63. O ministério de Paulo (Rm 15.14-21)

63. O ministério de Paulo (Rm 15.14-21) Nós queremos saudar os irmãos em nome do Senhor Jesus também aquelas pessoas que nos acompanham pela internet recebam a nossa saudação sempre um privilégio podermos começar a semana na presença de Deus já pela manhã e agora no fim do dia cultuando a nosso Deus e nos preparando para a semana que se inicia hoje a palavra de Deus para essa noite se encontra irmãos em romanos capítulo 15 do verso 14 a 21 dando sequência a nossa.

63. O ministério de Paulo (Rm 15.14-21)

Série de mensagens na carta de Paulo aos romanos Romanos Capítulo 15 do verso 14 ao verso 21 possamos a leitura e certo Estou meus irmãos sim Eu mesmo a vosso respeito de que estáis possuídos e bondade cheios de todo o conhecimento aptos para vos mostardes uns aos outros entretanto os escrevi em parte mais usadamente como para vos Trazer isso de novo a memória por causa da Graça que me.

Foi outorgada por Deus para que eu seja Ministro de Cristo Jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus de modo que a oferta deles seja aceitável Uma Vez santificada pelo Espírito Santo tem um pois motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus porque não usarei discorrer sobre coisa alguma senão Sobre aquelas que Cristo fez por meio intermédio para conduzir os gentios a.

Obediência por palavras e por obras e por força de sinais e prodígios pelo poder do Espírito Santo de maneira que de Jerusalém em circo vizinhanças até ao ilírico tenho divulgado o evangelho de Cristo e suando muito desse modo por pregar o Evangelho não onde Cristo já foram anunciado para não edificar sobre fundamento alheio antes como está escrito onde vê-lo aqueles que não tiveram notícia dele e compreendê-lo os que.

Nadam nada tinham ouvido a seu respeito até aqui a leitura da palavra de Deus Oremos mais uma vez pedimos nosso pai a iluminação do teu espírito santo na compreensão da tua palavra especialmente de que maneira ela se aplica para nós hoje nós pedimos que cada um de nós receba de ti Senhor a porção da edificação e da Santificação necessária-se que vem pela pregação da tua palavra nessa noite abençoa teus.

Filhos e filhas aqui presentes Tu conheces o coração de cada um sabes a necessidade de cada um deles quer seja de instrução correção conforto ânimo encorajamento dá a todos conforme a tua multiforme graça e conforme a tua misericórdia é o que nós pedimos em nome de Jesus amém queridos aqui o apóstolo Paulo Está apresentando aos crentes de Roma o seu ministério depois dele ter explicado o evangelho que ele prega em suas.

Implicações na próxima mensagem nós veremos como Paulo apresenta os planos que ele tem de pregar o Evangelho na Espanha e pede as orações dos Romanos mas hoje à noite nós vamos ficar com essa passagem onde Paulo fala a respeito do seu ministério o objetivo de Paulo como eu disse é preparar o que ele vai dizer no final do capítulo 15 a respeito dos seus desejos de anunciar.

O evangelho numa região que ainda não havia sido alcançada com a palavra de Deus esse plano de Paulo na verdade é o propósito maior pelo qual ele escreveu essa carta ele queria ganhar o apoio da igreja de Roma para pregar o Evangelho na Espanha por isso ele pois o evangelho que ele an que é do capítulo 1 até o Capítulo 11 depois algumas implicações práticas desse evangelho Capítulo 12 até o Capítulo 14 e aqui no capítulo 15 ele começa a Expor os seus planos e ele.

Começa ele faz isso começando com a exposição do seu chamado e do seu ministério entre o gentios nos versos 14 e 16 Paulo explica porque é que ele resolveu escrever essa carta E era necessário porque Paulo não conhecia a igreja de Roma não era o pastor da igreja então como assim simplesmente escreve uma carta e manda falando com tanta autoridade então era preciso que eles esclarecesse a razão pela qual ele.

Se sentiu encorajado para mandar essa carta ele estava bem consciente de que os crentes de Roma eram cristãos experimentados veja como Paulo se refere a ele com termos elogiosos no verso 14 estou certo meus irmãos sim eu mesmo a vosso respeito de que estáis possuídos de bondade cheios de todo o conhecimento e hábitos para voos administrardes uns aos outros isso aqui não é bajulação para o não está sendo político mas ele disse que é alguma coisa que ele declara.

Com consciência e conhecimento eu estou convencido persuadido a vosso respeito eu mesmo ou seja ele reforça de que isso esses elogios que ele tá fazendo aqui eles são sinceros e é muito bom quando um líder do calibre do apóstolo Paulo encoraja os seus irmãos de outra igreja é muito importante isso encorajar reconhecer animar os irmãos na fé e é o que Paulo está fazendo aqui ele.

Diz três coisas a respeito dos membros da igreja de Roma É verdade que Paulo nunca tinha estado lá mas quando chegarmos no Capítulo 16 nós veremos que ele conhecia muita gente que estava lá na igreja a relação enorme nós chegaremos lá através do conhecimento que ele tinha desses irmãos e de ouvir falar ele estava convencido de três coisas a respeito da igreja de Roma primeiro ainda no verso 14 que eles estavam possuídos ou cheios de bondade eram.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Pessoas que amavam era um bodosas para com outras não somente aquelas da igreja

    Mas com os de fora e que certamente também seria um bondosos com um apóstolo Paulo na hora que ele apresentasse os planos em segundo lugar Paulo estava convencido ainda veste o 14 que eles estavam cheios de todo o conhecimento conhecimento aqui é o conhecimento de Deus e das coisas de Deus conhecimento do Evangelho conhecimento de Cristo Jesus ele já sabiam o que era necessário a.

    Respeito de Deus e de Cristo e terceiro Paulo disse que eles eram atos para admoestar uns aos outros para se instruírem mutuamente a palavra demoestar significa literalmente colocar a mente em pé é de onde vem a palavra aconselhamento notético é a palavra que tá aqui no original vocês são hábitos para ajudar em uns aos outros a pensar da forma correta ou seja Paulo tem consciência de que ele está escrevendo essa carta não para uma igreja noviça é.

    Nova a principiante mas já para uma igreja amadurecida mas ainda assim ele resolveu escrever como ele diz no verso 15 e entretanto quer dizer apesar de eu saber que vocês são bondosos estão cheios de conhecimento são aptos para administrar uns aos outros eu resolvi escrever para vocês ele resolveu escrever essa carta com o objetivo diz ele de lembrá-los das doutrinas centrais do Evangelho no verso.

    15 entretanto vos escrevia em parte mais usadamente como para vos Trazer isso de novo a memória o isso aqui é tudo que ele escreveu do capítulo 1 até o Capítulo 11 e que são as doutrinas centrais do Evangelho a depravação dos juDeus e dos gentios a justificação pela fé em Cristo Jesus a união com Cristo e os efeitos disso libertação do pecado libertação da Lei habitação do Espírito Santo papel de Israel na história da Redenção Paulo diz que ele sabe que aqueles crentes estavam conscientes de.

    Todas essas verdades entretanto ele escreve para trazer isso de volta à memória o que prova que repeti sermão ou repetido doutrina na igreja não faz mal tem cliente que diz assim eu vou para igreja para ouvir o quê Eu já ouvi tudo conheço tudo pois é os crentes de Roma também ainda assim Paulo escreve uma carta de 16 capítulos para eles sempre é importante ouvir isso Reforce é exatamente o ponto do apóstolo Paulo escrevi isso para trazer a memória de.

    Vocês aquilo que você já sabem mas que eu senti necessidade de lembrar os romanos haviam sido evangelizados Provavelmente por convertidos do dia de Pentecostes se você der uma olhadinha lá em Atos Capítulo 2 você tem a relação das Nações que estavam representadas lá no dia de Pentecostes quando o espírito santo desceu sobre a igreja de Deus e Pedro pregou o primeiro sermão Cristão e 3 mil se converteram naquela ocasião e.

    Entre eles havia Romanos peregrinos que tinham vindo de Roma Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes se converteram com sermão de Pedro voltaram para Roma e lá começaram a igreja de Roma uma igreja que começou provavelmente não por um Apóstolo ou um pregador mas por crentes convertidos evangelizando uns aos outros Paulo então deseja confirmar o que eles ouviram e estabelecer o fundamento.

    Apostólico daquela igreja uma vez que ela não tinha sido fundada por Apóstolos Paulo sabe que é ao fazer isso pode parecer uma ousadia não é ele diz no verso 15 escrevi em parte mais ousadamente ou seja eu sei que o que eu tô fazendo Pode parecer ousado ainda que em parte ele tá consciente disso mas então ele dá a razão pela qual ele faz é que ele havia sido chamado por Deus para ser Ministro de Jesus Cristo entre os.

    Evangelhos entre os gentios versos 16 final do verso 15 ele diz eu escrevi por causa da Graça de Deus que me foi outorgada Qual foi a graça de Deus outorgada a Paulo que lhe deu razão ou coragem para escrever a carta aos romanos tá indo verso 16 para que eu seja Ministro de Cristo Jesus entre os gentios no sagrado encargo denunciar o evangelho de Deus de modo que a oferta.

    Dele seja aceitável Uma Vez santificada pelo Espírito Santo a razão pela qual

    Paulo Então se sente encorajado meio que atrevidamente a escrever o que ele escreveu para a igreja de Roma que já era uma igreja de estabelecida e madura é que aquilo fazia parte da comissão que ele recebeu de Deus Deus havia constituído Paulo como sendo Ministro de Jesus Cristo entre os gentios ou seja entre os não juDeus os 12 apóstolos.

    Haviam se dirigindo primeiramente para nação de Israel mas Deus levantou Paulo especificamente embora não exclusivamente para anunciar o evangelho aos gentios e Roma estava nos planos de Paulo Roma era fora da Palestina fora da Judeia e era considerada uma região gentílica portanto eles estavam debaixo da autoridade ou da jurisdição do apóstolo Paulo estavam dentro do chamado de Paulo que era pregar o Evangelho aos gentios por isso Paulo Então se sente.

    Encorajado havia juDeus na igreja de Roma como nós já vimos mas a igreja era predominantemente composta de gentios não juDeus e Paulo já tinha mencionado isso no início da carta Romanos Capítulo 1 de 5 a 7 ele tinha plena consciência disso Essa é a razão pela qual se sente livre para escrever aos crentes de Roma ele estava no cumprimento do seu chamado Deus o havia colocado como Ministro do gentios e Roma estava debaixo da sua jurisdição por isso então ele escreve.

    Apresentar o evangelho apresentar as implicações do Evangelho lançar o fundamento apostólico daquela igreja que não havia sido fundada por um Apóstolo para exortar os a viverem em União como nós vimos no capítulo 14 e para apresentar os seus planos de pregar o Evangelho na Espanha e receber sustento da igreja Então esse é o primeiro ponto aqui a razão pela qual Paulo escreveu essa carta aos gentios segunda coisa que eu queria ver aqui no texto é a explicação que Paulo dá em.

    Seguida do que que significa isso ser Ministro de Jesus Cristo entre os gentios que tá aí no verso 16 vou ler mais uma vez para que eu seja Ministro de Cristo Jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus de modo que a oferta dele seja aceitável Uma Vez santificada pelo Espírito Santo provavelmente é o versículo da passagem que tem mais Paulo aqui Colocou muito conteúdo no único Versículo aqui o que ele faz é descrever esse Ministério usando a.

    Linguagem sacerdotal do Antigo Testamento É impossível deixar de ver isso Paulo se refere ao seu ministério em termos semelhantes ao Ministério dos sacerdotes e Levitas no templo de Salomão no antigo testamento ou no Tabernáculo antes de do tempo de Salomão primeiro com relação ao seu chamado veja só ele diz que ele foi chamado por Deus constituído Ministro de Cristo Jesus entre os.

    Gentios a palavra Ministro no Grego é a palavra liturgos é uma palavra que significa o apontava para alguém que prestava um serviço público com o passar do tempo os juDeus usaram essa palavra para se referir ao serviço dos sacerdotes e dos Levitas que serviam a Deus nos cultos públicos e depois passou para a igreja cristã para descrever primeiro a palavra liturgia para descrever as partes do.

    Culto e do serviço público que nós prestamos a Deus e do liturgos que é a pessoa que introduz a liturgia Mas vem o que guia liturgia que é o serviço público a Deus essa é a palavra que no original foi traduzida como Ministro e que é uma palavra que aponta para a função do sacerdote no antigo testamento que era aquele que liderava o serviço público a Deus o que Paulo está dizendo é que Deus me constituiu como alguém responsável para conduzir publicamente as coisas de Deus no meio do gentios.

    Do chamado do sacerdote do Levita na antiga aliança alguém que prestava um serviço público a Jesus Cristo como os Levitas faziam nos cultos do Antigo Testamento segundo lugar quando ele se refere a sua missão ele se refere também em termos sacerdotais verso 16 para que eu seja liturmos de Cristo Jesus entre os gentios no sagrado encargo de anunciar o evangelho de Deus a expressão sagrado em cargo literalmente é.

    Encargos sacerdotal é Paulo usa a palavra aqui que é a palavra sacerdote Se a gente fosse traduzir literalmente nós diríamos assim é Deus me chamou com encargo de sacerdotal o evangelho como é possível traduzir dessa forma em português a tradução saiu anunciar o evangelho como um sagrado em cargo Mais Uma Vez Paulo se refere ao que o sacerdote fazia no antigo.

    Testamento de a chegasse a Deus em nome do Povo trazendo ofertas e sacrifícios mediar a relação entre Deus e o povo e o povo e Deus e desta forma cumprir o serviço público Paulo via o Seu Chamado de anunciar o evangelho como um sagrado em cargo ele se via como um sacerdote e a serviço de Deus anunciando o evangelho que mediava a relação entre Deus e os homens mediante aquilo que Jesus Cristo fez na cruz do cal na cruz do Calvário.

    Era assim que ele se via e em terceiro lugar ainda continuando a usar linguagem sacerdotal ele se refere ao objetivo do seu chamado nos seguintes termos final do verso 16 Primeiro só relembrar seu chamado Deus me chamou para ser litu de Cristo para fazer o quê sacerdotal evangelho de Deus anunciar o evangelho como se fosse um sacerdote com que propósito final do verso 16 de modo.

    Que a oferta deles seja aceitável Uma Vez santificada pelo Espírito Santo ofertas aceitáveis a Deus era aquilo que o sacerdote fazia O sacerdote o levita faziam no antigo testamento Paulo disse que o alvo do seu chamado É apresentar a Deus a oferta dos gentios de maneira agradável santificada pelo Espírito Santo Nós temos duas maneiras para entender o que Paulo está dizendo aqui quando ele diz de modo que a oferta.

    Deles dos gentios seja agradável a Deus pode em primeiro lugar se referir ao fato se referir as orações as ofertas as contribuições dos gentios a Deus uma vez que ele se converteram e foram santificados pelo Espírito Santo Deus então receberia como Oferta Agradável Deus não podia receber agora porque os gentios não eram convertidos mas a medida que eles se convertiam com a pregação de Paulo Então as ofertas deles as orações deles a vida deles era colocar adiante de Deus ou o mais.

    Provável a oferta aqui são os próprios gentios Paulo se vê como um sacerdote trazendo gentios diante de Deus como se fosse uma oferta eles são a oferta apresentados a Deus pela pregação do evangelho aceitáveis diante de Deus porque santificados pelo Espírito Santo de que maneira o Espírito Santo e santifica pela palavra medida que eles creram no evangelho a medida que ele se.

    Arrependeram à medida que ele se voltaram para Jesus Cristo abandonar os seus Ídolos a sua vida ímpia injusta imoral e andar nos caminhos de Deus santificados pelo Espírito então eles são como uma oferta agradável a Deus o próprio Paulo em outras partes da sua correspondência usa essa mesma linguagem quando ele por exemplo diz assim eu estou sendo oferecido já como libação libação é uma oferta que era feita no antigo testamento Paulo diz a minha vida está sendo colocada no altar de Deus.

    Como oferta então ele se refere aos seus convertidos como uma oferta agradável que ele vai apresentar a Deus não somente agora mas também no dia do juízo eu quero trazer duas implicações disso aqui a primeira delas é a maneira como Paulo vê o ministério da pregação do evangelho ele compara com que era feito no antigo testamento isso mostra a visão elevada Sublime e nobre que Paulo tinha dessa função desse.

    Privilégio de servir como sacerdote como Levita no trabalho Divino no serviço público a Deus era assim que Paulo via por isso que a nossa tradução aqui trouxe sagrado em cá entretanto eu não quero pressionar muito esse ponto porque se a gente perguntasse a Paula Paulo você com isso quer dizer que os pastores que os ministros do Evangelho hoje substitui sacerdote do antigo testamento em tudo a resposta de Paulo seria Não.

    Não é isso que eu estou dizendo porque todos os cristãos são sacerdotes é a doutrina do sacerdócio universal dos crentes que é típica da teologia reformada o que Paulo está fazendo é usando a linguagem sacerdotal do antigo testamento para descrever o seu ministério entre os gentios sem com isso dizer que o pastor representa o sacerdote Por que que é importante isso porque às vezes na igreja a oração o pessoal pensa que é um coração que vale é do pastor.

    Né É O sacerdote é chamado de Altar já viu isso é chamado de Altar Às vezes a nossa construção é chamada de templo Então a gente tem muita mania de trazer as coisas do antigo testamento para o novo sem observar as devidas proporções Deus não habita em templos feito por mãos humanas pastor ele não é Sacerdote como era no antigo testamento Porque todo o crente tem acesso a Deus quem tem acesso a Deus no antigo testamento era só o sacerdote mas todo o crente tem acesso direto a Deus e ele Pode.

    Ministrar diante de Deus e servir a Deus com seus dons e com seus talentos mas apenas eu quero dizer que nós vivemos ver o ministério Pastoral e o mistério da pregação da palavra nesses termos sublimes nobres e respeitosos como Paulo aplica para aquilo que ele é chamado para fazer e ao mesmo tempo dizer para você jovem para você que está procurando uma carreira ou para você que já está numa profissão que na nossa teologia que eu creio representa muito bem o que a.

    Bíblia diz o que você faz como médico como Engenheiro como empresário Como funcionário público como dona sua casa ou com o professor motorista de Uber o que você for eu ia dizer político também não é bom incluir também mas você tem que ver como sendo um ofício sacerdotal você está servindo a Deus você está trazendo a ele uma oferta agradável que são o que é o seu trabalho.

    Para a Glória dele a segunda coisa que eu quero destacar aqui é que com isso Paulo está Sutilmente embora ele tenha sido bem mais direto mas aquele está Sutilmente dizendo que o ministério Levítico e sacerdotal da antiga aliança Passou já que agora o Ministério Cristão e a obra da igreja substitui aquilo que era feito no antigo testamento Mas agora vamos para a terceira parte da passagem na primeira parte nós vimos Paulo dizendo porque é que ele escreve a carta ele é ministro.

    De Jesus Cristo na segunda parte no verso 16 nós vimos o que é que isso significa três coisas todas elas referidas em termos de linguagem sacerdotal do Antigo Testamento e agora do verso 17 a 21 Paulo diz como ele cumpriu Esse Ministério que recebeu entre o gentios e a pergunta é porque que ele se Gloria aqui aqui ele vai falar de si mesmo vai falar do Sucesso do seu trabalho entre os gentios e como eles serviu e o resultado foi espantoso Paulo não é de fazer isso porque que ele faz aqui por algumas razões talvez porque ele.

    Queria mostrar para a igreja de Roma que eles não estavam sós e que fora de Roma havia em muitos outros lugares igrejas plantadas pelo próprio apóstolo Paulo em segundo lugar Paulo quer dar uma amostragem do que é que ele já fez para encorajar os romanos apoiá-lo no que ele quer fazer ele tem serviço para mostrar quando ele mais adiante vai dizer aqui no capítulo 15 que espera receber o apoio de Roma para pregar o Evangelho na Espanha ele tem um histórico de plantação de igreja e de serviço.

    Dedicado a Deus não é qualquer missionário que tá chegando com a cartinha e com Pires na mão pedindo dinheiro mas alguém que foi usado por Deus para levar o evangelho a toda aquela região conhecida durante anos ministrando a palavra ali então é com esse objetivo que ele se Gloria aqui na verdade ele se Gloria em Deus do que Deus Fez por ele é no ministério que ele recebeu de ser um litúrbios um Sacer forte entre os gentios e nós vamos ver.

    Aí do verso 17 em diante aquele se Gloria do serviço sacerdotal que ele via feito ele diz no verso 17 tem um pois motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas concernentes a Deus eu tenho motivo para me gloriar Aqui é dizer assim olha o que Deus fez através de mim vejam como estas coisas aconteceram que maneira maravilhosa Deus me usou então ao fazer isso não é fazer isso ou.

    Você relatar os seus feitos de maneira positiva e destacá-los na Bíblia chama gloriar-se então Paulo diz eu tenho um motivo para me gloriar a um sentido em que glóriasse é proibido na Bíblia quando você faz isso tirando a glória de Deus dando a impressão de que o sucesso é resultado do seu empreendimento da sua capacidade e você esquece e que se não for a graça de Deus e o poder de Deus nada disso teria acontecido mas Paulo aqui é muito cuidadoso quando ele diz.

    Assim eu tenho motivo de gloriar-me ele disse eu tenho motivo de gloriar-me em Cristo Jesus nas coisas com sementes a Deus eu me glorio do meu trabalho diz o apóstolo Paulo nas coisas concernentes a Deus aquelas que dizem respeito a Deus que a pregação do evangelho entre os gentios mas eu faço isso em Cristo Jesus porque sou eu mas Cristo diz o apóstolo Paulo em seguida ele se refere ao seu trabalho como aquilo que Cristo fez por seu.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=yvgoymnjty0

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem