O RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS - Hernandes Dias Lopes

O RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS - Hernandes Dias Lopes A palavra da verdade governantes Dias Lopes dar início a nossa ao nosso estudo hoje E hoje vamos expor Capítulo 14 de Romanos Abra sua bíblia por favor comigo roubar os 14 os romanos capítulo 14 o ok todo mundo e antenado é então vamos fazer essa leitura e você.

O RELACIONAMENTO ENTRE IRMÃOS - Hernandes Dias Lopes

Acompanha por favor tá escrito o seguinte acolhei ao que é débil na fé não Porém para discutir opiniões um crê que de tudo pode comer mas o débil come legumes quem come Não despreze o que não come Eo que não come Não julgue e o que come porque Deus o acolheu quem é isso que julgas o servo alheio Oi para o seu próprio senhor está em pé ou cai mas estará em pé porque o senhor é poderoso para o suster ou faz diferença entre dia e dia outro julga iguais todos os dias cada um tem a.

Opinião bem definido em sua própria mente tem distingo entre dia e dia para o senhor eu faço e quem come para o senhor come porque dá graças a Deus e quem não come para o senhor não come dá graças a Deus porque nenhum de vós vive para si mesmo nem morre para si mesmo porque se vivemos para o senhor vivemos se morremos para o senhor morremos E é pois vivamos ou morramos somos do senhor foi precisamente para esse fim que Cristo.

Morreu e ressuscitou para ser senhor tanto de mortos Como de vivos Tu porém Por que julgas teu irmão e tu por que desprezas o teu pois todos compareceremos perante o tribunal de Deus como está escrito e por minha vida Diz o Senhor diante de mim se dobrará Todo joelho e toda língua dará louvores a Deus assim pois cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus versículo 13 não nos julguemos mais uns aos outros.

Pelo contrário tomar e o propósito de dar um pode tropeço ou escândalo ao irmão eu sei e isso é persuadido no senhor Jesus de que nenhuma coisa é de si mesma e impura salvo para aquele que assim a considera para esse é impura se por causa de comida o teu irmão se entristece já não anda segundo o amor fraternal é por causa da tua comida não faças perecer aquele a favor de quem Cristo morreu não seja pois vituperado o vosso.

Bem porque o reino de Deus não é comida nem bebida mas justiça e paz e alegria no Espírito Santo aquele que deste modo serve a Cristo e agradável a Deus e aprovado pelos homens assim pois seguimos as coisas da Paz e também as da edificação de uns para com os outros não destrua se a obra de Deus por causa de comida todas as coisas na verdade são limpas mas é mal para o homem o comer com escândalo é bom é não.

Comer carne nem beber vinho nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar ou se ofender ou enfraquecer a fé que tens tem-na para ti mesmo perante Deus bem-aventurado e aquele que não se Condena naquilo que aprova mas aquele que tem dúvidas é condenado cê comer é porque o que faz não procede de fé e tudo que não procede ou não provém de fé é pecado Vale a pena ler o.

Versículo primeiro capítulo 15 Ora nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos e eu quero hoje tratar com vocês a luz desse texto sobre o tema o relacionamento entre irmãos que pensam diferente e essa é um negócio fenomenal né como é que você é linda como é que você convive com pessoas que são seus irmãos na fé mas que não pensam como você em alguns.

Aspectos preste bem atenção não estou falando de diferenças doutrinárias e você e eu não podemos pensar diferente do ponto de vista doutrinário um dos pilares da nossa fé a pastora eu acho que Jesus Cristo é Deus não mas é tudo bem a gente pensa diferente mas tamo junto não não não é isso não não a pastora eu acho que a bíblia é a palavra de Deus não mas tamo junto não não não não não é disso né você não tem liberdade Deus é diferente não.

O Paulo não está tratando de doutrina está tratando aqui de relacionamento e assunto secundários e nesse aspecto de secundário é etária falando aqui de liberdade Cristã o ou seja como respeito a liberdade Cristã nós temos que fazer algumas distinções aquilo que nós chamamos de coisas Moraes aqui que nós somos de coisas imorais e.

De coisas a Morais e outras palavras e Tem coisa que é certa essencialmente certa não importa o tempo do passado no presente do futuro vai ser certo por exemplo se a massa o próximo nunca foi errado não é errado jamais será errado e Tem coisa que é imoral qualquer época da vida qualquer tempo por exemplo Essa é a prostituição a mentira o roubo.

a maldade foi errado ontem errado hoje mais errado amanhã é mas tem coisa que depende depende depende do contexto de Pedro lugar eu posso é certo ou errado e eu contexto aqui que ele vai trabalhar de dieta comida como não come ou de dias sagrados guardo não guardo.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Observo observo bom então ele divide divide a igreja

    Paulo daquilo que ele chama de crentes fracos e crentes fortes e o crente Forte é aquele que compreendeu o melhor o cristianismo a fé cristã e não fica preso a determinada as perícias de hábitos e costumes e não apui essas regrinhas de cardápio.

    Não isso eu não posso comer não que eu não posso comer nosso aqui no começo aqui não deve comer-se comer isso aqui é pecado se deixar de comer também é pecado e se eu Guarda esse dia eu tô pecando se eu não guardo eu tô pegando essas coisinhas esses detalhes algumas pessoas venceram isso e ele chama de crentes fortes e o crente fraco é aquele que ainda está preso essas práticas esses hábitos esses costumes Não não vou comer não não pode beber não não pode guardar esse dinheiro.

    Guardar aquele outro dia e ele fica melindrado se você come se você bebe se você guarda ou não guarda determinado o dia então para os dois pecados básicos que estava acontecendo aí o primeiro e os crentes fracos julgava os crentes fortes Você tá comendo isso você não é crente então aí julga para o pecado crediforte Coitada crente maduro bebendo a fé aí julgava.

    Outro desprezará o outro 1 peca Por que julga o outro pega porque despreza bom então vamos dar uma olhadinha aqui nesses aspectos da Liberdade Cristã nós temos que ter alguns cuidados Olha aí comigo Capítulo 14 Versículo 15 e se por causa de comida o teu irmão se entristece já não anda segundo o amor fraternal é por causa da tua comida não faça perecer aquele a favor de quem Cristo.

    Morreu bom então se você é um crente faca posso comer de tudo mas você tá lá convivendo com o irmãozinho fraco na fé que não é isso aqui um pouco velho por exemplo você comer uma galinha ao molho pardo tem muita gente ficar atualizado Tá Começando aqui e aí se você é um crente pipoca o meu galinha molho pardo pode comer é mas se você tá perto um crente fraco aquele acha que é pecado comer e você come só para from talo você tá pegando você tá ofendendo o seu irmão Ah então você não pode ser governado por.

    Esse espírito e querer desprezar o outro que ele não tem a compreensão que você tem tá olha o Versículo 21 é bom é não comer carne nem beber vinho nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão vem a tropeçar ou se ofender ou se enfraquecer então aquilo que você acha que é certo e para você é certo e você não tá pegando em fazer Qual é a moral você fazer ou não fazer você não melhora nem piora mas se você faz e com o fato de você.

    Fazer seu irmão se escandalize ou se enfraqueça na fé você não deve fazer se você se abstém de fazer porque se você faz você tá sem motivo de tropeço para o seu irmão fraco na fé tem 19 é uma coisa irmãos a igreja não é lugar para disputa de ideias acerca de coisas secundárias mas Campo fértil para o exercício do amor fraternal é uma igreja imatura ela fica discutindo isso olha aí Versículos uma três acolheu.

    Que é débil na fé não parei Porém para discutir opiniões E hoje você viu alguém discutindo opiniões sobre coisas secundárias é uma prova de que houve aí tá desistindo ali o que e maturidade falta de crescimento espiritual Olha o Versículo 21 crê que de tudo pode comer hoje o débil para legumes não é que tá pegando a dizer que o cliente vegetariano a embratur na fé não viu gente oi hahaha então não tô dizendo você tem que para churrascaria todo dia não.

    O ponto é o seguinte tem que ter por trás disso está por trás disso é que no naquela época os crentes convertidos vinho do paganismo e no paganismo as pessoas sacrificavam cubistas Carlos por exemplos Aos aos Deuses deles e aos Ídolos deles Oi e aí o que que acontece alguns crentes achavam que em virtude disso você não.

    Devia nem comer carne para não correr o risco de comer uma comida sacrificada a Ídolos

    Eu não sei se vestiu completamente comentário para não correr o risco de por me aturar essa carne eu comi era cercado aqui pronto aí para quem bom então só comer legumes para uma coisa risco deve tá dizer o seguinte um crê que de tudo pode comer mas o dedo como legumes agora olha o princípio lugar três quem come Não despreze o que não come então você acha que para comer.

    Galinha molho pardo ir lá na Bahia comer um acarajé a mais ao foi dedicado lá os Ídolos lá ok mas você não tá sabendo se foi o me problema não eu descobri que o dia da Record come não tem problema não agora se você come Não julgue quem não come Não despreze o que não come se você não come Não julgue quem come ou se é seu papel na igreja não é ser.

    Juiz do seu irmão e pensa diferente de você a respeitá-lo esse é o princípio da maturidade Cristã agora veja bem a algumas coisas que e são tranquilo líquido e certo fazer determinados hoje contexto Não não é mais like vai fazer não por exemplo a cobra não come comida sacrificada a Ídolos e como não come carne o que dá uma olhadinha comigo lá em.

    Coríntios como é que Paulo deu com isso é o mesmo contexto aqui vai para primeiro Coríntios Capítulo 8 e três circunstância aquilo que é a moral ou se é de outro não é nem pecado nem virtude não deve ser feito Olha aí Capítulo 8 Versículo 10 é porque se alguém e não prima não vou conversar com oito Mexico 8 não é a comida que nos recomendar a Deus pois é nada perderemos se não comermos e nada ganharemos.

    Começou seja se você fizer você não fica nem mais Santo Nem Menos Santo ver porém que esta vossa Liberdade não venha de algum modo ser tropeço para os fracos então a liberdade Cristã não pode ser um motivo para você provocar escândalo o seu irmão mais fraco na Fé Qual é o princípio do verso 10 Porque se alguém te vira ti que as dotado do saber a mesa em Templo de Ídolos não ser a consciência do que é fraco induzida a participar de comida sempre cada Ídolos.

    Vai fazer o seguinte vamos demais não sei quem ser crente se converteu aí um amigo veio lá do pagar um amigo do paganismo de onde você saiu convida você para ir no tempo e aí ela tem uma churrascada depois dos das cerimônias deles e lá você não deve ir lá você deve comer é porque se você comer carne lá você está violando a consciência do fraco é aquilo que é a moral neutro pode se tornar um problema um pecado um motivo de tropeço discando outra pessoa então.

    Lá você não é comer O que é o princípio segundo lugar Olha aí Capítulo 10 o Capítulo 10 Versículo de número 20 o e 5 e quando é de tudo que se vê no mercado sem nada perguntar fonte de consciência porque que tá falando isso aqui as cargas que eram sacrificados os tempos dos Ídolos nem toda essa carga era consumida lá boa parte dessa carta.

    Descia para o açougue Oi e aí a Dona Maria vai eu açougue no mercado comprar carne para o almoço aí eu sou gay diz assim para Dona Maria chegou a carne especial aqui hoje ver exatamente lá do tempo dos vidros foi dedicada e carne da primeira qualidade a Dona Maria que é crente não deve fazer o quê não deu comprar essa cara se ela não sabe mesmo que a carga tenha sido sacrificado aos Ídolos ela para comprar.

    For levar pode fazer um bife acebolado e comer Sem drama de consciência que tem pecado nisso não tá percebendo a Rose a terceira circunstância Olha aí Capítulo 10 Versículo 27 se algum dentre os incrédulos os convidar e quiser dizer comer de tudo que for possível de voz sem nada perguntar se o motivo de consciência porém se alguém disser isso é coisa serve cada a ido não com mais por causa daquele que nos advertiu e por causa de consciência então preste atenção nisso.

    Aí você crente aí o seu vizinho que não é crente convida você para um almoço ou jantar você deve ir e preste atenção cliente precisa ter amigos não crentes não para ser influenciado por eles mas para influenciá-los com o evangelho aí você chega na casa do seu vizinho que não é crente uma mesa linda posta Paulo diz coma de tudo.

    E de tudo e não fique aí com melindres a Será que foi sacrificada a Ídolos Será que não foi não faço essa pergunta em coma E agora se ele afirmar para você olhar Eu trouxe você aqui meu amigo por que essa cara de especial aqui foi sacrificado aos vídeos eu quero que você Experimente aí você deve mover bom então preste atenção se uma coisa que é a moral pode tornar-se e moral.

    Dependendo do contexto Onde você está ou da informação que você tem deste orisa outro exemplo a a bomba apóstolo Paulo estava enviando Tito para as igrejas e as igrejas judaizantes com influência judaizante entendiam que se a pessoa não se circuncidará se ela não podia ser salva essa é a mensagem de judaizantes conforme as 15 um Paulo disse para ti.

    Para ti tá assim não posso considerar na Ultimate o título de jeito nenhum é porque porque havia um componente teológico doutrinário por trás da circuncisão é preciso se eu fosse dá para ser salvo não se eu fosse tu não tem negócio aí negócio de áudio não pote mas quando o Paulo vai sair para segunda viagem missionária com Timóteo ele se consegue Ultimate vai Paulo você não tá sendo contraditória não por aí para você dar o título e manda se.

    Eu consigo automático O que é isso por uma razão simples São Paulo a circuncisão esse neutra e é neutra Ninguém é mais Santo Por que se considerem a menos Santo Porque deixa de ser consertar E se o problema é apenas cultural então pode-se considerar que nós estamos indo e a primeira porta de entrada Nossa sua sinagoga judaicas e quando você ser considerado você abre caminho cultural.

    Para pregar o Evangelho Então se o problema é apenas cultural se eu consigo Timóteo agora se você disse que é preciso você gostar para acessar não se eu consigo título daquela vez irmãos ah tá claro isso ok bom então esse o aspecto eu chamo a atenção dos irmãos Para nós entrarmos na exposição desse Capítulo 14 nós vamos lá a cor é seu irmão e aprenda a viver com os diferentes Essa é a tese dele até o versículo de número todo então a por quê.

    Que você deve acolher os fracos Então vamos lá vamos voltar agora para Romanos tá bom o Bora os 14 Ah tá colheu que deve na fé é porque você deve acolher o que deve na fé o primeiro você deve acolher O que é débil na fé porque Deus o acolheu e olha aí Versículos uma três acolher o que deve na fé não para discutir opiniões um crê que de tudo pode comer.

    Mas o débil come legumes quem come Não despreze o que não come Eo que não come Não julgue o que come porque Deus o acolheu Ah então você não pode viver um cristianismo cheio de legalismos e regrinhas e Deus que não você faz isso então você não pode ser crente você não é da igreja você não pode ser membro da igreja você não pode ter comunhão conosco Não não faça isso porque porque o irmão que é débil na fé foi acolhido por Deus aquele irmão que é.

    Forte na fé foi acolhido por Deus o que formam o que traz comunhão e o que faz alguém pertencia à igreja é se ele foi acolhido por Deus se Deus acolheu quem é você para não acolher e se Deus aceitou que você para rejeitar Ah pois não Pastor João Olá Boa pergunta boa pego o falso crente tem duas características primeiro falso.

    Crente aquele que não Crer Nas verdades essenciais da fé cristã não é um herege que que nós fazer um distinção irmão entre senta e igrejas uma igreja evangélica a seita são aqueles grupos religiosos que não tem as doutrinas essenciais do cristianismo por exemplo a Bíblia a única regra de fé e prática a um único Deus Pai e Filho e Espírito Santo só.

    Existe um salvador Jesus Cristo só existe um caminho para Deus é Jesus Cristo não há salvação não sei que você se arrependa e Creia em Jesus você que Creu no senhor Jesus você tem a vida eterna você depois que morre vai ser ressuscitado e tem dois destinos céu e inferno se você não crer nessas verdades essenciais você não pode ser cristão e não aceita o ou uma pessoa é um falso Cristão quando ele profecia esta fé verdadeira de boca mas a vida dele não foi.

    Transformada bom então ele fala uma coisa e vive outra ele nunca foi convertido ele faz parte do rol de membros da igreja mas o nome dele não tá escrito no livro da vida isso é um crente falso agora o que é que é um crente débil na fé é um cliente que ele Crer Nas verdades essenciais e ele é convertido mas ele é limitado no seu entendimento no sua seu conhecimento na sua compreensão da Liberdade Cristã.

    E ele se restringe de coisas que ele pode fazer e não faz porque ele tem deficiência no entendimento Ah então deixa eu ver uma coisa aqui para os irmãos às vezes muitos irmãos estão errando e não é porque tem dolo É porque tem falta de informação de conhecimento cabe a nós discipular as pessoas ensinar.

    As pessoas doutrinar as pessoas porque o conhecimento e as pessoas têm é que vai libertando as pessoas de todas essas amarras dessas férias sejam culturais ou sejam do legalismo religioso para deixar de ser um crente fraco para ser um crente forte o Paulo está lidando aqui conosco nesse texto é como conviver com os diferentes é porque é possível que você tenha do seu lado aqui na igreja na mesma igreja igreja pretende Pinheiros um kit na.

    Língua de Paula eo Crash forte que é o crente forte aquele que é regido pelo conhecimento das escrituras que não fica preso as peias culturais ou legalista da religiosidade pode não pode toca não toca faz não faz vá não vá E agora o que que falta dizendo se você Versículos quem come Não despreze o que não come não se você não conseguir um crente fraco Então você não quer nem levar você em consideração se você não.

    Come Não julgue o que come o Paulo está mostrando os dois pecados aqui primeiro pecado é pecado de julgamento segundo pecado pecado de desprezo e esse é o ponto aqui segundo aspecto não sei se eu respondi a sua pergunta não está respondida a qual é a nossa função na igreja Então olha o Versículo 4 e 5 é a coleira e não julgar vamos ver o 45 comigo lá quem és tu que julgas o servo alheio para o seu próprio Senhor ele está em pé.

    Ou cai mas estará em pé porque o senhor é poderoso para o suster um faz diferença entre dia e dia outro julga iguais todos os dias cada um tem opinião bem definido em sua própria médica porque tá dizendo seguinte quem é isto que julga o servo alheio então o seu papel não é julgar o seu papel é a Courier e aqui e por exemplo.

    Ah pois não a coisa vai uma pergunta sua excelente você quer responder ele vai primeiro é eu quero jogar bola para ele.

    Quer uma carona Fornalha não quer hahaha é a compra dele muito bem muito bem vamos pegar a um ponto inicial do próprio grupo apostólico né Jesus tinha do seu grupo apostólico 12 homens você tinha o Mateus que era um coletor de impostos que era um publicano diríamos hoje extrema-direita é uma espécie de colaboracionismo com Roma porque ele é uma espécie de empregado e Roma e acaba explorando o povo e você tinha também no.

    Grupo apostólico o Simão zelote que diríamos hoje o extremo esquerdo da da época que defende até vez pegar em armas para resistir ao poder de Roma e o cristianismo é maravilhoso porque o cristianismo ele ele ele quebra as fronteiras ideológicas é claro que não estou querendo afirmar com isso que Matheus contou sendo um homem de extrema-direita o que o zelote quando você não camarada é de extrema esquerda mesmo sendo uma porta o que eu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=JgxAxk6MSiI

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem