrimento que nós experimentamos da dor e das tribulações aqui dessa vida às vezes mais às vezes menos mas sempre tem no meio da nossa experiência durante a nossa história aqui Deus derrama o seu.

    Amor no nosso coração através do Espírito Santo aqui essa certeza do amor de Deus Paulo fala dela de duas maneiras primeiro esse derramar do amor de Deus no nosso coração que é uma experiência subjetiva alguma coisa que a gente sente e segundo fala do amor de Deus objetivamente demonstrado na cruz que nós vamos ver do verso 6 até o verso 8 Então vamos começar primeiro com o amor de Deus derramado em nosso coração que é uma.

    Experiência subjetiva é algo que a gente sente Paulo diz aqui que quem Derrama o amor de Deus no nosso coração é o espírito santo que nos foi dado que nos foi outorgado o espírito santo já foi dado à Igreja de Cristo no dia de Pentecostes e ele foi dado a todo aquele que foi justificado vocês percebem Aqui a ligação entre justificação e ter o Espírito Santo de vez em quando alguém pergunta para mim chega para mim pastor Quando é que a gente recebe espírito santo eu já sou crente em Jesus Cristo mas eu não falei.

    Em línguas eu não recebi o espírito santo não Não é impossível você ser justificado e não ter o espírito santo você vê como o Paulo aqui trata as duas coisas como se fosse a mesma coisa Deus derrama o seu amor no nosso coração por meio do Espírito Santo que já foi dado quando é que foi dado quando a gente foi justificado quando Deus nos recebeu como os céus quando ele perdoou os nossos pecados eles nos ele nos deu o espírito santo como garantia que vem morar em nosso coração e esse espírito.

    Em momentos de angústia de Sofrimento ele nos convence do amor de Deus por nós ele nos fala do amor de Deus por nós que aquilo que nós estamos passando não é fruto da ira do pai mas é a mão bondosa de um pai que está corrigindo um filho que está indicando o caminho para fazer ele derrama esse amor de Deus no nosso coração meus irmãos essas experiências do amor de Deus elas elas são experiências Às.

    Vezes a gente fica com medo de ter experiência e por conta dos abusos que a gente vê aí que a gente vê por aí tem tem muito abuso nessa área de experiência mas o fato de que a abusos na área de experiências não quer dizer que o cristianismo verdadeiro não ofereça a experiência existem experiências na vida cristã em que a pessoa sente ela percebe é quase que palpável ela tem consciência plena das realidades espirituais e de vez em.

    Quando Deus faz isso na vida do verdadeiro cristão Eu tenho certeza que você pode lembrar de algumas algumas dessas vezes em que no fundo do poço na angústia do seu coração passando pelo vale da sombra da morte de repente as nuvens se dissiparam o sol brilhou sobre o seu coração alegria encheu o seu coração e você viu e conheceu que Deus é o Senhor que ele lhe ama e que ele fez tudo aquilo sem entender o amor de Deus por você numa editor daquela situação o.

    Espírito santo faz isso no coração daquele que é justificado ele derrama o amor de Deus no coração para que nós tenhamos certeza disso agora o amor de Deus por nós que é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo nessas experiências ele é baseado objetivamente na demonstração do amor de Deus por nós na cruz do Calvário Note que logo em seguida ao verso 5 que diz o amor de Deus é derramado em nosso.

    Coração pelo Espírito Santo que nos foi outorgado Paulo começam porque ou seja ele vai explicar porque é que esse amor de Deus ele é uma prova de que ele não está irado conosco ele vai provar Por que Que Deus derrama o seu amor ele vai demonstrar isso O que é esse amor de Deus por nós em que é que consiste o porquê introduz a explicação de Paulo ele tem dois argumentos aqui se Vocês prestaram atenção no texto ele faz dois argumentos.

    O amor de Deus por nós primeiro porque aqui Como eu como é que eu vejo esse amor de Deus objetivamente falando primeiro a situação em que eu vivia quando Cristo morreu por mim tá indo versus 6 porque ele tá explicando o amor de Deus quando nós Cristo Quando nós ainda éramos fracos morreu a seu tempo pelos ímpios tá aqui o primeiro argumento para demonstrar o amor de Deus é que Cristo.

    Morreu a seu tempo por nós quando nós ainda éramos fracos fracos aqui é fracos moralmente fracos espiritualmente incapazes sem forças de nos salvar sem forças de nos justificar diante de Deus ainda mais completo impotência Sem condição alguma de fazer algo para nossa redenção quando estávamos nessa situação Cristo a seu tempo no tempo determinado por Deus ele morreu pelos ímpios que são a mesma.

    Coisa esses fracos são aqui chamados de ímpios ímpios São pessoas que não tem piedade né ímpio não tem nenhuma Piedade não tem nenhuma devoção a Deus não tem nenhum amor ou interesse por Deus quando Cristo morreu na cruz ele morreu para salvar fracos e ímpios morreu para nos salvar nessa situação era isso que nós éramos Quando Deus mandou o seu filho no tempo certo morrer por nós Jesus Cristo não veio salvar pessoas boas ele não.

    Veio salvar pessoas justas até porque elas não existem mas ele morreu por nós quando nós ainda éramos fracos e ímpios Esse é o primeiro argumento de Paulo do amor de Deus esse esse amor que é derramado em nosso coração é o espírito santo dizendo assim você tá aqui angustiado com essas tribulações pensando que isso aqui é o resultado do castigo de Deus a mão de Deus sobre você tá mas você se lembra quem você era quando Cristo morreu por você Ora se ele amou lá.

    A ponto de morrer por você quando você era um ímpio um fraco Será que o amor dele por você mudou muito mais não ele não vai ele te amar agora Esse é o primeiro argumento o segundo tá no verso seguinte a improbabilidade de isso ter acontecido humanamente falando Deus mandar o seu filho Santo morrer pelos ímpios qual a probabilidade disso veja como Paulo argumenta aqui no verso 7 dificilmente alguém morreria por um.

    Justo uma pessoa justa uma pessoa imagina uma pessoa moralista né pessoa que guarda as leis uma pessoa justa você daria a vida por ela dificilmente a gente daria a vida por um justo não é normal uma pessoa dá uma vida até porque é justo Paula aí ele ainda argumento pois pode ser que até pelo bom alguém se anima a morrer pelo moralista eu não morro não mas pelo um bom quer dizer uma pessoa que faz Bozo obras é.

    Caridosa pode ser até que eu morresse mas Deus prova seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós sendo nós o que Justus e bons né sendo nós pecadores tendo quebrado a sua lei ofendido a sua santidade nos colocada em posição de inimizade contra ele a situação em que nós nos encontramos quando Cristo morreu por nós e a improbabilidade de alguém morrer por um.

    Justo pelo um bom faz com que a morte de Cristo na Cruz no Calvário porém ímpios como vocês e como eu seja maior demonstração do amor de Deus as pessoas às vezes penso assim não Deus não me ama porque não me deu um marido onde está o amor de Deus onde estava o amor de Deus quando eu perdi a minha Fortuna onde estava o amor de Deus quando eu perdi um parente um ente querido um filho quando eu perdi a minha saúde a resposta de Deus sempre vai ser.

    Apontar para Cruz lá é a demonstração do meu amor é lá que eu provo que eu amo você o fato de que você tem bençãos materiais que eu cuido de você no dia a dia Essa não é a maior demonstração do meu amor a maior demonstração do meu amor é que eu mandei meu filho morrer por você quando você era um fraco quando você era um ímpio quando você era um pecador quando seria Improvável já que nem pelo justo nem pelo bom ninguém quer morrer Deus.

    Prova o seu amor quando deu mandando seu filho morrer por pecadores como nós é disso que o espírito santo nos convence quando ele derrama o amor de Deus no nosso coração ou seja a base objetiva é a morte de Cristo na cruz a dois mil anos hoje subjetivamente o espírito santo toma aquele fato e derrama esse conhecimento no nosso coração e nos convence Ele ama você a prova do amor dele por você é o que Cristo fez por você na situação em que você se encontrava.

    Note aqui como eu não resisto a fazer a ligação não é da morte de Cristo ligada a salvação eficaz você percebe que se a gente aqui Fosse falar de uma morte de Cristo Ampla pelo mundo todo esse texto perderia a força mas você vê que Paulo tá falando aqui como se Cristo tivesse morrido pelos seus de forma que eles são eficazmente injustificados e disso eles têm certeza é muito difícil você ter certeza do amor de Deus por si quando é oferecida quando a morte de Cristo é.

    Pregada como sendo assim ele morreu por todo mundo de maneira que no final não morreu por ninguém porque no final vai depender de você de você querer ou não mas você percebe que o propósito de Deus aqui caminha e marcha é sem sem sem obstáculos ele manda o seu filho Seu filho morre pelos seus os seus são chamados injustificados e o espírito santo nos convence os pessoal isso dá certeza é nessa salvação que eu creio uma salvação firme eficaz e que não vai.

    Depender no fim da decisão éfêmera e falível do homem mas de um Deus que chama mesmo e que justifica Com base no sangue do seu filho E é disso que ele nos dá certeza de que Ele nos ama muito mais do que nós poderemos imaginar Paulo já emendam a terceira consequência eu tava aguentando com minha esposa como é difícil às vezes seguir o pensamento de Paulo não é quando a gente vinha aqui para a igreja no carro conversando sobre o sermão e orando E.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=C_KempS52j8

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem