Que é sujeitou na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus porque sabemos que toda criação é um só tempo geme e suporta angústias até agora e não somente ela mas também nós que temos as Primícias do Espírito igualmente gememos em nosso íntimo aguardando a adoção de filhos a redenção do nosso corpo porque.
Na esperança fomos salvos por esperança que se vê não é Esperança pois o que alguém vê como espera mas se Esperamos o que não vemos com o aguardamos até aqui a leitura da escritura sagrada Oremos irmãos pedindo a iluminação do Espírito Santo o bendito Deus envia teu espírito santo para nos conduzir na compreensão da tua palavra que ele nos ilumine e nos faça conhecer o significado das sagradas.
Letras e também de que forma elas se aplicam a nós vivendo tanto tempo depois que elas foram escritas nós que somos o teu povo que te amamos e queremos te conhecer mais aplica a tua Revelação ao nosso coração isso nós Te pedimos em nome de Jesus amém irmãos o tema central do capítulo 8 da carta aos romanos é a segurança da nossa salvação em Cristo Jesus.
Esse Capítulo 8 termina a parte central da carta aos romanos que começou com o capítulo 5 onde o apóstolo Paulo fala da justificação em Cristo Jesus Capítulo 5 da Santificação que é resultado dessa justificação no capítulo 6 da libertação da condenação da lei do Capítulo 7 e agora no Capítulo 8 a certeza que nós podemos ter de que Deus fez por nós está fazendo por nós todas essas coisas ou.
Seja Paulo trata do Ministério do Espírito Santo aqui no Capítulo 8 ele no verso primeiro desse Capítulo havia feito essa declaração agora pois já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus ou seja para aqueles que estão em Cristo que de Jesus Cristo como seu único senhor e salvador para eles não existe mais condenação nenhuma Deus não tem mais nada contra eles Deus não.
Haverá de julgá-los e condená-los e castigá-los eternamente porque a culpa deles foi Perdoado em Cristo Jesus em seguida do verso 2 até o verso 30 na verdade até o final do capítulo o apóstolo Paulo vai falar a respeito da segurança que nós podemos ter dessa verdade gloriosa de que aqueles que são de Cristo para eles não existe mais condenação aqui nesse mundo nem no mundo vem Douro seus pecados foram perdoados os pecados passados presentes e Futuros.
De tal forma que Deus pode prometer para eles a vida eterna porque todos os seus pecados já foram perdoados em Cristo Jesus como é que eu sei disso eu sei disso porque o espírito santo aplica essas verdades no meu coração versus dois a quatro Capítulo 8 nós já vimos eu sei disso porque o espírito santo inclina a minha mente o meu coração a pensar nas coisas de Deus em vez de ficar pensando nas coisas da Carne nas coisas do mundo nós vimos isso nos Versículos de 5 a 8 do.
Capítulo 8 eu sei que não há mais nenhuma condenação para mim porque o espírito de Deus habita em mim e por meio dele eu posso clamar a Deus Aba Pai ele me dá vida e a esperança da Ressurreição futura e eu sei que não há mais nenhuma condenação para mim porque pelo poder do Espírito Santo eu sou livre do domínio da carne e eu não vivo obrigado a uma vida de Pecados Eu não eu posso viver uma vida em que o pecado não.
É necessário versos de 12 a 17 e aqui de 18 a 25 que é a passagem que eu li o apóstolo Paulo disse que nós podemos ter certeza de que não temos mais nenhuma condenação contra nós porque Espírito de Deus Ele nos traz uma amostra da Glória futura ele funciona como uma espécie de garantia e primícia daquilo que Deus haverá de nos dar na vida eterna Esse é o ponto central da passagem Paulo desenvolve isso fazendo um contraste entre os Sofrimentos do mundo presente.
Que nós experimentamos aqui e a glória que um dia Deus haverá de revelar e da qual nós participamos o porquê do verso 18 Paulo começa a sentença com essa palavra Porque para mim tem o por certo que esse Sofrimentos do tempo presente não pode ser comparados com a glória ser revelada em nós e se verso 18 é o porque indica isso uma explicação de alguma coisa que Paulo tinha falado antes e o que é que.
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Ele falou tá no verso 17 Ele disse que nós somos herdeiros de Deus coerdeiros com Cristo e ele termina o verso 17 essa
Declaração se com ele sofremos também com ele seremos glorificados ou seja primeiro vem o sofrimento e só depois vem a glória alguém pode perguntar mas é isso mesmo nós que somos filhos de Deus não foi dito que nenhuma condenação existe mais para nós mas então como é isso nós temos que sofrer primeiro aqui nesse mundo antes de entrar na glória sim é a resposta do apóstolo Paulo.Só que os Sofrimentos que nós passamos aqui quando comparados com a glória que haverá de ser revelada eles são irrelevantes eles são tão pequenos que a comparação eles proporcional é o que ele diz aqui no verso 18 eu tenho por certo que os Sofrimentos do tempo presente isso que ele mencionou no verso 17 nós vamos sofrer não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.
Glória que ele falou também no final do verso 17 quando ele disse que nós seremos glorificados com Cristo com Cristo Jesus Então é isso que nós vamos ver nessa noite e meu objetivo nessa noite é fazer você compreender o caminho de Deus ou o meio pelo qual Deus deseja que você viva aqui nesse mundo no meio de todos os Sofrimentos que você encontra e vai encontrar a uma forma pela qual o Cristão enfrenta.
O sofrimento a dor a perda e essa forma está explicada aqui em outras partes da Bíblia mas hoje à noite eu quero concentrar nisso aqui que o apóstolo Paulo está ensinando como é que eu posso viver os Sofrimentos desse mundo presente como Deus deseja que eu vivo e a resposta maior primeiro e maior é essa fazendo uma comparação entre a glória que nos espera e os Sofrimentos aqui quando a gente tem a expectativa de.
Receber alguma coisa é maravilhosa a gente suporta bem os Sofrimentos preparatórios eu digo isso porque eu vi não somente a minha esposa mas a minha filha darem a luz filhos no meio de grandes dores porque elas optaram pelo parto natural e eu assisti todos eles né o nascimento de todos os meus filhos e dos netos também então Particularmente eu me lembro do sofrimento da minha filha no nascimento do primeiro Neto foram 14 horas de.
Trabalho de parto não é Adore os gritos né que eu ficava assim agoniado Quase que eu chamava chamava o pai não é e dizia o Ronaldo Manda logo fazer uma cesárea alguma coisa para acabar com isso aqui mas com que alegria no final estava a minha filha na hora que nasceu o João Gabriel então ela suportou Todas aquelas dores porque ela sabia o que viria depois Essa é mais ou menos a.
Figura que está aqui quando a gente pensa no que Deus preparou para nós nós suportamos as dores de parto do mundo vindouro esse mundo presente ele está como quem dores de parto aguardando a chegada do mundo futuro e nós então esperamos com confiança Esperança porque o que vem depois superei muito os nossos Sofrimentos aqui vamos ver como Paulo desenvolve essa ideia aqui no texto que nós temos diante de nós ele começa.
Afirmando que ele tem certeza disso De que nessa comparação o mundo presente perde verso 18 tem o por certo tenho por certo tenho certeza de que os Sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a se revelada em nós quando Paulo fala dos Sofrimentos do tempo presente ele está se referindo a todos os males que sobrevém a humanidade e a criação no.
Mundo em que nós vivemos ele tá falando não somente das perseguições que o Crente sofre aqui nesse mundo mas também das doenças das tragédias das angústias dos Desastres das perdas financeiras e finalmente a própria morte o mundo presente é marcado pelo sofrimento Qual a origem desse sofrimento a origem desse sofrimento pode ser encontrada no capítulo de Gênesis capítulos iniciais do livro de Gênesis onde nós temos o.
Relato de Como Deus criou o homem o colocou a prova no jardim e o advertiu
Dizendo que se ele tomasse da árvore do conhecimento do bem e do mal ele certamente haveria de morrer o homem desobedeceu a Deus ouviu a voz do diabo e caiu em desobediência e Deus então amaldiçoou a terra por conta do pecado do homem o castigo que Deus deu ao homem foi maldita é a terra por tua causa a terra ali é todo o universo todo Cosmos.Ele foi amaldiçoado por Deus na hora que o homem Caiu Deus disse ao homem que ele então teria uma existência de Dores onde a terra seria hostil para ele e a terra a terra que antes era um paraíso um jardim agora haveria de produzir espinhos e que o homem com suor e sofrimento haveria de viver aqui nesse mundo Enquanto sua mulher daria a filhos através de muitas dores ou seja Deus sujeitou toda a criação o universo.
Inteiro juntamente com a humanidade toda ao sofrimento a dor a todo esse tipo de angústia por conta do pecado do representante do universo naquela altura essa altura alguém pode perguntar por que que Deus amaldiçoou toda a criação por conta do pecado do homem a resposta é que o homem foi criado como o gerente de Deus da sua criação responsável por cuidar e conhecer o mundo todo o homem foi.
Criado a imagem e semelhança de Deus era o representante de Deus nesse mundo era o ápice da criação de Deus quando ele cai não somente a sua descendência que estava nele cai também mas todo Cosmos do qual ele era o representante todo o universo do qual ele era a criatura máxima absolutamente com ele então por isso Deus disse maldita é a terra por tua causa e o que Paulo está descrevendo.
Aqui no Capítulo 8 é um é o reflexo disso ele ele fala aqui da criação que Gene da criação debaixo do cativeiro da corrupção da criação sofrendo angústias tudo isso como resultado do pecado do primeiro homem E além disso nós acrescentamos Sofrimentos por conta dos nossos próprios pecados os nossos próprios erros escolhas erradas decisões ruins que acrescentam miséria a miséria já existente afora atuação dos Espíritos maus que oprimem o homem possuem o homem.
Corrompem a mente do homem ataca a sua pessoa tudo isso então faz com que o nosso mundo em que nós vivemos ele seja marcado por aquilo que Paulo descreve no verso 8 como Sofrimentos Essa é a realidade que nos cerca Esse é o mundo em que nós vivemos ao dizer isso nós não estamos dizendo que tudo no mundo é só miséria sofrimento e dor pela bondade de Deus.
Pela misericórdia de Deus pelo favor de Deus mesmo que ele amaldiçoou essa terra ela ainda preserva muita coisa da sua criação original a paisagens belíssimas a locais belíssimos para se ver a climas gostosos a frutas maravilhosas algumas imensionáveis outras a gente pode mencionar a animais belíssimos a situações na vida que são boas de você viver isso é só a misericórdia de Deus.
Temperando a sua maldição sobre esse mundo mas é tudo provisório tudo é efêmero tudo é passageiro todos os prazeres e alegrias que nós temos aqui são vãos não são duradouros porque o que marca é essa terra é exatamente alimento que a qual ela está sujeita por conta da corrupção do primeiro pecado agravado pelos nossos mas há também e aqui é boa notícia há também uma glória a ser revelada como Paulo diz no verso.
18 ele fala do Sofrimentos do tempo presente mas ele fala também de uma glória que vai ser revelada em nós ou a nós pode ser as duas traduções e que é de uma natureza tal que superam os Sofrimentos presentes o que que Paulo Está se referindo ele está se referindo a vinda de Jesus Cristo que é o segundo Adão o último homem o representante da nova humanidade quando ele vier haverá ressurreição dos mortos a transformação dos que estiverem vivos e essa terra.
Amaldiçoada Ela será Renovada Ela será mudada você encontra referências a isso nos profetas de Israel no livro do profeta Isaías Capítulo 66 por exemplo o profeta falando da parte de Deus diz Eis que eu crio novos céus e Nova Terra esse monte esse tema é desenvolvido pelo Apóstolo Paulo aqui quando ele fala da Redenção da criação e pelo Apóstolo Pedro na segunda carta que ele escreve no capítulo 3 onde inclusive ele dá detalhes de como Deus vai fazer isso ele.
Vai abrazar os elementos vai derreter os elementos que compõem o presente o universo e ele vai fazer surgir um novo universo um novo céu e uma nova terra é purificados transformados onde habitam a justiça e que será o habitat final da raça humana aqueles que foram salvos e transformados mediante de Jesus Cristo Essa é a glória que vai ser revelada e ela é de tal maneira que ela supera os Sofrimentos aqui presentes que é exatamente que Paulo diz no verso 18 eu tenho certeza.
Tenho certeza de que o Sofrimentos do presente não dá nem para comparar com a glória que está esperando e que ainda Deus vai revelar ele usa o termo revelar porque no presente essa glória está oculta nós havemos pela fé ela não é visível como a nossa realidade atual Mas ela é tão real quanto e nós a esperamos pela fé por isso que Paulo disse ela vai ser ainda revelada Porque no momento ela.
Está oculta aos olhos humanos embora perceptível pela fé é disso que Paulo está seguro eu tenho certeza verso 18 E é disso que nós também temos que estar Seguros porque nós vivemos no mesmo mundo do apóstolo Paulo em que sentido essa glória futura supera o Sofrimentos presentes Paulo menciona três aspectos que eu quero ver com vocês em seguida o primeiro deles podemos resumir como sendo a revelação dos filhos de Deus.
Está aí no verso 19 a 20 ardentes expectativa da criação a guarda a revelação dos filhos de Deus pois a criação está sujeita vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que é sujeitou o que que Paulo tá dizendo aqui em outras palavras que a natureza ela aguarda com grande expectativa que os filhos de Deus sejam revelados os filhos de Deus São todos aqueles que creem no Senhor Jesus Cristo como seu senhor e salvador não é a.
Humanidade toda a bíblia é muito clara não são todos da humanidade que são filhos de Deus mas somente aqueles que creem em Jesus Cristo e que foram perdoados e justificados dos seus pecados que são esses mencionados no verso primeiro do capítulo 8 de quem Paulo diz já não há nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus esses que estão em Cristo Jesus eles são os verdadeiros filhos de Deus mas eles estão espalhados pelo mundo todo aqui mesmo na minha audiência nessa noite seria eu gostaria muito de dizer que a.
Quantidade de filhos de Deus aqui nessa noite é igual a quantidade de pessoas que estão presentes aqui mas eu não posso fazer essa afirmação porque a gente sabe que tem pessoas que podem frequentar uma igreja assistir Uma cultos E participar de uma organização Religiosa e nunca de fato elas foram salvas justificadas e perdoadas nunca se arrependeram de verdade dos seus pecados nunca creram no Senhor Jesus de todo o.
Coração e portanto permanecem nos seus pecados e darão contas desses pecados e por eles serão julgados e condenados enquanto que aqueles que creem no Senhor Jesus São perdoados e para eles não há mais nenhuma condenação Esses são os filhos de Deus pois bem Paulo tá dizendo aqui que a criação o Cosmos o universo aguarda de maneira ardente né com expectativa a revelação dos filhos de Deus Ou seja aquele momento em que Deus haverá de vir.
Em Glória na pessoa de Jesus e os filhos de Deus serão apresentados ao mundo Eles serão vistos como eles são na realidade então nós saberemos Quem é Quem então nós estaremos naquela forma final redimidos ressurretos sem mais pecado Imortais perfeitos num corpo incorruptível prontos para morar no Novo Céu e na nova terra onde habita a justiça é isso que a criação a guarda.
Com expectativa Vamos então é dividir essa ideia em duas partes Primeiro vamos ver essa expectativa mais de perto né aqui do verso 20 verso 19 Observe que Paulo fala da criação como se fosse uma pessoa Ele disse que a criação ele ela está esperando com muita expectativa essa revelação dos filhos de Deus na esperança vejo aqui no verso 20 aliás.
Pois a criação está sujeita a vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que é sujeitou aqui Paulo tá falando que o Cosmos ele tá aprisionado o universo está preso está acorrentado imagina um animal ferido preso numa jaula tá ele tá a natureza toda ela está Acorrentada ela está presa e tá presa diz Paulo aqui no cativeiro da corrupção tô lendo o verso 21 Então como é que a.
Natureza ficou presa debaixo do cativeiro da corrupção voltamos a Gênesis Quando Deus disse maldita é a terra por tua causa Então Deus amaldiçoou o mundo que ele tinha feito e do qual ele tinha foi dito e viu Deus que era tudo muito bom mas depois do pecado O que é que Deus disse maldita é a terra por conta do pecado esse cativeiro da corrupção a palavra vaidade que aparece aí no verso 20 a criação.
Está sujeita a vaidade a palavra vaidade significa alguma coisa inútil vazia sem propósito E isso não aconteceu por um erro da criação não é como se fosse algo Voluntário da parte dela como Paulo diz no verso 20 ela tá sujeita vaidade não voluntariamente mas por causa daquele que é sujeitou a referência que tanto pode ser Adão mas Mais especificamente a Deus Deus.
Sujeitou a criação a vaidade não porque a criação quis ou fez alguma coisa errada mas porque o seu representante quer o homem desobedecer o a Deus e introduziu o pecado no universo perfeito que Deus havia feito então a humanidade Hoje ela está sujeita a essa corrupção e ela vive na expectativa do dia em que era ela liberta do cativeiro isso será agora verso 19 Quando houver a revelação.
Dos filhos de Deus mencionado no verso 19 a vinda de Cristo Então vai quebrar esse cativeiro da corrupção e a qual a criação está sujeita e a criação então será aquilo que deveria ter sido desde o presente o que Paulo está dizendo é que não dá para comparar o Sofrimentos presentes com essa glória que haverá de acontecer Por mais que.
Você esteja sofrendo aqui se você compara o seu sofrimento com aquilo que Deus prometeu que está por vir e que será a nossa herança final o habitat final da raça humana Então os nossos Sofrimentos eles adquirem o seu verdadeiro significado e caem para o pano de fundo e perdem a sua relevância diante daquilo que nos espera segundo aspecto que Paulo fala esse primeiro que eu falei aqui fazendo a comparação ele fala da revelação dos filhos de Deus como sendo o fim de todo.
Sofrimento agora ele fala também da libertação da criação verso 21 22 Ele disse que a criação geme na esperança ou sofre na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção para a liberdade da Glória dos filhos de Deus porque sabemos que toda criação Há um só tempo geme e suporta angústias até agora Paulo tá dizendo nas mesmas em outras palavras a mesma coisa que ele disse nos versos anteriores ou seja primeiro que a.
Criação está cativa da corrupção quando ele fala em corrupção aqui a gente tem que entender isso como aquele processo de decaimento declínio da natureza que foi imposto por Deus quando o homem caiu e a criação está presa ela está ativa ela não tem saída por isso Paulo diz aqui que firme e suporta angústias toda a criação ou seja não há nenhum ser criado que escape disso a um só tempo como se fosse um couro fúnebre gemendo e.
Até agora são os três termos que Paulo usa para qualificar o gemido da criação toda a criação a um só tempo e até agora como se a criação fosse um grande coral gemendo diante de Deus e dizendo até quando o Senhor nos manterá cativos presos a corrupção a vaidade até quando isso vai acontecer e na expectativa daquele dia em que Deus trará a libertação que é o que diz o verso 21 a.
Liberdade da Glória dos filhos de Deus vou ler outra vez na esperança de que a própria criação será redimida libertada do cativeiro da prisão da corrupção declínio que ela vive agora para a liberdade da Glória dos filhos de Deus Ou seja quando Cristo voltar e os filhos de Deus forem libertados do domínio da morte do pecado juntamente com eles a criação será liberta do cativeiro da.